cptfreak3

Membro
  • #Conteúdo

    329
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por cptfreak3

  1. Viva amigo,

     

    É pena desmantelares isso, mas a vida é mesmo assim! Boa viagem e estadia e que um dia pegues novamente nesse projeto!

     

    Abraço

    Viva!

    Se não for este haverá de ser outro. De qualquer das formas vou deixar o aquário montado antes de ir para os meus pais, embora num conceito totalmente diferente.

     

    Depois vou postar aqui :rolleyes:

     

    Abraço

     

    • Votar + 1
  2. Ora então boas a todos os que acompanham este projecto!

    Trago-vos a ÚLTIMA foto deste projecto. O estado de limpeza não é o melhor e também se nota algum desleixo na parte da poda, porque com a universidade não deu tempo para melhor. Os fetos tomaram conta de tudo e acabaram por começar a matar outras plantas.

    final2.jpg

    O aquário desmantelado ontem, pois vou emigrar por 1 ano (quiçá mais) e vou tirar praticamente tudo o que são plantas.
    Vou deixar apenas o hardscape, algumas anúbias e alguns peixes que ainda não decidi quais serão, para os meus pais poderem tomar conta dele.

    Obrigado a todos os que acompanharam, muitas vezes foram uma motivação para eu vir aqui e continuar a tentar melhorar o projecto com as vossas dicas.

    Abraço,

    Luís

  3. Boas pessoal!

     

    Não tenho andado por aqui tanto quanto gostaria, e infelizmente também não tenho dado a atenção desejada ao meu aquário. :tapfoot: Em contrapartida este semestre correu muito bem! :pompomgirl:

    Findados os exames resolvi dar uma poda no aquário e trazer aos poucos resistentes que ainda acompanham o meu tópico, umas fotos fresquinhas.

     

    O aquáro tem neste momento cerca de 1 ano e 7 meses, se não me engano, e estava com os vidros bastante sujos e com um tufo enorme de plantas que já começava a dificultar a circulação.

    A água sempre esteve impecável, apesar de não parecer na imagem que vem abaixo, pois tenho feito sempre as TPA. De qualquer das formas só tem lá camarões e 2 ou 3 galaxys. Os restantes morreram num acidente com as temperaturas de Verão, o que também levou a alguma desmotivação da minha parte, mas isso já está ultrapassado e estou a pensar trazer novos inquilinos após vender as plantas que retirei do aquário.

    A fotografia mostra o estado dos vidros.

    comp22.jpg

     

     

    Após uma boa limpeza dos vidros e uma valente poda (talvez tenha podado em demasia :fart004: ) ficou assim.

    DSC_01412.jpg

     

     

    A sujidade que se vê nas pontas das plantas na segunda fotografia deve-se ao facto de eu ter limpo os vidros, pois a sujidade foi assentando nas plantas, mas vai ficar mais limpinho durante esta semana e depois volto a actualizar.

    De relembrar que esta é a primeira poda a sério desde aquário em 1 ano e 7 meses. Penso que é a segunda poda :character0050:

     

    Obrigado pela vossa atenção :)

     

    Abraço

    • Votar + 2
  4. Para controlar isso compra Helenas.

    Eu tenho no meu aquário e já se reproduziram mas nunca ao mesmo ritmo que as physas. Tinha duas ou três e em um ano apareceram 2 novas.

     

    As helenas também são boas para controlar pragas tipo planárias ou hydras...Na altura comprei por causa disso. Elas mexem-se mais rápido que a maioria dos "rastejantes" dos aquários.

  5. Abraçadeiras de nylon. Fio de pesca. Inox (mesmo inox). Super Cola 3, mas ao ser aplicada tem que ser numa superfície seca e tens que deixar secar perfeitamente antes de colocar na água. Se for bem curada fica inerte e não é perigosa. Eu usei para montar o meu aquário.

    São algumas das coisas que podes usar.

    Cobre não.

  6. Sim, claro. O substrato que tenho é JBL Manado 25L + JBL Aquabasis Plus 5L. (aquário 200L 100c x 40l x 50a)

     

    Quanto à iluminação, vou ficar-me pela que estou a fazer, por agora. Futuramente logo vejo se compensa mais investir numa melhor, já pronta. Ainda assim, estava a pensar numa opção de LED's, em vez das T5, mesmo pela questão dos gastos de energia.

