Toutinho

Membro
  • #Conteúdo

    1317
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por Toutinho

  1. Dia 85

    Depois de um interregno nas actualizações, por vários motivos, aqui está uma pequena actualização.

    Houve um boom de diatomaceas, começam a recuar.


    No aniversário houve uma prenda biggrin.png' alt=':biggn:'> , sei que não fará nada às algas que tenho, mas se for útil para ajudar ao tratamento que já estou a fazer e aumentar a qualidade da água, por mim está óptimo :thumbup3:


    IMG_6409_zpsr1jkk4hg.jpg


    Gosto do efeito que faz na água e os meus góbios adoram o aparelho :tongue:

    O aparelho foi colocado, eles deram asas à sua característica de curiosidade de irem logo pesquisar. Depois quando o viram trabalhar, nunca pensei ver um peixe parado em frente a observar o aparelho a deitar bolhas biggrin.png' alt=':biggn:'>

    Agora que já se habituaram, perderam o hábito biggrin.png' alt=':biggn:'>


    IMG_6410_zpsselm0g8r.jpg

    IMG_6412_zpsuri7j2yo.jpg

    IMG_6413_zpsaunxy8mj.jpg

    IMG_6414_zpsn6lia5bg.jpg

  2. AQUA - Temporário/Protótipo

    Transformei o aquário em algo diferente para albergar a fauna :thumbup3:

    Como escrevi no meu post anterior, o projecto deixou de existir e juntei toda a fauna para poder organizar um novo projecto. O aquário estava bem cuidado para a fauna viver, mas esteticamente estava muito feio. A razão foi que coloquei apenas o material e a fauna lá dentro e assim ficou, não interessou a forma como aconteceu. Foi estilo "Como caiu, ficou". Estava a ter problemas com os Góbios, pois gostam de escavar e o substrato sendo fácil de o fazerem e sendo instável, arrisco-me a perdê-los soterrados debaixo do tronco ou de uma pedra. A montagem teve em consideração a existência de tocas para os Góbios ocuparem, em vez de andarem a escavar.
    Decidi neste fim de semana meter mãos à obra e fazer algo um pouco mais elaborado, onde sei que a fauna também vai ficar bem e o próprio aquário, embora temporário, esteja mais agradável.

    Data de Montagem: 01/02/2015

    Aquário: 50x30x40 = 60 litros brutos

    Móvel: Móvel do IKEA, os célebres lol.gif

    Iluminação: Beamswork Double Hi lumen

    Filtragem: JBL Cristalprofi 250 + Eheim Liberty 200

    Aquecimento/Arrefecimento: Jagger 100W

    Outros Equipamentos: Koralia nano 900; Oxydator mini

    Hardscape: Este aquário é um teste ou protótipo daquilo que quero fazer num projecto maior. É uma mistura entre um biotopo para tanichthys albonubes e o que tinha possibilidades de fazer neste momento. As pedras de basalto no fundo é para impedir que os Góbios escavem o fundo, fazendo alterações no aquário e podendo soterrar-se a eles mesmos.

    Substrato: Basalto e Aquatic Nature Pro-soil. O Pro-soil era o substrato que já estava, foi reaproveitado.Coloquei pedras pequenas de basalto e depois de uma camada de 2 "alturas" inseri o Pro-soil para se misturar entre os espaços deixados pelas pedras.

    Fertilização: Não estou a fazer qualquer fertilização e não tenho isso em perspectiva de acontecer

    Fauna: tanichthys albonubes, rhinogobius wuii, anentome helena e athya gambonensys. Era a fauna que já estava no aquário.

    Flora: Fetos Windelov.

    Fotos: Este é o resultado de uma tarde de trabalho, antes (01/02) e depois (02/02) do turvamento estar resolvido.
    O skymer da Eheim não é para ficar, por isso não entrou na apresentação.

     

    IMG_4217_zps8ac74dff.jpg

    IMG_4218_zpsa900f622.jpg
    IMG_4219_zps2d03f82a.jpg
    IMG_4222_zpse158e97b.jpg
    IMG_4223_zps22037093.jpg
    Abraço :cool2:
  3. Boas


    Devido ter-me morrido o meu Pokemon (Athya Gambonensys) e de andar a atravessar algumas questões pessoais que me retiram a "capacidade psicológica" e tempo para ter as coisas como gosto, este projecto fica fechado.


