mferrinh

Membro
  • #Conteúdo

    72
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por mferrinh

  1. Um dos meus discus, semi adulto, deixou de comer há aproximadamente uma semana. Presumo que se imponha tratamento com Flagyl. Está num aquário comunitário com outros discus, tetras, camarões e caracois, e tenho de aplicar o medicamento mesmo no comunitário.

     

    Tenho as seguintes dúvidas:

    a) Dose, tenho encontrado várias dosagens na net, inclusivamente já apliquei quando tinha malawis. 1 comprimido (250mg) por 50l de manha e à noite durante uma semana parece ok?

     

    b) devo fazer TPA enquanto aplico o medicamento?

     

    b) Os invertebrados não são afectados pelo tratamento?

     

    Obrigado,

     

    Miguel

  2. ...utiliza-se para "purificar" a água de amónia, nitratos, cloro, entre outras coisas.

     

    O aspecto de retirar cloro também me interessava na Osmose, uma vez que os produtos para retirar cloro ainda saem caros.

    Mas se os parametros actuais estão Ok para discus, é capaz de não valer a pena investir na RO.

  3. Boas,

     

    Suponho que seja dúvida comum, mas pela busca que fiz não encontrei resposta conclusiva.

     

    Devo ter osmose para baixar pH/dureza da água para discus (não selvagens)?

     

    Na zona do Lumiar, e após algum tratamento com turfa no filtro, tenho pH pelos 7 a 7,5 e uns 7 GH.

     

    Miguel

  4. Pensava que o facto de se chamarem royal ou semi-royal estava relacionado com o facto de o padrão estar no corpo todo ou apenas em parte, respectivamente. Normalmente nos selvagens tem-se a denominação do rio, a cor e, por vezes, royal/semi-royal a descrever o padrão.

     

    Boas,

     

    Também comprei um par desses ao Sr. Rui.

     

    Estou muito longe de ser um entendido em discus, mas pelo que tenho lido, Royal ou Royal blue, é uma designação comum nos discus com estrias azuis em todo o corpo, como estes juvenis parecem ter.

     

    Nhamundá, com escreve o Pec04004, é o nome do rio ou lago de origem, dos avós ou dos tetraavós (ou por ai fora) uma vez que não são peixes selvagens, e assumindo que não houve cruzamentos com outras estirpes

     

    Fazendo uma busca na net por nhamunda royal blue ficamos com uma idea do aspecto da estirpe.

     

    Miguel

  5. Ok, acrescentei 2 pequeno discus, com uns 6cm.

     

    Estava com algum receio que os maiores lhes fizessem a vida negra, mas não houve problemas por esse lado.

     

    O que se passou é que um dos 2 juvenis rapidamente ganhou dominância e encostou o outro a um canto, que apesar de continuar a comer deve andar bastante stressado.

     

    Devo arranjar mais 1 ou 2 pequenos para diluir a agressão? ou aguardo que se entendam?

     

    Miguel

  6. Boas,

     

    É uma pergunta que já deve ter sido muitas vezes feita, mas nas buscas que faço encontro respostas variadas, por isso aqui vai:

     

    Tenho um aqua com 240l brutos (120x40x50cm) e com 4 discus semi adultos juntamente com outra fauna, troncos e plantas. Qual a quantidade máxima de discus (adultos) a meter neste setup? tenho lido referencias de 20l/disco a 50l/disco, sendo esta útlima a mais frequente.

     

    De qq forma os 4 estão algo tímidos, estava com esperança que mais 1 ou 2 (se couberem) despertasse mais instinto de cardume e os "soltasse" mais.

     

     

    Obrigado,

     

    JMF

  7. Boas,

     

    Quanto às questões

     

    - O que tens no fundo? Que tipo de substrato? - Tenho areia da praia

    - É um aquário plantado, mas o areão está coberto? Com plantas de "tapete"? - Tenho aguns E.tenelus, mas não ocupam significativamente a área de fundo

    - Tens alguns peixes de fundo de grande porte? pleco ou bótia? Não, já tive e o efeito era bem pior...

