fxbrito

Membro
  • #Conteúdo

    660
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Germany

Tudo publicado por fxbrito

  1. Nao ganho nada a guardar para mim o que aprendi com o tempo. Boa Sorte com esse bichinho.
  2. Boas, Quanto ao filtro no meu 300L (100x50x65) fui para o FX5 e foi a melhor que fiz. Nunca é demais. (não estou a dizer para por um FX5 em 60L) . Tinha um 2028 e um DIY (bidao de 15L com leca e bomba de 2500L/h. Era estavel mas constantes problemas. DIY tinha fugas. Eheim desferava... O FX5 é uma brisa. Se quiser um UV de 25W vendo meu DIY. manda PM.
  3. Agua a 30 graus sem duvidas. Sal de cozinha (procura por aqui as quantidades, nao sei ao certo). Oferece poucas quantidades de Granulado, flocos (uso sempre Tropical, nao dou mais nada). Discus Gran D-50 plus é excelente mas nao sempre facíl de conseguir. Se precisares de ir para artemia tenta a liofilizada (seca). Se tiver de ser congelada, descongela em agua bem salgada e passa por agua limpa antes de oferecer. Nada de bloodworms. Quando tiver mais forte faz desparatisaçao interna (uso Flagyl e Fluvermal) mais uma vez procura por aqui as quantidades. Da lhe tempo, nada de luz forte, nada de stress. Diria que devia ter alguns peixes (jovens) com ele, iria se sentir melhor, num ambiente saudavel... Desculpem a falta de acentos, estou num pc ingles.
  4. Se come é sempre de tentar, minha opinão. Nāo vai ser um peixe de concurso, parece atrasado no crescimento, mas salvar uma vida é sempre muito satisfatorio. Comida que ele aceite, variada e de qualidade. Agua de qualidade e paciencia. Quando estiver mais forte desparasita e pode ser que recupere. Boa sorte.
  5. Mais uma vez aqui reforçar as palavras do j-santos. Os discus querem a mesma agua sempre e isso é muito mais fácil quando usamos a "agua del cano". (nao tenho selvagens embora pudesse com a Agua de Viana do Castelo, uma maravilha para Discus). Gosto de usar umas folhas de amendoeira diretamente nos cestos do filtro. Alem disso mando umas colheiradas de sal para dentro do aqua de longe a longe. Mais nada. Nāo é treta, desparasito os meus discus uma vez quando chegam. Só comem flocos e granulado, crescem saudaveis e vivem muitos anos. Nenhum congelado!!! Outra coisa que até pode ser contraversa mas, eu, deixei por completo de ter "amigos" para meus discus. Nem corys, nem neons e muito mais Ram's. Porque? Sao todos muito bonitos mas sāo muito agitados. Discus por si ja sāo animados que chegue nas suas guerras territoriais, establecimento de hierarquias, paixões e outras cenas que ele inventam. Como referi já vai +- uma decada a manter discus. Com o tempo veras que o Discus tem personalidades e uma verdadeira novela passa-se no aqua. No meu ha dois macho apaixonados por a mesma femea, porrada brava entre eles. Isto é o que aprendi com o tempo e muitos discus passaram por casa. Simplicidade e paciência, nada de invenções.
  6. Gostava de apoiar tudo que disse o j-santos, concordo com tudo a letra e do meu lado já lá vão 10 anos a manter Discus.
  7. Boas, Tenho um 100x50x65 (+-300L) com 6 Discus adultos e consegui um FX5 usado que nunca me deixou mal. Tinha um Eheim2028 que era claramente insuficiente, adicionei um DIY bidao de 15L com bomba. Deu conta do recado mas as limpezas eram uma dor de cabeça e os problemas de pequenas fugas constantes. O FX5 resolveu tudo. alem dos L/h e muito importante o volume de materia filtrante Espero que ajude
  8. Boas, Minha experiencia diz para manter a agua ao melhor nível possível, TPA's de qualidade e regulares e nada de stress. O sal é bom dentro do parametros recomendados. Oferecer comida de qualidade. Desculpem a publicidade mas eu só ofereço Tropical, varias referencias da marca polaca em flocos e granulado. NADA DE CONGELADOS! Dar tempo para se habituarem aos outros habitantes e ao novo aquário. Pouca luz pode ajudar. Tive um pequeno Marlboro red que andou escondido uns meses e hoje é dos discus mais bonitos que tenho. Espero que ajude.
  9. Pode oferecer ervilhas sem pele esmagadas. Adoram e facilita a evacuação !
  10. Tenho o FX em 320L com 6 Discus e tem feito o trabalho dele. Nao conheco o FX4. Penso que vai depender da fauna que vai colocar alem de simplesmente o volume do aqua. Desculpem falta de acentos, estou num teclado/pc UK. Cpts Fx
  11. Boas vizinho, Os últimos que comprei foi na Maia, na loja do Paulo Vieira. 5 estrelas e nao ganho nada com a publicidade! Nao foram baratos nem caros, achei justo e com qualidade. Aconselho procurar criadores e visita-los. Cpts
  12. Boas, Minha experiência com meu 320L brutos (6 Discus adultos, muita comida e pouca flora) Com 1 Eheim 2028 (1025L/h (em vazio) e aprox. 700l/h reais era completamente insuficiente. Adicionei um bidao DIY com 15L de Leca e bomba Eheim compact5000. Resultado fantástico mas manutenção complicada e constantes problemas com pequenas fugas. Troquei ambos por um Fluval FX5 3500L/h (em vazio), nunca mais tive um unico problema. Peixes felizes a crescer e manutenção fácil e espaçada Nota que, na minha opinião, o volume e tipo de matérias filtrante é tanto ou mais importante que os L/h. Se fosse hoje construía o mesmo aquário com Sump com 150/200L. Espero ter ajudado.
  13. Eu tenho no meu 300L (100x50x65a) um Fluval FX5. Feliz da vida!
  14. fxbrito