    Toda a fauna que tenho vai ser mantida num aquário onde serão bem tratados, mas tem mesmo só plantas e o tronco "avulso". Não é um projecto, mas sim um aquário onde a fauna será mantida a viver bem.


    Este projecto fica assim encerrado e farei uma pausa na aquariofilia prevista até Abril/Maio, para reformulação e planeamento de novo projecto, com mais calma e tempo.


    Abraço

  4. Boas

     

    Não há uma "necessidade" efectiva de helenas se não tiveres caracóis que não desejas ter. A helena alimenta-se de outros caracóis, não toca nas plantas. Podes até ter centenas que nunca irão fazer qualquer mal à plantas.

     

    O numero de helenas necessário em caso de praga de caracóis, depende exactamente do tamanho da praga. Mais caracóis implicam maior necessidade de os combater.

     

    De qualquer modo é uma espécie muito interessante e bonita de se ter, também reproduzem bem em aquário e não causam nenhum mal a plantas ou outra fauna (desde que não sejam caracóis). Podes meter 5 ou 6, que com o tempo terás certamente mais.

  5. O JBL não é filtragem biológica. Os filtros da JBL trazem cerâmicas de oferta e umas esponjas.

    Em qualquer filtro que tenhas tens de fazer um equilíbrio entre filtragem mecânica, normalmente esponjas que retêm o lixo, e a filtragem biológica, matérias onde as bactérias se alojam.

     

    Eu aposto em manter mais filtragem biológica do que mecânica, mas isso são opções pessoais. A qualidade das matérias filtrantes faz toda a diferença na qualidade da filtragem.

     

    Eu tenho 1 e1501 e 1 EX1200. Recomendaria ambos.... Talvez possa apontar a JBL com a vantagem de ser mais fácil de encontrar Spare parts.

  6. Todas as marcas perdem caudal. Até mesmo dentro das marcas existem diferenças nos diversos modelos que a marca possa ter. Não podemos comparar 1 Ecco Pro da Eheim com um Eheim Clássico, por exemplo, e são da mesma marca.

    Todas as marcas também têm os seus prós e contras, é como tudo na vida.

     

    As matérias filtrantes têm a maior parte da influência na perda de caudal. Até o tamanho das mangueiras que mantemos desde o filtro ao aquário tem influência. O filtro quando está mais sujo, perde caudal. Eu tenho filtros da JBL, da Tetra e da Eheim e considero as 3 marcas como boas apostas.

     

    Se vais fazer 1 compra a pensar num upgrade de aquário, compra já um filtro a pensar nisso. Pegando no exemplo da Tetra, compras 1 Ex700 por 75€, mais tarde nos classificados valerá metade disso, é assim que funciona. Se investires agora 120€ num EX1200 ficas com filtro para este e para próximos aquários. Verás que pouparás dinheiro no fim das contas.

     

    Do mesmo "calibre" do EX1200 tens também o JBL e1501, a Eheim tem várias gamas com a qualidade Eheim e também conheço pessoas que têm dito bem dos filtros da Odyssea (Eu nunca tive, não conheço).

     

    Abraço :thumbup3:

  7. Então irei comprar o 1200,mas isso de fazer metade do que a marca diz,não percebi

     

    Qualquer filtro é testado com o copo vazio, ou seja, sem nenhum tipo de atrito das matérias filtrantes.

    Quando um filtro tem a capacidade de 1200 l/h quer dizer que foi testado vazio e que faz esse fluxo.

     

    Depois depende das matérias filtrantes que usares. Todas as matérias reduzem o fluxo, mas nem todas o reduzem na mesma proporção.

    De qualquer modo eu nunca considero um filtro apenas pela capacidade de l/h que anuncia. Vejo o tamanho do copo do filtro, vejo o consumo energético que faz e a qualidade dos materiais de construção do próprio filtro. Para mim é importante um filtro que eu preveja que me vai durar, dar poucos ou nenhuns problemas mecânicos e que tenha uma capacidade grande para poder colocar matérias filtrantes, especialmente biológicas.

    Se tiveres um bom filtro com matérias filtrantes más ou inadequadas, a filtragem será deficiente. Um filtro muito potente, mas sem espaço para matérias filtrantes obriga-te a uma manutenção periódica mais curta e eu não gosto de andar sempre a abrir os filtros.