JoãogaFernandes

Membro
  • #Conteúdo

    956
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Days Won

    33
  • Country

    Portugal

Tudo publicado por JoãogaFernandes

  1. Já agora, aproveito para deixar aqui o vídeo da montagem! Espero que gostem 🙂
  2. Desculpa Vera, não me tinha apercebido da tua resposta! Relativamente ao tronco na vertical, colocarias outro mas em que disposição? Diagonal esquerda? Sobre a linha, também concordo. Ainda que ela tenda para trás, quem vê de frente tem uma perspectiva 2D
  3. Voilá, finalizado 🙂 Enchi-o na sexta-feira, dia 16/02/2024. Entretanto já levou com duas TPA e assim irá continuar nos primeiros dias. Alguns taninos a quererem surgir, mas nada do outro mundo. Com o purigen e TPA's, a coisa vai ao sitio. Página inicial com plantas atualizada.
  4. Aqui fica o meu contributo ao Concurso Português de Aquascaping 🙂 Vem a velha lenga lenga de "se fosse agora tinha feito tanta coisa diferente" 😄 No fim do dia, acho que é assim que se aprende eheh Que venha o próximo, parabéns a todos os participantes, organizadores e patrocinadores!!
  5. José, acabei de ver a publicação! Os meus parabéns! Aquário cheio de vida, cardume incrível! Valeu todo o esforço [emoji4] Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
  6. Vê o que escrevo em cima. Eu gostava de os colocar na direita para ficar com a esquerda clean, sem tubos e cenas. Mas tenho receio da densidade da moita.
  7. Ajudaste sim! De facto a colocação de plantas ali pode dar a sensação de continuidade de não de quebra. Sem água não há reflexos por isso acho que vou usar um espelho enquanto planto. Ou seja, estes pontos 🙂 Sendo que na lateral traseira direita vão estar moitas de rotalas, consideras um bom local para o inflow? Para mim era o que faria mais sentido, mas tenho algum receio que com a densidade da moita, o fluxo ou detritos não cheguem até lá.
  8. Fala-me um bocadinho mais das sombras. Estás a dizer-me para colocar lá alguma coisa, ou para não colocar nada nas sombras? Confesso que não percebi bem 😄 ______ Necessito da vossa opinião relativamente a outro tema. Lily Pipes: Onde os colocariam? Frente esquerda; frente direita; in na traseira esquerda e out na frente esquerda? Ao contrário?
  9. Ainda muito a aprender 😛 Estou a manter-me pelos básicos porque também é algo que dá muito trabalho na edição. Obviamente que este "projeto" (se assim se puder chamar) não aconteceria se não tivesse o apoio da Sera. Como é referido no primeiro vídeo, junta-se a minha vontade de aprender com a vontade da Sera querer continuar a apostar no mercado Português. Daí toda a série ter duas componentes: Uma teórica, onde confesso que a incidência seja para público que ainda não esteja familiarizado com o tema; e uma prática, onde então explico como o material funciona e como podemos interpretar os resultados com base no que está a acontecer no aquário. Ainda que não haja de forma taxativa o que descreves, ao veres todos os vídeos começas a ligar as pontas. O facto de Kh ter influência no Ph, Ph alto aumentar a toxicidade da amónia, etc etc etc Tens razão 😄 Na aquariofilia desde 2013 ou 2014 nem sei, mas no aquascaping apenas há 3 anos. Obrigado José. De momento vou ficar-me com estas. Em boa verdade o meu objetivo nunca foi esse, mas sim divertir-me. Não nego que o apoio que me têm dado (e ao qual estou extremamente agradecido) aumenta a possiblidade de fazer coisas giras e isso é excelente 🙂 Abraço!
  10. Boa tarde! Durante todo o meu percurso da aquariofilia, os parâmetros da água sempre foram o tópico que menos conhecimento tinha. Obviamente tinha conhecimento sobre todos os pontos, mas confesso que de alguma forma os evitava. Olhos que não vêm, coração que não sente 😄 Com a minha evolução no hobby, fui cada vez mais descontruindo o bicho de sete cabeças e meti em mim o objetivo de os estudar cada parâmetro e compreende-lo com algum grau de maturidade. Entretanto nas minhas pesquisas e fontes de informação, percebi que o @Ricardo Gil tinha já passado pelo mesmo problema e resolveu-o com a criação de um tópico sobre Parâmetros da Água. Ora pois bem, a minha forma de resolução é semelhante, mas em formato vídeo, com a criação de um pequena série de vídeos onde explico cada um dos parâmetros e como testá-los. Deixo abaixo os que já estão live. Vou adicionando neste tópico à medido que os for fazendo! Que seja útil e esclarecedor para quem tinha o mesmo problema que eu 🙂
  11. Quero muito ver isso tudo crescido!! 😄 Vou dar os meus 2 centímos: passa um cartão ou uma espátula rente ao vidro junto da areia para a areia ficar entre o vidro e o substrato para veres apenas uma camada 🙂 Abraço e vai mandando fotos!
  12. Dentro do vidro já com a calha nova 🙂
  13. Então com que então, progressos 🙂 Madeira arranjada, cortada e colada! Alguns detalhes da parte que foi arranjada, que estava demasiado lisa: Relativamente a plantas, vai ser o seguinte: Backgound Right: Rotala Orange Juice Rotala sp. Green Background/Midleground Left: Helanthium tenellum 'Green' Eleocharis sp 'Mini' Eleocharis Parvula Foreground and Wood: Bolbitis heudelotii Microsorum pteropus mini Bucephalandra lamandau mini red Bucephalandra catherine Anubias mini coin Riccardia Chamedryfolia
