jpospr

Membro
  • #Conteúdo

    2789
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por jpospr

  1. 10.000L com substrato e decorações chega facilmente às 10 Tolenadas e meia, achas bem fica em cima de uma "reboque" ? A base do aquário em vidro tem de ficar totalmente apoiada e bem nivelada se houver zonas que façam mais força vai estalar.

     

    Espessura di vidro não me aventuro a dizer não faço a mínima ideia

  2. Ola Ricardo

     

    A pergunta que tu nos fazes, não tem uma resposta precisa, especialmente pq não sabemos que filtro tens nem que tipo de reactor UV-C compraste. Todos os reactores UV-C trazem um manual ou deveriam trazer que nos indicam numa tabela para que cauldal estão dimensionados, ou seja, quanto maior for o caudal do filtro mais potente tem de ser o reactor UV-C, alguns reactores UV-C pela forma de construção com menores potencias fazem o que outros mais potentes tb fazem. Então como vês depende de alguns factores.

  3. Boas

     

    Parece-me que o teu problema tem a ver com o ciclo, ainda não passou tempo suficiente para introduzires peixes. Não haver Nitritos e Amónia não é significado que o ciclo esteja feito, isto pq só à produção de Amónia e Nitritos se houver matéria orgânica para decompor.

     

    Aconselho-te a fazer o seguinte teste, dia sim dia 2 durante 2 semanas coloca uma colher de café de comida no aquário, mantém sempre o filtro a funcionar e temperatura constante. No final dessas duas semanas mede os valores de Amónia e Nitritos e se nesse altura estiverem ambos a zero então faz a instrodução de peixes.

     

    Se o aquário começar a ficar um pouco sujo por excesso de comida sinfona (aspira) ao fim de cada semana, e acrescenta a água que retiraste sempre antes colocando um bom acondicionador, eu aconselho o Seachem Prime

  4. De facto o pH para plantas está um pouco alto, e é do senso comum que estas se dão melhor em pH's mais baixos que em pH's mais altos. Fazer passar a água por esse filtro não me parece que traga algum inconveniente, mas como não sou químico convinha que testasses a água que está em contacto com esse filtro, nomeadamente com o teste de Fosfatos pois não sei se isso liberta esse composto para a coluna de água.

  5. boas

     

    Já algum tempo que ando a fazer uma pesquisa,sobre a utilização de cristais poli-fosfato nos aquas e não encontro nada nesta matéria.

     

    Então é o seguinte, tenho à entrada de casa nos filtros de água, um com poli-fosfato da qual sobrou um pouco e estou a pensar em colocar no filtro do aqua.

     

    Há algum problema,em usar no filtro?

     

    Mas estás com problemas de calcário no aquário? As TPA's que fazes não são com a água da torneira que já passou por esse filtro?

  6. Apesar de ser um sonho teu de criança e compreendo que o dejas tê-lo as medidas pouco convencionais vão-te trazer alguns problemas. Não tanto pelo comprimento, mas mais pela a altura e largura. Com uma altura de 90cm vai ser extremamente difícil chegares ao fundo do aquário, o teu braço não terá esse comprimento e para limpares o aquário vai ser muito difícil. Outro problema com a altura do aquário terá a ver com a iluminação, que quanto mais alto for o aquário mais intensa deverá ser para conseguir penetrar na coluna de água e chegar ao fundo, isso irá implicar em muito no tipo de plantas que conseguirás manter.

    Em relação à largura apenas 24cm, não de vai dar qualquer profundidade ao aquário, limitando-te na forma de hardscaping e até no tipo de peixes pois ficarás sempre limitada às espécies mais pequenas, pois as maiores ao crescerem terão dificuldade em darem a volta.

     

    Em se fosse a ti repensaria nesse projecto de uma outra forma

  7. Não vou tecer comentários ao layout, cada um sabe dos seus aquários e do gosto próprio. Para teres cuba tens de ter pelo menos 1w/l em T8 e quase 1w/l se forem T5 a intensidade de luz que tens só vai dar para anubias, fetos de java , musgos e outras plantas aquáticas de crescimento lento

  8. Tens razão um filtro deverá fazer 5x o volume do aquário por hora o teu filtro faz um pouco mais que isso por isso está perfeitamente dimensionado para o teu aquário.

     

    Agora a razão pela qual o teu filtro não está a ter o rendimento que tu esperas parece-me efectivamente que se deve à má estruturação da ordem das matérias filtrantes apesar de as teres todas

     

    A ordem deverá ser a seguinte

    1º água passa pelos rolos de cerâmicas que funcionam como filtragem mecânica

    2º água passa por esponja grossa (as cerâmicas anteriores evitam que esta esponja fique entupida com uma espécie de lama)

    3º água passa por cerâmicas porosas, onde se alojam a maioria das bactérias nitrificantes

    4º água passa por uma FINA camada de lã filtrante que captura as partículas mais pequenas

     

    Experimenta estruturar desta forma o filtro e depois diz-nos como ficou o fluxo