HParreiras

Membro
  • #Conteúdo

    107
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por HParreiras

  1. vou aproveitar este tópico (desculpa a invasão MiguelrRodrigues) para fazer 2 perguntas para start up:

     

    eu so tenho experiência com peixes de água fria, mais precisamente lagos. recentemente deram-me um aquário com estas dimensões:

     

    30 cm Largura x 40cm altura x 80 cm comprimento.

     

    dá para ter sucesso num reef com um aquario destas dimensões?

  2. Olá,

     

    Eu também tenho plecos no meu lago, mas devem ser retirados durante o mês de Outubro, pois não aguentam baixas temperaturas... Quanto ao tamanho, é normal que em lagos cresçam mais rápido. O melhor que tens a fazer, é retirar os restantes e colocá-los num aquário com água a 20C (não deve ser muito mais do que isto, porque depois ficam habituados e podem morrer quando voltam para o lago na primavera)

    obrigado pelos conselhos Cos,

    de facto eu sei que eles devem ser retirados, mas como sao escuros e as pedras tem vegetação, eu não sei como identifica-los, perdi horas a tentar ver o resto, so encontrei aquele pq estava junto a margem

  3. este fim de semana tive uma noticia triste. No inicio do verão trouxe 3 plecos (limpa-vidros) pequeninos (custaram-me para ai 1€ cada no Bricomarche) e deixei-os no lago, nunca mais os vi, pelo que não os retirei no Inverno. Uma vez que o projecto da Estufa está atrasado, a agua anda com temperaturas baixas, encontrei um desses plecos, gigantesco morto, estava grande e colorido, pelo que penso que a morte se deveu ás temperaturas baixas. De qualquer dos modos fiquei impressionado pelo tamanho que atingiu em poucos meses (media por volta de 15 cm). Guardei-o numa solução de Formol para mais tarde recordar, quando a estufa estiver concluída volto a pensar em recolocar plecos.

  4. na na . os maias dizem que em 2012 é que acaba o mundo, deve estar para breve o Apocalipse do lago. :roflroll2:

     

    Agora PIRANHAS?das que mordem?

     

    As pedras calcarias podem ser um problema efectivamente, especialmente em aquários onde a agua alter facilmente os valores.eu só não colocaria essa pedras por terem faces muito afiadas voltadas para dentro do lago, ainda furas um olho a algum peixe...

     

    já agora mais um pergunta. onde se arranja madeira já curvada para fazer aquelas pontes?

     

    aquela madeira não é já curvada, é cortada de modo a dar aquele efeito, eu só irei a casa no fim do mês, mas se tiveres interesse posso arranjar-te umas fotos em detalhe caso queiras fazer um projecto do tipo!.

     

    quanto as piranhas são das que mordem, mas como são adolescentes a maioria dos peixes são maiores que elas e não tenho notado baixas, costumo dar-lhes disto que foi o que me recomendaram na loja (embora as vezes lhe prepare ração):

     

    tropical-cichlid-carnivore-small-pellet90G-500x500.jpg

    quanto às pedras, o que eu acho é que o pessoal que está mais habituado a lidar com a sensibilidade de aquários que a maioria das vezes tem 200L, perde um pouco a noção do que é um ambiente exterior de 10.000L, onde os erros nos parâmetros são muito mais aceitáveis só faltou escrever que com a acidez da agua da chuva ou punha uma cobertura no lago ou os peixes iam morrer pelo PH da agua.

     

    Por exemplo,o user MiguelMonteiro que tem um conhecimento monstruoso acerca de manter peixes do exterior, tem um monte de post onde faz experiencias que teoricamente seriam absurdas, mas que afinal resultam em excelentes projectos

  5. Gervas,

     

    antes de mais deixa que te agradeça o contributo.

     

    Passando a responder á tua analise apocaliptica, o meu lago não foi feito este ano mas sim em 2010, tem 2 anos, está repleto de peixes, diria que começa a ficar lotado porque se reproduziram, tem vários inverterbrados, e está plantado, tem um pinheirinho de agua e outras plantas que retirei do rio aqui da zona, 2 nenufares, um dos quais bastante grande, tenho q o pudar regularmente. tive até a pouco tempo 2 piranhas (que agr retirei por causa das temperaturas puderem baixar).

     

    a algacidade não é um problema, depende, nos dias de verão em que o sol bate de frente durante muitas horas as algas desenvolvem, contudo, não houve um único dia em que não conseguisse ver o fundo, e o tanque tem 1.20 de fundo na parte mais profunda.

