hugo feio

Membro
  • #Conteúdo

    2751
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por hugo feio

  1. Como o nome indica, tenho andado entretido a fazer um "candeeiro" para um aquário pequeno utilizando essencialmente material reciclado cá de casa. A ideia é fazer uma cena bastante apelativa do ponto de vista estético e monetário, estilo "ADA" mas para o bolso de qualquer um com umas horas para matar a brincar em casa.

     

    O aquário é o seguinte:

    d2aa1d8b-9c06-4fae-b27a-8e51cb0871bc_zps

     

    É um coisa muito pequena, só vai levar uns pedaços de musgo, uma anúbia muito pequena e um casal de sakuras.

     

    E a base do projecto, o suporte onde se irá encaixar a lâmpada e as ligações, será o seguinte biggrin.png' alt=':biggn:'> :

    IMG_0427_zpsiikunxzv.jpg

     

    O projecto está em fase final, faltando só uma peça que teve de ser mandada fazer por medida. Como tal fica só o teaser. Fotos detalhadas do projecto completo e finalizado vêm em breve.

  2. Quanto à Ludwigia, na altura da última foto apenas tinha um pé no aquário, que serviu de cobaia para estudar a possível entrada da planta. Hoje já plantei o resto, contudo nota-se agora uma diferença brutal entre o pé que já tinha sido plantado com os novos, crescidos de forma emersa.

     

    _MG_4281_zpseuu0nbxt.jpg

     

    Fica já agora, outra foto de hoje.

    _MG_4280_zpsyf6wpgzm.jpg

     

    _MG_4288_zpsqywg7szz.jpg

    • Votar + 2
  3. Viva, António.

    Eu percebo o que queres dizer com mais é menos, mas do meu ponto de vista o aquário é algo que está sempre em constante mutação até atingir um ponto de equilíbrio. Algumas destas plantas foram-me oferecidas e como tal, foi caso de as experimentar. Naturalmente se a certo ponto vejo que já não fazem falta, saltam fora. A hydrocotyle por exemplo é de muito fácil remoção. Não a pretendo remover totalmente já, porque enche um espaço que de outra forma ficava um bocado vazio, como podes ver nas primeiras fotos. Mas vou, sim, tirar grande parte e deixar só umas folhas, de modo a não perder a planta. Assim, dou uma oportunidade à pinnatifida de ocupar o espaço. Quanto à alternanthera, é sempre complicado puxá-la para a frente num aquário destas dimensões, mesmo lá atrás estou um tanto ou nada arrependido por não ter optado por outra planta de folha menor. O pé solitário foi outra planta que me foi oferecida cujo nome desconheço para já, e está também em estudo para uma possível integração ou substituição da alternanthera.

    Abraço e obrigado.

  4. Viva, Yuny.

    Muito obrigado. De facto esqueci-me de referir o co2 e a fertilização líquida no post inicial. Co2 pressurizado, com um difusor em vidro a funcionar em conjunto com uma pequena bomba de água para dispersar melhor as bolhas e aumentar a circulação da água no aquário. A fertilização, uso Macros e Micros da Ecoarium, 1.5ml por dia.

    Abraço,

  5. Viva Pessoal.
    Foi-me recentemente possível fazer um regresso muito aguardado pela minha parte ao mundo do aquascaping. Uma oportunidade para fazer algo que há uns anos não conseguia seja por falta de disponibilidade monetária ou simplesmente por falta de maturidade para levar a cabo um projeto do início ao fim.

    Neste projeto, como é normal de qualquer projeto de aquascaping, tentei ao máximo utilizar material com uma imagem muito minimalista e limpa, como é característico dos produtos da ADA. Para tal utilizei alguns produtos da própria marca e arranjei outros de marcas distintas mas com uma imagem semelhante, porque apesar de tudo os preços da ADA são muito proibitivos.

    Portanto e sem mais demoras...

