Racingboy

Membro
  • #Conteúdo

    10
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por Racingboy

  1.  

    No eBay custa sempre mais que 22€ logo pode parar na alfandega. Mandei vir do Uk, mas chegou avariado, e depois de uma luta judicial com o vendedor lá consegui reaver o dinheiro. E então depois mandei vir do DX.com que por mais 1 euro se não me engano tens seguro da alfandega. E quando chegou o controlador vi que tinha de facto parado na alfandega. Ou seja poupei mais coisa menos coisa como uns 20€.

     

    Se quiseres um e tiveres um pc velho que possas pôr dentro do móvel este que tenho aqui serve. Ele funciona perfeitamente mas tem de estar sempre ligado ao pc...

     

    Outra coisa, vais tirar a tampa ou é para pôr colado do lado de dentro?

     

    Serve ficar ligado a uma Raspberry?

     

    Aquilo não é uma tampa, é um aro em plástico e tem uma travessa a meio do aquário. esse aro servia para por os vidros que serviam de tampa mas também penso que serve para fazer reforço e para tramar o vidro, não creio que o possa tirar sob o risco do vidro fazer barriga e até partir, penso eu, não sei.

     

    Não entendi o que querias dizer com "É para por colado por dentro"

    gallery_43335_4772_985640.jpg

  2. Eu ia para a 5630. Custa mais 8 e mesmo que não uses toda fica com suplente.

     

    O controlador é o TC420. Existe no eBay e no site DX.com.

     

    Vou optar mesmo por essas e, mais tarde, compro o controlador. Conheces algum vendedor no eBay que o entregue bastante rápido?

     

    Quando começar ponho aqui as fotos :)

     

    Para já, o que tenho é isto :)

     

    gallery_43335_4772_128404.jpg

     

    Obrigado

  3. Boas

    Não vi o link do ebay por isso não posso dizer se dá para dimmer ou não mas por norma o fabricante sabe é uma questão de perguntar.

    Normalmente os leds dão para usar com dimmer é tudo uma questão de usar o driver certo se o driver não for o indicado para usar com dimmer, ao tentar reduzir a luz o Led pode começar a piscar ou a fazer aquele chiar que tanto incomoda.

    Os leds do link que partilhaste parecem muito fixes e tem muita informação sobre os mesmos o que é muito bom.

    Eu pessoalmente, e se queres uma coisa mais prática que não te dê dores de cabeça, ia para as fitas.

    Actualmente tens fitas Led com muita potência e boa qualidade.

    Tens a teclusa que é uma loja nacional com leds a bom preço e ótima qualidade.

    Obrigado Filipe

     

    No caso de optar por fita estava a pensar usar estas http://teclusa.pt/index.php?id_product=690&controller=product ou então estas mais fracas http://teclusa.pt/index.php?id_product=1145&controller=product mas tenho medo que, com estás últimas, fiqu um pouco no limite. Que me aconselhas?

     

    Obrigado, abraço

  4. Corrijo sim. Esses links dos Led Cob que mandei é 100lumens por watt.

     

    Logo o de 500 tem 5000, o de 100 tem 10000 etc.Portanto só precisavas de um de 75w. Ou então dois de 30 ou dois de 50.

    A ideia de fazer tipo as Kessil agrada-me bastante mas a opção de fazer em calhe "corrida" ainda está á frente por uma questão de aproveitar material que já tenho e, assim, reduzir os custos.

     

    Vi que fizeste uma com aquelas fitas de alto rendimento da, talvez da teclusa, que tal se porta,? Se colocar na calhe os 5 metros de fita divididos em partes de 1 metro cada uma será suficiente?

     

    Obrigado, abraço

  5. Boas

     

    O ideal para ligar isso é colocar um driver individual para cada led.

     

    Se ligares todos juntos tinha de ligar em paralelo assim dessa forma mantens a voltagem ( 18V ) e multiplicas a amperagem.

    Terias de arranjar uma fonte de pelo menos 18V e 100W.

     

    Mas acho que vais ter um problema com aquecimento. Eu já usei leds de 3w e aquilo aquece muito. Tinhas de colocar os leds em dissipadores de calor de preferência individuais para cada led e colocar coolers com fartura nisso.

     

    Cumprimentos

    Boas.

     

    Eu estava a pensar apertar tudo numa régua de alumínio naval de 4mm que, por sua vez, iria apertada a uma calha em U, que seria a que fica á vista, ficariam com um intervalo de uns 3/4 cm com um ventilador a fazer um "túnel" de ar.

     

    Mas com um driver para cada chip acho que já fica um pouco caro.

     

    Que me dizem então das fitas led que tem 2000 e tal Lumen por metro?

     

    Obrigado

     

    15 leds de 5w dá à volta de 75000 lumens... Isso é para as Florestas Submersas? ;) Já 15 leds de 1w dá 15000 lumens que já é um abuso para um aqua de 120cm. Punhas 2 de 5w e fazias algo tipo a Kessil A360. Arranjas um tubo de aluminio com uns 7/8 cm, metes lá o chip e metes uma ventoinha de pc por cima. Isto tudo ligado a um pescoço ajustável como nos candeeiros de secretária e preso com um grampo/mola no vidro do aqua. Fica muito simples e com 10000 lumens que já dá para crescer tudo. Inclusive algas ;)

     

    De resto conselhos mais técnicos é com o Filipe, ele percebe disto mais do que eu.

    Atenção que o segundo link que mostrei, o do ebay, são leds de 220v. É ligar a uma ficha e já está. Já têm driver incluido (espero não estar a dizer asneira, Filipe explica aqui sff), mas penso que não são dimáveis.

    Olá Gonçalo.

     

    Desculpa mas, não estás a fazer mal as contas?

     

    15 Leds a 500 Lm dá 7500Lm e não 75000.

     

    7500 Lm a dividir por 200 Lts de Agua dá 37,5 Lm por litro. Está dentro dos parametros para um plantado não?

     

    Corrijam-me, por favor se tiver errado.

     

    Abraço

  6. Bom dia.

    Não sei se será ético aproveitar o post do AFJR para fazer esta pergunta e, desde ja peço desculpa. Por outro lado será uma forma de todos aprendermos.

    Também quero fazer uma calha para um aquário parecido á do autor do post (com mais 20 cm). Fiquei de olho nos Led Cob que o Gonçalo mencionou acima e calculei fazer com 15 leds de 5W mas como a tensão nominal daquilo é de 15 a 18V não sei como interliga-los (Série,Paralelo, etc) nem que fonte usar. Será que o Gonçalo, ou alguém, me poderia ajudar.

    Mais uma vez peço desculpa se estou a cometer um erro.

    Abraço

  7. Bom dia.

     

    Sou o Abilio Ferreira de 40 anos, apaixonado pelo mar, peixinhos, aquários, etc, etc.

     

    Ja venho acompanhado este excelente fórum á bastante tempo.

     

    Já tive um aquário á alguns anos mas usava-o "sem saber ler nem escrever" e, por isso tinha sempre muitos problemas de baixas, etc.

     

    Foi me oferecido, agora, um aquário de 120X40X50 e um filtro Rena Filstar XP3 usados, que já lavei com muito cuidado e já construi um móvel para o mesmo. A ideia é, com calma e poucos erros, e com a vossa ajuda, fazer dele um Plantado comunitário.

     

    Abraços...

    • Votar + 1