tat

Membro
  • #Conteúdo

    872
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Days Won

    1
  • Country

    Portugal

Tudo publicado por tat

  1. tat

    Stone & Wood Paradise

    Eu não tenho assim tanto tempo de aquariofilia. Devo ter começado em 2011, 2012, tendo estado parado nos últimos 3 ou 4 anos, mais ou menos. Se queres que te diga, na altura era muito mais fácil encontrar informação do que agora. Os fóruns de aquariofilia quer a nível nacional, como internacional tinham bastante atividade. E na minha opinião, os fóruns são um excelente repositório de informação, é muito mais fácil de pesquisar e encontrar o que queres, do que em grupos de Facebook. E com os fóruns cheios de pessoal, colocavas uma questão, e em poucas horas, tinhas logo 3 ou 4 camaradas a ajudar-te. Conheces o forum do Tombarr? Não sei como está agora, mas para o pessoal dos plantados era um must. Além disso, creio que existiam mais casas de aquários, existia mais gente metida no hobby. Eu era bem viciado nisto, quando andava á procura de um peixe, ou de uma planta era capaz de gastar um sábado a correr 4 ou 5 lojas até encontrar exatamente o que queria. No meu aquário de Discus, tinha um tronco bem grande, com um buraco no meio, muita louco, a fazer lembrar um tronco de uma arvore milenar. Paguei para cima de 100 euros pelo tronco, depois de ter chateado a cabeça ao dono da loja durante duas semanas para me o vender (estava num aquário da loja, não era para vender). A aquariofilia não vejo que tenha mudado praticamente nada, desde que comecei há cerca de 10 anos. As espécies de peixes e plantas que se usam agora são essencialmente as mesmas que eram. O material pouco evoluiu, ou então evoluiu e a coisa passou-me ao lado. Mas o material que estou a usar agora é muito semelhante do que usei há 8 ou 9 anos. Bem, mas relativamente ás cianobactérias, não tenho muito para ensinar. Tentei de as diferentes receitas que encontras na net durante 2 ou 3 meses, incluindo por exemplo o apagão durante 3 dias. Sem sucesso. Parecia que ficava sempre qualquer restinho, e lá voltava outra vez... Cheguei a uma altura, que olhar para aquele tanque de 330 litros cheio daquela porcaria (e quando esta mesmo cheio daquilo até mal cheirava), tornou-se uma tortura. Foi altura de pausar. Isto aliado a falta de tempo por causa dos putos. As 2 grandes fontes de desmotivação deste hobby são as doenças dos peixes e as algas. Ver discus caríssimos e lindos a definhar em aquários hospitais que montas de propósito, a dar antibiótico e o raio, sem sucesso, também é lixado para caraças. Enfim, eu gosto muito de aquariofilia, acho que vou ter aquarios até morrer. Gosto muito do construir, de ver a evolução da coisa, de estudar plantas, testar setups, experimentar layouts, observar os peixes a comer, a interagir. É uma sensação muita boa. Mas também existe o lado mais chato, que descrevi atras.
  2. tat

    Stone & Wood Paradise

    Os Amanos são maquinas de limpeza. Tenho impressão que um Amano limpa mais que 20 Red Cherries 🙂 Os Discus são bichos espetaculares, mas ao mesmo tempo uma dor de cabeça. É preciso alguma devoção para manter Discus em boas condições. Quero dizer, qualquer um pode ter Discus, mas Discus bonitos, saudáveis, felizes da vida, não é tão facil assim. São precisos aquários grandes, muito cuidado com as doenças, limpezas bastante frequentes, alimentação da boa e contas de luz relativamente altas. Por acaso não encontrei agora nenhuma foto capaz desse aquario, mas já agora deixo um video da montagem anterior, um Aquário de 120 Litros anterior a esse. Foi a altura em que tentei recriar um biotopo do Amazonas, com alguns desvios. Nessa altura fiz criação de Apistogramas, tirando os Discus, os peixes mais interessantes que alguma vez tive.
  3. tat

    Stone & Wood Paradise

    O aquário de 300 litros já era há muito. Era um aquário com discus lindíssimos. Foi o topo da minha carreira no mundo da aquariofilia 🙂 Agora brinco aos aquarios low-tech e vou descobrindo também coisas novas que nunca tinha explorado. Por exemplo, nunca tinha tido camarões Red Cheery, e eles na verdade são muito giros. Comprei 4, muito pequenos, e acho que só um sobreviveu. Tenho de comprar mais, dão uma cor fixe ao aquario. Olha-o aqui:
  4. tat

