VitorMT

Membro
  • #Conteúdo

    139
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por VitorMT

  1. Bom, ja estou mais descansado. Por enquanto tudo corre bem. Conforme me indicaram tenho a luz ligada perto de 9horas. Durante o dia. À noite desligo. Estou esperançado que os ocellaris façam simbiose com o sarcophyton, evitava lá por uma anémona ja de principio. O meu objectivo é por mais 2 peixes, o peixe cirurgião e mais um a escolher...mas isto com o passar do tempo. Quero deixar estabilizar um pouco a malta. O aquário também nao é grandito.

    Boas

    A minha opinião é.... Arranja apenas mais dois peixes e não ponhas um peixe que necessita de muito espaço como os cirurgiões num aquário de 58 Lts . Tens montes de peixes (cardinais por exemplo)que podes colocar nesse aquário e que não te vão fazer arrepender depois. Para alem de serem muito territoriais, são peixes que provocam muita carga orgânica e que vão destabilizar o aquário, pois não tens equipamento suficiente para o manter.

    Cumpts

  2. Boas

    Tens que confirmar os valores com outras marcas de testes porque não podes ter o kh a 240!!! Os valores dos nitratos estão também elevados e o máximo numa escala que eu vi foi de 100,( eu próprio já os tive nesse valor),pois partir daí para cima acho que já nem vale apena medir.

    Se esses valores estiverem corretos, então tens um problema grave no aquário. Para teres a noção, estes são os valores “chamados normais” num aquário marinho.

    Temperatura:……………………………entre 25 e 27ºC
    PH……………………………………….. 8.0 a 8.4
    Densidade: ………………….………….1023 ou 1025
    Fosfato:………………………………….< 0,03 mg/lItro
    Nitrato………………………..…………..< 5 mg/litro
    Calcio:……………………………………420 a 450mg/litro
    Reserva Alcalina:………………………..8 a 10 dKH
    Magnesio:………………………………..1250 a 1350 mg/litro
    Estroncio:………………………………..8 a 10mg/litro
    Potassio:………………….……………. 380 a 400 mg/litro

    Atenção que estes valores podem variar dependendo do tipo de corais que fores colocar no aquário. Mas por norma servem para LPS.

    Só teres o valor de nitratos a 200, é suficiente para invalidar qualquer tipo de coral.

    Cumpts

  3. Ora viva,

     

    Após mais de ano e meio de agua salgada vou iniciar a adição de kalk no meu aquario marinho para tentar introduzir alguns corais e venho pedir a vossa ajuda na analise dos testes que fiz hoje a agua.

     

    Aquario:

    250L+50L (sump)

    Skimmer 2500L/h

    Bomba retorno 2500L/h

    2 bombas circulação

     

    Peixes:

    2 palhaços (Ocellaris Clownfish)

    2 donzelas (Humbug Damsel Fish)

     

    Testes:

    GH - 180

    KH - 240

    pH - 8

    No2 - 0

    No3 - 200

     

    Como podem ver, penso que a maior preocupação será o No3 que está com um valor muito elevado. Será que com a adição de kalk vou conseguir diminuir e estabilizar o valor?

     

    Agradeço opiniões, obrigado

     

    Cumprimentos,

    Nuno Silva

     

    Boas

     

    Não entendi os valores dos teus testes :blink: Tens a certeza de que estão corretos?? kh 240 e No3 200 !!!

    A adição de Kalk não tem influência nos nitratos. Pode ajudar a precipitar os fosfatos e a subir o pH.

     

    Cumpts

  4.  

    Olá vitor. Estás a falar da Jardiland?

    Boas

     

    Não. Estava a falar da Coral Sea na Maia. Existe dois tipos de cola.Uma parece plasticina e permite depois de aplicada, fazer algumas modificações e outra de secagem mais rápida, mas que depois de aplicada... não mexe mais :tongue:

    A que eu uso é a primeira(Aquascape construction epoxy) da DD

     

    Cumpts

  5. Boas

     

    15000 lts num aquário de 200 lts???!!!!! Mas o que tu queres colocar aí dentro?? É claro que os peixes não se aguentam e são sugados pela bomba,

    Para o teu aquário, devias ter até 6000 lts/h e era suficiente.

    Não quero dizer que seja isso que provoque as mortes, mas podes querer que ajuda. Já agora coloca os valores dos testes que tu dizes que estão normais.

    Cumpts

  6. Boas

     

    Esse coral é um LPS e não devias o ter colocado já no aquário.Na minha opinião devias ter começado por corais moles que são mais resistentes e de fácil adaptação.

     

    Os valores que apresentas se estiverem correctos, estão muito baixos, principalmente para esse tipo de coral.O Cálcio deve estar entre 400-450 e o Magnésio entre 1300-1350.

     

    Em relação á simbiose com o peixe palhaço, não me parece que essa seja a melhor escolha.

     

    Cumpts

  7. Boas

    Por norma não se usa/aconselha filtros externos em aquários de água salgada, uma vez que tendem a entupir muito facilmente.Mas se mesmo assim quiseres usar um para ajudar na filtragem biológica, coloca apenas lá dentro Siporax da Sera http://www.google.com/search?q=sera+siporax&hl=pt&rls=com.microsoft:pt:IE-Address&rlz=1I7ADFA_pt-PT&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=jfRMUfTlLMmp7AaE6oCwCw&ved=0CDUQsAQ&biw=1280&bih=717

    Podes usar também para outro tipo de produtos, como por exemplo removedores de fosfatos ou nitratos.

