naoliveira

Membro
  • #Conteúdo

    31
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por naoliveira

  1. Sei que já passou um tempinho desde esta mensagem. 🙂 Mas podes indicar a referência desta fita LED? Já procurei e não consigo encontrar fita com estas características. ISto é uma relação excelente cerca de 225lm/W, é muito bom.
  2. @Alvaro Silvacaso falhe a eletricidade, será como numa situação normal, quando voltar recomeça tudo como estava. Onde é necessário ter mais atenção é na iluminação, como vai ser gradual, para simular a luz solar, é só ter o cuidado de repor a simulação para a hora atual.
  3. No teu caso fazia sem peixes, 10l é pouca água. No vídeo que publiquei ele abordou essa questão, meter, ou não, peixes tem a ver com a dimensão do aquário, 3 ou 4 peixes em 100l, a amónia (e o nitrato que até é mais perigoso que a amónia) pouco afeta os peixes, agora 1 peixe em 10l é bem diferente.
  4. Ele explicou porque não havia problema. Se houver poucos peixes, como foi referido, depende do volume do aquário, o pico de amónia será baixo não chegando a afetar os peixes. Vai dar tempo para o filtro criar as bactérias para eliminar a amónia antes que atinja valores que façam mal aos peixes. O mesmo acontece quando adicionamos peixes novos ao aquário, esses peixes novos vão criar mais amónia, para a qual o filtro ainda não está preparado, no entanto se forem poucos peixes, e por isso é devemos adicionar poucos peixes de cada vez, vai dar tempo para o filtro se adaptar antes que a amónia produzida seja prejudicial.
  5. O home assistant estou a pensar fazer com o Raspberry, assim junot o útil ao agradável (hardware + software 🙂 ). Vou ver isso das tomadas nas marcas que indicas. Em relação ao teu projeto, onde fazes as ligações fora do aquário, é numa sump? Também estás a pensar em usar o filtro UV, eu também estava a pensar nisso, mas ainda não sei bem os parâmetros a usar, os filtros que dão para UV falam em 5w, mas estive a ver um video em que o autor fala em pelo menos 30w!!!!! O ESP32 tem entradas analógicas para isso tudo?
  6. Ok, neste momento tenho o arduino programado. mas no futuro estou a pensar trocar pelo RaspberryPi, é mais versátil, dá para a parte eletrónica e parte do software. Estava a pensar fazer um servidor web, onde dava para fazer as leituras relativas ao aquário e fazer algumas configurações. Como tenho tudo ligado na mesma extensão, estava a pensar também medir o consumo, sabes de alguma tomada que faça essas leituras sem ser nada de muito caro? 🙂
  7. Também já me surgiram estas algas, no entanto não foi em tão grande quantidade, e quem ajudou a eliminá-las foi um casal de Goby arco-iris (Stiphodon ornatus). Foi-me aconselhado na loja e funcionou mesmo.
  8. Ok, então vou ficar atento, pois também tenho formação em eletrónica e também estou a pensar fazer um projeto, que deve ser parecido com o teu, e por coincidência o aquário tem as mesmas dimensões e travamento desse que meteste link. 🙂 No meu caso, estou a usar um arduino e já tenho o código para a iluminação feita, já tenho as calhas feitas e a funcionar, falta-me só a parte da electrónica para interligar o arduino com as calhas. Não sei se é um arduino que estás a pensar usar.
  9. Nisto tens razão, basta também adicionar um substrato que solte amónia que ainda piora a situação. E para quem é "maçarico" são coisas a evitar. O video é este, por volta do 1:50m ele fala nisso.
  10. @PMarinho, não sei se podemos meter links para o youtbe ou não, se puder eu meto o video em que ele explicava que não havia problema em começar logo com peixes e o porquê de não haver problemas. Em relação ao exemplo que destes, se em vez de pintares a sala, pintares só uma parte de uma das paredes, não tens necessidade de estar a fechar a sala, é mais por aí que se fala em meter logo alguns peixes. Num aquário de 100l, meter 1 ou 2 peixes não vai estar a stressar os peixes. Do mesmo modo quando adicionamos novos peixes, também temos um período que o filtro tem de se adaptar.
  11. Em relação ao ciclo, e seguindo um canal no youtube, em que afirma que pode-se meter peixes durante o ciclo, claro não vamos encher logo o aquário com todos os peixes que queremos, mas podemos meter 1 ou 2 logo ao início.
  12. Outra hipótese, pode ter saltado do aquário, já me aconteceu com 2 peixes. Um deles tinha o aquário tapado, deve ter "aproveitado" um TPA.
  13. @JVHiggs li esse link é não me parece a doença dos neons, o peixe não tem a barriga esbranquiçada, não tem a curvatura na zona azul e não nada com a cabeça para baixo (a não ser quando vai a descer 🙂 ). Vamos ver qual o resultado do aumento da temperatura.
  14. Flaips, obrigado pelas explicações, realmente a temperatura já podia ter aumentado, talvez já tivesse o problema resolvido. Vou aumentar agora, aos poucos até aos 28 graus. Em relação à idade, tenho o peixe à cerca de 1 ano, não me parece muito velho. O branco não parece de cegueira, porque é à volta do olho e não sobre o olho e parece um género de algodão, e está também na barbatana do lado direito. Vamos ver o que dá o aumento da temperatura.
