JoãogaFernandes

Membro
  • #Conteúdo

    956
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Days Won

    33
  • Country

    Portugal

Posts publicado por JoãogaFernandes

  1. On 20/02/2024 at 10:53, Vera Santos disse:

    Boas, a montagem está bonita, a escolha de plantas também, agora é deixar crescer e ver como evolui. 

    O que menos gosto, é o corte e o tronco quase na perpendicular aos vidros frontal e lateral, algo que se deve evitar, não acompanha o fluxo do conjunto. 

    Na minha opinião, era cortá-lo de todo e colocar outro em sua substituição. 

    large.IMG_6720.jpg.acbd390c6eaa2f37b472b4a0b0165e71_edit_200181790395494.jpg

    Atenção, tens uma linha paralela ao vidro frontal, o que não é natural, havias de ter reentrâncias e saliências dos pedriscos e areias. 

    Sugestões, valem o que valem, mas é a minha modesta opinião. 

    large.IMG_6720.jpg.acbd390c6eaa2f37b472b4a0b0165e71_edit_200604975822513.jpg

    Abraço 

     

    Desculpa Vera, não me tinha apercebido da tua resposta!

    Relativamente ao tronco na vertical, colocarias outro mas em que disposição? Diagonal esquerda?

     

    Sobre a linha, também concordo. Ainda que ela tenda para trás, quem vê de frente tem uma perspectiva 2D

  2. Voilá, finalizado 🙂

    Enchi-o na sexta-feira, dia 16/02/2024.

    Entretanto já levou com duas TPA e assim irá continuar nos primeiros dias. Alguns taninos a quererem surgir, mas nada do outro mundo. Com o purigen e TPA's, a coisa vai ao sitio.

    Página inicial com plantas atualizada.

     

    large.IMG_6720.jpg

    • Gosto 1
  3. large.Snapinsta.app_424602465_390407500273650_8274994823375859946_n_1080.jpg

     

    Aqui fica o meu contributo ao Concurso Português de Aquascaping 🙂

    Vem a velha lenga lenga de "se fosse agora tinha feito tanta coisa diferente" 😄 No fim do dia, acho que é assim que se aprende eheh

    Que venha o próximo, parabéns a todos os participantes, organizadores e patrocinadores!!

    • Gosto 3
  4. José, acabei de ver a publicação!
    Os meus parabéns! Aquário cheio de vida, cardume incrível!
    Valeu todo o esforço


    Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

  5. há 18 horas, JoseCarlosMarques disse:

    Eu defendo que se coloquem os dois do mesmo lado do tanque, ficando um à frente e outro atrás.

    Vê o que escrevo em cima. Eu gostava de os colocar na direita para ficar com a esquerda clean, sem tubos e cenas. Mas tenho receio da densidade da moita.

  6. há 4 horas, Carlos Carvalheira disse:

    No lateral sugiro-te que tentes ver como fica o reflexo daquele pedaço de tronco do lado direito que fica assim meio que perdido no espaço não dá a sensação de continuação  pareçe que o "bloco" foi poisado no fundo ao invés de teres a sensação de continuação da imagem para o lado direito efeito esse que vem do espelhamento lateral 😉

    Ajudaste sim! De facto a colocação de plantas ali pode dar a sensação de continuidade de não de quebra. Sem água não há reflexos por isso acho que vou usar um espelho enquanto planto.

     

    há 4 horas, Carlos Carvalheira disse:

    nas sombras por si 

    Ou seja, estes pontos 🙂

    large.IMG_6160-Enhanced-NR(1).jpg

     

    há 4 horas, Carlos Carvalheira disse:

    e temos de Pipes eu poria o inflow  lateral direito traseiro e o outflow lateral direito frontal para fazer que agua percorra todo o aquario 

    Sendo que na lateral traseira direita vão estar moitas de rotalas, consideras um bom local para o inflow? Para mim era o que faria mais sentido, mas tenho algum receio que com a densidade da moita, o fluxo ou detritos não cheguem até lá.