    Stone & Wood Paradise

    Viva Jose. Obrigado. O bichinho dos aquários nunca desapareceu, voltar era uma questão de tempo. Mas agora com 2 putos para cuidar, o tempo é muito menos, daí a filosofia low-tech e um pouco desorganizada do aquário. Mas ainda tenho espaço para melhora-lo, por exemplo colocando umas plantas em torno da rocha e trabalhando na profundida do layout (criar declive no substrato). Noto é que o forum anda muito mais morto que antigamente. Onde anda o pessoal?
  5. Parabéns pelo teu aquario Sofia, já esteve um pouco mais "alegre", mas ainda assim continua excelente. As cianobactérias foram o bicho que me fez desmontar a minha grande montagem de 330 Litros e fazer uma pausa no hobby de 4 ou 5 anos. É um bicho muito difícil de erradicar. Espero que tenhas sorte com esse produto, e bastante curioso para perceber se obténs bons resultados com ele. Relativamente a trocarares o aquario por um aquário com vidro extra-claro..... Parece-me que o trabalho monstro (e investimento) que vais ter não se justifica. Estás a sobrevalorizar em demasia o extra-claro. Continuação do bom trabalho!
  6. tat

    Stone & Wood Paradise

    Viva, Deixo-vos aqui a apresentação do meu aquário montado durante o Verão de 2022. Dimensões: 59cm x 45cm x 40x (aproximado 100 Litros) Plantas: Anubia Barteris var glabra, cryptocoryne crispatula, cryptocoryne parva, Salvinia (flutuantes) e bolas musgo. Fish: 4 Corydoras Sterbai, 1 SAE, 4 neritina snails, 4 amano shrimps, 3 Ottos, 12 cardinais tetra, 2 cobras khulli Substrate:Não fertil, mas com sticks de fertilização Fertilização: PO4 e micros semanalmente Light: Supostamente 2400 lumens (8000 Kelvin), 24 lumen / litro Filtro: Fluval 307
  7. Olá Miguel, Parabéns pelo post, está bastante interessante. No entanto surgiu-me uma questão. Defendes que uma das medidas a adoptar para evitar algas, é a mudança frequente de aguas. Compreendo perfeitamente, basicamente pretende-se fazer um "reset" dos nutrientes, evitando fertilização excessiva. Mas por outro lado, apontas também que as variações constantes de CO2, contribuem em muito para a proliferação de algas. É aqui que surgem as minhas maiores duvidas, pois parecem-me dois factores contraditórios, num aquario low tech. Num aquario sem injecção de CO2, as TPAs, vão induzir um spike de CO2, precisamente contribuindo para as algas. Pelo menos é o que diz Tom Barr: Qual a tua experiencia com aquarios low-tech? Qual o regime de fertilização e TPAs que segues? Cumprimentos
  8. A bem dizer, tu acabaste por te corrigir a ti próprio, começaste por indicar que era um "peixe inofensivo", para a seguir já o classificar como "moderadamente pacíficos". Também posso ter escolhido mal as palavras, ao classifica-lo como extremamente agressivo. Seja como fôr, fiquei a conhecer uma nova especie de peixe, agradeço-te por isso. Mesmo se nesta fase, não o venha adquirir para evitar qualquer risco de conflito, fica na short-list para futura aquisição. Cumprimentos e boa semana
  9. E sabias que se pesquisares por 'pope francis is a alien', encontras 848,000 resultados? Ainda há mais gente a achar que o Papa é um alien, do que a acharem que os guppies são agressivos... É pá, respondeste de uma forma agressiva, e arrogante, nem vale a pena continuar. Boa semana para ti.
  10. Obrigado! Kribensis está fora de hipotese, acho que nao se adaptariam ao estilo do meu aquario, que é tipo sul-americano. Escalares é uma alternativa interessante, se bem que receio que a sua convivencia com os discos que aqui habitam, poderia nao ser a melhor. Não, nunca tive. Baseio a minha opinião no que li na net. Por vezes corre tudo ás mil maravilhas e é um peixe muito pacifico, outras vezes é um verdadeiro demonio. Os peixes têm a sua personalidade, e por tu aparentemente teres tido sorte, não quer dizer que outros a tenham. Podes conferir alguns dos testemunhos Fonte: http://tinyurl.com/gkr6tr8 Obrigado pela ajuda de qualquer forma.
  11. Não é que seja inestético. No entanto torna-se chato andar todas as semanas andar a remover a maldita erva. Mas principalmente, tenho as plantas com carências evidentes. E nem são plantas exigentes, falo de anubias ou valisnerias. Parecem ter carência de ferro. Não tenho a certeza nas creio que a lemna minor poderá estar a absorver os nutrientes todos da coluna da água. ...
  12. Obrigado pela correção gramatical Miguel. Relativamente as Jordanella floridae, thanks but no thanks. Extremamente agressivos, não é peixe que se aconselhe para um comunitário..... Te garanto que não existem tantos peixes assim a comer esta planta, que se tornou uma praga. Vou continuar a minha busca.
  13. Usam-se skimmers em aquarios de agua doce? Qual a utilidade desse aparelho? funciona como um filtro interno? Pois.... Estou a ver que é a unica hipotese. Mas é incrivelmente dificil, tens de estar sempre em cima. É que aquilo tem um crescimento exponencial, cada trevo dá origem a mais 3, ou algo assim. É considerado praga em muito lado.
  14. Boas, Estou farto de ter sempre a superficie do meu aquario com esta planta flutuante. Falo da lemma minor, este trevozinho: Tenho um aquario razoavelmente grande, com 300Litros, e por mais que tente, nunca consigo remover todos os trevos. Fica sempre algum escondido, e quando dou por mim, já tenho o aquario tapado novamente. É quase praga. Sabem de alguma forma para erradicar isto? Eu sei que os peixes de agua fria comem isto, mas e em aquario de agua quente (28ºC), que alternativas tenho? Obrigado
  15. tat

