Quo

Membro
  • #Conteúdo

    3579
  • Registado Em

  • Days Won

    1
  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Quo

  1. Existe preconceito no hobby contra os filtros, mas muitos acabam por usar, logo é normal que tenhas encontrado essa questão. Podes usar filtros externos funcionando como uma sump,, mas o que tens dentro de um filtro não deves usar, está pensado para água doce, que é um hobby mais atrasado a nível cientifico. Carvão terás que usar carvão ativado em pellets. Ceramicas podes usar seachem matrix, Sera syporax, etc. Usares um filtro com materais normais vai aumentar o lixo, logo nitratos/fosfatos para muitos seres vivos marinhos em grandes quantidades é um problema que um filtro pode trazer, impede de fechar o ciclo, leva a algas. De qualquer forma, evita inventar muito neste hobby, a roda está feita e como é tudo mais cientifico e avançado que agua doce, e pode sair caro.
  2. Quo

    Projecto

    As ilhas separadas tem outra vantagem, que é permitir manter espécies que propagam pela rocha, e assim controlas. Eu faço duas ilhas separadas, e as rochas de cada ilha podem contactar ou não, dependendo dos corais. Os zoanthus, palythoas, clavularias, green star polyps, xenias, etc... a organizaçao das ilhas tem importancia para estes corais e será a forma de controlares os crescimentos e a estética que queres, eu uso também esquemas de ilhotas em frente às ilhas, isto para manter zoanthus ultra separados onde não interessa misturar. já para sarcophytons, lobophytons e sinularias isso não tem importância pois não procriam pela rocha, mas em tamanho. O mesmo para boa parte dos SPS, que crescem pelo seu próprio esqueleto. Os peixes... é outra questão, boa parte dos peixes são como os ciclídeos africanos, são espevitados e territoriais, pelo que o tamanho do aquario importa. como areia recomendo-te aragonite apenas, evita areia de coral... quer sobre esse nome, quer com nomes comerciais diversos, é para vender, mas de qualidade inferior e não é coral. Aragonite sim é feito à base de coral e moluscos, alem de mais bonito, ajuda a controlar os moles com crescimentos mais acelerados. Já o areao de "coral" é uma base normal para os corais, não ajuda a controlar.
  3. Quo

    Projecto

    Há uns sarcophytons que crescem alto e 40 cm pode ser curto, mas outros não... os meus são baixos e largos. Com tudo bem em 1 ano, eles crescem bem, sinularias igual. mas dentro da categoria de moles colocam-se zoanhus e cogumelos para os quais esse aquario comprido será o melhor. não te recomendo fazer um amontoado de rochas, que é o tradicional, tem inconvenientes... mas sim, fazer ilhas separadas e boa circulação entre as rochas.
  4. Quo

    Projecto

    depende do que vais manter... mas algo acima de 60 é demasiado alto e tem inconvenientes em termos de iluminação e ser pouco pratico. Abaixo de 40 tem inconvenientes para corais moles, como sarcophytons que crescem bem, mas é aceitável para boa parte dos corais. por acaso tb uso o meu aquario de ciclídeos e tem 170x36x53, mas so encho até 47 cm de altura e mesmo assim, molho as mangas. Estou sempre a volta do aquario, colar frags de SPS devido a redecoraçao ou algum peixe ou eremita descolou, fazer colonias novas de zoanthus ou mudar a localização de algum mole ou lps, mudar algumas pedras, limpezas, etc... apanhar uma asterina ou outra. acabas sempre com as mãos lá dentro. o segundo... é aquario mais próprio para aquários de agua salgada tradicionais, para pessoas de idade, que vao manter alguns corais moles grandes amontoados. mas há aquários assim bonitos... já vi.
  5. Quo