  15. Ora bem, depois de meter mais 12 gotas na segunda, deixei de meter o medicamento, e o peixe continua praticamente igual. É normal demorar a fazer efeito ou será outro problema? No entanto o peixe continua com um comportamento perfeitamente normal, os outros não apresentam sintomas, ou seja, ainda não foram contagiados, mas gostava de curar este peixe.
  16. Bem, como no Néon ainda se nota bastante o problema, voltei a dar o medicamenteo, embora na bula dissesse só 3 dias, mas em casos mais graves pode-se continuar a dar a dose do dia 3 (12 gotas). Vamos ver como se desenvolve o problema.
  17. @Alvaro Silvaesse tratamento já comecei ontem à noite, amanhã termina.
  18. @Alvaro SilvaTPA fiz, entre domingo e ontem, 2 de cerca de 40%, devido a umas algas, por aí está tudo ok. Agora o filtro, sujo não está, porque tenho uma rede no inflow, mas que há uns tempos (1 ou 2 semanas) com a sujidade entupiu e não me apercebi, só quando o caudal do filtro baixou muito é que reparei e limpei, ou seja, o filtro teve uns dias com o caudal muito abaixo do normal. Nessa altura abri-o e não estava muito sujo, ficou tudo na rede, mas pode ter sido o suficiente para desestabilizar o aquário.
  19. Exato, o eSha 2000 + Exit + gDex (acho que é assim) todos juntos é que devem tratar quase tudo, pelo menos é o que diz a bula do 2000. 🙂 NO entanto, este Neon também tem a barbatana da parte de baixo meio podre (pelo menos, em relação aos outros, quase não tem barbatana) Hoje já meti a segunda dose do eSha 2000, o Neon ainda parece estar na mesma.
  20. @Alvaro Silvaessa página já tinha lido, mas entre doença do pop eye, algodão e veludo, estava na dúvida, pois nenhuma delas parece ser À volta do olho. Mas comecei hoje o tratamento com eSha 2000, agora vamos esperar uns dias e ver como evolui a doença.
  21. Ok, vou então fazer o tratamento com eSha 2000 e baixar gradualmente a temperatura para os 24º.
  22. Flaips, não sei se viste as imagens que coloquei na meocloud, se calhar a qualidade também não é a melhor. Mas o peixe tem uma camada à volta do olho, que parece um género de algodão, esta camada está à volta do olho e não sobre o olho. Pelas imagens que vi do ictio, não parece a mesma coisa. Em relação so pH, não dúvido do que dizes, mas quando andei a pesquisar qais os poeixes que podia meter no aquário, a gama de pH que quer os neons quer os guppies aguentavam, era parecida e nem vou mencionar os vendedores dizerem que também não há problema. 🙂
  23. Flaips, Em relação ao pH, quanto mais leio mais confuso kkk, nos sites que tenho lido diz que o meu pH está ok. Na wikipedia diz que pode ir até 8. Em relação à doença, se fosse ictio não deveria ter vários pontinhos pelo corpo todo?
  24. INFORMAÇÕES GERAIS DO AQUÁRIO : Dimensões do aquário: Comprimento (cm) x Largura (cm) x Altura (cm) 80 x 40 x 40 (128l) Volume útil: cerca de 100l Filtro(s): Fluval 307 (1150l/h) Matérias filtrantes: as que vinham com o filtro (menos os carvão aditivado) mais 1l de cerâmica que comprei à parte Iluminação: Calha LED de 11w 6500k Calha DIY com LED 5630 6500k + azuis + vermelhos PARÂMETROS DA ÁGUA: Temperatura da água (ºC): 24ªC, mas desde dominog até hoje fui aumentado até aos 30ªC Termostato Hydor 300W , ligado a um controlador de temperatura pH: 7,2 Amônia: Não meço Nitrito: 0 Nitrato:Estava a 50, mas com 2 TPA de cerca de 30%, ficou em 25 TPA's (Trocas Parciais de Água): semanal cerca de 20l, o filtro é limpo 1 vez por mês. INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS: Fauna: 6 Rasboras Espei 8 Rasboras Harlequim 3 Tetra Cardinal 6 Tetra Neon 3 Coridoras Bronze 1 Coridora Tigre 1 Coridora Albina 2 comedores de algas chineses cerca de 10 Guppies Aspecto físico: Tudo aparenta estar em, só a barbatana que está na parte de baixo é que está "desaparecer" e à volta do olho uma espécide de algodão ou veludo branco Aspecto comportamental: Tudo normal, come, nada com equilibrio, inter age com os outros peixes Aspecto das fezes: Não deteto nada. Alimentação: Flocos da Sera para Guppies Granulado para peixes de água quente da Avipeixes O peixe doente alimenta-se ou não? Perfeitamente Flora: Musgo de Java Rotala rotundifolia Hygrophila polysperma Cryptocoryne wendtii 'Tropica' Mais 2 que não sei o nome OBSERVAÇÕES: A semana passada introduzi os 2 comedores de algas e 4 coridoras (entretanto uma morreu) e no domingo, introduzi mais 2 guppies, 1 macho e 1 fêmea. Neste link tenho umas fotos e 1 video para se ver o estado do peixinho, as fotos fotam tiradas no domingo e o video feito na quarta.: https://ull5hd.s.cld.pt Andei a pesquisar e parece que se usar eSha 2000 pode resolver o problema, mas queria primeiro ler algumas opiniões de quem tem mais experiência. Fico a aguardar 🙂
  25. O que interessa são os PAR, no entanto poucos são os fabricantes que os indicam, por isso é mais fácil guiarmo-nos pelos Lumen, segundo o site da trópica, e para as plantas que queres, precisas de 20 a 40 lm/l. Para os teus 100€, e pela relação qualidade preço, segundo tenho lido, deves ir para umas chihiros, mas espera por mais opiniões sobre calhas. Eu estou a fazer uma caseira, que ficará bem mais em conta. 😉 E é verdade, quanto mais pesquisamos mais baralhados ficamos 🙂