R.Rodrigues

Membro
  • #Conteúdo

    143
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Days Won

    15
  • Country

    Portugal

Tudo publicado por R.Rodrigues

  1. Preciso fazer upgrade há iluminação do meu aquário 100x40x50, desde a montagem há cerca de um ano que tenho fita de led com um controlador TC421 do chinoca, para meu espanto até tem desenrascado, mas agora as fitas já se estão a degradar o branco já não é branco e começo a ter umas algas e plantas com deficiências. O aquário tem tampa que quero manter, consigo alterar a coisa para por uma twinstar ou algo do mesmo género, digo twinstar porque já ensaiei com uma 30B que tenho noutro aquário. Tenho plantas pouco exigentes, não tenho nem vou por Co2, apenas procuro uma luz que me permita com o tempo por uma plantas mais exigentes em termos luz e umas com tons vermelhos. Se for 12V melhor que uso a alimentação e controlador que já tenho e possivelmente mantenho uma fita ou outro tipo de led para a luz ambiente/ fundo algo assim. Orçamento até 100Eur, estou na duvida entre Twinstar 90B ou 120B, a 90B tem 76CM e 33W com 2528lm enquanto a 120B tem 95cm com 42W e 3166lm, a 90 como é mais curta será que me vai ficar com sombras nas pontas do aquário?
  2. Aprendi essa técnica nas ultimas leituras quando andei com este stress. o que sempre fiz é aclimatizar ha temperatura e ir adicionando agua aos poucos no saco até dobrar a quantidade, mais coisa menos coisa. Lições que aprendi é que nem que seja uma semana ou duas vou passar a fazer "quarentena" no meu caso perdi os ottos que vinham na encomenda mas foram os escalares que já tinham uns meses que sofreram. e se não consigo ligar para a loja antes da compra depois para reclamar muito menos, é que nem para perguntar que rasboras foram estas que me enviaram.
  3. x5 já dá para qualquer coisa... pelo menos quando andei a ver, as coisas parecem que aumentam de semana para semana.
  4. Isto continua a ser só uma brincadeira, o aquário é pequeno então carreguei pedras pequenas, agora ficam perdidas lá dentro continua a ser só o inicio... A brincadeira começou com uns vidros para por uns camarões ou o tal Betta, nem me ia preocupar com muita coisa, comprei o substrato com a ideia de por umas pedras redondas da ribeira e plantas, entretanto encontrei estes troncos, ideia de uma arvore e fui-me entretendo a colar umas peças a ver no que dava, no total acho que são umas 10 peças "e não é que isto ficou muita porreiro" ainda tenho de fazer a "copa" para suporte do musgo e depois rezar para conseguir fazer uma "arvore", agora a ver se completava o lado esquerdo de acordo, mas o jeito para o layout não é muito e não consigo visualizar a coisa mais alem, vou usar estas pequenas para enterrar junto da arvore que dá um look porreiro e ver se arranjo umas maiores para o lado esquerdo, ou então complementar com madeira que tenho mais troncos com o mesmo especto, estão é por tratar. Logo se vê não tenho pressa, digo só para o ano porque com as festas já não tenho um fim de semana livre, as encomendas andam malucas, entre trabalho, casa e outros hobbies este é só mais um projecto das dezenas que tenho. Edit: Os euros dos vidros novos revertem a favor da iluminação para o 200L.
  5. O resto não está a acompanhar, o tronco ficou porreiro mas as pedras que tenho acho que são pequenas de mais Epá acho que os chinos aqui da mina zona são bem mais careiros, também não admira, é tudo mais caro no Algarve, já pensei nisso, mas... com agua são menos visíveis e como eram só uns vidros para por uns camarões, logo me arrependo. Entretanto meti "prali" umas pedras tirei foto, só agora a editar é que reparei que por algum motivo o telemóvel estava na pior qualidade possível, dai a qualidade péssima e nem se notar a textura das pedras, já não bastava a camera ser da treta. Agora novidades talvez só para o ano.
