Tozé Nunes

Administrador
  • Content Count

    6,849
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    68
  • Country

    Portugal

Everything posted by Tozé Nunes

  1. Tens que tirar o pé do acelerador, um tapete de montecarlo tão fechado ao fim de dois meses é sinal de que as coisas andaram rápido, demasiado rápido. A tua Chihiros tem dimmer? Podes reduzir o power mantendo as mesmas horas ou reduzir as horas de exposição, essas calhas são muito potentes! Entretanto retira o máximo das algas manualmente usando escova de dentes por exemplo, e aspira tudo muito bem nas trocas de água. Outra coisa, mencionas ter corydoras mas não vejo um bocado de areia onde elas possam andar a remexer o fundo, que tal retirares um bocado de montecarlo no canto direito à frente por exemplo e colocares areia propria para aquários?
  2. Primeiro tens que descobrir o que está a aumentar o pH dentro do aquário. Testa a agua (da torneira?) que usas e depois mwtw um pouco de areia para testar. Depois testa as pedras...
  3. Tozé Nunes

    Relax

    Muito bom Fábio. Tudo a rolar sem problemas?
  4. Filtro é para estar ligado 24/24 horas. Luz e co2 8h/dia. Podes começar por ter apenas 6 horas na primeira semana e depois ir aumentando até às 8h. O co2 idem aspas.
  5. Mário, tu não devias ter nenhum peixe no teu aquário neste momento!!! Leste o link que enviei?
  6. Tens desde sabado??? E já com peixes? Amigo, precisas de entender urgentemente como funciona a biologia de um aquário. Não basta meter agua e peixes e esperar que tudo corra bem. Já ouviste falar em ciclo do azoto? Este hobby é apaixonante e trás para nossa casa um pouco da natureza tropical mas também trás responsabilidades. Afinal estamos a manter seres vivos longe dos seus locais de origem. Até pelas respostas que dás sinto que estás a começar, nada que envergonhe, todos nós já passamos por essa fase. Então vamos lá, lê isto:
  7. Mário, para colocar em que aquário? Que condições tens para eles? Isto de um gajo chegar aqui e fazer esse tipo de perguntas sem dizer o que tem é como ligar ao médico a dizer que doi-lhe a cabeça e esperar que ele dê o diagnóstico certo. Então de que precisamos, perguntas tu? Precisamos de saber as medidas do aquário, que filtragem tens, que tens dentro do aquário além dos peixes, qual é os valores da água, há quanto tempo tens o aquário e finalmente, fotos! Ou um vídeo.
  8. A mim parece ser ostracods, vê este video:
  9. Não percebi bem onde queres chegar com este teste, sacrificar animais??? Depois ligas o filtro uma hora de 4 em 4 horas??? Porquê??? Larga lá as experiências que a roda já foi inventada há muito tempo e cria um habitat adequado para os teus peixes. A colônia de bactérias não tem grande desenvolvimento em ph tão ácido. E não é de todo o melhor valor para platys que necessitam de pH7 a pH8.
  10. Teresa, a amônia é criada pelos dejectos dos peixes e restos de comida. Em vez de andar a colocar químicos devia era apostar em um aquário maior e com filtragem de acordo com a litragem do novo aquário. Imagens são Sempre boas para ajudar a descobrir problemas mas também é necessário que nos indique os parâmetros do aquário:
  11. O meu top seria: 1° Filipe Serrenho - Rotalas do Alqueva 2° Bruno Carvalho - Mirkwood 3° Pedro Mendanha á Dias - Catrapumba (fico á espera do gelado 😜)
  12. Chama-se a isso abandono de menores!!! Shame on you!! Mas partilho as tuas dores. Chegar a casa e não ver o meu mais novo deixa-me doente!! Mas felizmente posso o ver todos os dias da semana no meu trabalho!😁
  13. Boas malta, com a organização da petfestival não tive tempo para actualizar aqui a coisa. Mas mais vale tarde que nunca. Na ultima semana antes de transportar o aquário para a exposição no nosso espaço na Fil, foi a altura em que tudo se resume numa única imagem. Os tetra ember não quiseram colaborar na sessão fotográfica: Depois foi fazer a viagem e expor ao publico, aqui a dividir uma palete com o aquário do Filipe Serrenho: e finalmenteonde se encontra agora - no meu local de trabalho:
  14. Espreitem os tópicos e depois deixem aqui o vosso top 3:
  15. Estás a espalhar muito o hardscape. Eu juntava os dois troncos como se fosse um único arbusto e o mesmo com as pedras. Fazes um monte junto a um dos vidros laterais por exemplo. Deixo aqui um belo exemplo para perceberes a ideia: ou optas por um layout central tipo este:
  16. Ou optas por comprar um kit completo tipo estes: https://www.ecoarium.pt/kits-co2-co2/1099-eco-kit-co2.html https://www.solaqua.net/epages/3311-141118.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/3311-141118/Products/kitco2vIII ou se tiveres facilidade em arranjar um extintor de co2 compras um redutor com válvula solenóide e conta bolhas tipo estes: https://www.solaqua.net/epages/3311-141118.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/3311-141118/Products/redutorvIII https://www.ecoarium.pt/redutores-de-pressao-co2/282-kit-redutor-de-pressao-2-manometros-solenoide-e-ajuste-fino.html e depois com tubo co2, valvula anti retorno, difusor e drop checker ficas com o sistema completo. O melhor difusor , na minha opinião, é o da Neo:
  17. 8 a 10 mm será a espessura correta e segura psra um aquário dessa dimensão. Se não só consegues usar vidro de 6mm opta pir outras dimensões em que a altura nao ultrapasse os 30 cms. Podes optar por um aquário comprido, largo mas baixinho!
  18. Ehehe. Estamos a juntar as fotos finais para que possam ser avaliadas pelos nossos juizes convidados. E graças ao empenho do Filipe Oliveira podemos anunciar que os aquarios da segunda edição vão ser avaliadas por....: Sim, é verdade, vamos ter a avaliação destas 3 legendas do aquascaping. Wait for it!!!
  19. Para quem não consegue fazer a transferência do pdf deixo aqui imagens para melhor visualização: