crush

Membro
  • #Conteúdo

    975
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Days Won

    1
  • Country

    Portugal

Tudo publicado por crush

  1. Não, porque isso na realidade é por onde a água que vai para o filtro (e termostato) passa...
  2. Como é a entrada na água vinda do filtro? É do tipo flauta, cascata ou apenas um grande tubo? Para evitar correntes fortes, não consegues diminuir a potência do filtro (normalmente têm um botão ou uma rosca para regular a potência). Consegues meter a saída de água debaixo da linha de água? Reduziria a corrente. Podes também tentar virar a saída para um dos vidros... Se quiseres, mete uma foto para te podermos ajudar melhor quanto a essa questão.
  3. crush

    1º Aquário

    Sim tende. Se não desaparecer por si, desaparece com as TPAs...Nada de preocupante
  4. crush

    Ajuda Escalares

    Não deve haver problemas, em princípio...Mas os peixes também têm personalidades, pelo que só saberás o resultado no fim mesmo... Só não sei se não tens um aquário um pouco "baixo" para os escalares...Acho que se os fores meter, não coloques demasiado areão...
  5. Lol. Presumi que os 600 litros fossem reais, até porque para ele falar depois especificamente no 2217 (que são para aquários até...600 litros) só podia ser...E se queria uma ajuda específica, não convinha falar em aquários hipotéticos, pois são casos diferentes. Eu não recomendaria TPAs semanais a um aquário de 600 litros, mas a um de 60 litros acho aceitável, por exemplo...
  6. Até se pode fazer TPAs diáris se quiseres...Não significa é que sejam úteis, necessárias ou sequer benéficas...E faz diferença um aquário de 600 litros para um de 60. Um aquário menor precisa muito mais de TPAs regulares que um de 600 (partindo do principio que ambos são mantidos a boas condições, proporcionalmente). Como ele também disse que o aquário era recente, não é de crer que tenha 100 peixes lá dentro...Não sei, mas foi por isso que perguntei qual o motivo para trocas tão pouco espaçadas...
  7. Pois, o importante é saber se são os peixes de água fria que estão em água quente, ou se são os peixes de água quente que estão em água fria...Mas mesmo o contrário, quando os peixes de água fria crescerem para peixes de 20 cm, os guppys tornam-se refeições, penso eu de que (que nunca tive peixes de água fria).
  8. crush

    1º Aquário

    Sim, enquanto o aquário está a ciclar, deve-se colocar uns flocos de comida todos os dias, durante um mínimo de 3 semanas (entretanto, deve-se ir medindo os níveis de nitritos e nitratos). Não se deve aspirar ou trocar água durante este processo. A primeira TPA deve ser feita apenas um ou dois dias antes de introduzires o primeiro peixinho. Atenção à forma como fazes a TPA. Podes ver algumas dicas na minha assinatura sobre esse assunto.
  9. Em princípio não. Os tetra negros podem andar atrás de outros peixes, para marcar o seu território, mas nada de especial. No entanto, deves adquirir mais peixes desta espécie, tal como das corydoras, pois são peixes de cardume e é assim que devem ser mantidos (no mínimo uns 6 exemplares).
  10. crush

    1 Aquario

    Mesmo assim eu não arriscaria. Há nesgas por onde o sol passa (até se vêem nas fotos) e é o suficiente. Mesmo que o sol nem seja muito quente, o facto de passar por dois vidros (janela e aquário), vai causar um efeito maior de aquecimento na água. Toma mesmo muita atenção a isso. Eu no teu lugar pensaria seriamente em mudar o aquário de lugar, se houver hipótese... Quanto aos bótias, podes colocar sim. Mas se não os pretenderes, podes retirar os caracóis à mão. Ou até podes meter uma folha de alface no aquário durante a noite (luzes apagadas) e de manhãzinha, antes das luzes se acenderem e o sol começar a bater, retirar a folha, pois virá com os caracóis nela. Se não tirar todos de uma vez, repetir o processo. Para a próxima, lava bem as plantas em água corrente para retirar os caracóis.
  11. Tens um aquário de 600 litros e andas a fazer TPAs semanais? Qual o motivo para isso? Que peixes é que tens no aquário? Para um aquário desse tipo, TPAs semanais parece-me um claro exagero!
  12. Guppys e peixes de água fria no mesmo aquário? Não combinam, atenção a isso... Já te disseram o principal. Vai medindo os valores e sempre que chegares a níveis perigosos, faz uma pequena TPA... É possível que morra mais algum peixe, principalmente devido ao stress e mudanças de água constantes, mas não desanimes. Agora que já viste o pior que pode acontecer com um móvel, espero que para esse móvel de 180 litros escolhas um bem mais forte e seguro! E a solução não está no IKEA...
  13. crush

