Fausto Vicente

Membro
  • #Conteúdo

    1829
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por Fausto Vicente

  1. Olá Ricardo.

    Assim de repente não me parece boa ideia manter tetras nessa litragem, pois pese embora sejam animais de pequeno porte (a maior parte das especies), o que poderia sugerir que 15 lts seria suficentes para manter um pequeno cardume, por outro lado, são animais que precisam de agua com os parametros muito estáveis, sendo muito sensiveis à mudança dos mesmos, situação essa que me parece ser incompativel com os tais 15 litros, pois bastaria uma pequena TPA para alterar os parametros da dita.

     

    Para essa litragem, e caso não sejas fundamentalista na especie de animais, sugeria que visses os Killiefish ou eventualmente um Betta.... se bem que ainda assim, o melhor conselho que eu, ou alguem te pode dar, é que faças um esforço e tentes arranjar um aquario um pouco maior, onde ja consigas mater os parametros da aqua com alguma estabilidade e assim teres sucesso neste hobbie.

    Cumprimentos

    Fausto Vicente

  2. Epá, e adivinhem quem lá vai estar, recrutado da agradavel reforma onde se encontrava nos últimos tempos? :sunbathing:

     

    Pois é, fui ameaçado que que iria perder o automovel de serviço, assim como o condominio no parque dos princepes... e vai daí tive que me fazer á vidinha, que isto está mau até para os moderadores do forúm... (sim, os administradores ainda se vão safando, eu confirmo...)

     

    Uns conhecem-me, outros apenas de nome, mas a maior parte de vós estará a pensar... quem é aquele gajo?? Bem, aquele gajo, para além de membro desta comunidade, é um apaixonado por discus, desde já há uns bons anitos, sendo dos poucos membros desta equipa que gosta de peixes como deve ser: discus no aquario e sardinhas no prato. :mrgreen:

     

    Vai daí, o desafio de co-organizar esta "conversa" entre pessoas com o mesmo gosto e com experiencia diferentes foi muito fácil de aceitar, e é com gosto que aqui estou, e lá também estarei.

     

    O evento será em tom informal, pensamos que num espaço fisico muito atractivo, mas terá a qualidade a que este fórum nos habituou sempre que organiza um evento.

     

    Assim que o "cardápio" esteja devidamente completo, será divulgado, o que certamente acontecerá nos proximos dias,agradecendo desde já a vossa atenção.

     

    Cumps

    Fausto Vicente

  3. HAvia pois...

    Setubal sempre teve uma quota de aquariofilistas bastante expressiva, uns mais visiveis que outros, outros mais participativos que uns. Mas a capital do deserto sempre esteve bem representada aqui no forum. Infelizmente muita dessa malta, por motivos vários, foi-se dispersando e algune ja nem veem ca com regularidade...

     

     

    Respondendo ao autor do topico:

    Mais um de Setúbal!

  4. Por acaso, estava aqui a ler isto, e cocei a cabeça. São 3 da manhã, acho que vou á farmácia de serviço e vou comprar tudo o que é chapoo pós piolhos. E ja agora para a seborreia, vulgo caspa. Eventualmente uma pomadita para a psuriase.

     

    Sinceramente ainda estranho a fixação que se apoderou dos discófilos com a treta dos remédios. Ainda se fosse para dar a outros animais, mais fracos e mais sensiveis, agora aos discus, que são dos mais resistentes que podemos encontrar? Deixem-se disso. Alturas há, sim, senhor, em que é preciso dar, saber como dar, o que dar, e quando dar. Mas apenas porque os animais se coçaram? Se a pergunta não me estranha ao criador do tópico, pois ninguem nasce ensinado e ele não me parece muito experiente, ja algumas respostas de alguns 'veteranos' me surpreendem...se repararem, ja vamos num tratado de quimica, com tantos medicamentos à mistura...

     

     

    Scancela: o único remédio verdadeiramente eficaz para os discus, porque não lhes faz mal a nada nem os enfraquece, é uma maravilha da natureza chamada ÁGUA ! Muita e boa. O mais que lhes conseguires dar. Reforça com uma boa alimentação, e uma subida gradual de temperatura para cerca de 33 ºC durante um par de dias. Nunca fui muito de usar, mas o sal também não lhes faz mal. Mas acima de tudo Agua, Agua, Agua. TPA's tantas quanto possiveis.