    Discu com Barbatana doente

    Boas, Tenho este belo discu, com um buraco numa barbatana como podem observar. É algo que creio já ter algum tempo, muitas semanas creio, mas que lentamente tem vindo a piorar. Reconhecem pela fotografia, a origem do problema? Serão parasitas externos? Obrigado Foto:
  16. tat

    O Refugio das Tylos

    Boas, Não tenho alimentado as tylos, tenho-as deixado raspar livremente o vidro, e comer outros restos disponíveis no aquario. Entretanto experimentei a dar-lhes a habitual rodela de courgette, e como bem podem ver, gostam bastante!
  17. tat

    O Refugio das Tylos

    Boas, Hoje foi o dia da introdução das amigas tylos no aquario. Seriam 6 tylos, mais 2 neritinas para dar uma ajuda com as green spot. Supostamente seriam 6 tylomelania orange, mas acabaram por vir (se não estou em erro) 5 orange, 1 Patrichalis e uma "bébé", com menos de 1cm Como companhia no aquario, terão 2 neritinas red spotted, 1 horned e 1 clython corona. Infelizmente as cascas delas podiam estar em muito melhores condições. Tenho esperança, que no neste refugio preparada com elas, melhorem substancialmente o aspecto das suas cascas. Para tal vou adicionar calcio na forma do Decalcit, e tenho uma casca de choco por baixo de uma pedra.... Bem, mas como o pessoal curte é fotos, aqui ficam elas! A primeira, uma das tylo orange, como podem ver, parece-me que aquela casca poderia estar bem melhor (ou será mesmo assim?) : Esta Tylo Orange, tem cerca de 5cms, com muito bom aspecto, mas parece-me que lhe caiu a ponta da concha, nao termina em bico. Aqui anda ela explorando os arredores: Esta tem a casca bastante escura , mas parece-me em óptimas condições: Esta aqui, tem perto de 4 cms, e parece ter carencias acentuadas de calcio na casca: Aqui outra, a passear no vidro (4cms), na minha opiniao, aquela casca também já teve melhores dias.... A pequenina tylo orange (será mesmo), talvez nascida pelo caminho, com uns 0.5cms se tanto! A intrusa, a Tylo Patrichalis, com uns generosos 6 cms, mas muito parada..... Tylo Orange 5 cms - a mais exploradora! E para o fim, a foto da belissima neritina clython corona: Por hoje é isto Depois conto partilhar os hábitos de alimentação das bichas. Qualquer comentário é muito bem vindo!
  18. tat