     

    Quanto à planta de fundo, acho que vou mesmo optar pela marsilea. Há uns tempos estive para meter essa mas depois decidi optar pela outra por estar no site da tropica que era de fácil manutenção (staurogyne repens) e a outra de média manutenção (marsilea hirsuta). Mas sendo assim vou-me arriscar com esta, que foi a minha primeira opção por ser mais bonita. Dá mais impacto visual, para tapete. :)

     

    Em relação às dores de cabeça, espero mesmo não as ter (muitas). O meu actual de vez em quando dá-me umas valentes dores de cabeça, como agora que de há uns dias para cá já me morreram 5 peixes. Mas fiz muita coisa mal. Quero ver se este começo com o pé direito e perco o tempo necessário para fazer tudo bem.

    Acho que fazes bem em investir nos LEDs eu se pudesse também tinha investido numa calha led.

    Eu penso que é aceite no meio da aquariofilia que a marsiela é mesmo mais fácil. É das plantas mais fáceis. Força nisso :D

     

    Exacto, o importante é perder tempo no planeamento e fazer tudo bem, para depois não andar "a tapar buracos". :character0050:

  7. Obrigado. Eu penso tentar a minha sorte com Staurogyne Repens, para planta de tapete. Ainda pensei em Marsilea Hirsuta, também. Qual é que achas melhor, em termos de trabalho/dificuldade para manter/beleza?

     

    Aliás, não sei se conseguiria manter a Marsilea Hirsuta. Quer-me parecer que tens melhor luz do que eu.

    A minha iluminação vai ser esta:

    "DIY estrutura metálica com fitas de LEDs brancos (SMD 5630, 60 leds/m (deverão ser 3m), 6000-6500K cool white, 1680-1800 lm/m), vermelhos e azuis (SMD 5630, 60 leds/m (deverá ser 1m de cada, azul e vermelho), red/blue, 1200-1320 lm/m)."

    Boas, em relação à staurogyne repens, eu já tive meia dúzia de pés e tinha 80W de T5 mas entretanto nem sei o que foi feito dos mesmos. O que está à vista é que mantive-me com a marsilea por isso já deves saber qual acho melhor. A staurogyne é uma planta que se aguenta bem com iluminação média, e sem CO2, mas nunca se espalha de forma a fazer tapete sem esses dois factores. Eu tive-a e ela crescia na vertical muito lentamente, não lançava runners. Acho-a muito mais difícil de manter que a marsilea. Resumindo

     

    Marsilea -> menos trabalho e menos dificuldade -> sendo mais fácil de espalhar da forma que queres origina por consequência uma maior harmonia e beleza no aquário, não querendo com isto dizer que é mais bonita do que a staurogyne. -> Minha opinião por experiência com os meus parâmetros.

     

    Em relação aos LEDS, de entre as fitas LED essas são as melhores fitas que podes escolher. Eu também comprei fitas LED na altura, 5050, mas sinceramente para o meu tamanho de aquário e altura da coluna de água. As fitas led dispersam muito a luz, pelo que ela penetra pouco e não chega lá muito bem às plantas. Agora tens é que fazer as contas aos metros de fita que vais meter e comparar em termos de lumens com uma T5, que são as mais standardizadas. A minha experiência pessoal em relação aos LEDs e ao DIY -> o tempo perdido e o dinheiro gasto nos leds no meu caso não chegaram para compensar em relação à calha T5. Para além de que não tens garantias nenhumas, é tudo aos apalpões. Depois em termos de aspecto relativamente a uma calha já feita também não sai a ganhar. Resumindo, eu pessoalmente não vi vantagem no uso dos leds a não ser economia na factura da luz a longo prazo. Mas no meu caso o low tech tanto era para poupar nos gastos, como para poupar no trabalho e nas dores de cabeça...assim fiz o aquário e ficou definitivamente feito. Só tem uns problemas de circulação que ainda não resolvi mas isso tem a ver com o filtro. De restro está impecável e em um ano nem uma dor de cabeça tive.

     

    Falo sempre da minha experiência pessoal e da minha opinião, outras pessoas podem ter opiniões diferentes. Mas em relação à staurogyne penso que por natureza é uma planta mais difícil de manter. O substrato também faz a diferença tem isso em conta.