    Projecto

    escolha complicada... pois o primeiro é muito comprido mas baixo, o que até é bom para este hobby. O segundo é muito largo e alto, mas pouco comprido... era moda há uns anos esse tipo de aquario. lembra-te que terás que ter pelo menos 30x em termos de circulação e para o primeiro podes precisar de varias bombas. Mas confesso que o primeiro é-me mais apelativo, mas o segundo será mais apelativo para muitos...
  6. Mars Aqua 165w Dimmable Led Aquarium Lights HOUYI WIFI 165w marine aquarium led lighting Marshydro Dimmable 300W LED Wattshine WATTGLOBAL 165W(55*3W),LED Aquarium Light tudo isso dá para manter todo o tipo de corais, moles a SPS... vários moles precisam de boa luz (por ex. sarcophytons, sinularias, nephtheas, até muitos zoanthus). Alem de que podes meter mais tarde os corais fotossinteticos que quiseres (moles, zoantideos, LPS e até SPS, se bem que para SPS é preciso ter formas de controlar calcio e alcalinidade)... mas em termos de luz até montiporas e acroporas mantens com isso. mas se calhar e potente demais para o aquario: acredita que litragem faz muita diferença para o sucesso neste hobby a medio/longo prazo, alem de que corais moles crescem bem e rapido.
  7. nao. parece-me inadequado... existem calhas baratas proprias para corais há venda nesse site e com preço nao tao superior a isso, mas farao uma diferença significativa.
  8. sarcophyton tb cresce bem, mas depende da especie... nao é tudo igual. gostam de luz e sao pacificos. vao é agarrar-se a rochas que tenhas.
  9. encaixar pedras ou super-cola. o teu aquario tem apenas 70 cm de largura, para um peixe que tem como limite 40 cm. não me parece que 200 L seja o mínimo recomendado... mas mais.
  10. A melhor maneira é se calhar colares fora de agua e inserir no aquario imediatamente sem mexer muito.ou preferires usar outra coisa para colar ou encaixar pedras. Reefers epoxy enevoa bastante o aquario. localizar corais: numa foto noto que tens umas palythoas, captain america ou nuclear green ou algo assim, não dá para ver bem. Palythoas devem ser sempre colocadas em ilha separada de outros corais, para mais tarde, quando mudares de ideia de layout, apenas mudares a pedra, sem fazer asneiras de destruir palythoas, algo que não deves fazer por causa do sistema de defesa (palytoxina). O teu aquario não é pequeno demais para tangs? Tangs requerem aquários grandes.
  11. pena só ver isto agora. Mas andei a destruir ate aiptasias gigantes com vinagre e aiptasia X para as pequenas... foi tudo pela sanita abaixo. Depois coloquei lysmata wundermani (importado com provas de consumo de aptasias) para apanhar as crias que ainda vao nascendo... antes não me importava muito, mas acabam por nascer crias no meio de corais pacíficos. ainda consigo arranjar umas aiptasias vivas em saúde para quem quiser, como se fossem um frag. pois umas nasceram num esqueleto de hystrix, onde estou a criar esponjas e ofiúros, logo basta partir. Mas é mais difícil de trocar/fragar que um SPS. há ainda a questão do envio. Pelo que cedência só faço com quem esteja a trocar corais e que esteja necessitado. lol Para outros terá um custo residual. não deverias por isso em procura ou oferta? pois trata-se de um pedido de um vivo.
  12. podes reservar a agua do mar numa dispensa. Está pronta a usar após 15 dias, antes não por causa da amonia que ali se produz. Os sais comerciais estão pensados para corais SPS, com KH e Ca elevados devido aos consumos, na verdade nós no hobby hoje em dia e com as técnicas atuais não fazemos TPA por causa de nitratos... visto que o ciclo é fechado, mas sim por causa de consumos dos corais e quanto muito químicos. Recomendo-te usar apenas água do mar de bom local de captura.
  13. Com um orçamento de 500 euros podes montar e bem um aquario de agua salgada, incluindo leds para corais! Espero que mantenhas a tua ideia de montar, pois isto não é tao caro ou difícil. 270 euros de orçamento para equipamentos é apertado, mas não impossível, e em vez de comprares uma bomba prefere pelo menos duas... e bombas hoje em dia encontras com preços que nem passam os 40 euros de boas marcas. LEDs tens no ebay à venda por a volta de 100 euros e dao até para SPS.
  14. Montar um aquario da costa em condições em comparação com um tropical não é muito diferente, apenas mais simples, pois nao precisarás de regular alguns parametros nem de tanta iluminação, todo o resto é equivalente.... Não te recomendava circulação a 10x, mas sim pelo menos 20x, a circulação é muito importate em agua salgada, e atualmente já é standard no hobby 30x. não te recomendaria nada da Boyu, é dinheiro deitado ao lixo. Tens marcas europeias de qualidade como Tunze ou Hydor. Das chinesas só recomendo maxspect gyre, mas isso é tecnologia a mais para um aquario da costa. Tenta usar lojas da especialidade, que sao diferentes das de agua doce. Agua salgada é um hobby à parte.
