Gabriel Branco

Membro
  • #Conteúdo

    554
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Gabriel Branco

  1. Gostei de ver Tanichtis sem aquecimento, como deve ser. Festo e musgo ambos sao asiaticos de origem. Os ramos estao melhor agora. As rochas podiam ser assimetricas, por ex uma do dobro do tamanho num dos lados, ou empilhar as maiores. Mto bom So juntava uma folha branca no fundo para nao se ver os azulejos. Como filtro prefiro outros como o Aquaclear, porque estes sao muito conspicuous, mas isso e marginal. Boa
  2. Exmos Srs E frequente utilizar vegetais frescos para complementar a dieta de mbunas? Ja alguem experimentou courgete?
  3. Alguem sabe se existe em Portugal esta especie, mantida por particulares ou a venda? E um gato tipico Indiano de 10-14cm, das regioes montanhosas.
  4. Obrigado pela referencias das marcas, assim posso pesquizar mais dirigido
  5. Alguem ainda faz aquarios por medida com o travamento continuo tipo "GAD"? Eu tenho um mas queria outras dimensoes. Em ultimo caso podia-se utilizar a peca de vidro que ja tenho, mas nesse caso so posso mudar a altura, nao o comprimento. Mais movel MDF maritimo.
  6. Eu também sigo este tópico, embora não venha ca muito. Pena as fotos não serem visíveis.
  7. Os peixes pequenos sao Tanichtis albonubes? No video falta um grande plano para melhor apreciar as cores dessas preciosidades.
  8. Muito mais natural agora. Eu tambem tenho no meu raizes invertidas, mas para conhecedores elas devem ser colocadas na posicao correta ou na horizontal. O problema e que a altura do conjunto tem de ser bem calculada relativamente ao nivel da agua, senao o resultado fica bizarro. Este arranjo e muito biologico, pois os peixes experimentam em interior os ciclos de temperatura normais na Natureza, o que nao acontece com aquecedores. Em todo o Mundo ha flutuacoes de temperatura dos rios, se bem que menor nas areas tropicais tambem ocorre. Vejo que a valis gigantes se aguentam bem (excepto com os Buenos Aires claro!). Mas eu trocava por equinodorus ja grandes, mais dificil de manter mas Sul Americanas. Este projeto de agua fria desde o inico mostrou potencialidades, que agora finalmente se concretizam. Mto bom, de fazer inveja.
  9. Procuro uma armadura para duas lampadas para tartaruga aquatica. Esta em aqua-terrario de vidro e tem 9cm de carapaca. Na net vi uma Zilla Dual Bulb Fixture mas nao sei onde encontrar algo assim. Alguem pode ajudar?
  10. Harrrgh!! Mas fico feliz por saber que o projeto agua fria continua.
  11. Esta coloracao magnifica e so na altura reprodutiva? Manter-se-a no Inverno?
  12. Afinal a grelha nao serve so para proteger o vidro do fundo! Mais uma vez, peixes totalmente magnificos em foto, imagino ao vivo.
  13. Magnifico. O exemplar da esquerda e tao interessante como qq peixe tropical. Calculo que no Inverno fique com menos cores, mas dai nao sei. A area branca fina parece-me monotona, cansativa. Mas pelos vistos os habitantes gostam muito de cavar nela.
  14. Exmos, Tenho um aqua de 146cm, 400L reais, incluindo 40+L em sump. Luz TMC Aquaray LED 2 placas 1000XG 6.500K laterais e uma central 10.000K. A população é so com animais pequenos (Tetras e apistos) e muito moderada. Controle algas Otos e ancistrus. Era para ser sem plantas mas devido a varios motivos acabei com solo Manado e diversas plantas, pouco plantado para o volume e sem solo fertil. Nao tem nada a ver com os plantados verdadeiros que se ve no forum de fazer cair o queixo. Introduzi, so Sul Americanas, tal como a fauna. Segundo as listas Tropica: Faceis: Equinodorus Bleheri; Egeria densa; Staurogyne repens Medias: Ceratopteris T.; Myriophillum