     

    Setup:

     

    Aquário: 45x30x27 extra claro (Estilo 45p da ADA mas feito pela grande empresa Portuguesa, GAD).

     

    Iuminação: LED 15W (Estilo Aquasky da ADA).

     

    Aquecimento: Termoestato 50w

     

    Filtração: Eheim 2211 & Lily pipes

     

    co2: Pressurizado com válvula solenoide TMC. Difusão feita com um difusor de vidro em U da NAG em conjunto com uma bomba de água para aumentar a dispersão das bolhas e a circulação geral da água.

     

    Fertilização: Macros e Micros Ecoarium, 1.5ml de cada por dia.

     

    Substratos: ADA Amazonia & ADA Power Sand Special M. Para criar a altura que pretendia na traseira, sem abusar na quantidade de substrato, utilizei ainda perlite numa meia. É um material de uma porosidade enorme que contribuirá para evitar que o substrato se torne anaeróbico.

     

    Hardscape: Seiryu Stones & Red Moor Wood.

     

    Fauna:

    • Borara maculatus
    • Corydora pygmaeus

     

    Flora:

    • Eleocharis acicularis sp. 'mini'
    • Micranthemun umbrosum 'monte carlo'
    • Staurogyne repens
    • Alternanthera reineckii 'mini'
    • Hygrophyla pinnatifida
    • Hydrocotyle leucocephala
    • Ludwigia repens
    • Riccia flutains (1 apontamento)

     

    E por fim, um breve registo fotográfico.

     

    Preparação do material

    _MG_3601_zpsc1c2fb37.jpg

     

    Colocação do PowerSand

    _MG_3656_zps9ucezzuw.jpg

     

    Tronco

    _MG_3658_zps7nx4k1lk.jpg

     

     

    Amazonia e hardscape completo

    _MG_3659_zpsuttoihth.jpg

     

    Vaso de Alternanthera

    _MG_3668_zpsal9gplmm.jpg

     

    Plantação da mesma

    _MG_3673_zpstmkisiop.jpg

     

    _MG_3670_zpsdvkpel4f.jpg

     

    Plantação e enchimento concluídos a 25/01/2015 :)

    _MG_3693_zpstatqqknb.jpg

     

    Atualização a 10/02/2015

    IMG_4057_zpsjtjrhwdm.jpg

     

    Hoje, 41 dias depois.

    _MG_4207_zpsbvhadgwc.jpg

     

    Detalhe de um runner da pinnatifida

    _MG_4206_zpsl0wqmnmt.jpg

     

    _MG_4211_zps0orvzfwb.jpg

     

    Em termos de alterações futuras, prepara-se uma mistura mais acentuada da Ludwigia com a Alternanthera de modo a melhorar a transição de médio para último plano, e ainda um melhor controlo do crescimento da Hydrocotyle.

     

    Qualquer comentário, dica ou bitaite é bem vindo, não se acanhem.

    Abraço,

    • Votar + 5
  6. Excelente composição. Só duas coisas a apontar, as rochas precisam de uma escovadela e esses caracóis precisam de ser controlados eheh. Podem até ajudar com as algas, mas tens aí mesmo uma praga brutal :D

  7. Viva,

    Uma dúvida, para o pessoal dos plantados.

    Estou no processo de renovação de um aquário plantado, e necessito de um novo substrato fértil. Na montagem anterior usei o da Tropica, contudo pareceu-me deixar de fazer efeito bastante rapidamente, sendo que as plantas se começaram a ressentir depois dos primeiros meses, passando a necessitar uma fertilização liquida mais regular. Outro aspecto foi que agora, mediante a desmontagem do aquário, pareceu-me que este formou uma camada tipo lodo, com uma textura bastante argilosa, levando-me a pensar que talvez peque pela falta de porosidade, o que acabaria por asfixiar as raízes das plantas.

    Gostaria então de saber como tem sido a vossa experiência com o tropica, e como este se compara ao Powersand da ADA.

    Atentamente,

    Hugo Feio