  7. On 31/01/2024 at 12:09, Carlos Carvalheira disse:

    Top um bom shape triangular agora em termos de plantas joga bem com as sombras 😉 para veres as especies que vais lá por .... caso seja para umas boas chapas tem também em atenção as sombras laterais que tanto os troncos como as plantas vão produzir nas laterais sobretudo na lateral direita, na minha ultima montagem andei ali um pouco ás voltas com as sombras uma vez que tinha os troncos quase colados ás laterais e especialmente no meu lado direito era uma confusão de raízes ... para veres isso apagas todas as luzes excepto a luminaria do aquario e provavelmente terás que o encher com água para veres como fica 😄 preciozinhos que vamos aprendendo com a prozada das fotes lollllllll 

    neste último fds aprendi outra com o Bruno lol ver o aqurio com reflexo por detrás nem nunca tal coisa me tinha lembrado outra é como o reflexo dos troncos fica no topo da água esta do @RodolfoProvenzano 

    Fala-me um bocadinho mais das sombras. Estás a dizer-me para colocar lá alguma coisa, ou para não colocar nada nas sombras? Confesso que não percebi bem 😄

    ______

    Necessito da vossa opinião relativamente a outro tema. Lily Pipes: Onde os colocariam? Frente esquerda; frente direita; in na traseira esquerda e out na frente esquerda? Ao contrário?

     

  8. há 2 horas, JoseCarlosMarques disse:

    Já vi os 4, João. Antes de mais, tenho que te dar os parabéns pela qualidade dos vídeos. Estão com um nível muito bom... do melhor que se vê em canais deste género.

    Ainda muito a aprender 😛 Estou a manter-me pelos básicos porque também é algo que dá muito trabalho na edição.

     

    há 2 horas, JoseCarlosMarques disse:

    Eu percebo que exista a necessidade de publicitar o produto e como ele funciona, mas grande parte do vídeo serve apenas para mostrar como funcionam e devemos utilizar os testes, quando na realidade eu estava mais à espera de ficar a perceber a forma como o PH da água o GH, ou seja lá o que for, influencia todo o ecossistema.

    Obviamente que este "projeto" (se assim se puder chamar) não aconteceria se não tivesse o apoio da Sera. Como é referido no primeiro vídeo, junta-se a minha vontade de aprender com a vontade da Sera querer continuar a apostar no mercado Português. Daí toda a série ter duas componentes: Uma teórica, onde confesso que a incidência seja para público que ainda não esteja familiarizado com o tema; e uma prática, onde então explico como o material funciona e como podemos interpretar os resultados com base no que está a acontecer no aquário.

    Ainda que não haja de forma taxativa o que descreves, ao veres todos os vídeos começas a ligar as pontas. O facto de Kh ter influência no Ph, Ph alto aumentar a toxicidade da amónia, etc etc etc

     

    há 2 horas, JoseCarlosMarques disse:

    Outra coisa... mas isto é mais para pegar contigo... dizes que te iniciaste no hobby há 3 anos, mas existem posts teus aqui no fórum desde 2013. Então? Eheh.

    Tens razão 😄 Na aquariofilia desde 2013 ou 2014 nem sei, mas no aquascaping apenas há 3 anos.

     

    há 2 horas, JoseCarlosMarques disse:

    Olha, fico muito contente por estares associado a marcas como a Sera e a JBL. São marcas que estou habituado a ver desde pequeno, e que muitas lojas aqui em Portugal ainda continuam a comercializar. Fico à espera de ver o teu crescimento, e que, através de ti, essas marcas consigam um espaço dentro do universo que nunca abandonaram. Caso tenhas oportunidade, tenta contactar também a Eheim. Acho que é mais uma que é subvalorizada. Continuação de bom trabalho, João!!! Desejo-te a melhor das sortes.