  6. R.Rodrigues

    Lost & Found 20L

    Boas, Já há algum tempo que ando a magicar montar um 20L para a entrada, fui procurando material antigo pela garagem, troncos e pedras recolhidas em caminhadas e tenho praticamente tudo para começar a montar. Os vidros estão um bocado (muito) riscados com agua fica melhor, a ideia é gastar o mínimo possível e aproveitar o que tenho. Das duas uma ou é para camarões e eventualmente umas rasbora galaxy ou lampeye ou então um Betta (para agradar a mulher) com uns ottos talvez. Nome do Aquário Lost and Found Dimensões do aquário 40x23x25cm (~20L) Iluminação Twinstar 30B Filtro Mochila, diz "made in china" 200L/h com regulação de caudal Substrato HELP Advanced Soil "Plants" Decorações Pedras escuras recolhidas numa linha de comboio (não são o típico granito) Troncos de Tojo "comum" numa colagem feita por mim Plantas Tenho basicamente podas do 200L, Rotala sp green, Anubias nana, Ludwigia SP. mini, Staurogyne repens, Sagittaria subulata Ainda Microsorum Mini, Microsorum trident e Musgo christmas (a comprar) Ainda estou indeciso se deixe o tronco que vai para a esquerda (está colado) e se use madeira ou inox com rede para dar a forma de copa com o musgo
  7. Escalar Gold não aguentou, não cheguei a fazer mais nada, meti num aquário há parte com aguado aquário mesma temperatura e tudo mais, no domingo acabei por o sacrificar, seja lá que manchas eram começaram a aparecer no lado oposto e o peixe perdeu completamente a orientação,já estava muito mal, lado positivo é que todos os outros peixes no comunitário não tem quaisquer sintomas com sorte não é nada contagioso, estou de olho nos escalares. Agora é ir mantendo e descansar a cabeça de pensar no assunto, ver se começo a pensar na iluminação outra vez
  8. Obrigado Alvaro, O escalar gold mais parece que está a "mudar a pele", é a melhor descrição que tenho para o que vejo, não sei se terá alguma coisa a ver com a doença do algodão nos seus inícios. Hoje leva mais um banho de sal, não morre da doença morre da cura. Peço desculpa pelos fotos mas acreditem que consigo fazer pior. E o pequeno Punk que lá anda.
  9. Ainda para mais que tenho um outro escalar pequeno que nos princípios com a introdução dos peixes ou a tpa do dia antes apresentou os mesmos sintomas que os outros mas mais ligeiros, andou uns dias com as barbatanas fechadas, recuperou e agora lá anda.. Ver se tiro umas fotos para update, raio do tempo não estica e não chega para tudo.
  10. Tirando os dois escalares maiores o aquário parece estar estável, depois de ter perdido o ultimo escalar e quando os restantes já começavam a comer parecia que estava tudo encaminhado, nos últimos dias ganharam uma coloração pálida, e volta e meia agitados a abanar a cabeça, eles vão comendo mas ficaram esquisitos com a comida e não é aquele apetite voraz, entretanto aconselharam-me a fazer novamente um banho de sal, no dia seguinte um deles parece ter uma película a saltar, não parece incomodado com isso, mas já o dono não diz o mesmo, vou ter de preparar um aquário para quarentena está visto. As rasboras parecem de facto as hengeli e não as espei que comprei, mas são curtidas na mesma. Acho que se perder os escalares mando lá para dentro outro cardume e ou mais dos que tenho e fico com um aquário só com cardumes, corrys e os ottos.
  11. Too late, agora já não há volta a dar, já reforcei o móvel onde vai ficar, já furei paredes para por um ponto de luz nesse local e tenho praticamente tudo há excepção de um termóstato adequado. Este encontrei perdido na garagem é de 30L (40x25x32) velhinho, cantos redondos e um pouco (muito) riscado, ou leva marisco ou um Betta para fazer a vontade há maria, anubias nana, musgos, rolatla, S.repens, Ludwigia, madeira com um look espectacular recolhida por acaso numa caminhada, umas pedras cinzentas da linha do comboio, não as típicas de granito. A seu tempo crio um tópico para ele. Força com isso, isso indo recolhendo material fica barato e dá pica, posso dizer que até agora comprei o substrato da HELP que me custou 10 ou 12eur, claro que o resto custa dinheiro mas como já tinha..