     

    Tenho também spraybar, já o orientei de várias formas (+para cima ou para baixo). A que te referes com repensar a maneira de colocar a água no aqua?

     

    Tenho para aqui um fluval 203 antigo, se não fizer muito barulho posso meter a funcionar...metes as duas saidas do mesmo lado do aqua? ou uma em cada canto?

     

    Abraço

  8. Boas,

     

    Tenho um aquário de 240l com 4 discus + aprox 20 pequenos caracideos + 7 corys, filtração Eheim 2028, aprox 1000l/hora. O aquário é plantado. Faço TPA mínimo semanais, geralmente bi-semanais.

     

    Infelizmente a filtração parece não ser suficiente, as folhas estão constantemente cobertas de detritos, (que se fixam às pequenas algas que vão crescendo na superfície), o que me obriga a limpar 2x por semana a superfície das plantas.

     

    Alguma sugestão para melhorar este problema? Devo colocar filtro interno também? Lí algures que os discus não gostam de água muito agitada, pelo que pode ser contraproducente?

     

     

    Obrigado.

     

    Miguel

  9. Acho que são bactérias a crescer em zonas "mortas".

    Com areia convém dar umas boas reviravoltas de vez em quando.

     

    Quando revolveres a areia provavelmente vais ver uma bolhas de gás a sair (da decomposição de compostos orgranicos) e é capaz de cheirar um bocado mal, mas além disso não há problema.

  10. Logo agora que eu ia meter os meus similis á venda  

     

    Daniel, estou à procura de similis há uns 2 meses, se quiseres vender avisa.

     

    Tou a tentar fazer um setup semelhante, mas já tenho um casal de sumbus, que quero manter, o aqua tem 80x35x40, dá ainda para meter os similis e Cyps?

  11. Obrigado Nuno

     

    O primeiro peixe a ficar mais parado não tem o sintoma de escamas eriçadas, só o 2º caso que apareceu depois.

     

    Nos 2 casos de bloat anteriores (julgo eu que era isso) notei sempre que havia umas fezes quase filamentares e transparentes na água, agora não reparei em nada disso

     

    Em termos de alimentação não fiz nenhuma alteração à rotina. Tenho é tido alguma falta de tempo para as mundaças de água, que de semanais passaram a bi-semanais.

     

    Vou verificar os parâmetros da água.

  12. A minha femea otopharinx está muito parada e magra e respira a grandes golfejos com a boca. Não tem comido granulado, apenas alguma comida congelada menos dura, e nem isso agora.

     

    Isto será um caso de malawi bloat a necessitar de Flagyl? Outra coisa?

     

    De resto todos os outros peixes do aqua estão mais bastante mais escondidos que o normal.

  13. Então posso manter uma colónia de similis com várias gerações sem problemas? (respeitando o volume do aquario) à semelhança do que se pode fazer com multies (digo isto só de ler por aí...não tenho experiência com nenhuma das espécies)

     

    Pelas fotos os similis parecem ter um padrão mais atractivo.

  14. Estou a montar um aqua para ciclideos conchiculas do tanganica com 100l.

     

    Para dar vida à parte média e superior do aquário estava a pensar em Killies do lago, nomeadamente Lamprichthys tanganicanus ou Aplocheilichthys pumilus.

     

    Alguem tem experiência com estas espécies? Qual a mais indicada para estas dimensões de aquario? Onde as posso encontrar?

  15. Eu passo a fêmea para um aquário mais pequeno e deixo que os pequenos saiam naturalmente. Costumo apanhar a fêmea à noite, com as luzes do aquário desligadas para causar menos stress na fêmea e no resto do pessoal.

     

    Uns dias depois devolvo a fêmea ao aquario grande.

     

    O filtro de esponja é importante para que os pequenos não sejam apanhados

  16. Bem não te maço mais com histórias.

     

    Obviamente que não me estás a maçar. Agradeço-te a partilha de experiências para evitar cometer erros que resultem na morte de peixes.

     

    Admitindo a hipótese de uma aquário apenas ocellatus posso ter uma colónia com vários casais, ou tenho que me ficar com um casal ou trio?

     

     

    Obrigado

     

    JMF