    Obrigado José. De momento vou ficar-me com estas. Em boa verdade o meu objetivo nunca foi esse, mas sim divertir-me. Não nego que o apoio que me têm dado (e ao qual estou extremamente agradecido) aumenta a possiblidade de fazer coisas giras e isso é excelente 🙂

     

    Abraço!

  9. Boa tarde!

    Durante todo o meu percurso da aquariofilia, os parâmetros da água sempre foram o tópico que menos conhecimento tinha. Obviamente tinha conhecimento sobre todos os pontos, mas confesso que de alguma forma os evitava. Olhos que não vêm, coração que não sente 😄

    Com a minha evolução no hobby, fui cada vez mais descontruindo o bicho de sete cabeças e meti em mim o objetivo de os estudar cada parâmetro e compreende-lo com algum grau de maturidade.

    Entretanto nas minhas pesquisas e fontes de informação, percebi que o @Ricardo Gil tinha já passado pelo mesmo problema e resolveu-o com a criação de um tópico sobre Parâmetros da Água.

    Ora pois bem, a minha forma de resolução é semelhante, mas em formato vídeo, com a criação de um pequena série de vídeos onde explico cada um dos parâmetros e como testá-los.

     

    Deixo abaixo os que já estão live. Vou adicionando neste tópico à medido que os for fazendo! 

     

    Que seja útil e esclarecedor para quem tinha o mesmo problema que eu 🙂

     

     

     

     

     

     

     

     

    • Gosto 1
  10. Quero muito ver isso tudo crescido!! 😄

    Vou dar os meus 2 centímos: passa um cartão ou uma espátula rente ao vidro junto da areia para a areia ficar entre o vidro e o substrato para veres apenas uma camada 🙂

     

    Abraço e vai mandando fotos!

  11. Então com que então, progressos 🙂

    Madeira arranjada, cortada e colada!

     

    large.IMG_6116.jpg

     

    Alguns detalhes da parte que foi arranjada, que estava demasiado lisa:

     

    large.IMG_6120.jpg

     

    large.IMG_6121.jpg

     

    Relativamente a plantas, vai ser o seguinte:

    Backgound Right:

    Rotala Orange Juice

    Rotala sp. Green

     

    Background/Midleground Left:

    Helanthium tenellum 'Green'

    Eleocharis sp 'Mini'

    Eleocharis Parvula

     

    Foreground and Wood:

    Bolbitis heudelotii

    Microsorum pteropus mini

    Bucephalandra lamandau mini red

    Bucephalandra catherine

    Anubias mini coin

    Riccardia Chamedryfolia

  12. Esta semana estive doente e por isso o trabalho andou pouco.

    Vou dedicar-me agora de tarde a ajeitar os troncos 🙂

     

    Entretanto já consegui arranjar um tronco mais comprido mas, apreciando bem a coisa, acho que gosto mais sem o tronco no meio. O que dizem?

     

    Com tronco:

    large.IMG_6106.jpg

     

    Sem tronco:

    large.IMG_6115.jpg

     

    Relativamente a plantas, estava tudo inclinado para um estilo nature puro, com background de Juncus e Cyperus Helferi mas, depois de ver o último vídeo da greenaqua, todas as minhas certezas cairam por terra.

    Quando penso neste scape com rotalas na trazeira parece que o meu coração vibra ahah

    De qualquer das formas acho que as duas opções são aceitáveis e será sempre uma questão de gostos.

  13. Infelizmente não vou conseguir ir a Lisboa para o próximo fim de semana 😞

    Mas gostei muito da ideia do caminho. Fez-me lembrar um caminho para "nowhere" que as florestas submersas tem!

     

    Parabéns pelo aquário Tozé!

    • Gosto 1
  14. há 10 horas, JoseCarlosMarques disse:

    Fiz aquela mistela com musgo e substrato triturados e pincelei as rochas. Pelos vídeos que apanhei no Youtube, pareceu-me o mais indicado, mas é a minha primeira experiência com musgo... não sei se ele tem a particularidade, ao crescer, de se agarrar às pedras. Tudo indica que sim, e é isso que espero... caso contrário vou ter que abandonar a ideia de o utilizar, e deixar as pedras despidas.

