HomoSapiens

Membro
  • #Conteúdo

    231
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por HomoSapiens

  1. Ao fim de 15 dias as plantas já estão melhores. Não sei se por estar a adicionar gluteraldeído e micronutrientes se por se estarem a adaptar às novas condições. De qualquer forma, deixo um vídeo onde podem ver ainda algumas plantas afetadas. Por exemplo a egéria densa perdeu as folhas todas e alguns caules apodereceram. A planta vermelha a meio lá atrás (nome, please?) também perdeu algumas folhas. De notar que estas duas vieram de um aquário com CO2 e com substrato fértil. Alguns dos fetos de java também apresentam folhas afetadas. Estes já estavam neste aquário e com cores muito bonitas antes da mudança.
  2. De Ferro estou a colocar 0.2 ppm semanais. Achas muito? Quanto à utilização de acetato de potássio como fonte de K, já ouviste alguma coisa sobre benefícios/prejuízos? Sinto-me tentado a experimentar... Obrigado!
  3. Entretanto, nas minhas pesquisas vi que no meu aquário com pouca luz e sem CO2, para além dos micro nutrientes, devo fertilizar apenas com Potássio. Vi também que a maioria utiliza K2SO4 ou KCl como fonte de potássio mas eu também consigo arranjar Acetato de Potássio (C2H3KO2) que tem uma solubilidade altíssima (o que permite fazer soluções stock muito concentradas) e o acetato pode ser uma fonte adicional de CO2, porque na água dá-se a seguinte reação: CH3COO- (acetate) + 2 O2 → HCO3- + CO2 + H2O Quimicamente falando, parece que esta alternativa é perfeita. Até porque da reação também resulta bicarbonato que é um sistema tampão que ajuda a estabilizar o pH. Alguém já ouviu falar disto em aquários? Será que trás vantagens ou terá algum inconveniente? EDIT: outra possível vantagem desta forma de potássio: "Potassium acetate is added for supreme foliar absorption that is up to five times greater than traditional forms of potassium"
  4. Ok. Qual a receita de macros que aconselhas? Obrigado!
  5. Já consideraste o uso de turfa no filtro ou num reservatório onde mantenhas a água antes das TPAs? Se não gostares da cor, podes utilizar algo para remover a cor, como purigen.
  6. Mas já li que num aquário low tech com peixes só era necessário fertilizar com micros porque os macro nutrientes fornecidos pelos peixes eram suficientes para os poucos requisitos deste tipo de plantas. Uma coisa que não tinha referido na minha mensagem inicial é que estou a adicionar 1,5 mL/dia de gluteraldeído 1,5% como fonte de carbono. Obrigado!
  7. O meu aquário tem 60 L com 18W de luz com flora principalmente de baixos requisitos (Anúbias, fetos deJava) e uma ou outra com maior "consumo" de nutrientes (Egéria densa). Não tenho CO2 nem substrato fértil. Apesar dos baixos requisitos, notei que algumas plantas estavam com mau aspeto e resolvi começar a fertilizar com micros. Segui esta receita: Tive de fazer algumas alterações porque não arranjei 2 componentes. Ficou sem zinco e sem molibdénio. Acham grave? Também substituí o Fe2O3 por FeCl3.6H2O porque era o que tinha disponível. Quanto à fonte de Boro, passou a ser Ácido Bórico pelas mesmas razões. Neste último, ao pesar, como tinha inicialmente feito contas para 10 vezes mais quantidade (1/10 do que está acima) e acabei por fazer 1/100 do que está acima, pesei 0.5 g de boro e não 0.05 g. Posso ter problemas. Quanto à mistura, preparei segundo esta calculadora: Ou seja, coloco 2,5 mL duas vezes por semana para ter 0.2 ppm de ferro. Acham bem para um aquário low tech com peixes e pouca iluminação? Uma vez que tenho peixes, acham necessário adicionar também macro nutrientes? Obrigado!
  8. HomoSapiens

    River Bridge

    Entretanto, como algumas plantas começaram a acusar a mudança, comecei a fertilizar com micros. Segui esta receita: Tive de fazer algumas alterações porque não arranjei 2 componentes. Ficou sem zinco e sem molibdénio. Acham grave? Também substituí o Fe2O3 por FeCl3.6H2O porque era o que tinha disponível. Quanto à fonte de Boro, passou a ser Ácido Bórico pelas mesmas razões. Neste último, ao pesar, como tinha inicialmente feito contas para 10 vezes mais quantidade (1/10 do que está acima) e acabei por fazer 1/100 do que está acima, pesei 0.5 g de boro e não 0.05 g. Posso ter problemas. Quanto à mistura, preparei segundo esta calculadora: Ou seja, coloco 2,5 mL duas vezes por semana para ter 0.2 ppm de ferro. Acham bem para um aquário low tech com peixes e pouca iluminação?
  9. HomoSapiens

