Luiji

Membro
  • #Conteúdo

    592
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por Luiji

  1. On 14/11/2019 at 22:43, Brunomcc2000 disse:

    Já li metade mas quanto mais leio mais dúvidas surgem na minha cabeça isto porque desconhecia estas misturas de bicarbonato de sódio e sulfato de magnésio... a água cá em casa é dura e tem um pH elevado tenho de fazer os testes até pode ser que nem seja preciso fazer misturas... no geral pensei que fosse mais fácil.. não pretendia direcionar tanta atenção a este aquário queria que fosse um aquário que precisa de manutenção ok mas não pensei que fosse preciso tanto cuidado com os parâmetros(isto porque estou a montar um plantado e já vou ter dores de cabeça suficientes naquele aquário)... não sei o que hei de dizer... eu sei que pH elevados exigem mais cuidados com manutenção dado que a amónia é mais tóxica em pH elevados mas isso é algo que não precisa de testes apenas de TPA's em dia, quanto ao kH e gH é diferente... no entanto há utilizadores que dizem que peixes criados em cativeiro não precisam de ter os parâmetros tão certinhos e no fim só fico mais baralhado.. não percebo se são tão frágeis quanto os pintam...

    Preciso de tempo, de fazer os testes à água e de pensar... logo se vê.. por enquanto estou baralhado de mais para tomar decisões.. já me passou um pouco de tudo pela cabeça... vamos ver o que é que isto vai dar.

    Viva,

    O meu macho dominante comia regularmente as crias quando o meu aquário ficava repleto. Bastava retirar alguns elementos para as crias voltarae a aparecer. Não garanto que todos os machos façam o controlo da população da sua colónia, mas sempre é uma possibilidade e assim evitavas a introdução de predadores pouco desejáveis (embora haja algumas opções interessantes, especialmente de alguns elementos do lago Tanganyka que ocupam a parte superior do aquário e que, quando visitam os multis, tentam aproveitar-se das crias).

    Em termos de parâmetros menos 'certinhos', penso que os de cativeiro toleram o pH um pouco mais baixo (até 7.5, mas com gH e Kh moderadamente altos), enquanto os wild requerem pelo menos 8.0. 

  2. Boas,

    É totalmente normal que os barbos cereja fêmeas fiquem cheias. No entanto, não são uma espécie que "engravide". Com as condições ideais, a fêmea liberta os ovos e o macho fertiliza-os. Não são peixes difíceis de fazer procriar, embora sejam necessárias técnicas para impedir os pais de comerem os ovos.

    Se ela continuar a engordar pode ser sinal de hidropsia abdominal (uma doença lenta e difícil de curar).

  3. Boas, 

    Lamento que ninguém especializado te esteja a ajudar. A minha experiência com os discus é curta, pelo que apenas falarei do que sei:

    1. A água da tua torneira tem um pH elevadíssimo para ambientares os discus. São peixes de pH até 7 (o ideal será próximo do 6). As folhas de amendoeira devem ter o efeito que pretendes.
    2. Tens 0,1 de amoníaco (amônia)?! Ambiente para discus deve estar a 0. O amoníaco é tóxico e é responsáveis por malformações em peixes em crescimento.
    3. Quando fazes as TPA's, podes deixar a água da torneira a repousar 1/2 dias para perder parte dos desinfetantes (como o cloro), tóxicos para os peixes. Assim, ainda tens um efeito melhor com a água de osmose.
    4. Nitrato é pouco tóxico, mas para os peixes sensíveis que manuseias deve estar a 0. (nada que com um par de TPA's não resolvas).
    5. Pelo que sei, o teu KH não é preocupante.

    Espero ter ajudado alguma coisa.

  4. Boas,

    Os peixes liberam excreções, tal como as plantas, restos de alimentos, etc. Através das bactérias, estes "restos" são convertidos em NH3, depois em NO2 e finalmente em NO3 (que serve de alimento para as plantas e algas). O NH3 é uma molécula que atrasa o crescimento dos peixes, enquanto o NO2 em determinandas concentrações e altamente tóxico. Se os testes de NH3 e NO2 derem negativos, então tens um bom ciclo.

    image.png

  5. Boas,

    Sim, são dois ramirezi e parece-me um casal (o 1º é garantidamente macho). Que eu me recorde, os ramirezi separam-se em grandes variedades:

    • Comum;
    • Véu;
    • Ouro;
    • Balão;
    • German Blue;
    • Electric Blue;

    Os teus parecem-me 2 belos espécimes da variedade comum. Todavia, como faz algum tempo que não contacto com os ciclídeos anões, posso estar enganado.

    P.S. - se o mais pequeno tiver uma barriga rosada/vermelha é garantidamente fêmea.

  6. Boas, Zé!

    Para 200l estás no limite de lotação. Todavia, a maioria dos teus inquilinos viveria muito mais feliz se estivesse em cardumes maiores (e, nesse caso, seriam peixes a mais). Sendo um peixe sensível, o teu ramirezi é um bom indicador das condições do teu aquário. Se ele está saudável, é porque deves estar a fazer bem a manutenção.