     

    Abraço

  8. Boas, tenta fazer CTRL+F5 no teclado. Isso elimina-te as coockies do teu browser e volta a carregar tudo. Pode ser que resulte. ;)

     

    cptfreak3, parabéns pelo aquário. O resultado ficou muito bom. Não estive a ver tudo, apenas como estava ao início e como está agora. E acho que está uma diferença brutal. Eu vou agora montar um de 200L (estou só à espera de acabar de resolver uns aspectos finais, mas devo começar para a semana que vem, espero) e espero que fique uma beleza destas. É o meu primeiro aquário plantado. Sei que é muito provável de correr alguma coisa mal, mas espero que sejam coisas mínimas e que aprenda com os erros. :P

     

    Contando que é um aquário low-tech, vai lá vai! Se conseguir ficar com o meu com metade da beleza do teu já fico muito satisfeito. :P

     

    Obrigado pelas dicas ao pessoal que não conseguia ver as fotos.

     

    Obrigado pelos elogios ;) A diferença está brutal mas o resultado final já estava todo pensado. O aquário deve muito do seu aspecto e planeamento a um grande amigo meu da aquariofilia que é o Kevin69 aqui no fórum.

    Para dúvidas sobre layout é com ele. Comigo posso ajudar em termos de características, manutenção e crescimento de todas as espécies que tenho no aquário. Estou aqui para ajudar a malta, para que não tenham que cometer os erros que eu cometi. É bom se facilitarmos o trabalho uns aos outros. Comigo foi tudo pensado e também foram coisas mínimas, mas também porque as plantas já as tinha todas e já sabia como lidar com elas.

     

    Low-tech PARA MIM é a melhor solução para um aquário. Se as pessoas soubessem o pouco trabalho que isto me deu a partir dos 3 meses ninguém acreditava. O low tech é um aquário que atinge o seu próprio equilíbrio e nós pouco temos que fazer, apenas mudar águas e resolver alguns problemas. Podas fiz 2 até agora...E foi porque meti umas plantas que não eram de lento crescimento. O resto foi tudo pensado para não dar trabalho, e desde o início o objectivo deste aquário foi provar que era possível ter um aquário bonito sem grande tecnologia, inclusive um lindo tapete verdinho. Demorou um ano mas o resultado está à vista. :character0050:

     

    Abraço e boa sorte no teu projecto.

    • Votar + 1
  9. Boas!

    Ainda não conhecia o tópico e por tua culpa amanhã vou trabalhar cheio de sono. Tive que ler o tópico todo :)

     

    Muito bom!

     

    Estou para começar um low-tech e tirei daqui boa informação.

     

    Parabéns

    Eheheh

    Mea culpa então! Pelo menos foi por uma boa razão.

    Há muita informação que não coloquei por achar excessiva, mas para o caso de teres alguma dúvida relativamente a plantas ou algum aspecto do low tech estou aqui para dar a minha opinião.

    Obrigado pelo reparo :thumbup3:

     

    A que diz: A minha imagem preferida até agora!... Parece que está com as patas dianteiras a rezar :)

    Pois parece ahah Só agora é que reparei. E sim, realmente é mesmo a minha preferida de todo o tópico até hoje.

    Depois dá novidades aí dos teus lados.

    Abraço

     

    Sim essa está mesmo espectacular!! ;)

    Ainda bem que já conseguiste ver :) agraço os elogios ;)

    • Votar + 1
  10. Oh amigo, essa foto do neocaridina a rezar poderia ter-te dado um lugar no concurso! ;)

     

    Abraço

    Epá olha é o que dá não estar a par disto xD

    De qualquer das formas fica registada para um futuro concurso.

    Já agora de qual foto estavas a falar exactamente?

    Modestia à parte estas últimas dos camarões ficaram muito boas! Nem parece que fui eu a tirar :pompomgirl:

    Boas, também não consigo ver as fotos, mas agora pelas palavras do amigo dg12, fiquei curioso eheh !

    Está num computador?

    Eu penso que seja por causa da resolução das mesmas.

  11. Boas a todos!

     

    Como prometido seguem as novidades. Fotos do início deste mês. O aquário tem cerca de 1 ano e 1 mês nas fotos.

    Entretanto aprendi a usar melhor a máquina então andei a brincar um bocadito com ela e também com alguma edição da imagem.

    Aproveito para referir que o estado de limpeza não era o melhor!