    River Bridge

    Já coloquei o vídeo público. Já conseguem ver? Já não tenho red cherry. A única fauna que mantive foram uns caracóis!! O aquário é de 60 L. Penso que posso colocar mais uma corydora. Eu sempre tive um par e elas pareceram sempre muito felizes e brincalhonas!
  10. HomoSapiens

    River Bridge

    Após muuuuiiitto tempo de pasmaceira no River Bridge, e de estar sem peixes durante algum tempo, resolvi colocar-lhe alguma vida. Alterei hardscape, novas plantas e novos inquilinos. Coloquei 10 neons, duas corydoras e 1 beta. Este último foi exigência da minha filha que se apaixonou por ele na loja. Espero que se dê bem num aquário comunitário, porque não tenho experiência com este peixe. Alguém tem conselhos? Deixo um video do estado atual do aquário:
  11. Só venho referir que tenho utilizado 1,5 mL/dia de uma solução de 1,5% de gluteraldeído com bons resultados. Podem encontrar aqui uma boa calculadora para aprender a fazer e dosear: http://glut.petalphile.com/
  12. Obrigado pelas ajudas. Realmente resulta muito bem. Além de tudo fica barato porque esta lã que comprei dá-me para uma carrada de substituições.
  13. HomoSapiens

    Hidrópsia

    Excelente testemunho. Chamo só a atenção para a disseminação dos antibióticos na rede de esgotos. Um dos grandes problemas de saúde atuais são as resistências a antibióticos. Estive há uns tempos num congresso em que uma galardoada com o prémio Nobel da medicina dizia que estamos a caminhar a passos largos para o ponto em que ainda não havia antibióticos!!! As bactérias que adquirem resistências quando libertadas na rede de esgotos vão passar as suas resistências a outras não tão "amigáveis" para humanos. O conselho é não usar antibióticos por tudo e por nada e quando utilizarem nos vossos aquários, façam algo para os destruir antes de enviarem a água para o esgoto (por exemplo, fervendo). Pessoalmente, prefiro perder um peixe que utilizar antibióticos.
  14. Obrigado pela sugestão. Vou experimentar. Será difícil de cortar com a forma exata da esponja original?
  15. Bom dia: Tenho um filtro Tetratec e queria substituir uma esponja do filtro (primeiro componente na imagem abaixo): O problema é que não encontro aqui em Viseu. Há alguma alternativa artesanal que eu possa cortar à medida e funcionar tão bem como as compradas? Obrigado!
  16. Resolvi desenterrar este tópico porque andava à procura de algo para fortalecer as minhas plantas e tropecei no glutaraldeído. Entretanto encontrei este site com a explicação direitinha da sua utilização: http://www.prirodni-akvarium.cz/en/index.php?id=en_glutaraldehyde Alguém já experimentou? Eu vou experimentar!
  17. Agradeço desde já a dica. Parece que a única alternativa segura é mudar o aquário de sitio e colocá-lo à sombra. O problema é que é a única alternativa para a poobre da tartaruga apanhar um quentinho e uns UV!
  18. Boa noite: Tenho uma tartaruga há uns 2 anos (deve ter uns 12 cm) num aquário com aprox 35x20x20. Ultimamente tê-me aparecido muitas algas verdes. Sei que é de eu ter ao pé da janela, mas não há nada que eu possa fazer para minimizar o problema? Será que poderei utilizar água oxigenada diluída (como há quem utilize em aquários de peixes) sem colocar em risco a tartaruga? Obrigado!
  19. HomoSapiens

    Hera venenosa?

    Como podes ver no seguinte link, é uma planta venenosa para peixes e a sua utilização no aquário deve ser evitada: http://www.cnykoi.com/articles/plantpoisonous.asp Procura por Ivy (Hedera.
  20. Por acaso, há uns bons anos fiz embriogénese somática de ulmeiros!
  21. Parece-me muito bem acabado! Parabéns! E quanto a custos?
  22. Ah, bom! Mais uma loja para incluir no roteiro! Tenho de dar aí um salto! Isso fica muito perto do local onde já existia a loja antiga, não?
  23. O Bricomarchê é na estrada que vai para Mangualde! Há uma no centro, na rua Alberto Sampaio (perto do Rossio) e outra na Rua de Aveiro, que vai para Orgens, salvo erro.