    Infeções fúngicas não são invulgares quando os peixes estão fragilizados pelo stress, má aclimatização, etc. Para te poder ajudar, convém uma imagem. Dentro dos fungos ainda há um bom número de doenças.

  7. Otocinclus e corydoras tem efeito, como já foi referido, na prevenção desse algodão, mas, nessa quantidade e densidade, será difícil, mesmo com uma "equipa de limpeza" eficiente. Acontece aparecer algum nos troncos recém-inseridos em aquários, acaba por desaparecer.

  8. Isto é muito rápido, mas mesmo que já tenha desaparecido tudo continua a aplicar o remédio por mais 2 dias como diz nas instruções, ainda pode haver alguns ovos (cistos) de ictio que não chocaram e, por isso, ainda não morreram.

     

     

     

    Cmps,

    Luis

  9. E comida normal, não comem? É que parecem saudáveis. O que poderia estar a acontecer por causa do Aqua ser bastante alto eles terem medo de ir la buscar a comida, mas, se for como disseste, eles não estão com medo.

    Por acaso não andas a dar demasiada comida, pois não? É que pode acontecer eles não andam com apetite por já terem a barriga cheia.

    Amanhã meto fotos dos meus para comparares.

     

    Cmps,

    Luis

  10. Boas. Eu também não uso carvão no Aqua. Fiz um pouco de pesquisa e matam algumas bactérias benéficas como já foi dito, uma delas que transforma nitratos em materiais inofensivos para os peixes. Estas bactérias já são escassas num aquário, agora com o carvão é que desaparecem.

  11. Eu vou amanhã de férias, mas vou ver se ponho uma foto entre hoje e amanhã. O casal parece saudável, a fêmea tens a cores fortes e muito bonitas, o macho não é um dos melhores exemplares, mas também não é mau! tens a certeza que não andam a comer nada?Eles parecem bem alimentados e ou estão a comer a comida ou as plantas.

  12. Antes demais, que granulados pensas comprar? Posso me ter expressado mal, queria dizer que os que são perigosos são os da Sera, eu aos meus como tinha mais aquários e mais comidas dava-lhes vários, acho que até cheguei a dar uns granulados da JBL, porque tinha sido aconselhado, dei-me bem na altura com essa comida.

  13. O termostato deve estar viciado para uma certa temperatura (neste caso 27 graus), não tenho muita experiência com o esha, mas também é uma boa marca que em três dias também te deve resolver tudo!

  14. A luz poderá ser muito forte ou o aquário está muito vazio e fazem-nos sentir-se com medo. A black water que tinhas antes pode também ter ajudado na reprodução,..., mas tenta arranjar côcos ou pinhas, ambos ajudam-nos a sentir-se em casa e reproduzir. Já agora eles andam sempre juntos certo? Consegue arranjar uma foto deles?

  15. O kit que tenho de momento custou perto de 15€ ( talvez um bocadinho menos, mas não muito) que trás 50 te

    Iras que testam o pH, nitritos, nitratos, KH e GH. É um kit completo da Sera e costuma ter qualidade.

    Em relação ao ciclo, se daqui a uma, duas semanas o nitritos não subirem o ciclo está feito.

     

    Cmps,

    Luis

  16. Nao, os neons são os pedintes do remédio. Mais de metade das pessoas que usam o remédio é para neons, o meu foi para neons. Caso esse remédio fosse intolerável para neons rapidamente entrava em desuso e falência.

  17. Eu no meu caso pus na parte de procura aqui no fórum e encontrei alguns baratos e em bom estado. São uma aquisição que não te vais arrepender com os kribensis, os meus adoram as tocas.

    Já percebi porque agora não tem mais ninhadas, na altura tinhas o efeito "black water" natural do habitat deles é costuma fazer descer o pH (penso que sem esses troncos o teu pH seria ainda mais alto!

    Com a água clara o efeito perdeu-se, o pH deve ter subido um pouco e o que incentiva os kribensis a reproduzir-se perdeu-se. Outro fator negativo nesta espécie, basta um membro do casal estar mal que os dois ficam mal.

    Relativamente às fotos, não te preocupes, eu tenho ninhadas em que saem grandes machos com umas cores lindas e fortes e naturalmente sai um ou outro mais tímido e escuro, mas ao dar gerações seguintes acaba sempre por dar também muito bons exemplares.

  18. De nada, estou cá para ajudar!

    Sim com o remédio a doença desaparece garantidamente enquanto que com as mudanças de temperaturas é tudo relativo. O remédio não é caro, deve andar perto dos 5-10 (mais perto dos 5). E depois dura para vários anos caso aconteça de novo na próxima primavera ou apareça outra doença parecida (este medicamento trata mais de uma doença, diz tudo depois no folheto do produto.