labutes77

Membro
  • #Conteúdo

    1148
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Days Won

    1
  • Country

    Portugal

Tudo publicado por labutes77

  1. boas. como esta a correr isso ? infelizmente não consigo ver as fotos. não estou em Portugal e a net aqui ... nem comento. lol. boa sorte !!!
  2. ferias !!!

    1. Andre Miranda aP

      Andre Miranda aP

      Eu só em Agosto... já deito fumo pelas orelhas!

  3. PORTUGAL ... ATE BREVE ... outra vez.

  4. boas. se ela estava mesmo presa é possivel os helenas a terem atacado. embora acho pouco provavel, serem as helenas a causar o actual estado da cory ... um "ferimento" anterior, talvez tenha sido o que levou a cory a entalar-se se ela nao recuperar sozinha, acho que nao podes fazer grande coisa. nao me parece ser o resultado de um fungo ou bacterias. aguarda por mais opinioes. boa sorte.
  5. boas. muito bem ! continua assim
  6. se for o areao de rio que imagino que seja, vais ter sempre subidas de ph. e com o tempo e desgaste do areao so piora. mesmo com tpa´s de agua com ph baixo, turfa no filtro, troncos, folhas de amendoeira,etc ... experiencia propria. na minha opiniao, mudar o substrato ( existem varios que fazem descer o ph ) ... ou fazer isso tudo para baixar o ph, mas correndo o risco de teres sempre oscilaçoes, que é mais grave do ter um ph mais alto. podes procurar discus que sejam criados com um ph de 7,5. ja existem muitos relatos de pessoal que os tem nesse ph e nao num ph acido. se encontrares ja ajuda bastante, descer 0,5 de ph é mais facil do baixar 1 valor de ph. eu ja tive discus e tive o mesmo problema. e tinha poupado muita dor de cabeça se tivesse mudado o substrato logo de inicio ... cumps.
  7. boas. com um ph tao alto é pouco provavel que troncos e turfa no filtro baixem o ph para 7 ... é mais facil fazer um projecto para um ph8. que substrato/areao usas ? areao de rio e outros fazem subir o ph. se estiveres a usar areao ou gravilha, nao ha nada que faça baixar o ph. pois o areao vai sempre fazer subir o ph. qual o ph da agua que usas ?
  8. boas. so estou a relatar a minha experiencia com os produtos chineses. o meu objectivo em ter material é, porque preciso dele. lol. quando nao preciso, guardo ou ofereço, mas nao vendo. de que me adianta comprar caro para vender barato ? para mim o preço praticado nos chineses, compensa mais do que os preços praticados pelas "marcas". os que comprei ná 3 anos custaram-me cerca de 3€ os filtros e 5 ou 6€ os termo. os filtros trabalham bem e movimentam um grande volume de agua para o tamanho deles. os termo sao hiper certinhos. nao falham a temperatura marcada, nem nos dias mais frios de inverno. em 3 anos zero problemas. em relaçao ao consumo de electricidade, nao noto diferença nenhuma. o aumento que tive na conta, deve-se ao aumento do custo da mesma, e nao a um aumento de consumo. nao estou a vender nada a nimguem, nem a contra-dizer outras experiencias. pela minha experiencia e pelo que vejo aqui, o pessoal que efectivamente esta a usar produtos de aquariofilia dos chineses, esta satisfeito. cumps.
  9. boas. tenho neste momento 6 termoestatos ( 100w e 150w ) e 4 filtros de cascata. tudo 5 estrelas. termoestato ´caibao´ filtro ´aleas´ impecaveis. comprei os primeiros a 3 anos, e quando preciso volto a loja. sem medos. muitos produtos que compramos sao "made in china",seja qual for a marca.
  10. ok, se existe esse estudo ... nao conheço, portanto nao o vou discutir. pessoalmente dou mais importancia aos efeitos que determinados substratos têm na agua. areao de rio sobe o ph, akadama e ADA mantem o ph baixo. a minha resposta a questao do topico continua a ser, um substrato que mantenha o ph acido.
  11. a pergunta é sobre camaroes. nimguem falou em plantas. lollll. e mesmo com areia de silica consegues ter plantas, anubias, fectos de java e criptos ... facilmente. desde que tenham boa iluminaçao. e sem adubos. pelia, mini-pelia e todos os musgos. eu uso varios, e tenho plantas em todos. areao preto, areao de rio, areia de coral, ada amazonia, akadama, etc, etc. tudo depende do camarao. para crystal akadama ou ada. a questao do camaroes preferirem areao escuro, acho que tem mais a ver com a estetica e com a nossa visao do aqua e dos camaroes, do que propriamente com o gosto estetico das gambas. lol. mas cada um sabe de si ...
  12. boas. por norma os camaroes nao têm areia de que gostam mais. acho que para eles é igual ao litro ... ha outra situaçao a ter em atençao. os crystal red preferem aguas acidas. a rondar os 6 ou 6,5 de ph. a maioria das areias, areao, gravilha, atc ... torna a agua alcalina. por vezes ate 7,5 ou mais. o que pode causar a morte dos crystal. deves procurar um substrato que mantenha um ph acido. e este sera o areao/substrato que eles vao preferir.
  13. lolll. ja nem me lembrava disto ... http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=192909 e a brincar sao 4 anos com estes meninos ... com dois anos e meio de más noticias e quase um ano e meio de alegrias. valeu a pena o esforço !
  14. wow !!! lindos !! belo aquario. parabens !!!
  15. boas. caracois helena sao a melhor soluçao. nao incomodam nimguem, sao bonitos, e so criam enquanto houver caracois para comer. como se reproduzem muito lentamente, nao ha risco de praga. botias , é frequente se tiverem comida nao comem caracois, crescem, comem camaroes e alevins de peixes, fazem buracos no areao, desenterram plantas ... experiencia propria. quimicos, existem alguns bons para matar caracois. mas depois ficas com um problema ... caracois mortos no aqua, muitas vezes escondidos, a apodrecer ....risco de amonia.
  16. nota : nao fazer leiloes em dias que mudam a hora !!