    Espero que gostem.

     

    Updates:

    • Fetos Needleleaf finalmente a crescer a bom ritmo.
    • Pelia saudável.
    • Camarões até perder de vista.

     

    DSC_0461.jpg

     

    DSC_0465.jpg

     

    Panorâmica!!! Reparem nos fetos needleleaf com 1 ano de crescimento :character0050: :character0050: :character0050: :character0050: :character0050:

    Daqui a nada tenho alguns para vender! :naughty::naughty::naughty:

     

    DSC_0467.jpg

     

    Diversidade!

    DSC_0471.jpg

     

     

    DSC_0476.jpg

     

    DSC_0477.jpg

     

    DSC_0479.jpg

     

    DSC_0489.jpg

     

    Imagens da pelia!!!!!!!!! Está verdinha como a alface e agarrada ao tronco.

     

    DSC_0495.jpg

     

    DSC_0499.jpg

     

    Fetos Needleleaf

     

    DSC_0500.jpg

     

    A minha imagem preferida até agora! :sorry:

     

    DSC_0502.jpg

     

    DSC_05021.jpg

     

    DSC_0503.jpg

     

    DSC_0504.jpg

     

    DSC_05041.jpg

     

    Digam-me qual a vossa preferida para eu saber com qual vou concorrer ao próximo concurso :bleh::bleh:

     

    Abraço a todos

    • Votar + 2
  12. boas,

     

    essa bomba indica 2000 l/hora e gasta 2.5W (economia a longo prazo), foi isso que me levou a optar por ela, está num áqua de 100 litros reais. Ainda experimentei a cabeça de um filtro externo, mas gastava o triplo e nem movimentava 1/3 da água.

     

    julgo que se estiver sempre ligada não há problema com os peixes, tenho-a à cerca de 1 mês e não houve qualquer azar e olha que tenho camarões e boraras no áqua. No início é que houve 2 óbitos por tê-la a trabalhar em conjunto com a luz, duma vez arrancou com um camarão lá dentro e doutra vez com um otto, passei a tê-la sempre ligada por esse motivo.

     

    abraço,

    Enquanto estava desligada eles entram e no arranque matou os obitos não é?

     

    Obrigado pelo esclarecimento é bom perguntar já estas coisas. Eu já estava à procura de uma solução para esse problema e nem queria pensar muito porque faltavam-me os €€, mas acho que me solucionaste o problema. Mesmo em termos económicos é viável.

     

    Obrigado

  13. boas,

     

    boa sorte com os estudos amigo, isso primeiro que tudo o resto, depois colherás os frutos.

     

    deixo o link donde comprei a bomba, tive de acrescentar cabo pois os chinocas poupam em tudo, mas funciona impecavelmente: http://www.ebay.com/itm/361186233078?_trksid=p2057872.m2749.l2649&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT

     

    abraço,

     

    Pois, eu ando a trabalhar a ver se a sorte aparece :character0050:

     

    Obrigado pelo link, eu até estava a pensar comprar um filtro interno, não faz o mesmo efeito? Como os peixes são pequenos eu tenho medo que eles se magoem na bomba é possível?

  14. boas,

     

    e as algas staghorn? Conseguiste erradicar?

     

    no meu penico de 30 litros os fetos windlov encheram o áqua e passou a haver pouca circulação, as gajas instalaram-se no topo dos fetos como se fosse uma teia de aranha.

     

    usei uma podas desses fetos na nova montagem de 120 litros e para erradicá-las foi com uma bomba de circulação. O filtro desse áqua é o meu velhinho 2213 e não fazia circulação suficiente.

     

    sempre conseguiste safar a criação das galaxy?

     

    abraço,

    As algas ainda não consegui erradicar mas estão praticamente a zero.

    O que aprendi sobre elas, é que elas não gostam de boa circulação de água. Se o aquário tiver boa circulação elas acabam por desaparecer. No meu caso foi assim e eu vou ter que arranjar uma bomba de circulação para complementar a circulação do filtro uma vez que ele não tem sido suficiente. Basicamente o que te aconteceu.

     

     

    Em relação à criação de galaxys, consegui safar um peixito que foi andando por aqui até ficar grande. Mas é pouco. São muito dificeis de safar num aquário destes. Eu estou a pensar em mudar os peixes mas estão-me a faltar os €€ e o tempo. À partida até vou vender estes mas ainda não tive tempo para parar e pensar nisso pois vou a época especial na universidade e passo o verão a estudar.

