Pedro Conceição

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Tudo publicado por Pedro Conceição

  1. A manter essa sump, coloca o escumador na divisória do meio. A da esquerda tem o retorno e é o local onde haverá oscilação do nível de água por evaporação. Eu não desligava o escumador, era sempre a trabalhar. Tenta minimizar o ruído. A altura da iluminação depende de que tipo de iluminação colocas. Podes colocar a osmose onde quiseres.
  2. Sérgio, bem me parecia que tinhas esquecido isso. O ideal é tratar mesmo isso já, quanto mais cedo melhor e nesta fase facilita muito.
  3. - que tipo de iluminaçao precisaria qts watts, tipo de lampadas etc, Depende do que queiras fazer. Se quises algo só com peixes e corais moles, pôs colocar uma calha com 4x80w T5. Se for mesmo um recife com peixes e todo o tipo de corais, eu colocaria 8x80w T5 - qual a capacidade minima que a sump deveria ter (estou a pensar num aquario de 1m standart, sera que chega) Não existe uma regra ara os tamanhos d sumps. O ideal é que caiba todo o equipamento e que tenha a capacidade de retenção da água que escoe em caso de falta de electricidade. Se houver a possibilidade de colocar uma sump grande, melhor, aumenta a ligarem do aquário. - qual a capacidade que o escumador DIY deveria ter O escumador DIY depende muito d dimensões e bombas a utilizar. Normalmente um DIY será uma replica de um escumador de marca. Deves partir daí. - qual a capacidade de L/H deveria ter a bomba para fazer circular toda a agua no aquario e na sump A nível de bomba de retorno, não costumo indicar mais que os 3000l/h, dependendo da bomba/capacidade de elevação. A nível de circulação, para esse aquário, colocava no mínimo cerca de 12000l/h. A falarmos de uma boa bomba, a colocar uma Vortech MP40. Eu colocava mesmo 2, mas eu gosto de abusar um bocado. - quantos kg de rocha viva/morta iria necessitar para começar com alguma coisa decente.. Tudo depende da qualidade da Rocha, mas eu optava por colocar 20kg de Rocha viva e uns 50 a 60kg de Rocha morta.
  4. Só uma correcção, que espero não ser levada a mal. Eliminar uma aiptasia por esmagamento não é uma boa pratica, dado que ficará partida em vários pedaços e os mesmos podem dar origem a um novo espécime. Quando se utiliza a técnica com a chave de fendas deverá ser aquecida de forma a queimar a aiptasia, ou então usar um ferro de soldar.
  5. Esses escumadores eram bastante utilizados há uns bons anos atrás. Eu próprio usei um. Actualmente existem outras opções bastante mais viáveis e fiáveis, daí dizer ser uma boa peça para coleccionador. Podes começar a matutar o aquário com esse escumador, mas quando começares a colocar peixes vais ver que não vai sair de nada.
  6. Sou da mesma opinião do Sergio. As marcas são boas, mas eu optava na Tunze para aquários em que não se pretende o efeito de ondulação e não se querer gastar muito dinheiro, mas para bombas controláveis, fica até mais barato a Vortech e tem muitas outras melhorias em relação à Tunze.
  7. Quantas horas tens de luz por dia? Luz solar, apanha?
  8. Os Overflow é igual a uma coluna seca, escoa sempre água para a sump.
  9. Olá, bem vindo. Em relação ao RedSea, desaconselho aquários tapados. O outro sistema parece-me caro, depende do equipamento. Abraço, PC.
  10. Um escumador de pedra difusora. Guarda para peça de museu! :D
  11. Não vejo que tenha sido disso. Se aconteceu isso só nessa rocha, não é preocupante.
  12. Na minha opinião, é usar o UV só se necessário. Nunca utilizei nos meus aquários. Só utilizo num aquário de uma manutenção porque a dona já o tinha e insiste em utilizar, se bem que não me preocupa muito dado que a lâmpada está bastante gasta e pouco ou nada faz. A biodiversidade que prolifera no aquário tem uma grande capacidade de reprodução num aquário estabelecido. O simples remexer do areão, através de um nassario, provoca uma alteração nesse pequeno espaço, fazendo com que muita dessa biodiversidade seja libertada para a água ou consumida. Esse espaço vazio é rapidamente ocupado pela reprodução interna do aquário. O caso da cianobactéria, esta está sempre presente no aquário. Só se revela com factores benéficos para a mesma, que é o caso de má escumação, falta de circulação, iluminação deficiente, valores altos de fosfatos... Pode ser comparado a um Herpes. Qualquer parasita pode ter capacidades de "resistir" à UV, dado que muitos deles ficam no areão, não ficando na corrente e ir parar à UV, tal como muitas outras bactérias. Como referi, a UV não é remédio para nada, apenas ajuda a atenuar alguns problemas, podendo ser uma grande ajuda, utilizando outras formas de combate.
  13. Pedro Conceição

