Tozé Nunes

Administrador
  • Content Count

    6,548
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    47
  • Country

    Portugal

Everything posted by Tozé Nunes

  1. Tozé Nunes

    AGA 2019

    Damn, eu queria concorrer na ctegoria dos wabikusas, dormi na praia!
  2. Nesta segunda edição do desafio contamos com o apoio da Soluções Aquáticas que vai oferecer vivos para colocar nos aquários do desafio. Mais uma razão para entrares nisto. Temos também novidades a nível da data do evento. A pedido da FIL alterarmos o evento para o domingo seguinte, dia 13 de Outubro às 10h numa das salas do pavilhão 2.
  3. Depois do êxito que foi a 1° edição do desafio de aquascaping promovido pelo fórum aquariofilia.net, estão abertas as inscrições para a segunda edição, para tal basta ser membro do fórum e aceder ao link: https://www.aquariofilia.net/forum/store/product/178-inscrição-2ª-edição-do-desafio-de-aquascaping-aquariofilianet/ Metade das vagas já estão ocupadas. Se estiver interessado em participar não deixe para mais tarde, garanta já a sua vaga. Fique desde já a conhecer o material que temos para os participantes neste desafio:
  4. Obrigado @brunofasoares . É pena que mais uma vez nao possas aceitar este desafio. @Jucameiloco vamos ter pedras e troncos de uma só especie, o ano passado foi red moor wood e seryous stone tal como este ano. Logicamente que não há dois troncos ou duas pedras exactamente iguais. Vamos tentar dividir os materiais disponíveis em partes iguais para que ninguem se sinta prejudicado. Isso não invalida que depois não haja trocas entre os participantes, tipo um só quer usar pedras e outro apenas madeira...
  5. Tozé Nunes

    Isna Velha

    Depois da aventura que foi a montagem do Adelaide e o seu prolongamento por mais tempo do que seria desejável e após muita pressão quer familiar quer dos meus amigos decidi desmontar o layout anterior, passar a fauna toda para um aquário de reserva juntamente com o mega feto de java e algumas buces, retirar as toneladas de pedra e finalmente secar uma imensidão de substrato para reutilizar. Este último processo demorou varias semanas e conforme ia secando na varanda ia colocando dentro do aquário. O problema é que os meus gatos tambem quiseram brincar aos aquascapes... Eu era para reutilizar as mesmas pedras num novo layout mas acabei por decidir usar um semi layout com pedras de xisto que andava a testar para outro aquário. Os meus gatos aquascapers decidiram também dar uns toques no layout... o que me obrigou a decidir encher com agua mesmo sem plantar, há malta que faz dry-starts, eu inovei fazendo um wet-start 🤪 Claro que só durou um dia, no dia seguinte esvaziei tudo e plantei com o que tinha cá por casa, nada muito pensado mas diga-se de passagem que o substrato molhado tornava o metodo de plantar muito mais fácil! Espero que daqui saia algo decente, façam o favor de acompanhar por aqui as novidades. Não se esqueçam de carregar nos likes 👇 e de subscrever o tópico para não perder nada 😉
  6. Tozé Nunes

    Isna Velha

    Musgo nos troncos é a coisa que mais me arrependi de fazer na primeira montagem que fiz nestes vidros! E que repeti no aquário do desafio igualmente com resultados desastrosos! Os únicos musgos que pondero colocar aqui são Fissidens fontanus e Riccardia sp. "chamedryfolia colados ou entalados nos xistos. Isna Velha foi uma pequena aldeia no concelho de Vila de Rei que ficava na foz da ribeira da Isna que desembocava no rio Zêzere. Com a construção de Castelo de Bode e posterior alagamento das terras a montante da barragem, a aldeia teve que ser recolocada algumas centenas de metros acima da cota máxima de água - Isna Nova. Em anos de maior seca e consequente baixa dos caudais fica exposto alguns muros de xistos das casas antigas. E foi perto que fui recolhendo algumas das pedras que hoje se encontram nesta montagem. Por ser mais direita? Os xistos são mesmo assim, vê esta foto que tirei exactamente na Isna Velha:
  7. Tozé Nunes