    Tenho muita curiosidade em experimentar esse método. Mas, não tenho paciência para espera ahah

    De qualquer das formas José, de outras experiências com musgo, ele agarra-se bem! É quase certo que está agarrado.

  15. há 48 minutos, Tania Antunes disse:

    Certo, os peixes comem o fungo branco, é normal? As guppys andam sempre de roda.

    25% por cento duas vezes por semana as tpa's.

    Não coloquei nada na água, já li que é suposto colocar pelo menos condicionador? Por causa das águas municipais? Desculpem, ainda estou a aprender.

    Sim, é normal. Podes também retirar ou aspirar durante as TPA's. Muitos chamam biofilme.

    Sobre o condicionador, serve para tirar metais pesados da água e cloro. Deixar a água em repouso 24h normalmente é suficiente para o cloro sair. Podes utilizar Prime da Seachem ou Aquatan da Sera. Ainda assim, é uma despesa que podes poupar para já.

    há 46 minutos, Tania Antunes disse:

    Certo, é capaz sim. Mas assim faço reset? Mas tenho 5 peixes e neocaridinas no aquário. O que posso fazer para resolver o ciclo mal feito?

    Manter as TPA's e não introduzir mais peixes para já. O ciclo vai ao sítio 🙂

    • Obrigado(a) 1
  16. Olá Tânia,

    Bem vinda!

    O fungo branco no tronco é normal. Aparece nas novas montagens e com o tempo desaparece.

    Relativamente às mortes dos peixes, sem mais informações além das que deste, parece-me que o ciclo de azoto ainda não está concluído e sofreste um pico de amónia. Ciclo de azoto deveria ser no mínimo 3 semanas.

    Tens feitos TPA’s? Trocas parciais de água.

    • Gosto 1
  17. Olá João! Aproveitaste as marés vivas para apanhar uns troncos na praia  ? Eu gosto da ideia geral, mas logo ao ver o thumbnail na página inicial fiquei com a sensação de serem troncos muito grossos para o tamanho do aquário. Agora percebo porquê... são as pontas de alguns troncos que parecem ter sido serradas (principalmente aquele mais à direita, em cima e um dos que descai para a esquerda). Não dá um ar nada natural à montagem. Terás que fazer uma de duas coisas... ou arranjar maneira de quebrar esse corte, com um martelo e um alicate, ou cobri-los com musgo. Também sou da opinião do Vasco em relação ao tronco de trás... eu tirava-o fora. E teria que ver se o layout ganharia ao tirar também aquele tronco mais pequeno, que fica chegado à direita, a meio. Acho que trás muito peso. Percebo porque o colocaste lá, mas talvez um tronco mais fino, ou uma pedra, fique melhor.
    Resolvidos esses problemas, e em resposta à questão que colocas, optava por um estilo nature, sem dúvida. Uma coisa do género do aquário que o Filipe Oliveira mantinha na casa dele.
    Já em relação às rochas, julgo que qualquer uma funcionaria bem, até porque acho que o conjunto funcionava melhor se ficassem quase "tapadas" pela vegetação. Mas se a tua ideia é colocar algumas do lado esquerdo, como mostras na fotografia, então ia para a Oceania, para ter mais contraste.
    Agora sou eu a fazer uma pergunta... optaste por fazer tudo com produtos da JBL... alguma razão específica?
    Tens aí um bom começo, e acho que fizeste muito bem em montar o dojo! Vais ver que te vai facilitar muito a construção do layout. Por experiência pessoal, o que está no dojo e o que fica no aquário parece sempre diferente, portanto aconselho-te a prever algumas modificações. Mas estando tudo colado, como dizes, não terás problemas de maior. Deixa é sempre uns 2 centímetros de cada lado porque quando transferimos a nossa criação do dojo para o aquário, parece que o espaço encolhe  . Um bom ano para ti! Vai colocando imagens!

