rjpf

Membro
  • #Conteúdo

    211
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Sobre rjpf

  • Aniversário 06/18/1989

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Vila Nova de Famalicão (Braga)
  • Localização
    Pedome

Quem visitou o meu perfil

2301 visitas ao perfil

rjpf's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

6

Reputação

  1. Boas Terias que arranjar maneira de colar uma peça com rosca.
  2. rjpf

    O meu Nano-Reef

    Boas Só um pequeno Conselho essa espécie de peixe(donzela) são muito agressivas. Mais tarde ou mais cedo vais ter problemas. Quanto ao escumador. Nunca fui fã dessa marca. Encontras da bubble magus praticamente ao mesmo preço é para mim são melhores. Ou então vai vendo os classificados.
  3. Não sei quanto tempo o aquário tem, mas se for recente preocupa-te fundamentalmente com a amónia, nitritos e nitratos. Quanto aos hanna, tal como te disse anteriormente acho que só o do fosfatos vale a pena os euros que custam. O do fosforo(phosphurus) há quem diga ser melhor que o do fosfatos, medem outro tipo de fosfatos. Lembro-me de ler alguma coisa sobre isso mas já não me recordo, foi assim por alto. Encontras vários artigos sobre isso, lê bastante e depois compra um ou outro, o que achares melhor.
  4. Continuo sem perceber o porque de ser raro. Por na mala da nutrafin não ter o teste? Que testes falas? marcas? Muito sinceramente esse tipo de testes que dizem ser para água doce e salgada para mim nem servem num nem noutro. Quanto as opiniões, acredito que digam bem dessa marca no que diz respeito a água doce, a nível de salgados quase toda gente usa salifert, red sea, o hanna PO4(fosfatos penso que só vale mesmo a pena comprar o hanna, o resto dos testes é dinheiro deitado fora). Essas malas que existem por aí para mim não são grande coisa. Basta veres a nivel nacional as lojas de referencia que marcas vendem, por algum motivo é.
  5. RARO? http://shop.fragariodonorte.com/index.php?route=product/product&path=137&product_id=162 http://shop.fragariodonorte.com/index.php?route=product/product&path=137&product_id=277 http://www.reefnatura.com/store/testes/28-salifert-mg.html http://peixe100escamas.pt/index.php?id_product=107&controller=product Não gastes dinheiro mal gasto e compra testes em condições, e não precisas fazer testes todos dias.
  6. Boas O que vou dizer em nada ou quase nada acrescenta ao que já foi dito embora não concorde com algumas coisas ditas. Devias apostar numa osmose e em rocha viva nem que fosse um pouco só, o meu conselho para a rocha é fugir a rocha de outros aquários velhos, não sabes o estado dela. Isso do castanho diria ser de silicatos e não propriamente fosfatos. O que tens devem ser diatomaceas e a sua fonte de alimentos são os silicatos. Claro que água da torneira tem fosfatos e silicatos. Ao usares essa água estás a introduzir já esses elementos em demasia e só te vai trazer problemas. Se não queres vir a desistir por não conseguires ter o aquário minimamente decente faz as coisas como deve ser. Em água salgada há coisas que são fundamentais e não podemos prescindir.
  7. Eu disse que no meu melhorou as cores em relação as t5 e daí ter dito que luz não é tudo, estabilidade e qualidade da água é o principal. Mas sim uns ganham cor outros perdem, será muito difícil ter todos os corais com as cores que queremos.
  8. Boas Julius acho que devias ler mais sobre o assunto antes de comentares para não levares as pessoas a ficar com ideias erradas. O sal tanto estraga os leds como as calhas t5, cabe a cada um prever essa situação e tomar medidas de prevenção. Com leds consegues ter mais par no fundo do que com t5, claro que isto é um pouco relativo pois depende das calhas, mas os leds penetram mais a coluna de água que as t5. De qualquer forma ele de altura só tem 40cm, que na realidade nunca terá os 40cm de agua quando tiver cheio. Não leves isto como ofensa, apenas acho que estas desactualizado. Cada vez se usam mais os leds, o único problema é o custo inicial que continua elevado. Já agora pergunto-te para que quer a rocha luz? Jorge, a nível de luz tens que pensar primeiro no que vais colocar. Por experiência própria, inicialmente tinha t5 e agora tenho leds, com as t5 tinha melhor resultados nos lps, isto porque tinha menos luz, abriam mais os lps. Mas o meu aquario é quase tudo sps e com leds tenho melhores cores com os leds. Sps precisam de mais luz que os lps. Mas atenção que luz não é tudo, o principal é a estabilidade e a qualidade dá água. Isto foi o que eu constatei no meu aquário não quer dizer que em todos seja igual, Quanto a sump, quanto maior melhor, ficas com mais litros isso faz com que variações de parâmetros se notem menos. Pensa noutro escumador, é preferivel esperar mais um pouco e comprar uma coisa boa, podes comprar usado.
  9. A cerâmica é filtração biológica, coisa que a rocha e a areia fazem igualmente. A cerâmica tem vindo a ser cada vez mais usado pelo facto de se usar cada vez menos rocha. Eu não disse para não usar, apenas disse para não usar no filtro externo. Vai acumular muita porcaria. Pessoalmente eu não uso carvão mas há quem use.
  10. Boas Esquece filtro externo. Isso só te vai acumular lixo. Há quem os use só com carvão e até mesmo cerâmica mas a meu ver não é prático para isso nem funcional. Fura o aquário e mete sump ou então tenta arranjar maneira de incorporar uma espécie de sump traseira no aquário. Opta pelo bubble magus. Mas pensa mesmo na sump. Com essas medidas, meter escumador dentro do aquário, mais rocha, mais bombas de circulação, etc vais perder muito espaço. Sem falar que o escumador vai-te largar micro-bolhas de ar no aquário. Pessoalmente sou da opinião de usar sempre escumador. Tenho visto a crescer cada vez mais em Portugal aquarios sem escumador e muitos de boa qualidade mas são aquários limitados e têm que ter outros meios de controlo de nutrientes. Tal como já te disseram compra uma osmose. água destilada nao tem a qualidade da água de osmose.
  11. Boas O que é para ti circulação suficiente? Quantos peixes tens? Quais? A areia foi lavada com água da torneira? se sim poderás ter carregado a areia com nitratos, fosfatos e silicatos. Quanto tempo tem as lâmpadas e qual a marca delas? Pela cor(pela imagem não consigo perceber bem), embora que as cyanos possam ter várias cores, ou são diatomaceas ou dinoflagelados. faz uma pesquisa sobre ambos e vê qual é e as causas do seu aparecimento. Como o sistema é recente poderá ser o ciclo e se realmente for isso, como tens vivos o mais certo é demorar mais tempo a passar. Não mexas muito na areia, deixa-a estabilizar, Quando falo na areia é claro que me refiro a vida que ela aloja.
  12. rjpf