    Nano reef

    Colocares o H. leucoxanthus vai provocar guerra com o sixline. Eu não arriscava. Pelo que verifiquei, as planarias que tinhas não estavam a incomodar muito os corais. Se eles começarem a ficar retraídos, temos de estudar soluções, senão não vale a pena preocupar, mas sim controlar.
  14. É normal teres fosfatos, nitratos, nitritos....estás na fase inicial do aquário. A alga branca, quase de certeza que é coralina morta, mas só agora começaste a dar conta dela. Os pontos vermelhos são encrustantes ou saem com facilidade. Poderá ser um tipo de coralina ou cianobactéria, normal para esta altura. Os primeiros meses são sempre chatos por causa das algas, principalmente na rocha morta. TPAs semanais, sem grande preocupação, é ter paciência, saber esperar e vontade de esperar. :D Água nos Açores é com fartura, ainda me lembro de há um ano ir apanhar mais o Bruno Fernanbuco. Qualquer dúvida é perguntares, antes isso que fazer asneira.
  15. A ciano pode ter uma ajuda da iluminação gasta, já que escumador tens, circulação também.... Em relação ao fosfato, o inorgânico, pode estar presente e não aparecer nos testes.
  16. Tudo depende da rocha que colocaste, manutenção dada ao aquário, asneiras... Vai de 3 a 6 meses, ou mais.
  17. É mesmo isso! :D Tens de ter em atenção a margem no caso de falta de electricidade e a capacidade de retenção da água que escoa para a sump. Depois de veres a margem, se a sump tiver altura suficiente, em funcionamento normal, para o equipamento trabalhar, serve.
  18. Na minha opinião é ter as daylight com T5 e as actínicas em Leds. Assim vale muito a pena. Depende da qualidade, potência e quantidade por calha. Mas como disse, fazes um misto de T5 com Leds.
  19. Bruno, e lâmpadas, mudaste à pouco tempo?
  20. A UV pode ser utilizada de forma controlada sem que prejudique o aquário. Pode ser usada apenas algumas horas por dia, 2h a 4h ou quando temos algum problema de algas/parasitas que podemos ligar mais. Num aquário estabilizado e de boa litragem, pode ter 24h por dia, dado que a quantidade de biodiversidade que passa pela mesma é em quantidade reduzida à que está no aquário e a que morre é substituída por nova, criada no aquário.
  21. O branqueamento da coralina normalmente tem a ver com alteração de iluminação e química da água. Se a rocha fica grande mas sem sinal da coralina, podes ter algo a comer a coralina.
  22. Consegues, desde que o equipamento caiba todo lá e funcione correctamente.
  23. Não tenho...ainda andei à procura nas fotos da formação que dei nos Açores e não tinha foto completa, só parcial. Depois arranjo uma foto para veres.
  24. Deixa ver se encontro uma foto do meu sistema....
  25. Pedro Conceição

    Nano reef

    Aqui está o homem a relatar os azares! É bom mostrar tudo, porque sem sempre temos tudo impecável no aquário. Devemos mostrar e dizer o que fizemos para melhorar, será uma ajuda para outros no futuro. Amigo Duarte, eu testemunhei e a desgraça não é assim tão grande. Com calma melhora a química que depois se recompõe tudo! Qualquer coisa, apita.