Jose Miguel Gomes

Membro
  • Posts

    408
  • Joined

  • Last visited

Posts posted by Jose Miguel Gomes

  1. Bom dia,

     

    Ja fazem uns anitos que nao vinha a este forum. Estou a montar um aquario comunitario de 120x35x40 e queria saber se nesta selecao tenho alguma coisa "incompativel".

     

    Tambem estou a tentar que isto seja tudo peixes e plantas bons para iniciantes. O que acham?

     

    Plants:

    3 batches of Java moss

    5 African water fern

    3 Java fern

    6 Cryptocoryne Beckettii

     

    Fish:

    6 Schwartz's Cory

    5 Siamese Algae Eater (SAE)

    15 zebra fish

    6 Guppies (2 males and 4 females)

     

     

  2. Bom dia.

     

    Tenho dois escalares adultos num aquário de 220L. Pretendo adicionar um cardume de neons negros. Queria saber como devo fazer para não correr riscos de perda ou stress excessivo para os neons negros.

     

    Obrigado.

  3. Gosto muito.

     

    Tem contraste.

    Tem zona com vegetação e zona com espaço para nadar.

    Tem peixes com cores muito bem escolhidas.

     

    Espero que esses 80L não sejam apertados para essa malta toda.

  4. boas

    como diz no coment anterior tens uma junção de peixes com exigencias de qualidade de agua bastante diferentes, e isso não é nada bom. devias pesquizar sobre os peixes que tens e informar - te sobre que espécies é que podes manter aí . o layout está fixe, um tapete de glosso ou de eleocharis não ficava nada mal também looool

    boa sorte

     

     

    Manu

     

    Concordo.

     

    Uns troncos com escalares também costuma ficar muito bem.

  5. Não, não resolves o problema. Os peixes não consomem nutrientes.

    Tens uma enorme carga de nutrientes na coluna de água, não tens plantas para os consumir e fazes poucas tpa's para que sejam removidos. Ainda adicionas mais peixes e ainda carrega mais na carga orgânica..

    Amigo, não há milagres aqui. ;)

     

     

    Cumps

     

    Percebo o que queres dizer.

     

    Vou explicar como eu estou a ver a coisa, a ver se faz algum sentido ou não :P

     

    Se tirar os nutrientes da coluna de água deixam de surgir as algas com tanta frequência. Se por outro lado, deixar os nutrientes nas condições actuais, as algas continuam a formar-se, mas pelo menos os animais que quero comprar para comer as algas têm permanentemente uma alimentação mais natural e não ficam exclusivamente condicionados a rações artificiais. Assim, vão continuar a formar-se algas mas estarão muito mais controladas pela equipa de limpeza. Eu não preciso de exterminar as algas, apenas as quero em quantidades mais controladas. Faz algum sentido isto? LOL.

     

    Bom, em relação ao amigo que sugeriu os ottocinclus, vejamos aqui: http://fins.actwin.com/mirror/pt/algae.html

     

    "Otocinclus sp.

    Os Otocinclus são diligentes consumidores de algas, mas é melhor mantê-los em cardume devido ao seu pequeno tamanho. Um para 40 litros é uma boa regra práctica. Várias espécies deste género podem ser vistas nas lojas de tempos a tempos; a maioria são bons comedores de algas mas outros parecem preferir o muco de outros peixes às algas. Infelizmente, parece não existir forma de distinguir os "Otocinclus de ataque" dos normais.

    Os Otocinclus parecem ser peixes delicados, mas isto deve-se provavelmente aos abusos na captura e transporte do que propriamente ao facto de serem frágeis em si. Quando uma loja adquire novos exemplares, é bom esperar um pouco antes de os comprar de forma a restarem os mais resistentes. Muitas pessoas afirmam terem comprado uma dúzia deles até ficarem com apenas um par no espaço de poucos meses. Esses sim depois parecem durar muito tempo."

  6. Neritina Natalensis

     

    cumps

     

    Essa espécie não me parece cumprir os requisitos que eu coloquei, já que é pouco comum.

     

    O meu aquário não tem plantas, apenas troncos e turfa no fundo. Uma vez que não há qualquer competição por parte das plantas, os nutrientes são aproveitados pelas algas. Se tiver peixes que as comam, à partida resolvo o problema. De momento faço TPA's de duas em duas semanas e não vou aumentar a frequência.

     

    Quero saber quais as espécies que melhor cumprem os requisitos que falei no primeiro post.

     

    Obrigado.

  7. Olá a todos.

     

    O meu aquário ganha algas nos troncos de madeira. São algas verdes, muito lisas, quase como um tapete que cobre todo o tronco. Também tenho algumas nos vidros.

     

    Queria tratar deste assunto com uma "brigada" anti-algas em condições.

     

    O meu aquário tem 220L, é em forma de cubo e os únicos peixes que tem que vale a pena referir são o casal de escalares que faz posturas regulares.

     

    Queria colocar lá uma ou duas espécies para me controlarem as algas, mas têm de obedecer aos seguintes requisitos:

    Serem baratos;

    Serem fáceis de encontrar nas lojas do Norte (não é no Porto);

    Serem animais extremamente resistentes.

     

    Já estive a pesquisar e as soluções mais comuns parecem ser o ottocinclus, o LDA25 e o SAE.

     

    A única espécie destas que já tive foi o ottocinclus, mas não fiquei com uma ideia muito boa porque comprei uma grande colónia e morreram quase todos nas primeiras semanas.

     

    Venham daí essas sugestões.

  8. A Egeria densa é uma planta tramada. É muito benéfica para o aquário (fornece muito oxigénio e retira porcarias que não fazem bem aos peixes) mas por outro lado é uma planta que fica quase sempre mal em qualquer aquário. :)