matogrossense; Althernantera rosa +Equinodorus Pithon (Dennerle N4) A Ceratopteris estava a morrer e arranjei um vaso de M. Matogrossense, por isso introduzi CO2 na sump, mesmo sabendo que pode nao ser ideal. Ajustei a olho um fluxo fino continuo e o resultado foi pH 6,8 em poucos dias, pkH 4, o que da na tabela da Dennerle 20mg/L CO2, estavel. Sem CO2 e a pH 8 aguentaram-se bem a Pithon e Egeria. A Staurogyne, Bleheri e Ceratopteris definhavam. Com CO2 as plantas deram de imediato um 'salto', a Ceratopteris, uma favorita de longa data que nunca consegui manter, pela primeira vez disparou, a Bleheri animou um pouco, a Staurogyne emitiu novas folhas longas e bonitas. A Egeria nem se fala. O unico problema parece ser a Myriophillum, embora emita novos rebentos verdinhos, sao pequenos e tive de cortar todos os caules antigos que estavam com muita forca mas estiolaram na zona de crescimento, ficaram esbranquicados. Semanalmente muda de 40-50L (peixes a reproduzir naturalmente) Fertilizacao atual, Dennerle semanal: 2 bombadas V30; duas bombadas S7; uma pastilha E15. Nos outros dias, 8-10 gotas A1 Daily (sem NPK). Perguntas: Ha alguma coisa que possa melhorar so a olhometro? Que testes devo comprar e onde, apenas os indispensaveis? Obrg
  15. Mto bom. Os Meridionalis sao os meus favoritos e os Balzani dao aquela toque exotico. Em 2m cabia mais um macho Balzani?
  16. A cor dos olhos sugere albino. Se e bem vermelha nunca vai mudar, pois geneticamente o peixe nao produz pigmento. Os metriaclima caillanos 'verdadeiros' sao azulados.
  17. Com essa descricao somente: E uma variante albina de qq ciclideo Malawi com forma de corpo semelhante. Mesmo com uma foto a resposta deve ser a mesma, porque todos os albinos sao identicos, a nao ser que haja uma morfologia corpoal muito particular. Mais aposto que se trata de uma variedade artificial, obtida por criadores, nao uma ocorrencia natural (que tambem e possivel).
  18. Obrigado a todas as respostas. Fui ao site da SERA e e mesmo algo assim que eu queria. So que nunca tinho visto a venda por ca.
  19. Alguem sabe onde encontrar sacos plasticos de malha larga para meter ceramicas porosas? Capacidade tipo 1L. As da SERA veem com um saco mas que e muito fragil, com as limpezas abre logo.
  20. Sim, e uma excelente hipotese. Como eu quero o pH estavel, faz todo o sentido.
  21. Um projeto Gimno. Meridionalis + este surpreendente Balzani e um sonho. Peixes destes sem aquecimento nenhum, algas sem crescimento relevante! Mas para ja com o meu 146cm nao da para ter um segundo aqua de medias dimensoes. Tempo e trabalhao e a questao. Informacao prioritaria.
  22. Meti CO2 temporario, garrafa emprestada, com debito minimo. Sem conta-bolhas, sem valvula de anti-retorno porque o tubo faz um arco superior longo e nunca pode haver refluxo, so manometro e difusor. Apos menos de 24h o pH esta a 6,8. Revistas bem as coisas assim fica mais barato e melhor que usar acidificantes + turfa, como fiz no passado: estrategia anterior errada. As plantas ja reagiram, excepto a Ceratopteris que esta em mto mau estado. Outro problema que determinou a estrategia era nao ter tubos e mais equipamento no aqua. Mas com a sump esta tudo oculto, nem mais um tubo no aqua, objetivo conseguido. Agora quero defenir melhor a estrategia: 1. comprar duas garrafas recarregaveis. 2. taxa de CO2 continua 24h ou solenoide? Se continua dose CO2 mais baixa, se solenoide dose um pouco maior. Para ja vou experimentar taxa fixa, para evitar oscilacoes de pH. Gosto muito de ver as plantas saudaveis mas gosto mais dos peixes. Assim poupo um balurdio no solenoide, gasto CO2 mas nao toco na estabilidade da fauna.