    Cumpts

  8. Boas

     

    Para o efeito que queres a resposta é... não. A rocha vulcânica para além de poder ter substâncias prejudicias(metais como o cobre) não é boa para a fixaçaõ de bactérias. Sem contar que as rochas "normais" para aquários marinhos, ajudam na estabilização dos valores de calcio e kh do aquario, coisa que a rocha vulcânica não faz.

     

    Cumpts

  9. boas!

     

    desculpa a intromissao, eu sou super novo nisto, mas tenho 1 amigo q tem friworms, e diz q ta arrasca com aquilo pq é uma praga, andam la a inventar uma cena pa ter a rocha suspensa e meter comida no fundo para elas sairem da rocha e irem comer, dps ja n conseguem subir pelos vidros pa voltar para a roha, diz q demora uns meses até finalizar o processo, mas pronto eu n percebo ainda nada disto estou so a relatar 1 conversa....

     

     

    cumps

    E como retira os que passam para a areia? :sorry:

    Esquece isso porque esles só se tornam uma praga se existir muito alimento . Caso mesmo assim queiras tirar, sempre podes comprar um destes http://www.google.com/search?q=stenopus&hl=pt&rls=com.microsoft:pt:IE-Address&rlz=1I7ADFA_pt-PT&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=MjI7Ua_5KpHB7AaqrIGYAg&ved=0CCgQsAQ&biw=1280&bih=717#imgrc=-218EMNTEFxVcM%3A%3Bvvo0EfAP5MefIM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.easterncapescubadiving.co.za%252Fdownloads%252FStenopusHispidus.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.easterncapescubadiving.co.za%252Findex.php%253Fpage_name%253Dmore%2526menu_id%253D25%2526submenu_id%253D81%3B1000%3B750

  10. Oh Vitor afinal tenho dois no aquario porque já apanhei um e já vi outro no aquario e nao o carangueijo nao subiu pelo tubo de esgoto :ph34r::ph34r::ph34r: porque fui logo verificar se ele ainda estava na sump...

     

    Vou apanhar o outro e vou mesmo levar os dois a loja vai ficar la bem o aqua é só de peixes eles os dois no fundo vao ter uma boa vida lol

     

    Essa do cozer camarao hummm gostas mesmo do carangueijo :naughty::naughty: :naughty: :naughty:

     

    Abraço

    É do meu signo :dance:

  11. Boas

     

    Não tires porque são inofensivos :tongue:

    Procura no google por ... Fireworms, mas posso te dizer que faz parte da biologia do aquário e até ajudam na limpeza do areão.

    Se pensares tirar(fazes mal), não o faças com as mãos porque senão vais ficar a saber porque se chamam vermes de fogo :bleh: .

    Cumpts

  12. Obrigado Hugo :thumbup3::thumbup3::thumbup3:

     

     

     

    Na loja onde costumo ir tem um aqua só de peixes o carangueijo ficava la bem vou perguntar ao dono se o quer meter la...

     

    Abraço

    Boas Ricardo

     

    Sempre podes deixar ficar na sump :thumbup3:.Tem é o cuidado de o colocar num local que não seja puxado pelas bombas. Eu tenho um e vê lá que tenho que cozer camarão quase todos os dias para lhe dar de comer :tapfoot: Acho que o tipo já comeu mais camarão este ano do que eu :mrgreen: . A segunda hipótese :angel: para mim não é hipótese :twisted: . Se conseguires que a loja fique com ele, melhor.

    Parece estranho, mas já aprendi alguma coisa sobre o comportamento dos caranguejos, só por o ter na sump. :smile2:

     

    Cumpts

  13. Boas, Telmo

    Na minha opinião esse escumador adaptado não vai longe. Os escumadores foram feitos para funcionar com um mínimo de água/ar dentro deles e pelo que eu estou a ver, nem metade disso tens aí. Para teres uma noção, a bomba que agora é utilizada nesse escumador é uma Ocean Runner 2500 com capacidade de 2500 lts/h.

    O difusor de madeira, já não é usado em escumadores pois bloqueia com facilidade e o seu rendimento é muito fraco. Tenta pesquisar vídeos em que se vê o funcionamento desse escumador e vais ver a diferença.

    O escumador é considerado o coração de um aquário salgado e neste caso podes estar a hipotecar a saúde do teu.

    A minha opinião, compra uma bomba própria para um escumador :sleep:

    Cumpts

  14. Boas Ricardo

     

    Que grande falta de sorte =(

     

    Para evitar outra situação igual, coloca uma rede no topo do tubo de retorno para não acontecer o mesmo ao outro peixe (pode ser uma rede como aquelas que se usam no carvão).

     

    Para dar de comer, arranja um recipiente pequeno e deita lá a quantidade de comida. Depois junta um bocado de água (do aquário) e seguir deita no aquário. Isso vai fazer com que os flocos desçam mais rápido e seja mais fácil ao peixe apanha-los. Ao mesmo tempo, isso permite que o peixe não tenha que subir á superfície para comer e assim não tenha tanto receio.

     

    Cumpts

  15. Boas

    Assim não me ocorre mais nada que esteja a provocar essa situação.!! Verifica com outra marca de testes se os fosfatos estão realmente no nível correcto.O kh poderia estar mais baixo, mas não acho que seja por aí.

    cumpts

  16. Ok

    A minha pergunta tinha a ver com a cor das fotos colocadas(muito azuladas), mas agora sei que foi propositado :naughty:

    Fazes testes ao iodo? Porque adicionas esse suplemento?Quantas vezes fazes TPas e que quantidade de água?

     

    Cumpts