  12. Uma semana sem duche e equilibro as contas, e talvez também que venha para o pé de mim chatear... Ver se começo a pensar no 25L para marisco que já tenho praticamente tudo para montar.
  13. Olha que já tinham pensado nisso, e hoje sem perguntar nada um rapaz de uma loja aqui de Faro disse-me o mesmo, que já lhe aconteceu duas vezes os peixes a definhar ha superfície com qualquer coisa que vinha na agua, sintomas idênticos aos que tive. Aquário hoje aparenta estar no bom caminho, está tudo a comer melhor, escalar zebra de quarentena não aguentou. Não tenho fotos pois é com o tele e como tenho a iluminação mais fraca para não stressar mais os peixes não ficam nada de jeito.
  14. Epá custa ver os peixinhos a definhar sabendo que no dia antes me vinham comer ha mão, sabendo que o problema foi algum erro meu, pois os problemas começaram após a introdução dos peixes, e ainda no dia antes tinha feito TPA, TPA é praticamente obrigatório para melhorar a qualidade da água e é das poucas coisas que posso facilmente fazer, sim com alguma paciência consigo temperar a água, normalmente baixa 1 grau, nada de fertilizantes nas próximas semanas, com tanta TPA não faltam nutrientes ás plantas. Hoje já está mais normal, sem baixas, escalares já começaram a comer mas continuo com um de quarentena porque não o posso juntar ao aquário, é o mais debilitado e os outros cascam-lhe forte.
  15. Hoje durante o dia perdi a fêmea escalar gold e um cardinal, até já andava a pensar me livrar dos escalares mas não era assim, estou a fazer TPA diária de 20/25% desde sábado, agua da torneira como sempre, uso o prime doseado para o aqua todo e como tinha em casa, usei esha 2000 nos últimos 2 dias. os escalares ontem levaram um banho de sal que parecia ter havido melhorias esta manha. Já não sei o que fazer, vou deixar andar, os dois maiores que pelos visto formaram casal, estão a comer e começaram a cascar forte nos outros, o escalar macho está meio pálido mas come, um pequeno que lá anda é como se não fosse nada, os cardinais hoje ha noite reparei que tinham as guelras vermelhas. Amónia tem estado a zeros, nitritos ontem tinha perto de 0.5ppm hoje estava mais baixo, nitratos está normal entre 5 a 7 Quanto ao Tropica esta foi a resposta que obtive da própria Tropica: "Regarding the product, it is safe to use, there was a slight variation in colour but the quality of the product remains with the same quality as new." Por acaso foi mesmo o valor da espei a que juntei a alimentação Hikari e Ocean Nutrition para variar com a que compro localmente possivelmente de inferior qualidade e pelo mesmo valor.
  16. Respondido por mensagem. O segundo Otto da encomenda na dita loja no domingo ha noite já estava morto, digo que foi o que veio na encomenda porque tinha 5 impecáveis vieram dois e foram dois ha vida, os outros continuam saudáveis assim como os cardinais e as rasboras, só os escalares é que ficaram com os sintomas acima, entretanto hoje já estão mais despertos, não com o mesmo apetite voraz mas já comeram, agora estou lixado que os dois maiores parecem estar a formar casal e estão a cascar nos outros, já não bastavam estar debilitados sei lá com o que... Ficam umas fotos do tropica e das Rasbora Espei, desculpem a qualidade, não me parecem as espei que queria mas gostei da vida que vieram dar ao aquário, em relação ao tropica o que acham que deva fazer? ainda esta em condições usar? de não tenho viagem marcada para Oliveira de Azeméis, mas ainda tenho um 20L sem vivos com algumas podas e plantas montado onde talvez o posso gastar.
