Fábio Gomes

Membro
  • #Conteúdo

    454
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Fábio Gomes

  1. Fábio Gomes

    Preview

    Eu até estou a achar estranho tu ires usar plantas de caule. Não é muito comum da tua parte.
  2. Boa tarde, pessoal. Preciso de recarregar a botija de CO2 o mais rápido possível. Se possível a bom prçeo e perto de mim. Moro na Margem Sul, mais precisamente em Vale de Milhaços - Corroios. Obrigado!
  3. x2... Somos uns nabos, pa! lolol
  4. BORA NESSA BÁNESSA! Eu concordo!
  5. Recuso-me a comentar só com estas fotos.
  6. Oi, Zlatan! A Rotundifolia é efectivamente uma planta de 'fácil' manutenção, mas agora que li o post do Murkas... está-me a querer parcer que estoua pôr K a mais, o que dificulta a assimilação de Ca... (A deformação está nas folhas. Nascem enrugadas, encaracoladas... Boas, Murkas!!! Olha, para te ser sincero não tenho teste de GH, só de kH. Serve? Se o GH for maior que 5 não preciso de me preocupar com o Ca, é isso? Mas não tendo eu o teste, dá para tirar algumas conclusões com o teste do kH? Este último ponto que focas parece-me muito importante. Será que estou a dar Potássio a mais? Estou a dar neste momento 10 ppm's diários. (Subi recentemente de 7 para 10 ppm's porque algumas folhas estavam com buracos) Abraço geral e obrigado pelas ajudas.
  7. Olá pessoal, Epá, eu nunca me dei muito bem com a Rotala Rotundifolia... ou era porque não ficava vermelha, ou é porque começa a nascer com as folhas deformadas... E é este último problema que me incomoda. É só na ausência de Cálcio que as plantas apresentam esta deformação? Será que é por eu ter como único espectro 10.000kl? Ando a ficar chateado com isto (é uma situação que já se arrasta à muito mas acho é que me deu na telha de perguntar) O aqua é o da assinatura, mas já levou uma grande remodelação... A ver se daqui bocado meço o PO4 e o NO3... mas este tipo de formação não está ligada a estes parametros, ou estarei enganado? Abraço, pessoal!
  8. PESSOAL! EU AINDA SOU VIVO!!! Tenho andado sem muito tempo para estas andanças, mas vou tentar iniciar algo com pés e cabeça. Falta-me harscape!!! Um tronco bonito, ramificado made in Naturline!!! Quem se oferece para lhe dar boleia até à margem sul? lololol Um abraço a todos!
  9. Como é que consegues matar as bactérias do filtro alterando o hardscape? Em relação ao pó que possa levantar, se levantou, pousa, mais cedo ou mais tarde. O pior é mesmo o remexer no substrato que vai pôr-te a água em sopa de nutrientes. No que diz respeito ao teu segundo paragrafo: Tenta ler outra vez o que escrevi, com mais atenção. Quem disse que a ponta da pedra ia estar no meio?... Re-lê quando tiveres mais tempo, a sério. Abraço.
  10. Se essa é a tua ideia, força. Mas já tiveste/viste alguma Blyxa em pleno crescimento, sem nunca ter sido podada? Ela faz uma "bola" de folhas. Nos sítios onde as tens, ficaria muito bem, acredita! Em relação à primeira parte concordo plenamente. Cada aquário é um aquário! No que diz respeito à segunda: Se calhar o que cortaste, foram folhas novas que cresceram e não as cortadas a semana passada... (desculpa estar a insistir) Ao fazeres o que te disse (anular o lado direito e mover-se todo o conjunto esquerdo mais para o centro), não perderias o ponto focal, visto a pedra principal estar apontada para a direita. Ou seja, o princípio dessa mesmo pedra ficaria "ao centro" do aquário mas o topo ficaria a tocar na regra de ouro. Na minha opinião, só ficarias a ganhar. Se retirasses (como opinei) as pedras do lado direito e movesses o conjunto total do lado esquerdo para o centro, poderias completar o tapeteda Glossoestigma. Sem o minimo problema, sem simetrismos, sem nada que não se quer. Olha que não. Acompanhei o desenrolar desse tópico desde o começo e já o reli pelo menos uma vez. Está um excelente tópico, capaz de ensinar a pequenos e graúdos no meio. Óptimo, é disso que se precisa! Como vês também sei justificar a minha. Um abraço para ti também e como já referi, tens aí um belo projecto que, na minha opinião, pode melhorar nalguns aspectos.
  11. Não será por o filtro UV estar ligado e limpar-te os micros todos? A HZ pode estar com carências graças a isso mesmo...
  12. Sinceramente, acho que fizeste a pior "asneira" do aquário, ao cortares as pontas às Blyxas. Eu já as mantive durante muito tempo e sempre que decidia podar-lhes as pontas, estas estagnavam o crescimento. Depende do teu objectivo, mas na minha opinião, como já referi, foi uma "asneira". Em relação ao hardscape, o lado direito não me agrada à vista. Se as pedras do lado direito saíssem (a partir da ponteaguda a apontar para a direita) e se deslocasses todo o conjunto do lado esquerdo, um pouco mais para o centro, ficarias com um conjunto muito mais agradável! Parabéns pelo investimento e pelo fruto. Não leves as criticas como "manda a baixo", mas sim como opinião que podes (ou não) aceitar. Abraço!
  13. Epá, pessoal. Esqueci-me completamente disto. Acho que foi num dos pots do Fortunato que li que não se deve fertilizar ao mesmo tempo x com y. Tem que se esperar um tempo, para que se diluam completamente. Já não me lembro que fertilizante é o x e que fertilizante é o y. :S Obrigado desde já a quem poder ajudar.
  14. Tens red cherrys juntamente com red crystal's? Tens um aquário muito bonito, mas a meu ver falta um pouco de harmonia no hardscape. Um abraço!
  15. Isso cresce a um ritmo fantástico...! Carlos, esta é uma boa altura para trabalhares as podas. Já vais conseguir ter muitas ao teu gosto! Continua o trabalho! Abraço!
  16. Bem... que evolução!!! Parabéns amigo. Tem é cuidado com a Lotus que mais cedo ou mais tarde vai dominar o plano frontal. PS: Limpa os vidros, Malandro! Abraço!
  17. Porque tem muito massa vegetal e repõe a água evaporada.
  18. Olá, Carlos. Experimenta a Didiplis Diandra. (Tens que actualizar o tópico) Abraço.
  19. Ricardo, és tu e eu. Com Nitratos a 20 temos que mandar o P para 2.0? (Com acompanhamento de potássio, como é óbvio)
  20. A tua mulher deixa-te fazer isso? A minha matava-me! Bom trabalho!