Tugz

Membro
  • #Conteúdo

    1979
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por Tugz

  1. On 15/10/2017 at 03:18, babykhan disse:

    Boas

     

    Eu mantenho 15 (quinze) aquários em minha casa, já pensei em montar outro mas poderia ser um exagero. O próximo está a ser cuidadosamente pensado e será um terrário, é para caranguejos por isso pouca água terá e não será tecnicamente um aqua.

    Há uns anos desperdicei cerca de 30 litros, quando uma experiência que tinha a decorrer, de forma periclitante admito, caiu da mesa da sala e se estatelou no chão causando a morte prematura a uma colónia de Tanichthys micagemmae e os tais 30 litros de água.

    Aprendi, custou-me admitir mas aprendi com esta experiência: 1º Devemos selecionar com muito cuidado as batalhas com as nossas caras metades, quase nunca têm razão e quando somos apanhados em falso, geralmente fazem questão de reaver todos os pontos perdidos em batalhas anteriores, portanto a mesa da sala deixou de fazer parte da sala (pelo menos da minha). 2º A luz do Sol não provoca algas. 3º Enquanto vivos os T. micagemmae são muito mais bonitos, apesar de serem iluminados pelo Sol de igual forma. Por fim, aprendi que se deve poupar, não só a água mas também tapetes, soalho flutuante e até cadeiras (nem que sejam para acompanhar uma mesa de sala para outra morada).

    Nunca mais matei um T. micagemmae, nunca mais dei mesas ou cadeiras, nem gastei uma pinga de água com aquários (o meu passivo no entanto é quase como o do FC Porto mas em grande, só na sala estão mais de 1000 litros).

    A solução? 7 bidões de 20 litros, uma tábua em condições (devidamente encerada), para os colocar em cima e umas armações para prateleiras que há à venda no Leroy Merlin, tudo conjugado de forma harmoniosa num dos meus WC. As minhas paredes são de pladur, por isso não me exponho em demasia à lei de Murphy. Por cima do autoclismo, em sifão permanente, uma mangueira que liga a uma outra que está num dos ditos bidões e voilá, zero perda de água por factores alheios à minha vontade.

    O carro não lavo, em parte porque não tenho, mas também por princípio, se os meus vizinhos gostassem mesmo de o ver lavado deveriam ser mais pro-activos, porque criticar é fácil.

    Rego os meus morangos, rego os meus chás nos seus vasos individuais, as minhas aromáticas, e até as decorativas pois creio que os seres vivos merecem respeito, mas não troco água aos aquas só porque é quarta-feira. Se não observo comportamento ou sintomatologia estranha na peixarada, deixo as plantas continuarem a fazer o seu papel, vou acrescentando a que evaporou e faço manutenção ao/s filtro/s. Muita da camaroada reage mal a trocas de água, alguns peixes também (por ex. Iriatherinas werneri), os meus Discus devem gostar da lenta e constante desmineralização, interrompida claro quando se impõem baixar os nitratos e fosfatos através de uma TPA.

    Não há dois aquas iguais (acreditem já tentei e não dá), cada caso é um caso, a relva do meu vizinho é mais verde que a minha, ou mesmo aquilo das pedradas nos telhados de vidro, poderíamos estar aqui a despejar clichés (lugar-comum) até as vacas voltarem para casa, ou até as galinhas terem dentes, mas na minha modesta opinião a TPA não deve ser obrigatória, não acredito que possa ser facultativa, mas antes modelada às necessidades próprias de cada habitante dos nossos aquas.

    Como em tudo na vida o equilíbrio é fundamental, mais ainda se formos trapezistas ou aquele tipo de pessoa que se balança num arame-bambo, sendo que neste último exemplo, fundamental mesmo seria procurar um trabalho a sério, nem que seja como trapezista.

     

    Sem querer ofender ninguém!

    Os meus aquas hão de durar mais que muitos aquas salgados, nesses o evitar o desperdício é francamente mais difícil, a manutenção mais trabalhosa e esses dois singelos factores são suficientes para não temer pelo futuro dos meus.

    Enquanto houver piscinas, jacuzzis, banhos Turcos, campos de golfe, postos de lavagem auto e outras aberrações (camarárias ou privadas) não serei tutelado em relação ao número de aquas que mantenho (deve haver um emoji qualquer com o punho cerrado e cara feia, imaginar aqui).

    Fim da ofensa não intencional.

    Uma óptima medida para preservar os nossos parcos recursos hídricos: Escorraçar ou melhor, tributar pesadamente proprietários de eucaliptos, se querem lucrar com a desertificação do país, paguem pelo bilhete. Se já se tributam os carros mais poluidores, porque razão se isentam os que conspurcam a nossa natureza?