  17. Ora aqui vai mais uma saga, queria adicionar um cardume de Rasbora Espei e como não consegui encontrar localmente, pedi numa loja online onde não volto a fazer encomendas. Dia anterior ha chegada dos peixes (quinta) faço TPA para o aquário estar "impec" antes de introduzir novos peixes, encomenda chegou bem acondicionada, heat packs e etc, mas noto que um dos ottos tinha uma barbatana ferida e inchada, erro meu e como não tinha onde o colocar, depois de os aclimatizar meti numa maternidade no aquário mas só aguentou umas horas. As Rasboras Espei mais parecem Hengeli pois em vez de laranja são translucidas, vou dar o beneficio da duvida porque não as vi ao vivo e como ainda são pequenas..😅. Uma Neritina pulligera morta dentro do saco, Specialised Nutrition que veio preto e cheio de fundalhos em vez de verde, emails não respondem, telefones não atendem... Agora começa a segunda parte, dia seguinte a ter metido os peixes (sábado) escalares ofegantes, comportamento estranho, barbatanas fechadas, uns veios de sangue nas narinas, comer muito pouco ou nada e agem como se estivessem a espirrar, toca a fazer TPA, ha noite meti esha 2000, hoje domingo os veios nas narinas estão muito menos visíveis mas continuam ofegantes com as barbatanas fechas e a não comer grande coisa vou voltar a fazer uma muda de agua e continuar com esha. Eu sei que é preciso paciência mas devo andar com falta de sorte, quando penso que a coisa até vai bem e finalmente tinha o aquário estabilizado e ia meter mais peixes acontece isto, já não sei que fazer..
  18. Boas, Para peixes de destaque tens por ex Ramirezis, tenho ideia que são um bocado territoriais mas são espectaculares e mais pequenos que os Gourami, de resto como já disseram uns cardumes pequenos de neons, rasbora e por ai, não faltam é escolhas. Antes de tudo acho que devias seguir o conselho do Sr. Alvaro, e procurar um filtro externo com uma boa capacidade de midia/cerâmicas e fluxo adequado para o aqua, é o filtro que vai ditar a saúde da fauna e no futuro liberdade ao dono porque com um filtro pequeno é obrigatório TPA semanais, e com um maior tem de permitir uma janela maior para TPA.
  19. Está na hora de começar a pensar seriamente na calha de luz, gostava de aproveitar o meu controlador (TC421), penso que sempre se consegue uma luz com melhor qualidade sem controlador. Usando o meu controlador tenho de vantagem de programar vários modos, acender a 100% para limpeza, nascer do sol por do sol, com os 5 canais consigo por ex, manter uma fita só para a luz "ambiente" ou uns azuis que nunca cheguei a por para a noite, programar a bomba de ar para o horário que quero, controlar CO2 (que ainda não tenho), está montado e a funcionar com as ligações feitas e ficava tudo limpo sem precisar andar com mais relógios e ou controladores. Se desse para por baixo da tampa melhor, mas como já vi que é difícil o mais certo é ter de alterar a tampa, aquário tem 100x50cm de altura tendo em conta que não é nem vai ser nenhum plantado apenas conseguir ter umas plantas mais saudáveis e um vermelho mais vivo, não devo precisar de grandes loucuras, orçamento na casa dos 100eur. A titulo de comparação tenho uma Twinstar 30B num 20L a construção não é nada de mais, alumínio e plástico, não é estanque, mas por esse motivo e alterando a tampa estava inclinado para uma Twinstar 120B que já é WRGB e fica por 90Eur. Aceitam-se/ precisam-se sugestões para me ajudar a decidir.
  20. Eu digo que são os caracóis porque as plantas me parecem ratadas e já vi folhas a desaparecer do dia para a noite, os caracóis se tiver a sala escura e acender a luz uma ou duas horinhas depois de se ter apagado são as centenas, não digo que não seja ou tenha sido da comida a mais, nesta duas ultimas semanas já reduzi e no granulado dou quase bago a bago para evitar que chegue ao fundo. Mas agora já lá estão, não é por dar menos comida que vão desaparecer, as Helenas não pegam nos pequenos preferem os maiores. As plantas, a única que desapareceu foi a Ludwigia SP mini, a Rotala está meio parada assim como a Valisnera, de resto ainda no domingo dei uma boa poda na Polysperma e tirei uns pés de Sagittaria e mais de metade do Microsorum, no desenvolvimento das plantas mais exigentes culpo mais a luz, não esquecer que continuo com as fitas de leds, estou a pensar pedir um pai natal. Estou a usar o Flourish, comecei com 5ml por semana, como não vi diferenças em duas semanas na semana passada já dobrei a dose, comecei a por 5ml ao fim de semana mais 5ml a meio da semana. mas como nem algas aparecerem acho que se deve há fraca luz.