    Dark_Rod Reef

    Eu no meu não deito nada, ou melhor so adiciono ca, kh e mg pois tenho muitos consumos. Tenho melhores resultados quando mantenho as coisas simples. Por norma só deito alguma coisa para os corais quando vejo que as cores estão muito claras, fora isso é tpas e como já disse ca, kh e mg. A maior parte dos corais que tens alimenta-se da luz por isso deixa isso dos suplementos, para mim só estas a gastar dinheiro. Sem falar que quando deitas o coral food não alimentas só os corais. A imagem não é muito nítida mas para mim não tens só cyanos. Tem atenção nas anemonas, senão podes vir a ter um azar. se elas te morrem... Faz testes como o vodka7 te disse, embora que acho que os testes te vão dar falsos 0.
  13. rjpf

    Dark_Rod Reef

    Sem dúvida que a falta de osmose é uma das causas. Além disso tpas nesta situação deviam ser mais frequentes. Compra uma osmose o mais rápido possível, estás a adicionar fosfatos, nitratos silicatos. Cada vez tens a rocha e a areia mais carregadas de porcaria. Diminui a alimentação. E a comida congelada convém passares com um coador por água. Não sou grande fã dos flocos. Deixa de deitar coral food.
  14. rjpf

    Dark_Rod Reef

    Boas Como está a tua osmose? Usas água natural ou salinada? Deixas-te o aquário ciclar como deve ser?
  15. Boas Que escumador é? Essa calha é fraca. Compra uma coisa melhor senão acabas por ter que comprar duas vezes. Quanto a osmose sim, podes usar para reposição e para a tpa. Mas se quiseres poupar em sal podes usar água natural, no entanto continuas que ter que repor com água de osmose.