Fábio Gomes

Membro
  • #Conteúdo

    454
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por Fábio Gomes

  1. Pela experiência que tenho a rotala rotundifolia até é fácil de manter e ganha também facilmente aquele tom laranja. Folhas deformadas? Como assim?

     

    Oi, Zlatan!

     

    A Rotundifolia é efectivamente uma planta de 'fácil' manutenção, mas agora que li o post do Murkas... está-me a querer parcer que estoua pôr K a mais, o que dificulta a assimilação de Ca...

     

    (A deformação está nas folhas. Nascem enrugadas, encaracoladas...

     

    como está o GH do aqua?

     

    Nao te esqueças que uma fertilização excessiva em Potassio (K) pode levar a uma má absorção de Ca e\ou Mg, ou uma fertilização excessiva e Mg levar a uma deficiente absorção de Ca e de K por parte das plantas...

     

    Abraço

     

    Boas, Murkas!!!

     

    Olha, para te ser sincero não tenho teste de GH, só de kH. Serve? Se o GH for maior que 5 não preciso de me preocupar com o Ca, é isso? Mas não tendo eu o teste, dá para tirar algumas conclusões com o teste do kH?

     

    Este último ponto que focas parece-me muito importante. Será que estou a dar Potássio a mais? Estou a dar neste momento 10 ppm's diários. (Subi recentemente de 7 para 10 ppm's porque algumas folhas estavam com buracos)

     

    Abraço geral e obrigado pelas ajudas.

  2. Olá pessoal,

     

    Epá, eu nunca me dei muito bem com a Rotala Rotundifolia... ou era porque não ficava vermelha, ou é porque começa a nascer com as folhas deformadas... E é este último problema que me incomoda.

     

    É só na ausência de Cálcio que as plantas apresentam esta deformação? Será que é por eu ter como único espectro 10.000kl? Ando a ficar chateado com isto (é uma situação que já se arrasta à muito mas acho é que me deu na telha de perguntar)

     

     

    O aqua é o da assinatura, mas já levou uma grande remodelação...

     

    A ver se daqui bocado meço o PO4 e o NO3... mas este tipo de formação não está ligada a estes parametros, ou estarei enganado?

     

    Abraço, pessoal!

  3. PESSOAL! EU AINDA SOU VIVO!!!

     

    Tenho andado sem muito tempo para estas andanças, mas vou tentar iniciar algo com pés e cabeça. Falta-me harscape!!! Um tronco bonito, ramificado made in Naturline!!! Quem se oferece para lhe dar boleia até à margem sul? lololol

     

    Um abraço a todos!

  4. Como é que consegues matar as bactérias do filtro alterando o hardscape?

    Em relação ao pó que possa levantar, se levantou, pousa, mais cedo ou mais tarde.

    O pior é mesmo o remexer no substrato que vai pôr-te a água em sopa de nutrientes.

     

    No que diz respeito ao teu segundo paragrafo:

    Tenta ler outra vez o que escrevi, com mais atenção. Quem disse que a ponta da pedra ia estar no meio?... Re-lê quando tiveres mais tempo, a sério. :o

     

    Abraço.

  5. Olá Fábio,

     

    Claro que não levo a mal a tua critica, até acho bem que critiques para que eu assim possa refutar,

     

    Pois bem, se não cortares/podares a blyxa nunca lhe darás forma, como sabes a blyxa cresce muito mas mesmo muito e se não cortares e lhe deres forma certamente não iria ficar bem, visto que a minha ideia é que ela faça a fusão entre as pedras e que dê a sensação que cresce apenas para frente/para cima das pedras, daí eu cortar a traseira da blyxa.

     

    Se essa é a tua ideia, força. Mas já tiveste/viste alguma Blyxa em pleno crescimento, sem nunca ter sido podada? Ela faz uma "bola" de folhas. Nos sítios onde as tens, ficaria muito bem, acredita!

     

    Quanto à estagnação do crescimento só se for no teu aquário, sabes que isso pode depender de aquário para aquário de fertilizações para fertelizações e de manutenção para manutenção, no meu caso posso garantir-te que já ontem voltei a cortá-la, por isso.. não noto que o crescimento esteja estagnado.

     

    Em relação à primeira parte concordo plenamente. Cada aquário é um aquário! :)

    No que diz respeito à segunda: Se calhar o que cortaste, foram folhas novas que cresceram e não as cortadas a semana passada... :crazyeyes: (desculpa estar a insistir)

     

    Quanto ao hardscape, visto tratar-se de um layout iwagumi e o objectivo é que o aquario tenha profundidade e que consigas ter diferentes planos, ao retirar as pedras do lado direito ficaria com o quê? plantas ali? quais? plantas de caule? jamais.. eleocharis? perdia profundidade a leitura do meu aquário é feita da esquerda para a direita.

     

    Ao fazeres o que te disse (anular o lado direito e mover-se todo o conjunto esquerdo mais para o centro), não perderias o ponto focal, visto a pedra principal estar apontada para a direita. Ou seja, o princípio dessa mesmo pedra ficaria "ao centro" do aquário mas o topo ficaria a tocar na regra de ouro. Na minha opinião, só ficarias a ganhar.

    Se retirasses (como opinei) as pedras do lado direito e movesses o conjunto total do lado esquerdo para o centro, poderias completar o tapeteda Glossoestigma. Sem o minimo problema, sem simetrismos, sem nada que não se quer. :)

     

     

    Se movesse o "conjunto" das outras pedras para o centro como disseste, estaria ir contra um dos principios básicos da montagem de um hardscape que é a Regra de Ouro e perderia o ponto focal

     

    Olha que não. ;)

     

    ...há um topino inamovivel do marc na secção de fotos e videos que explica isto muito bem: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...=41985&st=0 (está na primeira página).

     

    Acompanhei o desenrolar desse tópico desde o começo e já o reli pelo menos uma vez. Está um excelente tópico, capaz de ensinar a pequenos e graúdos no meio.

     

    Aceito a tua crítica mas como vês sei explicar-te porque não concordo.

     

    Obrigado e um grande Abraço Fábio :)

     

    RR

     

    Óptimo, é disso que se precisa! Como vês também sei justificar a minha.

     

    Um abraço para ti também e como já referi, tens aí um belo projecto que, na minha opinião, pode melhorar nalguns aspectos.

  6. Sinceramente, acho que fizeste a pior "asneira" do aquário, ao cortares as pontas às Blyxas. Eu já as mantive durante muito tempo e sempre que decidia podar-lhes as pontas, estas estagnavam o crescimento. Depende do teu objectivo, mas na minha opinião, como já referi, foi uma "asneira".

     

    Em relação ao hardscape, o lado direito não me agrada à vista. Se as pedras do lado direito saíssem (a partir da ponteaguda a apontar para a direita) e se deslocasses todo o conjunto do lado esquerdo, um pouco mais para o centro, ficarias com um conjunto muito mais agradável!

     

    Parabéns pelo investimento e pelo fruto.

     

    Não leves as criticas como "manda a baixo", mas sim como opinião que podes (ou não) aceitar.

     

    Abraço!