     

    tenho duas hipóteses: a pedra não é a que pensas, ou andas a ler os livros errados, porque só me consegui rir do teu post, dado que os peixes vivem, desenvolvem.se, meti umas espécies mais exóticas que se deram bem.... ali tudo parece funcionar, pelo menos eu nunca vi peixes a boiar no meu lago...e eu penso que caso o teu post tivesse certo, em 2 anos o Apocalipse já tinha começado

  6. Parabéns pelo tópico...

     

    Convenceu-me a por no meu "lagito" umas plantas como filtro natural.

     

    Agora gostava mesmo de saber qual a quantidade de cada tipo de planta e quantos tipos de plantas devo ter no meu lago.

     

    Dimensões do lago (manilha)2m de diâmetro e 0,5 de altura.

    E já agora locais relativamente perto de minha casa, visto que vivo perto de Pombal.

    eu tb sou de leiria e tb e vejo "grego" para arranjar plantas para lago, tudo o que se encontra é plantas para aquario e desconfio sempre se no lago sobreviveriam aos peixes dado o seu tamanho

  7. Que especies de peixes pensas pôr???se pôseres.....

    o lago já está habitado, uma vez que durante a construção uns amigos da familia foram metendo peixes não tenho a exacta noção do que lá mora:

     

    Inseridos por outrém:

     

    uns peixes (vários) de porte pequeno (são do tamanho dos guppies, devem de ser pimpões)

    um peixe com uns 12 cm muito escuro (destaca-se bastante dentro dos restantes) é um peixe bastante interessante, ver se o consigo pescar para que os users mais identificados com especies nativas o possam identificar.

     

    Inseridos por mim:

     

    4 carpas selvagens

    1 carpa koi laranja-tigrada

    X lagostins do louisiana, não sei quantos são ao todo, raramente os vejo

    1 tartaruga corcunda do mississipi

    2 peixes daqueles que se vendem para aquarios caseiros, um vermelho e um malhado

    2 piranhas red belly

     

    bem, antes que perguntem o que me deu na cabeça para meter duas piranhas num comunitário, as piranhas estão lá só a passar o verão como é obvio, a minha ideia inicial era que controlassem os peixes tipo guppies, uma vez que eles se reproduzem bastante e a sobrelotação não é benefica para os restantes. contudo as piranhas não me parecem lá muito interessadas neles (até cheguei a pensar que seriam pacus, por ainda serem pequenitas, mas pela agressividade e comportamento, e depois de o lojista me dar a garantia de serem mesmo piranhas acho que estou convencido), estão quase sempre escondidas na zona mais pantanal do lago, só as vejo na hora de lhes dar comida, comem aquelas bolinhas para ciclidios carnivoros e não parecem muito interessadas nos restantes peixes (quando elas tiverem um tamanho aceitavel talvez mudem de comportamento)

  8. gostei muito do teu lago já a algum tempo que ando a pensar fazer um lago

    só não sei é onde comprar as lonas e ja agora quanto é que custaram as tuas

     

    bem, eu não comprei a lona, foi um colega do meu pai que arranjou, depois como esteticamente a lona de lago fica, na minha opinião, feia (porque é preta e dificil de disfarçar) arranjei uma lona tipo "toldo de cafe" branca (de um café que tinha trocado a lona a pouco tempo) e meti por cima. até ver, e o lago tem 2 anos, nunca tive problema nenhum com fuga de agua. por exemplo num mês é capaz de baixar qualquer coisa como 10cm, o que nem é mau de todo pq volto a encher e serve de TPA

  9. bem, mesmo antes de criar o meu lago, ja tinha ideias destas na minha cabeça, no entanto, e uma vez que até ao ultimo inverno sempre mantive espécies que suportam bem o nosso inverno nunca me preocupei com a "estufa". este verão introduzi duas especies mais exoticas no lago e queria construir uma, tenho uma estrutura pensada com acacias, que ja cortei e estão religiosamente guardadas a secar, penso que no meu ambiente a madeira ficará bem mais estética que o ferro.

     

    no resto da estrutura pensei em meter acrílico, mas teria custos altíssimos dado a área, e até o inconveniente de ser bem mais trabalhoso de retirar durante o verão. deverei mesmo apostar no plástico, alguém sabe por alto o preço dos plásticos por metro quadrado?