    Discus Lovers INFO

    Ja tinha visto, muito bom.
  15. Aquario mode cha amazonico: ON

  16. dependendo da litragem do aqua o watercooling seria uma ajuda ao aquacedor principal e ele iria regular na mesma, isso ia trazer poupança. Para nao haver transmiçao de metais fazia um circuito em tubos aço inox AISI 316. posso estar errado, nao penso que os led consigam colocar 300L de agua a 28ºC. tambem só uso um power led de 20W... com calhas mais forte é capaz de dar qualquer coisa. uma coisa que fiz foi ligar o termostato 300W com um programador horário como o da calha, retirando apenas as horas de pico (contador tri horario da EDP) e já senti a diferença na conta da EDP.
  17. boas não tenho experiência com nenhum dos modelos apresentados. no entanto tenho um hydor profeed, mais parecido com o toppy ( tipo tambor), uso todo o ano para alimentação base. duas refeições ao dia e com botão "petisco" manual. diria que duas refeições são suficientes para o tempo que não estamos em casa. qualidade eheim é reconhecida. o tipo tambor funciona bem. é melhor esperar por mais experiências.
  18. nao tenhas duvidas quanto aos tubos. a bomba atual é a segunda e tive de aumentar ao diâmetro dos tubos para ter pleno rendimento. da mesma maneira que as matérias filtrantes abrandam a agua, os tubos fino fazem igual!
  19. nao sei ao certo já lá vai um tempinho mas cerca de 40 euros mais bomba (comprei a bomba usada) que sejam 100 euros é bom preço para um filtro de 2500L/h e 15L de volume. o espaço é que nao estica... eu tenho um aqua de 1 metro, o dois filtros no movel. o bidao + um 2028
  20. já que quer aumentar o caudal usando uma bomba externa porque nao usa um bidao estanque com dois passa-muros e ja pode usar tubo de passagem decente? tenho um bidao com 15L de leca e uma bomba de 25ooL/h. estou muito satisfeito. zero problemas.
  21. fxbrito

    "King Animal"

    boas... e fotos da Discalhada?!? hehehe Parabens o aqua esta bem bonito
  22. Faço algo muito parecido, menos bem equipado, mangueira com tubo largo para aspirar e tecnica do "xupao" para esgoto. Para encher tenho uma torneira dedicada com um tubo de pneumatica Ø12mm permanente no aqua. é só abrir e deixa encher devagarinho. nao esquecer de fechar a torneira no fim....
  23. fxbrito

    300 Lts para Discus

    isso vira pão nosso de cada dia!!!