  14. Esta semana estive doente e por isso o trabalho andou pouco. Vou dedicar-me agora de tarde a ajeitar os troncos 🙂 Entretanto já consegui arranjar um tronco mais comprido mas, apreciando bem a coisa, acho que gosto mais sem o tronco no meio. O que dizem? Com tronco: Sem tronco: Relativamente a plantas, estava tudo inclinado para um estilo nature puro, com background de Juncus e Cyperus Helferi mas, depois de ver o último vídeo da greenaqua, todas as minhas certezas cairam por terra. Quando penso neste scape com rotalas na trazeira parece que o meu coração vibra ahah De qualquer das formas acho que as duas opções são aceitáveis e será sempre uma questão de gostos.
  15. Infelizmente não vou conseguir ir a Lisboa para o próximo fim de semana 😞 Mas gostei muito da ideia do caminho. Fez-me lembrar um caminho para "nowhere" que as florestas submersas tem! Parabéns pelo aquário Tozé!
  16. Tenho muita curiosidade em experimentar esse método. Mas, não tenho paciência para espera ahah De qualquer das formas José, de outras experiências com musgo, ele agarra-se bem! É quase certo que está agarrado.
  17. Colaste a Riccardia ou só pousaste?
  18. Sim, é normal. Podes também retirar ou aspirar durante as TPA's. Muitos chamam biofilme. Sobre o condicionador, serve para tirar metais pesados da água e cloro. Deixar a água em repouso 24h normalmente é suficiente para o cloro sair. Podes utilizar Prime da Seachem ou Aquatan da Sera. Ainda assim, é uma despesa que podes poupar para já. Manter as TPA's e não introduzir mais peixes para já. O ciclo vai ao sítio 🙂
  19. Olá Tânia, Bem vinda! O fungo branco no tronco é normal. Aparece nas novas montagens e com o tempo desaparece. Relativamente às mortes dos peixes, sem mais informações além das que deste, parece-me que o ciclo de azoto ainda não está concluído e sofreste um pico de amónia. Ciclo de azoto deveria ser no mínimo 3 semanas. Tens feitos TPA’s? Trocas parciais de água.
  20. Obrigado pelas sugestões José! Sim, há alguns trabalhos ainda a fazer na madeira, os cortes do serrote principalmente. Percebo o argumento de que o layout está muito pesado/grande para o aquário. O Pedro Moreira disse-me o mesmo. Mas sinceramente, bem ou mal, é o que pretendo. Quero ter um layout de firmeza, que não irá sucumbir com o desenvolvimento das plantas. Sobre as pedras à equerda, estão lá só por estar. Ecostei-as para não as meter no chão. Sobre a JBL, muitos dos produtos são deles por serem sponsors deste projeto, para futura publicidade no Instagram. Sobre o aquário do Filipe, sim, efetivamente acabou por ser a inspiração [emoji4]
  21. Os meus sentimentos Bruno! São escassas as palavras que aliviam esse sentimento, por isso um abraço e muita força! Sobre o aquário, pra mim um potencial vencedor! Pormenores e preciosismos à parte, está um trabalho excelente [emoji1377]
  22. Bom ano àqueles que ainda não tive oportunidade de conversar🙂 Época 2024 está aberta e por isso vamos a mais uma montagem! Setup 1 - Nome do Aquário Rustic Nook 2 - Data da montagem 16/02/2024 3 - Dimensões do aquário 60p Extra Claro 60x30x36cm 4 - Equipamentos Instalados Filtro JBL Greenline e702 Termostato Sem Termostato Iluminação/Foto-período Chihiros WRGB II 10th Edition Sistema de CO2 Pressurizado e inline JBL 5 - Substratos & decorações Substrato JBL Pro Scape Volcano Mineral JBL Pro Scape Plant Soil JBL Pro Scape Volcano Powder JBL Sensibar Decorações (pedras, troncos, etc) Troncos - Driftwood + Mangrove Rocha - Oceania Gravilha + Oceania esmagada 7 - Fauna A definir 8 - Plantas Rotala Rotundifolia Orange Juice Rotala Rotundifolia Rotala Rotundifolia Green Helanthium Tenellum Green Eleocharis Parvula Eleocharis sp. Mini Microssorum Pteropus Mini Anubia Nana Mini Anubia Nana Bonsai Bucephalanda sp. Mini Red Bucephalanda Catherinae Bucephalandra Kedagang Riccardia Chamedryfolia 9 - Fotos Não quero ser apressado nesta montagem. Lembrei-me do @JoseCarlosMarques e construí um dojo 🙂 O layout ainda não está de todo finalizado. No entanto, quero trabalhá-lo no dojo, fazer as colagens necessárias e posteriormente mover em bloco para o aquário. Pelo menos os troncos. Identifico desde já algumas alterações que pretendo fazer: O que está a vermelho é para sair. Aquele tronco mais atrás a vemelho é representativo. Quero colocar no seu lugar um maior e cortar a ponta do da sua esquerda. O ramo mais à esquerda de todos terá que sofrer uma ligeira inclinação. Outra das coisas a fazer será aplicar ligeiros cortes na madeira mais lisa e, disfarçar com rasgos o corte do trondo à direita. Sobre a base, estava a pensar em rocha oceania, mas sinceramente não sei se Lava Rock preta não ficaria melhor. Digam-me coisas porque aqui os de casa dizem sempre que está bonito 😄 Abraço! Edit* 1 Video da montagem.
  23. Gosto especialmente da HCC a delimitar as pedras!