    Isna Velha

    Xisto man? Lol. Alguns destes xistos já tinha usado faz uns anitos, o topico ainda deve estar algures neste fórum, pesquisa por "aquaxisto"! Bruno, aos anos que os meus layouts simbolizam paisagens mas não em escala grande, onde a maioria tenta simular paisagens helvéticas eu tento simular pequenos bosques! É tudo uma questão de escala, i guess.
  8. "Num momento de loucura, decidi aceitar o desafio de participar no Primeiro Desafio de Aquascaping deste fórum, e a verdade é que não me arrependo nada. Foi no meio de um grupo de talentosos artistas do mundo subaquático, que nasceu o Rookie. O nome deve-se a dois factores. Não só porque enquanto o aquário e o móvel do Aurora não chegam, este passa a ser o primeiro aquário plantado da minha vida; mas também é uma homenagem ao Gonçalo - colega de desafio, que tanto me tem ajudado a esclarecer várias dúvidas aqui no fórum, e que ontem me apelidou de "rookie", enquanto me mostrava qual a melhor técnica para plantar a flora que tinha disponível. " Foi assim que o Pedro começou a relatar a história do seu primeiro plantado após ter aceite fazer parte da 1° edição do desafio de aquascaping aquariofilia.net . Podem seguir toda a narrativa aqui: https://www.aquariofilia.net/forum/topic/257913-rookie/ O Pedro gostou tanto de ter participado que vai repetir novamente. E vocês? Ainda podem se juntar ao Pedro na segunda edição fazendo a inscrição aqui: https://www.aquariofilia.net/forum/store/product/178-inscrição-2ª-edição-do-desafio-de-aquascaping-aquariofilianet/
  9. Tozé Nunes

    Rookie

    Nao vi foto nenhuma... cá para mim a minhoca engoliu o aquário, ouvi dizer! 😀
  10. Tozé Nunes

    Aquario "doente"

  11. Tozé Nunes

    Aquario "doente"

    O 1° e o 3° são mais exigentes a nivel de co2, iluminação e fertilização. O 2° é a escolha ideal para começares. Depois mais tarde se a coisa correr bem arranjas um sistema de co2 de fermentação para dar um upgrade nas plantas.
  12. Tozé Nunes

    Aquario "doente"

    Podes usar os fertilizantes da Solaqua sem problemas.
  13. Tozé Nunes

    Temático - Rio Sucuri

    Rio sucuri perto de Bonito? Fui pesquisar e que é bonito é 😁 Li algumas descrições de quem lá foi e fala em aguas muito cristalinas e alcalinas. Que tipo de fauna lá existe?
  14. Tozé Nunes

    COMO SABER SE MEU TRONCO ESTÁ REALMENTE SECO

    Se flutuar é sinal que está seco.
  15. Tozé Nunes

    Aquario "doente"

    Sim 🙂
  16. Tozé Nunes

    Red Devils - Shrimp Tank

    Qualquer uma dessas que mencionaste é boa. Importante também é haver algas para eles comerem! Na natureza não há drive-in nem uber eats 🤪 mas há folhas secas que na sua decomposição alimentam micro-organismos que são alimento gourmet para os alevins 😉
  17. Tozé Nunes

    Iwagumi 80x30x40

    Claro que sim, isso nem se pergunta! Misturaste duas marcas de solos por alguma razão?
  18. Tozé Nunes

    Aquario "doente"

    Pesquisa por Neo Plant Soil, Tropica Aquarium soil , HELP Advanced Soil Plants, AquaGro Nutrasoil, Ada Amazônia, Glasgarten Environment Aquarium Soil, JBL ProScape Plant soil, Dennerle Scapers Soil... ĺ Bem bom! Definitivamente algo se passa dentro do teu aquário para subir tanto o pH! Enquanto não descobrires o culpado por mais trocas de agua que faças só vais é destabilizar o ecosistema! Consegues testar o kH? Se ele estiver muito alto vai servir de tampão e impedir o pH de alterar.
  19. Tozé Nunes

    Aquario "doente"

    Não necessariamente. Desde que essas bolas se mantenham intactas e não vejas proliferação dessas algas, é de manter. Qualquer substrato argiloso proprio para aquários plantados serve. Como em tudo há uns melhores que outros, eu já tive o manado e tem a seu favor ser dos mais baratos e contra o facto de ser muito leve e um bocado menos activo do que outros o que obriga a complementar com outros produtos. Se a agua da tua torneira for muito dura nao aconselho pois não vai fazer baixar o ph como outros substratos. E a cor mais castanha deste manado não combina tão bem com esses xistos na minha opinião. Sim, desde que façam movimentar a água. Há bocado não mencionei uma outra hipótese que são os skimmers de superfície que ajudam muitas vezes na remoção daquela película gordurosa que aparece ás vezes na superfície dos aquários ou quando podamos as plantas e ajudam a apanhar as plantas cortadas. Voltando à tua pergunta, ideal era outro filtro de cascata ou interno pois ajudavam a ciclar mais rapidamente o aquário.
  20. Tozé Nunes