  17. labutes77

    Dúvidas

    boas. a experiencia adquire-se. eu nao tinha esperiencia de sulawesis á uns anpos atras e agora mantenho 4 especies. tive alguns azares pelo caminho ? pois tive. mas foram esses azares que me deram experiencia. na altura nimguem tinha experiencia com sulawesis. e ainda hoje sao poucos os que tiveram ... taiwan sao caros, camaroes com o gene sao mais acessiveis, mas da trabalho e leva tempo ate chegares a um bom camarao. tudo depende do que estas disposto a investir. tendo atençao que com os taiwan nao há margem para erro. os parametros têm de ser perfeitos. aqua bem ciclado, boa filtragem, ph bastante acido, etc, etc. e so depois de tudo estar no ponto certo é que procuras os taiwan. nao crias taiwan nos mesmo parametros dos crystal ... nem com a mesma facilidade.
  18. labutes77

    Dúvidas

    boas. tibees é um cruzamento de tiger x bee shrimps ( crystal ) ... acho que é isto. king kong e panda, fazem parte do "chamado" gene taiwan. que sao caridina cantonensis ( crystal red e crystal black ). essa linha de genes taiwan é que da origem aos kk, panda, extreme kk, red wine, red ruby, blue bolt, ... taiwan é um gene especifico, nao é um apuramento dentro da especie crs ou cbs. podes arranjar crs ou cbs com o gene taiwan ou os taiwan propriamente ditos. acho que nao disse nenhum disparate ...
  19. boas. acho que estas a ver a questao ao contrario... 1. que algas tens ? 2. porque tens algas ? as algas nao aparecem assim do nada. deves ter ai algum factor que as faz crescer. se nao o descobrires, podes ter 100 camaroes ... vao continuar a aparecer algas.
  20. boas. apesar de haver criadores que usam fertilizantes com invertebrados ... por mim , nao arrisco ! a maioria dos fertilizantes possuem mais quimicos para alem dos nitratos, como ferro ou cobre. ambos toxicos para camaroes. com um bom substrato e boa iluminaçao, podemos ter um bonito aqua plantado com invertebrados e sem adicçao de fertilizantes. agora depende do que queres fazer ...
  21. boas. nao estava a pensar nisso. mais tarde vejo isso ... apurar ou nao apurar. lol.
  22. labutes77

    PH

    boas. eu uso ADA amazonia nos crs, e nao me arrependo do guito. do akadama para o ada a diferença nao é assim tao grande. mas tb há uma razao para ser mais caro... melhores resultados. tenho o ph a 6. e nao se mexe dali. uso agua del cano com ph 7,5 ( deixo em garrafoes uns dias, por causa do cloro ), mas nao uso aditivos nenhuns. os camaroes nao podiam estar mais felizes. sempre usei substrato inertes, areia, areao, cascalho, etc ... neste momento nao podia estar mais satisfeito com os resultados deste substrato. poupas no substrato e depois vais gastar em aditivos, nos camaroes que é provavel ficarem pelo caminho, nas dores de cabeça, fazer testes com alguma frequencia, etc. aqui nimguem ganha em fazer publicidade a marca. estamos so dizer o que é melhor ... mas no final ... a opçao é tua.
  23. boas. excelentes fotos. boa sorte com essas gambas.