     

     

    As novidades são só fotografias do estado actual do aquário.

     

    Abraço

  15. Novidades em termos de fotografias. Nada mais neste momento :sorry:

     

    Epá eu ando um bocado à parte.

    Esta foto ainda tem uma resolução maior do que eu coloquei aqui. Vê-se o reflexo verde das plantas na metade inferior do olho do camarão.

     

    Mas até gostava de ter participado se soubesse.

     

    Abraço aos dois.

  16. [OFICIAL]

     

    Os galaxys estão a criar.

    No outro dia vi 1 alevim pelo menos.

     

    Preciso de conselhos sobre como minimizar a taxa de mortalidade dos alevins a ver se fico com o aquário mais recheado :naughty:

     

    Cumprimentos

    • Votar + 1
  17. Ontem estava um bocado cansado e acabei por não deixar aqui as fotos todas.

     

    image.jpg

     

    image.jpg

     

    image.jpg

     

    Aqui estão fotos dos peixes para quem não acredita que eles andam aqui xD

     

    Ainda hoje espero colocar os vídeos.


    **EDITADO**

     

    Aqui seguem os links dos vídeos:

     

    1: http://www.dailymotion.com/video/x2ozc4z_danio-margaritatus_animals

    2: http://www.dailymotion.com/video/x2ozdbq_danios-margaritatus-feeding_animals

     

    Espero que gostem apesar de ser filmado com uma batata :sorry:

     

    Cumprimentos

    • Votar + 2
  18. Esse tapete está fantástico! Adoro como está, foi uma evolução fantástica, pela minha experiencia devem se mais ottos eles acabam por ficar parados sem fazer anda quando são poucos, o que tens de fazer é descobrir a causa da alga e resolve-la, por vezes é tramado ... Não sei o que poderias melhorar eu gosto assim :) parece apenas com pouca vida em termos de peixes!

    Obrigado :D eu avisei que o tapete iria ficar assim xD Tem quase um ano mas está impecável e não estagna porque esta planta deixa arejar bem o solo.

     

    Em relação à alga é muito dificil. Eu suponho que seja falta de oxigenação, o meu filtro nao está a trabalhar como devia não sei porquê e assim fica difícil de erradicar.

     

    Quero mais plantas atrás do tronco para criar profundidade e podar do lado esquerdo que acho que já está a ficar muito volumoso.

     

    Os peixes é o que já tenho dito, eles estão lindos! Espectaculares com cores lindas, mas são tímidos para a câmara, só quando estamos perto do aquários em pessoa é que se percebe, eu vou tentar fazer o vídeo. De qualquer forma já ponderei imenso e penso que vou vender estes e trocar por outros mais animados. Furcatas foi a minha primeira escolha.

    • Votar + 1
  19. Boas, tinha feito um vídeo que entretanto se perdeu.

    Fica a promessa de fazer outro.

     

    Entretanto deixo-vos com uma fotografia de como está o aquário actualmente.

    Aguardo por opiniões estou a ficar um bocado cansado parece que está demasiado cheio mas nao sei.

    Digam de vossa justiça, o que posso melhorar?

     

    image.jpg

     

    Tenho tentado erradicar as algas staghorn mas está muito muito difícil parece tarefa impossível e estas pragas desmotivam-me. O próximo passo vai ser arranjar um ou dois ottos para meter aqui, tenho que procurar uns baratitos.

     

    Cumprimentos a todos :doofywave:

    • Votar + 1
  20. Viva amigo!

     

    Tens que meter um vídeo disso aqui, especialmente devido aos margaritatus, eles devem dar uma vida do caraças! ;)

     

    Abraço

    Vou tentar colocar aqui um vídeo, o problema é que ainda nao consegui filmar com a maquina por isso vai ser com a camara do tlm :sorry:

     

    Abraço

  21. Boas, Rodrigo,

     

    estive a ver e Congensis não é, talvez no máximo fosse a striped mas as folhas são demasiado lisas para ser essa. Não me parece ser nenhuma do link que enviaste :sorry:

     

    Obrigado pela opinião e já sabes que vou acompanhando o teu projecto :)

    Abraço

    • Votar + 1