p_sousa

Membro
  • Posts

    55
  • Joined

  • Last visited

Posts posted by p_sousa

  1. Boa noite.

     

    Estou a ajudar uma escola com a montagem de um aquario que neste momento esta uma desgraça e precisava da vossa ajuda.

    O aquario tem as seguintes medidas, C= 120cm, A= 50cm, L= 40cm, esta com um filtro muito fraco para o tamanho do aquario, um Eheim 2213 e tem uma calha que leva 2x T8 30w.

     

    O filtro estavamos a pensar num hydor professional 600, o que acham?

     

    A iluminaçao vai-se manter a mesma, ate porque aconselharam-nos a nao meter mais lumens se nao vamos usar CO2.

     

    O substrato em principio tambem ja esta escolhido, ADA Amazonia, mas tambem aconselharam a colocar por baixo o fertil ADA power sand, contudo ja li que se no futuro mexerem nas plantas ou no substrato e um pesadelo. Apenas o ADA Amazonia nao sera suficiente?

     

    O objectivo seria ter um aquario comunitario bem plantado, tudo plantas low tech, tipo sagitaria subulata, rotala rotundifolia, vallisneria, etc. Com esta iluminaçao, este filtro (penso que fica com uma excelente circulaçao), ADA amazonia e fertilizaçao liquida sera que e possivel ter um plantado vistoso? Ou e sempre preciso CO2 e muita luz?

     

    Ja agora, a agua da torneira e agua tipica da zona centro, agua calcaria, dura com pH a rondar os 8.

     

    Agradeço qualquer ajuda ;)

     

     

     

  2. Acho que e a M. Brasiliensis pelas fotos que vejo na net, gosta de andar na superficie da agua e folhas que ficam debaixo de agua acabam sempre por morrer. A fota da tua myriophyllum (no outro topico) e bem mais bonita ;)

    Estava a esquecer-me do cyperus glaber, tambem havia por la e como e obvio tambem trouxe uns pes para meter no lago xD
    a Lythrum e praticamente igual a lythrum salicaria (secalhar ate pode ser mesmo essa especie)

     

    Lythrum_salicaria_3.jpg

    • Upvote 1
  3. ???

     

    Aumentar a área de contacto da água com o ar e remexer a mesma são princípios essenciais para a manutenção do oxigénio em níveis convenientes? Creio que uma cascata é o método mais natural e mais barato para oxigenar a água.

    Sem pretender contrariar, acho que uma cascata está no topo das prioridades na construção de um lago.

    Salvo melhor (e fundamentada) opinião.

    Antes de mais, como o lago e relativamente pequeno tera que ter bastante sombra caso contrario as temperaturas no verao irao subir para cima dos 30º.

     

    Uma cascata normalmente é uma boa opçao para ajudar a oxigenar a agua, mas tambem faz com que a agua se evapore mais. Num lago com peixes tambem nao e aconselhavel que a agua circule muito, isto e, que a agua da parte mais funda se misture com a agua da parte mais superficial, mas num lago assim pequeno a temperatura na superficie e no fundo e quase a mesma.

     

    O mais importante é fazeres com que o lago apanhe só o Sol da manha (2-3h) e a tarde sombra completa, mete uns arbustos, plantas marginais. Se o lago apanha o sol directo da tarde de verao nao vai correr mesmo nada bem, vai atingir facilmente +32º.

     

    • Upvote 1
  4. Está resolvido. É só co2 liquido. A neve é que me estava a atrapalhar.

     

    Obrigado pelas respostas.

    Boa noticia. Sendo assim, qualquer extintor serve?

  5. vou ver se falo com ele lol no meu lago tenho praticamente todas as plantas que tu puseste tirando umas das ultimas palustres lol ate a sagitaria pusila, que deves ter comprado ao axebitten, mas passado um ou dois meses as plantas, principalmente as aquaticas começaram a morrer por falta de nutrientes devido a concorrencia com as iris e com a eleocharis palustris( como estao fora de agua tem todo o co2 atmosferico e o sol disponivel) e acho que tbm vais sofrer disso

    vi que querias caracois, no koi park eles vendiam umas ampularias (que agora nao me recordo do nome) mesmo para lagos, que chegavam a ter o tamanho de uma laranja

     

    Só agora é que reparei nesta mensagem xD

     

    O nivel superior do meu lago onde estão as plantas marginais (uns 20-30cm a volta do lago todo), tem terra e não areão.

    Comprei uns 30 pes sagittaria e agora já sao centenas e centenas, mas agora no Inverno não crescem. Isto tudo sem existir peixes no lago, penso que agora a medida que for adicionando mais peixes e forem crescendo as plantas só podem melhorar, mas posso estar enganado ;)

  6. Pois, mas na altura não sabia. Sorte a minha que passado pouco tempo morreram todas, talvez por não terem consigo aguentar as temperaturas altas da água no verão (28). Ou isso ou então não eram (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b], o que interessa é que desapareceram todas:-)

  7. o transporte da tela foi barato. nao me lembra se foi 4 ou 6 €... regista te e faz a compra e acho que no carrinho de compras diz logo o preço de envio.

     

    Boas.

     

    Estou tambem a fazer um lago para tartarugas e estava interessado nessa tela.

     

    Fui ao site deles e uma tela 6mx5m fica em 44.70£. Mandei mail para eles a perguntar quanto ficava tudo já com portes para Portugal e disseram que o preço seria 69£.

     

    Pagaste assim tanto de portes?

  8. Boas

    parabéns o lago está muito fixe tens ai um belo projeto.

    o painel solar que se vê nas imagens é para alimentar alguma bomba de circulação?

     

    Boas.

    São dois paineis 10W, um é para uma bomba para a cascata mas é só mais por uma questão estética já que a bomba é só de 640L/h e a bomba fica onde a água da cascata cai.

     

    O outro é para iluminação, neste momento só está a funcionar uma lâmpada led 2,5W mas por debaixo da cascata vai levar outra de 2,5W.

     

    DSCN0267.jpg

    • Upvote 1
  9. Muito bom :)

    Onde compras-te a tela?

     

    Boas.

     

    Comprei aqui: http://www.liners.pt/

     

    Em relação aos peixes neste momento só tenho uns neon chinês e uns peixes pequenos que apanhei num rio que desconfio serem (G a m b u s i a s) Espécie inserida no DL 565/99. Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal.

     

    Também tenho uma rã adulta e dezenas de girinos que espero que pelo menos uma fêmea vingue.

     

     

    Agora só meto mais peixes quando as árvores e as plantas marginais crescerem um bom bocado para dar alguma sombra ao lago.

     

    As plantas marginais é que crescem a uma velocidade tremenda, daqui a uns 3 meses já devem dar o ar da sua graça ;)