    O Refugio das Tylos

    Boas Micro, Quantas tylos tens? Tens um aquario só para elas? Como tem sido a criação? Com que frequencias e quantas "crias"? Relativamente ás plantas, o que tenho lido, é que se as tylomelania forem alimentadas, com aquelas pastilhas de fundo, courgete, ervilha, por exemplo, não vão tocar nas plantas. Ou seja, se tiverem de barriga cheia, não querem saber de roer plantas. Assim, é isto que quero experimentar. Desconfio que o feto de java vai sofrer um bocado, mas vamos ver
  19. tat

    O Refugio das Tylos

    Boa noite, Decidi criar este tópico para partilhar convosco a minha primeira montagem, para invertebrados. A ideia é mesmo partilhar muitas ideias, mostrar fotos, e receber opiniões. Então é assim, vi recentemente umas tylomelanias (rabbit snail em inglês), e fiquei obcecado por este caracol, tão especial. De tal maneira, que decidi montar um aquario apenas para elas, onde espero criar as condições ideias para elas. Se tudo correr bem, espero também fazer criação. Assim sendo, vou receber na proxima semana 6 Orange Tylomelania, que se juntarão a 4 neritinas que por aqui andam a encher tudo de ovos O setup erá: Dimensões: 55 x 35 x 35 Volume: 65 Litros Iluminação :Calha de 120LED/m Filtragem : Eheim 2211 , com aneis ceramica, esponja azul e lã vidro Areão : Areia de Filtro de Piscina Aquecimento : Termostato de 100W Decorações - 1 Tronco Red Moor wood - 1 pedra calcaria apanhada na Serra de Aire e Candeeiros Flora : Feto Java, Lotus e Lemma minor Fauna - 3 Neritinas - 6 Orange Tylomelania Previsto: TPAS: De 3 em 3 semanas de 30% da capacidade Suplemento: Decalcit e casca de choco no fundo. Parametros: KH=4dkH PH=7.5 GH=7dGH Ca=60ppm É isto, espero que gostem e claro, qualquer tipo de opinião é bem vindo. Panoramica Geral:
  20. Não creio. Após alguma investigação concluí, que até uma femea sozinha coloca ovos. Ainda no outro dia, troquei impressões com um gajo, que me jurou a pés juntos, ter uma unica neritina sozinha há mais de um ano num aquario, e que ainda assim coloca ovos. Não são é obviamente fertilizados. Diria que estás com os parametros do teu aquario, nuns nívies que inibem as posturas. Talvez sal a mais? Será?
  21. Esta é uma duvida que eu tenho. Já li que uma femea sozinha, nao coloca ovos. Em teoria, num aquario com 20 neritinas, todas femeas, nunca deverias ver um unico ovo. Carece de confirmação..... Pois, isto é algo que também gostaria de aprofundar..... Há quem diga, que é possível distinguir pela concha. Muitas duvidas, muitassss duvidassssssss
  22. Muito interessante o seu relato, sobre a reprodução do caranguejo Sesarma rectum! Muito trabalho na fase inicial, naqueles primeiros 18 dias, mas claramente acabou por compensar Relativamente ás neritinas, tenho lido que não são hermafroditas, nem sequer semi-hermafroditas, sendo por isso necessário um macho e femea para a reprodução. Quer isto dizer, que se colocarmos no nosso aquário, apenas machos ou fêmeas, nunca vamos ter postura de ovos? Qual o período máximo que poderá decorrer desde a fertilização até á postura dos ovos? E finalmente, quão difícil é fazer o dimorfismo sexual destas especies de caracóis.? Obrigado
  23. Muito interessante. Não sei se estão de acordo, mas na minha opinião, o desafio passa então por identificar dentro das neritinas, quais as que são reproduziveis em aquario (seja ele doce, semi-salgado ou salgado). Feita então esta identificação, passaríamos á fase de triagem. A escolha da espécie com um padrão interessante, tamanho razoavel e que seja possível obter caracois desta espécie.... Sem aprofundar muito mais, parece-me que já temos duas especies candidatas: Neritina Virginea Neria fluviatilis ou Theodoxus fluviatilis Walther, tens experiencia na reprodução de Neritinas?
  24. David, Creio que não entendeste do que estamos a falar. O medidor de consumo que estás a falar, é algo trivial, já se vende há 3 ou 4 anos em qualquer AKI ou Lidl. Tem interesse sem duvida, principalmente pelo seu baixo custo, mas não é comparavel, há solução de controlo de consumo que o tmiravent está a falar.