     

    Vais observando a evolução, e então sim, se o coçar se agravar, avanças para os quimicos. E nos quimicos utilizas o fluvermal.

     

    Cumps

    Fausto

     

    PS: Tou aqui com uns gases, que me recomendam...? nyah

  5. Olá Pedro.

    Em minha opinião, se o espaço for suficiente, podes juntar essas 3 especies sem qualquer problema.

    Os discus podem ser mantidos num espectro de temperatura que vai dos 26 aos 33/34 graus celsius. A temperatura ideal serão os 29/30 graus, mas pode ser reduzida se, por exemplo, quiseres manter plantas, e poucas há que se deem nos 30.

     

     

    Quanto à compatibilidade/rapidez/avidez que falavas: os discus, se estiverem de perfeita saude e se forem animais de boa proveniencia, são os reis do aquario. Outros podem la chegar 1º, mas quando eles la chegam, é deles. Sugiro-te, caso ainda não os tenhas , que seleciones bem a origem dos discus, evitando muito do lixo asiatico e ate israelita que é vendido nas lojas. Uma boa origem nos animais, é sinónimo de teres sucesso na sua manutenção e reprodução.

     

    Por fim, eu ja mantive discus com mais de uma dezena de tetras de diferentes familias, assim como com tetras do congo, e foi uma das combinações mais felizes que fiz. Se optares, aconselho por tentares por uma iluminação 'fria', pois ira realçar as cores dos tetras do congo. Na altura, coloquei uma actinea, a par das outras, e o efeito foi soberbo.

     

    Cumps

    Fausto

  6. VIIIVAAAASSSSS!!!!!

     

    Leitão? É que é já a seguir!

     

    Podem por o my name ai na lista, mas com uma salvaguarda: eu sei perfeitamente o que custa estar a contar com X pessoas, e depois só aparecerem metade, ainda por cima quando nos comprometemos com os donos dos restaurantes, mas existe uma hipótese de eu ser chamado em cima da hora para ir trabalhar, é uma questão que me ultrapassa... quase de certeza que estou livre, mas não é 100% certo. Isto não é conversa de mau pagador, a malta que me conhece sabe que só não alinho se não puder, mas é a realidade...não é só comer o leitão, há que ganhar para ele também... :rolleyes:

     

    Sérgio, eu sou do Fogueteiro, não sei onde é a Torre da MArinha, vou já comprar um GPS (por acaso até estou comprador de 1) para dar com isso... nyah .

  7. Olá Luis.

    Esses neons, que na verdade são rásboras, são animais de aguas frias,mas por aguas frias não se entenda aguas geladas. O target deles deve ser os 16-18 graus. A experiencia que tenho com esses animais, e que ja é alguma, leva-me a poder-te dizer que eles são muito tolerantes, aguentando os tais 28 graus sem qualquer problema. Na mesma ordem de ideias, digo-te que tambem toleram temperaturas proximas dos 0 ºC. Isso mesmo, leste bem, 0 ºC!!!. MAs atenção: a variação tem de ser gradual e lente, pois se há coisa que eles não toleram são as variações repentinas...devagarinho, aguentam tudo, caso contrario, podes contar com muitos animais a tombarem.

     

    Cumps

    Fausto Vicente

  8. Olá Dulce.

    O copo não é igual a mais nenhum, contemporaneo ou mais recente. Podes é usar o copo do 303, se o encontrares, pois é compativel. Esses filtros ja foram descontinuados há muito anos, mas há muita malta que ainda os tem,sugiro que faças um topico no subforum 'Procura', pode ser que tenhas sorte.

     

    Cumps

    Fausto Vicente

  9. Comida? Tabua do Cangalho?

     

    Por essa até me tiram da cova, pá! Vamos la conhecer a malta nova e rever caras velhas e feias!!!

    Mas só vou se dividir a tabua com o MArio Oliveira, fico sempre a ganhar!!!

     

    Agora a sério, vou fazer por ir, mas só posso confirmar á ultima hora, peço desculpa ao(s) organizadore(s)... mas quase garantidamente que me la vão ter...

