Hugu

Membro
  • #Conteúdo

    10
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por Hugu

  1. On 04/07/2011 at 23:33, crush disse:

    ...
    A primeira TPA deve ser feita somente quando o ciclo de azoto estiver completo (pico de nitratos) e se pretender fazer a introdução do primeiro habitante. Salvo casos excepcionais, as TPAs não devem ser maiores que 20%.

    ...

    Podiam explicar-me este ciclo de azoto?

    E podia recolocar as fotos em auto-display?
     

  2. On 13/03/2015 at 17:29, Metallising disse:

    ...

    Para aqueles que desconhecem, aquaponia é uma mistura de piscicultura com hidroponia, técnica de cultivo agricola sem recorrer à utilização de solo. O amónio libertado pelos peixes é bombeado para a área de cultivo onde se desenvolvem bactérias, as mesma presentes nos filtros dos vossos aquários. Posteriormente, essas bactérias irão decompor o amónio em nitratos que serve de fertilizante natural para plantas. Por sua vez, a água depois de passar pelo sistema de cultivo volta ao aquário já filtrada pelo substrato de cultivo e pelas raízes das plantas, tal como acontece na Natureza.

    ...

    É preciso adicionar essas bactérias para haver a decomposição do amónio em nitratos ou eles aparecem naturalmente na água de nascente/furo artesiano?
    Possuo acesso a água de furo artesiano e queria montar um pequeno sistema aquapónico, tenho um deposito de 250L com 55cm coluna de água, que peixes aconselha? Obrigado

  3. On 07/10/2017 at 12:17, DárioSantos disse:

    Bom dia,

    Procuro um peixe comestivel para um projecto de aquaponia. Como este projecto é na zona de Leiria não pode ser a truta devia as temperaturas no Verão.

    Que peixe me aconselham?

    As tilápias são muito difíceis de comprar os juvenis? Não tenho encontrado onde comprar em Leiria ou em Lisboa.

    Obrigado

    Viva caro Dário,

    que peixes arranjou para o seu sistema de aquaponia?
    Estou a montar um pequeno modelo, e só tenho um deposito de 250L e 55cm de coluna de água, para os primeiros peixes... tenho acesso a água de furo artesiano, e é uma montagem indoor (as temperaturas só devem oscilar entre os 10-12ºC no inverno e os 15-17ºC no verão)

     

  4. On 14/05/2019 at 08:45, Ricardo_G disse:

    Bom dia!

    Estou a montar um sistema de aquaponia utilizando um IBC. Depois de ler uma série de textos e visualizar muitos vídeos, devo começar o ciclo nas próximas semanas. Li que no 1º mês não devemos colocar peixes no sistema devido aos picos de amónio.. estou a procurar locais de venda de peixes, mas não encontro nenhum local especializado. Li que as trutas são exigentes na qualidade e oxigenação da água, e estava a pensar tentar produzi-las no meu sistema. Alguém conhece algum local que comercialize estes peixes? Que experiências têm neste modo de produção?

    Obrigado!


    Viva caro Ricardo,

    já conseguiu montar o sistema? Também queria fazer uma pequena coisa, que peixes usa ou aconselharam para a aquaponia? De momento tenho só um deposito de 250L com 55cm de coluna de água (deve ser bastante pequeno para trutas)...

    "Li que no 1º mês não devemos colocar peixes no sistema devido aos picos de amónio.."
    Isso por causa da água canalizada, ou por causa dos aditivos que se misturam na água para a hidroponia?
     

  5. Pode-se usar o aparelho de ozono directamente no aquário com os peixes?

    Também queria fazer tratamento da água (água de furo artesiano, sem cloros ou químicos adicionados) com o ozono, mas em separado.

    Para 100Litros de água, posso fazer as 4H e depois deixo a água em repouso por algum tempo (quantas horas no mínimo) num recipiente fechado com tampa fechada e faço decantação da água para evitar os possíveis sólidos suspensos? Ou tenho de deixar aberta e com água em movimento com um sistema de repuxo para expulsar o ozono da água e poder usar a água pronta para substituir no aquário?

  6. Boas pessoal, estou-me a iniciar nestes assuntos e na participação no forum (tenho o registo a algum tempo, mas infelizmente não tenho seguido o fórum),
    e tenho a minha primeira dúvida, pois quero-me aventurar-me na cultura aquaponica..

    Então seria possível e seguro (para os peixes) fazer o tratamento da água via ozono?
    Pretendia projectar um sistema aquaponics, onde o circuito de água teria de ser, se possivel, em contínuo entre o tanque onde estariam os peixes e as culturas hidropónicas (alfaces e afins).
    Se incluisse um tratamento viral via ozono na vez dum sistema UV light, não poderia ter um sistema das águas em continuo, pois não?

    já agora, alguém já se iniciou na cultura aquaponica ou em que seção do fórum, posso encontrar dúvidas e respostas sobre este assunto?

    Obrigado