Obviamente, sempre que comprar uma espécie tente saber mais sobre ele e de como ele se pode adaptar no seu aquário.
Em relação ao sal, sempre utilizei sal para o tratamento de íctio com doses mais reduzidas, por exemplo uma colher de chá por cada 20/30 litros de aquário e nunca tive problema em relação a isso. Obviamente, que aumentando o nível de densidade de sal na água, ao nível de ficar salobra, já é bastante prejudicial.
Sou vendedor de peixes há mais tempo do que estou aqui registado no fórum e , obviamente o "ACONSELHAMENTO" que damos ao cliente é da informação que o cliente nos dá e da experiência /procedimentos que temos e que resultam. Agora, cada aquário e cada peixe é um peixe. Tal como aqui no fórum, é um sítio onde debatemos ideias, opiniões, e nos baseamos em alguns artigos. Existem artigos que debatem artigos com ideias opostas, mas a aquariofilia é assim. Todos nós, vendedores, aquariofilistas queremos sempre o melhor para os nossos peixes e para os nosso clientes, claro que não vou aconselhar um tratamento/peixe que pode destabilizar o ecossistema todo do aquário e consequentemente o cliente ficar insatisfeito
Aqui no fórum ainda vêem o vendedor como o bicho papão que só quer é vender é vender e vender, que não quer saber de mais nada.
Não digo que não os existam, porque MAUS profissionais existe em qualquer sector.
E nem é competência do vendedor ter que vos ensinar a equilibrar, fazer tratamentos ou montar o aquário por vocês. Mas claro que tentamos ao máximo fazer isso pelo cliente, quando adoptamos um cão, gato ou outro animal, não estamos à espera que seja o cliente a ensiná-lo a fazer os dejectos no sítio certo ou a educá-lo.
Isto é só a minha opinião e não o tomem como um ataque pessoal.