    Enfim, já me estou a desviar do tema e não quero ser incorrecto com o criador do tópico, mas re-centrando, reutilizar = não desperdício, nem sempre, mas utilizar de forma inteligente os recursos é fundamental, na minha modesta opinião. Por esse facto creio que as TPA obrigatórias são erradas, sendo no entanto necessárias em maior ou menor escala em função dos aquas que mantemos.

     

     

     

    Abraço

     

    Acho que foi este senhor que me ensinou a "fugir" as regras universais da aquariofilia bem como me entregou diversas plantas de borla quando eu tinha uns 15 anos e não tinha forma de comprar nada. Ate os portes pagou se não me estou em erro.

    • Votar + 1
  2. Obrigado a todos pela simpatia!

    Sim, falta as plantas vermelhas, mas elas existem, estão lotus red plantadas na esquerda e no meio, é só uma questão de tempo. Isto por ser low tech demora um bocado a evoluir :)

  3. Epah já meti a 26\25 graus. Recuperaram todos. Fiquei super surpreendido! Já achava que fosse outra doença mas fosse o que fosse uma mao cheia de sal e agua quente curou.

     

    Entretanto apareceram num dos musgos e numa planta fios de alga. Removi e não apareceu mais. Reduzi um nivel de luz e retirei a Lemna minor em excesso , tenho de manter mais controlada a Lemna minor esta a ser demasiado invasiva.

     

    Um dos fetos ressentiu com a alta temperatura secaram algumas folhas, ver se recupera nas proximas semanas.

     

    O tapete esta se a compor estou a ficar contente sem co2 é incrível! Mas tem tudo para dar certo. As plantas já cresceram muito, estaona precisar de poda em breve e replantar.

    Só volto a casa domingo ou segunda. Nessa altura meto fotos frescas!

    • Votar + 1
  4. Boas obrigado pelas dicas. Epah o termo é valente dá para aquas até 600 litros. É de 250 watts acho eu. Até agora está a dar conta do assunto.

    Pois, o crescimento neste aquário é lento como devem imaginar. Vai demorar meses até ter "moitas". Mas tranquilo ;)

  5. Apareceu o primeiro problema neste aquario. UM dos tricogasters aprensentou sinais de ictio, separei os 4 e pus produto, mas ao que parece nao ficou bem curado e para facilitar aumentei a temperatura para 28/29 graus. Desta forma espero acabar com o problema. Os peixes estao todos bem aparentemente à excepçao desse trichogaster, mas mesmo ele come e nada bem com os outros.O termostato esta ali no meio para facilitar a dispersão do calor nesta fase.

     

    15556558_1288358577882939_706645473_o.jp

  6. Conselho*

    Há*

     

    Epah, eu dou imensos erros, mas estes são crassos.


    São peixes com temperamentos fortes, mas antes de mais precisas de entender que tipo de ciclideos te referes, só aí se pode ajudar mais concretamente, pois se forem sul americanos é completamente diferente de africanos e dos africanos vai depender de que lago.

  7. Obrigado a todos pelos incentivos !

     

    Bruno, é sim senhor este aquario tem muito para evoluir, falta as corymbosas crescerem que ainda nem apareceram , falta a lotus aparecer tambem, falta o tapete que vai demorar, mas está a crescer sem co2 o que é bom, e falta a planta do lado direito vermelho crescer em altura, mas nao cresce.

    Com calma :)

  8. 15204080_1268329649885832_28120020_o.jpg

     

    15311480_1268329329885864_931211566_o.jp
    A qualidade das fotos é sempre fraquinha, mas isto é o que dá com o telemovel lol

    Bem os peixes estão top, adicionei ha uma hora e já estão cheios de cor. Nem andam em cardume de tão "calmos" que estão lol. Acho que a falta de predadores e a grande quantidade de tetras é o motivo (mais de 50 no total)

    Neste momento:

    6 tricogaster leeri
    3 endlers tiger + 6 juvenis
    25 tetra cardinal
    12 pristela maxilares
    15 tetra nariz de bebedo
    +20 camaroes red cherry
    3 ancistrus
    caracois planorbis corneus
    • Votar + 1
  9. Para já estás a fazer tudo como deve ser, tem tudo para dar certo!

     

    Únicas alterações era nas pedras, mudava para outras mais escuras, de resto está agradavel e vai dar para brincares com as plantas no meio e a volta dos troncos, musgos atados, fetos, anubias etc.

     

    Podes ainda tentar tapetes na frontal e lateral esqueda. Continua!