    1 Aquario

    Não acho que haja mal em o fio de pesca ficar no aquário a segurar o musgo, até porque o musgo demora um bom tempo a agarrar-se em condições... Estavas a ir muito bem, até ver aquele objecto artificial! Mas fiquei mais descansado por ver que o vais tirar...Acho que podes colocar uma cartolina preta no vidro de trás, para que ganhes mais contrastes de cor no aquário. Já agora, aquilo atrás do aquário é uma janela? Atenção a isso! Exposição directa de sol vai-te causar um boom de algas! E no Verão pode aquecer-te imenso a água. Se houver hipótese, pensa em mudar o aquário de sítio. Quanto aos peixes, com um pH desses, o teu leque de alternativas é muita. Deves colocar uma equipa de limpeza (um grupo de 6 corydoras e para os vidros, ou ottos, ou ancistrus ou ainda ampulárias). A partir daqui, é ao teu gosto. Podes colocar um grande ou dois pequenos cardumes (neons, barbos, tetras, dânios, etc.) e uns outros peixes para completar, como por exemplo colisas, mollys, guppies, espadas e platys.
  14. crush

    1º Aquário

    Mas colocaste o substrato no aquário já com água? É normal que se tenha sujado. No entanto, nada que o tempo, TPAs e o filtro não ajude...
  15. Como é que eu sei se estão fungados?
  16. Alguns cuidados: - Os peixes de água fria crescem de facto muito. Chegam a atingir 30cm. Agora vê o teu aquário, pensa que tens 3 peixes desses e vais perceber facilmente que simplesmente não dá...Sim, eles sobrevivem algum tempo (repara no termo sobrevivem e não vivem) num aquário desses. Mas há que pensar no bem estar deles. É imaginarmos a nós próprios a vivermos dentro de um roupeiro...Até podemos conseguir, mas pensa quão atrofiados ficaríamos... - As TPAs num aquário desses são extremamente importantes. Na minha assinatura podes ver algumas dicas valiosas sobre as TPAs. Estas devem ser bem feitas e não fazer à toa. - Apesar de serem peixes de água fria, estamos no Verão e a água aquece. E durante a noite arrefece. Num aquário grande, não há grande problema, pois a água demora a arrefecer. Mas 30 litros arrefecem rapidamente. Isto provoca mau estar nos peixes. - Atenção à quantidade de comida dada. A comida deve ser toda ingerida num espaço de 2 minutos (não só a que flutua, como também a que cai no fundo). Se demorar mais tempo, é porque dás comida a mais. Comida a mais significa poluição a mais. Num aquário de peixes de água fria, isso é extremamente problemático. - É aconselhável comprares uns testes à água (pH, NO2 - nitritos - e NO3 - nitratos são os essenciais) e controlar estes parâmetros. Como já te recomendaram, é preferível trocares os peixes. O teu aquário não é aconselhável para quem não percebe (ainda) de aquariofilia. E falo por experiência própria. É muito difícil estabilizar. A uma certa altura vais ver que até já consegues manter uns peixinhos felizes, mas precisas de ganhar bagagem. E mesmo assim, não serão com peixes de água fria certamente, mas sim de água quente, dos pequeninos. E até conseguirás fazer reprodução.
  17. Qual não foi a surpresa quando a luz do aquário se ligou durante a tarde (tenho dois períodos de luz) ao ver que no vidro estavam uns 20 ovos colados de (imagino) corydora. No aquário tenho 6 corys bronze e 1 verde (fazia parte de um cardume ao qual só resistiu uma ) e nem sequer sei distinguir os machos das fêmeas. No aquário estão também mollys, espadas, neons, dânios, bronze e um escalar infantil. Imagino que num comunitário destes, a probabilidade de sobreviverem é de...0%. Alguma dica para tentar salvar algum?
  18. Obrigado. A ideia é mesmo essa, de ajudar os novatos e esclarecer algumas dúvidas mais práticas.
  19. Está um layout interessante...Só tiraria o termómetro do vidro da frente, para não ficar tão visível... O limpa fundo é uma Corydoras Aeneus (ou bronze). O limpa vidros parece um CAE (chinese algae eater ou raposa voadora) dourado. Quanto à corydora, é um peixe de cardume, pelo que deverás manter um grupo de pelo menos 6. Mas como o aquário ainda deve estar no início, não ponhas todas agora, vai colocando duas a duas... Agora esse aquário penso que leve mais do que 38 litros...Os típicos 60cm costumam levar cerca de 54 litros brutos (retira-se alguns por causa do areão).