  21. Realmente nas fotos está comida no fundo mas foi exatamente quando acabei de dar comida que vi os caracóis e tirei a foto, tenho vindo a reduzir na ração, a que cai para o fundo se voltar ao fim de uma hora as corys já limparam tudo, mas agora estão-se a virar para as plantas....
  22. Um bocado desaparecido mas o aquário vai-se mantendo, agua cristalina, muito poucas algas, estabilizado, sem problemas, testes ou trabalhos extra, TPA quando é, pouco mais trabalho tem dado do que dar comida. O ponto branco na cory cresceu, cresceu e agora desapareceu, já nem sei qual é.. Ludwigia SP praticamente desapareceu mesmo com fertilização extra, e agora a S. Repens está a ser devorada pelos caracóis. Caracóis esses que já começam a chatear, todos os dias de manha esmago mais de 20 nos vidros, os escalares adoram e os cardinais parecem velociraptors quando apanham um, sei que muito provavelmente são responsáveis pelo bom estado do aquário, o problema é que esmago 20 e nascem 200, já são de mais... Hoje construi uma espécie de armadilha com o que tinha há mão na cozinha a ver no que dá, já ando a pensar em medidas mais drásticas que envolvem realojar os peixes temporariamente.
  23. Tenho uma cory que no dia 15 de Setembro detetei um pontinho branco, a pensar que era ictio aumentei a temperatura, fiz o tratamento com Exit uns 4 ou 5 dias como não desapareceu e já segunda opinião de que não deveria ser ictio, fiz tratamento com Esha 2000, entretanto esse pontinho nunca desapareceu e tem lá estado, ontem na manutenção vi que estava maior mas hoje quando chego a casa parece algo que está prestes a rebentar, o peixe sempre nadou bem, come bem e não tenho mais nenhum com esse sintoma.
  24. Sim enganei-me queria dizer Nitratos, picos de nitritos tive ao principio quando meti peixes mas eventualmente e muitas tpas depois agora tenho tudo estável. Acabei por encomendar o Flourish por não haver o all in one, só para não estar a comprar dois e simplificar a coisa, ligaram da loja a dizer que não tinham de 250ml que faziam um desconto no 500ml e era só pagar a diferença, 5min depois de pagar a diferença ligam a dizer que afinal tinham o all in one, fica para uma próxima. Porque diz que Masterline é mais fácil de usar que o Seachem? não é só ajustar a dose e deitar lá para dentro? Se não me engano o Masterline tem mais macros que o Seachem, que é o que me estará a faltar.
  25. Concordo plenamente, na altura fui para o estupidamente barato que consegui arranjar agora sei que por pouco mais tinha comprado melhor, tal como a iluminação mas isso fica para outra altura. Substrato acho que ainda não tem 3 meses, data em que montei o aquário e plantei, nitritos medidos ontem deram 80ppm, TPA está para acontecer, a meu ver as plantas parecem saudáveis, tirando o desenvolvimento lento da Valisnera nana a S. Reapens que meti bem mais tarde as folhas mais antigas no fundo começaram a aparecer meio "ratadas" sempre pensei que fossem os caracóis e por serem as folhas "não aquáticas", mas nas recentes leituras é mais provável que seja falta de nutrientes e no caso da Ludwigia carência de potássio sendo o mais certo. Nunca foi meu objetivo usar fertilizantes, ou mesmo ter tantas plantas mas mesmo plantas pouco exigentes dá gosto manter, apesar de não estar vermelhar por falta de iluminação adequada, gostava mesmo da Ludwigia Vista de olhos rápida, Seachem Flourish, Seachem Flourish Potassium, ou a gama Masterline que teria de comprar I e II porque não encontro o "All in One" são os que me parecem ser mais adequados e simples para o meu aquário.