    Aquario "doente"

    Areão de rio costuma ser alcalino... Já mediste a agua da torneira? Se for muito alcalina nao serve de nada fazer trocas de água, vai manter o pH alto na mesma. Pela foto nao tenho a certeza se ser xisto, tens a certeza que é? Onde a foste buscar? Quanto às algas, tens agua a receber muita luz, as chihiros são muito potentes daí virem com dimmer... poucas plantas e de crescimento lento (as anubias) ou seja, papinha a mais que as plantas nao aproveitam e que sobra para as algas! Já agora, as marimo balls são feitas de algas cladophora! Então o que deves fazer para reanimar isso? Como de momento só tens 4 caridinas japonicas eu apostava num remake total! Retiras os camaroes para um tupperware ou algo parecido com o filtro a funcionar lá, se tiveres um filtro de ar ou um filtro interno coloca a funcionar também no tal tupperware (já explico mais a frente ) desmanchas e limpas o aquário e compra uma saca de substrato para plantados, uma saca de 4 litros custa +/- 15€, nao só vai servir para plantar plantas de caule de crescimento rapido (rotalas por exemplo) como vai ajudar na colonização de bactérias e a baixar o ph! Juntas os tais xistos para recriar um monte e atas/colas as anubias nelas. Agarras no tal filtro interno/bomba de ar e colocas no aquário, faz o ciclo do azoto completo e depois colocas de volta os camarões e o filtro de cascata.
  21. Tozé Nunes

    Aqua House Fish

    E que tal ir colocando também aqui as suas novidades? Há dentro do fórum uma área exclusiva para lagos onde podes criar um tópico para ires mostrando as novidades: https://www.aquariofilia.net/forum/forum/17-lagos-carpas-e-peixes-de-água-fria/
  22. Tozé Nunes

    Substratos usados

    De cada vez que termino uma montagem retiro todo o substrato e coloco a secar para reaproveitar numa próxima montagem. Para isso utilizo uns tabuleiros improvisados na marquise para colocar camadas da terra a secar o que demora muitos dias. Por isso pergunto, quem faz o mesmo e como o fazem, partilhem aqui as vossas experiências sff
  23. Tozé Nunes

    Substratos usados

    E reutilizaste apenas o susbtrato antigo, adicionaste algo novo por cima ou por baixo ?
  24. Tozé Nunes

    Concurso de Hardscape Petfestival 2019

    O Gustavo já levantou os seus prémios:
  25. Pelo terceiro ano consecutivo vamos ter no nosso espaço na Petfestival 2019 a possibilidade de participar num concurso dedicado ao hardscape. Mais uma vez vamos ter o apoio da Aqua Design Center que nos vai fornecer troncos e pedras para podermos criar layouts. Este ano voltamos a utilizar estruturas de madeira para podermos trabalhar sem receio de partir os vidros. Para que todos possam participar temos novamente a possibilidade de escolher um dos três dias do evento. Mais uma vez vamos ter a avaliação por 3 juizes aquascapers de renome mundial. Contamos oferecer alguns prémios (ainda a anunciar) para os melhores classificados. Para poder participar devem ser membros do forum aquariofilia.net e se inscrever aqui, basta dizer o dia em que podem se deslocar à Petfestival, que se vai realizar de sexta feira, 1 a domingo, 3 de Fevereiro de 2019 no pavilhão 3 da Fil no Parque das Nações em Lisboa. Para tal precisamos que deixem aqui a vossa inscrição e preferência por dia: Sexta, 1 às 18h: Pedro Mendanha Vasco Ferreira Bruno Carvalho Rúben Garrudo Sábado, 2 às 17h: Vera Santos Jorge Laranjeira Gustavo Ximenes João Candeias Gonçalo Silva Pedro Ceríaco Ricardo Gil Domingo, 3 às 11h: Ismael Figueira Bruno Pantaleão Ricardo Galante Miguel Tavares Ignace Sanches Guilherme Martins Rui Melo Sérgio Carvalho As inscrições serão aceites por ordem de chegada, não deixem para mais tarde😉 Quaisquer dúvidas que tenham façam o favor de perguntar, responderemos dentro das nossas possibilidades. Actualização importante: Já vários membros me disseram que não conseguem se inscrever aqui e motivo é o mesmo, membros que nunca tenham participado no fórum, mesmo que estejam inscritos há 15 anos, tendo a sua participação a zero, necessitam de fazer a sua apresentação aqui primeiro: Após a apresentação já podem vir aqui fazer a inscrição.