     

    Abraços

    Fausto

  10. Vivas, Dani.

    Epá, o que aqui pedes é uma verdadeira obra hercúlea, falar sobre todas as doenças de discus.

    Já aqui existem dois ou tres topicos parecidos, onde existe muita informação, muitas vezes, como tu dizes e bem, contraditória...

    Assim de repente, posso-te dar 3 bitaites:

    Existe este artigo que eu considero ainda um guia - base de doenças de discus. Junto a ele, esta outro topico tambem porreiro, sobre doenças em discus.

    O segundo bitaite é que este tópico, versando sobre doenças, estará melhor no 'Doenças e Pragas', e é para lá que ele vai de seguida ser por mim mudado.

    O terceiro bitaite é a minha opinião pessoal sobre a doença dos discus, e que poderá servir de 'mote' para que a discussão comece:

    Em minha opinião a maior doença dos discus são os seus donos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Quer porque, muitas vezes, os adquirem sem saberem minimamenta nada sobre eles, e depois os desgraçados é que sofrem, quer ainda porque os vão carregar de medicamentos mal o desgraçado do peixe espirre uma vez.

    Os discus são dos peixes mais resistentes que eu conheço, e se têm a fama de ser 'mariquinhas' é que, ao contrario de outra bicheza que possamos ter nos aquarios, eles têm a decência de nos avisar que algo está menos bem...os outros limitam-se a morrer... mas daí a que atestemos o aquario de quimicos, ao primeiro sinal, vai uma grande diferença...

    E pronto, estão abertas as hostilidades...

     

    Cumps

    Fausto Vicente

  11. Eu acho que o melhor é esse. Aliás, é o que tenho...

     

    Vivas.

    Concordo com o Ricardo. O meu não sendo da aquaristic é de outra loja online, mas é igual a esse, pois sendo 'linhas brancas' devem ser fabricadas no mesmo sitio.

    Mas o valor que actualmente pedem por esse kit ( e estou a pensar no de 2 kgs) é muito bom, dificilmente encontras melhor relação preço/qualidade.

    Sempre podes adaptar botijas de co2 com outras finalidades para o teu aquario (estou-me a lembrar, assim de repente, dos extintores de co2 e das botijas das maquinas de imperial), mas vais ver que o preço acabaria por não diferir muito, pois alem do custo das botijas terias de comprar em separado o resto dos componentes...

    Por esse motivo, acho que realmente o kit da aquaristic é muito competitivo.

    Cumps

    Fausto

  12. Poderás optar também pelo esha 2000, que é um antibiotico de larguissimo espectro e não é agressivo para os peixes.

    Entretanto, e se bem que o topico possa aqui 'caber' , penso que no 'doenças e pragas' está melhor e terás mais opiniões, e é para lá que o vou mandar.

    Abraços

    Fausto Vicente

  13. Vivas. Há já algum tempo que não parava muito por aqui, penso que terei agora mais tempo para cá vir ver como param as modas.

    Penso que a razão dessa descolação será uma: uma mudança brusca de parametros da agua. Eles estavam acondionados a determinados parametros e mais ou menos subitamente 'migraram' para outros. A descoloração nesses peixes é sinal de stress, e esse stress foi devido a essa mudança, sem duvida. Quanto ao facto do aqua não estar ciclado, pois o que há a fazer é não descurar as tpa's e monitorizar os niveis de amonia e nitritos, e reagir atempadamente a qualquer 'pico' que apareça. è claro que o 'problema' a esta altura já deve estar resolvido, a bem ou a mal, mas já que o 'desenterram' aqui fica mais um bitaite...

    Cumps

    Fausto

  14. Vivas, Ascenso.

    Se acabaste de montar o aqua, é natural que demore, ainda mais com o frio que se faz sentir, a que a temperatura chegue ao valor por ti determinado.

    Além disso concordo com o que foi dito, em regiões frias e nesta altura de outono/inverno é conveniente ter uma maior potencia do que o normalmente recomendado 1w/lt. No teu caso, e como já tens um termo de 50w, sugeria-te a aquisição de um segundo termo de 50w. Alem de aproveitares o 1º, ficavas com alguma segurança se um deles tivesse qualquer problema e deixasse de funcionar: ainda estaria lá o segundo a assegurar o minimo de funcionamento.~

     

    Se for uma divisão fria vai para o de 100W. Se não, vai para o de 75W e poupas na electricidade

    Aqui quer-me parecer que não há ganho ou poupança, pois a energia gasta a aquacer uma determinada quantidade de agua de uma temperatura t0 a um temperatura t1 é sempre a mesma. O que se pode dizer é que, com resistencias mais potentes, a recuperação do calor que se solta do sistema (aquario) é muito mais rápida, sendo portanto mais facil manter a temperatura alvo constante, com os ganhos daí decorrentes para a peixaria e as plantas que nele habitam...

    cumps

    Fausto

  15. Vivas.

    Como mais vale tarde que nunca, lá vai o tópico para o sitio correcto.

    Quando á pergunta inicial, existem dois tipos de bebados: os nariz de bebado (Hemigrammus rhodostomus) e os falso nariz de bebado (Hemigrammus bleheri).

    Quanto a preços, infelizmente muito lojistas, propositadamente ou por desconhecimento, colocam tudo como o nariz de bebado, cujos preços rondam os € 1.70 e os €1.90, sendo que os falsos nariz de bebado são usualmente comercializados por preços que rondam os €1.15 e os €1.30.

     

    Cumps

    Fausto Vicente

  16. Poderá haver mil e uma razões, que vão desde a que o Poiares sugere, até um justo impedimento. Há que haver calme e tentar saber o que se passou. Eu, quando alguma coisa me corre menos bem, simplesmente ignoro topicos desse genero, desse membro.

     

    Entretanto, mudo o tópico para o "conversa Aquática", que me parece ser o sitio mais apropriado...

     

    Cumps

    Fausto

  17. Boas.

    Neste topico dever-se-á discutir tudo o que seja pertinente e relativo á importação que o Ze Carlos está a fazer no Stendker. No 'Procura', devem apenas fazer as encomendas, e nada mais. Aliás, qualquer post que não seja referente a uma encomenda,será enviado para o lixo.

    Esta dividir de topicos deve-se quer ao facto do promotor da venda ter-me telefonado, dando conta de que o topico não estava a tomar o melhor caminho, quer ainda por outros membros, que me reportavam que não conseguiam aceder ao topico, pela sua extensão.

    Cumps

    Fausto

  18. deves dar sempre a mesma quantidade de medicamento. Se o aqua é de 200 litros, serão 4 comprimidos. Como te disse, e acho que é a tua duvida, o medicamento perde efeito apos 8 horas, portanto, não estarás a repor a quantidade de medicamento que retiraste na tpa, mas sim a fazer novo tratamento.

    Nesse ou noutro tratamento, deves sempre aumentar a oxigenação do aquario, agitando o mais possivel a superficie do aqua. Não sei te tipo de filtragem tens, mas poe a saida o mais possivel da superficie da agua. se necessário, complementa com uma powerhead ou um filtro interior, de modo que a saida 'varra' a superficie.

     

    cumps´

    Fausto

  19. Olá.

    O ideal seria de 8 em 8 horas, que é o tempo de acção do medicamento, fazeres uma tpa e colocares novo comprimido dissolvido. Isto porque, como já disse, o principio activo dura cerca de 8 horas, mas os excipientes ficam na agua, a degradá-la.

    Normalmente, o pessoal apenas faz 2 vezes por dia, e nesse caso eu aconselho a que se façam 4 dias de tratamento. Quer num caso, quer noutro, deve-se reservar 3/4 dias, e depois fazer novo tratamento, igual, mas apenas de 2 dias.

     

    A grande dificuldade do flagyl é a sua dissolução na agua, pelo que sempre que possivel, deverás tentar dá-lo, dissolvido, mas misturado na comida, é muito mais eficaz.

     

    Cumps

    Fausto

  20. ola tenho um fluval 204 e esta a perder agua pela parte da cabeca ja mudei o orring e continua na mesma perde prai 1 litro por dia se ouver alguem que ja tenha tido o mesmo problema que diga algo sfff

     

    Topico mudado para su forum correcto.

    Eu tenho um 404 que tambem verteu agua,mas apos mudar o o'ring, ficou impecavel.....

     

    cumps

    Fausto