    Obrigado pelas sugestões José!
    Sim, há alguns trabalhos ainda a fazer na madeira, os cortes do serrote principalmente.

    Percebo o argumento de que o layout está muito pesado/grande para o aquário. O Pedro Moreira disse-me o mesmo. Mas sinceramente, bem ou mal, é o que pretendo. Quero ter um layout de firmeza, que não irá sucumbir com o desenvolvimento das plantas.

    Sobre as pedras à equerda, estão lá só por estar. Ecostei-as para não as meter no chão.

    Sobre a JBL, muitos dos produtos são deles por serem sponsors deste projeto, para futura publicidade no Instagram.

    Sobre o aquário do Filipe, sim, efetivamente acabou por ser a inspiração
  18. Os meus sentimentos Bruno! São escassas as palavras que aliviam esse sentimento, por isso um abraço e muita força!

    Sobre o aquário, pra mim um potencial vencedor! Pormenores e preciosismos à parte, está um trabalho excelente

  19. Bom ano àqueles que ainda não tive oportunidade de conversar🙂

    Época 2024 está aberta e por isso vamos a mais uma montagem!

     

    Setup

    1 - Nome do Aquário
    Rustic Nook

    2 - Data da montagem
    16/02/2024
     

    3 - Dimensões do aquário
    60p Extra Claro
    60x30x36cm
     

    4 - Equipamentos Instalados
    Filtro
    JBL Greenline e702
     
    Termostato
    Sem Termostato
     
    Iluminação/Foto-período
    Chihiros WRGB II 10th Edition

    Sistema de CO2
    Pressurizado e inline JBL
     

    5 - Substratos & decorações
    Substrato 
    JBL Pro Scape Volcano Mineral
    JBL Pro Scape Plant Soil
    JBL Pro Scape Volcano Powder
    JBL Sensibar
     

    Decorações (pedras, troncos, etc)
    Troncos - Driftwood + Mangrove
    Rocha - Oceania
    Gravilha + Oceania esmagada

    7 - Fauna
    A definir 
     

    8 - Plantas
    Rotala Rotundifolia Orange Juice
    Rotala Rotundifolia 
    Rotala Rotundifolia Green
    Helanthium Tenellum Green
    Eleocharis Parvula
    Eleocharis sp. Mini
    Microssorum Pteropus Mini
    Anubia Nana Mini
    Anubia Nana Bonsai
    Bucephalanda sp. Mini Red
    Bucephalanda Catherinae
    Bucephalandra Kedagang
    Riccardia Chamedryfolia
     
    9 - Fotos
     
    Não quero ser apressado nesta montagem. Lembrei-me do @JoseCarlosMarques e construí um dojo 🙂
     
    large.photo1705261597.jpeg
     
     
    O layout ainda não está de todo finalizado. No entanto, quero trabalhá-lo no dojo, fazer as colagens necessárias e posteriormente mover em bloco para o aquário. Pelo menos os troncos.
    Identifico desde já algumas alterações que pretendo fazer:
     
    large.photo1705261597(1).jpeg
     
    O que está a vermelho é para sair. Aquele tronco mais atrás a vemelho é representativo. Quero colocar no seu lugar um maior e cortar a ponta do da sua esquerda.
    O ramo mais à esquerda de todos terá que sofrer uma ligeira inclinação. 
    Outra das coisas a fazer será aplicar ligeiros cortes na madeira mais lisa e, disfarçar com rasgos o corte do trondo à direita.
     
    Sobre a base, estava a pensar em rocha oceania, mas sinceramente não sei se Lava Rock preta não ficaria melhor.
     
    Digam-me coisas porque aqui os de casa dizem sempre que está bonito 😄
    Abraço!



    Edit* 1 
    Video da montagem.
     
    • Gosto 1