  20. Concordo com o Sabueguense. Mas dado que já está montado (e imagino que agora não queiras voltar atrás), podes é arranjar plantas que não precisem de ser enterradas e flutuantes...Uns musgos, mais anúbias, Ceratophyllum demersum...etc.
  21. De facto a iluminação não é o suficiente para plantas mais exigentes, mas, se não quiseres fazer um investimento grande, arranjas plantas que com essa luz desenvolvem-se bem. Procura no fórum por plantas pouco exigentes e vais encontrar uma vasta lista... Na calha que tens para a luz, não consegues meter mais watts. Os watts das lâmapadas estão directamente relacionados com o tamanho. Ou seja, para esse tamanho só tens lâmpadas de 20w. Julgo que também não há nada que permita acrescentar mais lâmpadas nessa calha (pelo menos nunca vi). A solução passa mesmo por arranjar uma calha nova, o que, convenhamos, não é propriamente ac€ssív€l...
  22. BOA! :pompomgirl: Agora tenta dar mais vezes comida ao dia, para os grandes não terem fome e não comerem os alevins...E meter pedacinhos de comida minúsculos para que eles possam comer (se não tiveres comida própria). Se vires que os peixinhos estão concentrados num lado, dá comida aos grandes noutro lado oposto primeiro e só depois metes as migalhinhas para os pequeninos (e tenta fazer com que afundem, para que os alevins não tenham que vir ao cimo para comer). E claro, se conseguires arranjar mais esconderijos, maior a probabilidade de sobreviverem. Podes reduzir um pouco a luz (ou fazer mais intervalos de luz).
  23. Deve ser do tronco...Foi tratado devidamente? Fervido, passar várias vezes por água, deixar de molho uns dias...
  24. São plantas fáceis/médias e que não exigem grandes cuidados...Com tanta luz e fertilização, podem até crescer demasiado. Quanto à ceratophyllum demersum, é uma planta que tanto pode ser enterrada como deixar a flutuar. Eu gosto mais a flutuar, fica um efeito giro. E como não é muito espessa, não tapa a luz para as restantes plantas.
  25. Olá Helena. Lamento a perda das Corydoras...De facto, pode alguma ter vindo doente (há sempre essa hipótese) e a partir daí criar o tal efeito bola de neve...Quanto ao pH, não me parece que seja o caso, uma vez que a água da Ornimundo também vem dentro desses valores... Dois conselhos: compre um multivitamínico (pode encontrar na Ornimundo da Sera, custa cerca de 8 euros, se a memória não me falha) que ajuda a manter os peixes saudáveis e deve ser colocado aquando uma TPA; arranje um tronco e substitua por uma das pedras, para que a água possa acidificar ligeiramente e ficar com um pH mais neutro. Esse é um pH que dá um grande leque na escolha dos peixes... Quanto aos peixes apresentados, a molinésia e as mollys são o mesmo peixe (o segundo nome é abreviatura do primeiro, embora o nome molinésia seja mais indicado para as mollys originais (as pretas)). De resto, qualquer um dos peixes apresentados são bons para o seu aquário. Outro conselho, deixe o aquário estabilizar mais uns tempos antes de meter novos peixes. Faça uma ou duas TPAs normais e depois compre mais peixes. Por norma, já não deveria haver estes cuidados todos, mas por muitas regras que sigamos, por vezes também acontecem estas cosias (até aos mais experientes, acredite) que não sabemos bem explicar. Não esquecer de comprar sempre poucos de cada vez (não mais do que dois), fazer uma pequena TPA antes de comprar peixes, fazer o acondicionamento como deve ser... Nas redondezas da Orninundo, tem ainda duas lojas que também vendem peixes: a Arca de Noé (no Spacio Shopping - escusa de lá ir hoje, que tem poucos peixes - fui lá dar uma espreitadela hoje de manhã ) e uma outra no centro comercial da Portela. São lojas bem mais pequenas que a Ornimundo, tem menos peixes, mas normalmente estão melhor tratados. E em alguns casos, os peixes até são mais baratos... Mas volto a relembrar, dar um pulo pela Aquaplante em Benfica é sempre uma alegria para qualquer aquariofilista...