Miguel Simões

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Tudo publicado por Miguel Simões

  1. Daniel, Fertilizas as plantas? Fazes trocas de água? Cumps,
  2. Ops.... Não tomei atenção nesse detalhe, é o que faz ler na transversal... [emoji23] Nesse caso eu trocava já e contabilizava mais 1 semana ao ciclo. Cumps
  3. Olá @filipamferreiraa, Pelo sim pelo não separa-os e aguarda mais 2 semanas, nessas 2 semanas já vais ter uma noção melhor dos que podes "libertar". Cumps,
  4. O que eu faria era ligar o novo sem desligar o antigo, mantinhas os 2 durante 1 mês e meio, e depois retiravas o antigo por inteiro, assim não comprometias a coluna de bactérias. Acho este modo o mais seguro. Cumps,
  5. Boas, Há várias, as que usei foi a artémia e blood worms (vê aqui), vem em cubinhos congelados e aquilo para a fauna é um autêntico gourmet.....deliciam-se! No meu caso (60L) partia 1 cubo a meio, colocava dentro de uma seringa(agulha grossa) e depois acabava de encher com água do aquário, como estava a uma temperatura ambiente descongelava logo depois era só colocar aos poucos dentro do aquário, cada seringadela era uma autêntica rave.... lol. Vale a pena acredita, a grande diferença que notava quando decidi variar a comida foi nas cores mais acentuadas da fauna e um comportamento mais calmo, no entanto e com o hábito, sempre que colocares uma seringa dentro do aquário vão todos a "correr" para lá...o que não é bom para quem usa o método de fertilização E.I., no meu caso tive de começar a fertilizar pelo outflow para não introduzir a seringa no aquário, sem stresses. Inicialmente ainda criava artémia em casa, mas o processo não me conseguiu convencer a longo prazo, foi aí que experimentei comida congelada. Cumps,
  6. Boas @prof do xor, Bem isso respira saúde 😉 Pena não haver aí uns calhaus maiores e uns desníveis no substrato, de resto está muito bom! Cumps,
  7. Boas @Daniel Soares, Isso parece-me deficiência de iluminação/fertilização.....tens de nos dar mais dados sobre o setup do teu aquário, só assim podemos ajudar. Cumps,
  8. Faço minhas as palavras do @JUCAmeiloco. Acrescento ainda... 1. Usa água da rede mas deixando esta pelo menos 24h a descansar para que o cloro evapore. 2. Na comida, só deves colocar o que eles conseguirem comer em aproximadamente 1/2 minutos, resumindo, dá apenas a quantidade que eles consomem não ficando sobras. 3. Num aquário sem filtragem/movimento é criada na superfície uma película que dificulta as trocas gasosas, toda a água deve te movimento para romper/quebrar essa película, outra situação é, essa planta não dá oxigénio necessário para a fauna, no teu caso deverias ter uma bomba para um caso de emergência (como é o caso), sabendo que são peixes que sujam muito e há muita probabilidade de fungos (água paradas). Perde um pouco do teu tempo e lê a ficha técnica dessa espécie.
  9. Boas @IanMoone, Para começar, esse tipo de aquários só compromete a vida de qualquer espécie aí colocada..... esse globo ficaria muito mais bonito com terra e umas plantinhas coloridas! Esse problema persiste quando a qualidade da água não está dentro dos parâmetros aceitáveis, podem ser vários os fatores, água da rede com demasiado cloro, demasiados detritos de comida, falta de oxigénio, etc....estes fatores não estão ligados directamente à doença, mas abrem portas para tal tornando a fauna com as defesas em baixo permitindo o alojamento de algumas bactérias(no teu caso apontaria para vermes intestinais mas....) Também se pode dar o caso de teres adquirido mais alguns pexinhos (ou mesmo uma planta) que já vinham com a doença propagando esta pelo aquário, aqui sugeria um tratamento com Esha2000 (sintoma nº 9), a até ao final do tratamento não abusar na comida e se possível manter a temperatura da água nos 28º durante os próximos 30 dias. PS.: Arranja um aquário maior 😉
  10. Acredita que foi à 3 duques, se fosse com tempo nem notarias que era montagem :P hehehehe Até podes replicar do lado esquerdo, e porque não uma vermelhinha para contraste? :)