  15. Tive que mudar de aquario... este aquario estava tão cheio que se tornou um problema para os proprios corais, tive inclusive uma ou outra morte por toque. Transferi os corais e pus tudo num aquario maior com 1,70m e mesmo esse apesar de ser bem maior encheu-se de corais. Tinha dificuldade em arranjar aragonite... de resto tudo ok. Na transferencia aproveitei aragonite deste, lavei. Comprei aragonite viva, pois não há maneira no mercado nacional de conseguir aragonite morta, só existe areia de coral moido, o que para mim, é um grande "não". usei saquinhos com reef cleaner da areia viva (deu jeito) e usei bacterias KZ zeobak para repor as bacterias em falta. A mudança de aquario era algo que tinha receio. Mas correu bem, demorei um dia... Uso agora 3 bombas para conseguir ter 40 x... duas de circulação giratoria 6020 e outra normal para lançar agua entre os dois lados. e pronto, foi isso...
  16. está provado o contrario, a introdução dos lagostins teve impacto positivo nas lontras em Portugal, levou à recuperação da espécie. As coisas não são tão simples como dizem.
  17. Olá catarina, obrigado pelo teu comentário. Esses zoanthus já foram fragados, mas apesar disso já tenho bastantes... tenho outros mais bonitos, mas de crescimento bem mais lento. Tenho é pouco espaço para os deixar crescer para ficar uma coisa mais surreal, por isso estou já a montar um aquário maior, comecei com uma a nova base para o aquario, comprei na semana passada.
  18. Estou a dizer para comprares bombas com cabeça. Algumas chinesas sao baratas e potentes mas gastam muita eletricidade e a sua circulaçao nao é boa. Se bem que ja ha uma bomba chinesa de referencia a maxpect gyre com circulaçao giratoria. Mas a maioria nao é o ideal.
  19. aquario: está bom. Escumador: Filtro e escumador são duas coisas bem diferentes. Filtro nunca será alternativa a escumador. Têm funções diferentes em agua salgada. bombas: hoje em dia não se valoriza a circulação por circulação, esta tem que ser eficiente para o teu bolso/conta eletrica e para o aquario. Faz compras conscientes aqui também, é muito importante. rocha: mais modos de dizeres que se demonstra pouco conhecimento, mas tomaste a medida certa, mas não por motivo financeiro. substrato: aragonite basta que cubra o fundo e silrva para ancorar rochas e corais, não precisas de cm de altura. alem disso, é substrato caro. Não confundir com rocha de "coral" moido. produto inferior barato, cujo nome induz em erro. vivos: começar com peixes é o melhor, por causa do ciclo e pelo conhecimento que é necessario. com peixes apenas precisas aprender coisas basicas, como compatibilidade e o ictio de agua salgada, caso vas a por peixes mais caros, como tangs (yellow, hepatus). Para manter corais é necessario não saltar componentes, só porque sim. Mas a merdio/longo prazo equaciona corais, é um investimento mais seguro que peixes e no final tambem mais prazeiroso, por estranho que te possa parecer nesta fase. - é indiferente para peixes. -agua de osmose (3 estagios) ou deionisada (4 estagios) é relevante para manter corais. Isto porque a agua da torneira tem KH alto que em aquarios novos pode eleva-lo exageradamente ou nao, mas o pior é ter cobre, aluminio e compostos com cloros dificeis de remover. Só com peixes não será obrigatorio. O uso de agua da torneira requer que uses carvao ativado granulado num filtro para minimizar problemas. A manutenção de aquarios de agua salgada, peixes, invertebrados e inclusive corais moles, LPS e SPS, são de manutenção relativamente facil se tiveres BOA INFORMAÇÂO e/ou ORIENTAÇÃO Não aceites opiniões de quem não vês o aquário e que não tenha experiencia superior a um ano, é um hobby facil mas se fores mal informado torna-se particularmente difícil.
  20. penso que é suficiente e com essas já terás que ter atenção ao que é dito no texto. Se as pontas das xenias se "queimam" sem que esteja a tocar em qualquer coral, significa stress e pode... Mas vai depender do que ocorreu para as deixar chateadas.
  21. Uma coisa são leituras avulsas na Internet, outra é experiencia. Aquilo que eu disse não invalida o texto que colocaste, que interpretaste à tua maneira, pode não se referir ao teu caso, não terás "high output lamps", que por acaso são costumeiras no hobby. Mas se o actinodiscus faz isso... está dada a resposta! Sim, actinodiscus com falta de luz esticam-se.
  22. os actinodiscus estão a dizer que têm falta de luz, isso refere-se a intensidade. tens que por mais luz ou coloca-los de forma a receberem mais luz. Deve ser a questão tambem com as xenias e os GSP que não têm forma de comunicar isso. Já os actinodiscus estão a falar. Uma coisa que aprendes com o tempo, é que os corais falam e dizem praticamente tudo o que precisas de saber.
  23. Quo

    rocha de xisto

    a montagem de um aquário da costa é equivalente ao de um recife, sendo a diferença unica a temperatura. Xisto não tem valor dentro do aquário, pelo contrário. Deves usar rocha calcaria ou rocha morta de coral (ideal). Outros tipos de rocha não têm valor para o aquário.
  24. Não parece ser uma orelha de elefante. Parece uma variante interessante de Rhodactis normal. Orelha de elefante é uma coisa mesmo grande que consegue comer peixes, não parece ser o caso. apenas vejo grande stress do coral