  11. Assim uma montagem à 3 duques.....é mais ou menos isto que descrevo mas tendo em conta estas dimensões das rochas.
  12. Não mencionei o lado esquerdo por uma razão, não dá para ter noção do tamanho real dessas rochas, porque se forem pequenas a S. Repens vai acabar por esconder totalmente as rochas....ou seja, essas rochas já estarão com aproximadamente menos 2 a 3cm (tapados pelo substrato + montecarlo) o restante será facilmente atingível... Estes detalhes por norma nunca são englobados nos esboços iniciais, se tivesses já as rochas e o substrato nessas fotos o ponto de vista era diferente 😉
  13. Boas José, Estou a gostar do que vejo, não tenhas pressas pois esta fase inicial é a que mais entusiasmo dá :), isto depende muito do gosto de cada um, mas destaco a segunda combinação (2ª imagem), rochas separadas e já imagino um "caminho" seja de areia ou monte carlo. Pela tua exposição demonstrada dá para ver que tens olho para a "coisa", em relação à disposição da flora a monte carlo nem é preciso mencionar, a Staurogyne Repens ficaria logo à frente das rochas mas atrás da rocha pequena da frente, a Blyxa no lado direito ao fundo, como vai de certeza atingir o tamanho da rocha ou mais ficará uma linha oblíqua a acompanhar as rochas até ao "caminho", penso que se ficar ao centro iria cortar o efeito do "caminho"....isto é o que a minha mente vê, a tua poderá ser totalmente diferente e se fores como eu, o layout irá mudar de tempos em tempos consoante a revelação da flora. Vamos esperar por mais alguns pontos de vista, todas as críticas serão construtivas 😉
  14. Olá @Mariana Rodrigues, Já experimentaste contactar lojas físicas a ver se tem? podem não ter disponível na hora mas podem conseguir arranjar. Cumps,
  15. Vamos mas é ajudar o autor deste tópico a endireitar o crescimento da monte carlo [emoji16]
  16. Estou a fazer uma pausa forçada devido à carga de trabalho, tenho dois aquários completos e limpos à espera de uma nova montagem.... Se soubesses o que me dói não ter nenhum montado e ver aqui o pessoal todo entusiasmado com as suas montagens..... Enfim! Vou matando saudades com os vossos [emoji12]
  17. Tens razão José, a idade não perdoa.... Hehehe
  18. Boa luz não significa muita, significa que satisfaça os mínimos exigidos pela espécie(iluminação do seu habitat natural), neste momento a tua prioridade ou foco é a monte carlo que vai necessitar de bons lúmens. Foca-te no tapete até o mesmo fechar e ficar compacto depois poderá ajustar a iluminação (a longo prazo e de forma gradual) consoante a restante flora. A parte da Blyxa dar flor é outra história, sim é possível mas só puxando um pouco pelos fosfatos (composto responsável pelo apetite das plantas), o que não aconselho porque ao mínimo descuido podes desencadear um surto de algas...há outra hipótese que é a altura da coluna de água, se a mesma for baixa e a blyxa atingir a superfície fácilmente, assim que saia da água tens 50% de probabilidade dela dar flor sem puxar pelos fosfatos. Agora seguindo o foco, dá prioridade à monte carlo 😉 Cumps,
  19. A Blyxa cresceu +/- 15cm, mas sim é possível que atinja os 20cm, tudo depende da boa iluminação e fertilização.
  20. Boas @jv_guedes10, Como já aqui foi referido, a monte carlo está com algumas dificuldades no crescimento, a isto se deve uma deficiência num ou mais dos 3 elementos principais, fertilização, iluminação e Co2. Não havendo um equilíbrio entre estes 3 elementos será difícil obter bons resultados. Vou dar-te um pequeno exemplo deste equilíbrio de outra forma, num carro tens o carburador(fertilização), acelerador(iluminação) e o filtro de ar (Co2), para que o carro ande é necessário que estes 3 elementos estejam em sintonia e afinados, se queres que ele ande mais aceleras (+iluminação) entra mais combustível no carburador (+fertilização) e entra mais ar no filtro de ar (Co2) isto tudo para que exista a combustão, se não entrar combustível suficiente no carburador não te adianta acelerares......se não entrar ar suficiente não adianta acelerares....se não tiveres acelerador o carro não anda... A montecarlo tendo uma iluminação razoável, com Co2 cresce mais rápido e fica mais compacta, sem o Co2 cresce muito lentamente, menos compacta e com folhagem mais pequena, tive 6 meses sem Co2 (até me decidir desmontar o aquário) pois a montecarlo foi a planta mais resistente do aquário, é lógico que sem o Co2 a degradação da monte carlo é lenta e com o tempo vai deixar de existir. Nas minhas últimas 2 montagens, a única vez que me correu mal (mesmo mal), foi quando decidi alterar a iluminação.....boom de algas, e isto porquê? ...porque não afinei a fertilização e Co2 consoante a nova iluminação, levou muito tempo e muito trabalho para recuperar, mas valeu a pena, aprendi com mais um erro 😉 podes dar uma vista de olhos aqui não caias no meu erro! 😉 Cumps,
  21. É diferente, em alguns até bonitos, mas não o aconselhável, repara naquele pobre camarão num pedaço de plástico branco onde tudo é branco ou transparente sem nada para "limpar"....talvez ganhasse um pouco mais de vida assim que começasse o verdete a tomar posse do aquário :) Para mim, um aquário é como se fosse um pedaço arrancado da natureza entre 5 vidros! Cumps,
  22. Boas @bgk955, Conforme menciona o @Flaips e bem, verifica primeiro a alcanilidade da água da torneira, depois verifica se tens alguma coisa no aquário (pedras, conchas e afins) que sejam derivados do calcário. Depois desta despistagem, deves ter em conta que alterar os parâmetros da água "forçosamente" através de químicos pode não ser a melhor opção, pois estarás a comprometer o efeito tampão, e se entrar em desequilíbrio dificilmente conseguirás a curto prazo reverter a situação. Aqui o meu conselho é saberes exactamente o ph da tua água e tentar obter uma fauna que se enquadre proximamente nesses parâmetros. E claro, a melhor forma de se conseguir baixar os valores de forma natural é fazer conforme as indicações do @Alvaro Silva. Cumps,
  23. Na APP Store está disponível, já para Android (Google Play) há um problema com a ligação ao servidor, penso que será temporário. Cumps,
  24. Daniel, Há várias plantas resistentes de baixa manutenção, no teus caso, optaria por anubias e a limnophila sessiliflora, neste caso as anúbias são de crescimento lento, já as sessiliflora crescem rapidamente o que podes cortar e replantar para preencher o aquário. Podes colocar mais espécies, a escolha é tua, neste caso colocarias as anúbias em primeiro plano (são mais baixas) e as sessiliflora no fundo do aquário (crescem até ao topo). Cumps,
  25. Boas, O meu tapatalk está a funcionar normalmente, apenas no sábado falhas de inicio de sessão, está resolvido. Cumps,