Ricardo José

Membro
  • #Conteúdo

    396
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por Ricardo José

  1. Olá!

     Vinha pedir a vossa colaboração, para o preenchimento de um inquérito sobre aquariofilia. O inquérito tem um cariz académico, tendo por objectivo a caracterização do hobbie em Portugal e no Mundo.

    Se notarem algum erro ou acharem que falta alguma questão, podem enviar email para o que esta disponibilizado no inquérito.

    Agradeço desde já a vossa disponibilidade.

    inquérito

     
  2. Boas.

     

    Eu, na minha opinião, ficaria com o minimo de água do filtro possivel. Isto porque os sintomas que descreves (parados e escondidos) parecem-me muito abstratos e na eventualidade de ser algum organismo que se propage na agua, o mesmo pode ainda permanecer na água...  Ao transferires os peixes para o novo aquário, verifica se alteram o seu comportamento.

    Já agora quais os peixes que tens no aquário, não poderá ser um que seja dominante sobre os restantes e cause o comportamento de se esconder?

  3. Estive a reler a post. é estranho que ao aqueceres a água ele varie o pH, experimenta fazer um teste deixa a água repousar por 24h ou assim e mede. É que 8 conchas a partida nao te deveriam alterar o pH....

    Vao dizer que esse aquário é pequeno para cometas, por isso faço-te a questão de outra forma: tens capacidade para adquirir um aquário "decente" para esses peixes? Se não tiveres, aconselho-te a tentares trocar os peixes,  e adquir peixes mais pequenos para esse aquário. é que o aquário é pequeno, e penso que o teu sistema de filtragem também será pequeno.

     

  4. Boas Pedro.

    Dois conselhos, quando comprares compra o aquário o maior possível, e se entretanto comprares um filtro, compra um adequado já ao aquário que estas a pensar comprar. Pensas comprar o aquário dentro de quanto tempo?

    90 Litros pode ser pequeno para um oscar, não é uma espécie que possua, pelo que não te sei dizer ao certo qual a "litragem" minima que podes ter. Verifica cá no forum, se existe algum tópico dedicado aos Oscars (penso que sim), e o que recomendam. Entretanto, vai fazendo o ciclo do azoto, e monitoriza os parametros. é mais adequado teres peixes adequados ao pH da tua água, do que modificares o pH para se ajustar aos peixes. Isto, porque se tiveres problemas e necessitares de introduzir água no aquário, podes nao conseguir colocar as mesmas condições, o que pode ser prejudicial.

  5. Boas!

    Como a Vera disse, faz o que eu digo, não faças o que eu faço.

    A espécies que aguentam bem o tratamento que lhes deste, como foi o caso. NO caso de lojas, o unico pormenor que podes não ter em conta é o tempo que os peixes estão na loja e a sua origem.  Peixes que proveem da Europa de Leste, por exemplo, ao chegarem a loja tem na sua "rodagem" talvez uma semana de viagem desde o produtor até a loja, e se forem vendidos corremos mais riscos ao introduzi-los nos nossos aquários. 

     

    Quanto a esse aqua, gosto do layout, simples e pratico. Desculpa não conseguir dar muitos mais conselhos, mas a experiência nesta área é 0 :P vamos aprendendo por osmose

  6. O meu conselho seria escolheres espécies adaptadas as características da água que tens. Ou seja, mede o pH, dureza, e depois vê fichas de peixes (existem várias aqui no fórum, ou mesmo pesquisa pelo google), e depois podes seguir a regra de 1L por cm de peixe adulto.  

    Assegura-te que o sistema tem capacidade para os peixes que pretendes colocar, isto a nível de filtragem.

  7. Boas! 

    Pega nas pedras e faz a montagem fora do aquário, para teres uma noção de como as podes dispor. Layout's é uma questão de gosto pessoal, pelo que vais ter sempre pessoal que não gosta do que fazes ou de como dispões,  podes tirar fotos e pedir a opinião do pessoal. ;)

     

  8. Boas!

    Como o Alvaro já disse provavelmente ao mudares a água, mataste as bactérias.

    Mas vamos por partes:

    1) Quais são as dimensões do aquário?

    2) A quanto tempo montaste? e após quanto tempo colocaste os peixes?

    3) Quais os parametros da água, pH, Temperatura?

    Até porque quase que aposto que a água suja deriva do elevado número de peixes, num ambiente tão pequeno. 

    • Gosto 1
  9. Boas

    Pegando no assunto de comida, penso que a ideia da Vera é teres várias de diferentes marcas e ires alternando no seu fornecimento aos animais.  Imagina que eras tu, gostarias de comer todos os dias arroz ou massa ;) ? é ires alternando entre as diferentes marcas (podes ter 2 ou 3, o que conseguires ter)  de modo a permitir aos animais terem uma alimentação variada e de qualidade. 

    Comprar Hikari constantemente pode sair caro, por isso podes sempre entrar num esquema de comprar Hikari e fornecer uma a duas vezes por semana, sendo que nas restantes forneces uma outra mais barata ;)

     

    Quanto aos testes, podes sempre adquirir o kit da JBL e adquirires o de GH em separado, porque sendo ciclideos tenho a sensação que a dureza da água conta e muito para o que pretendes, mas espera que a Vera já te confirma hoje a noite. Eventualmente podes sempre levar uma amostra da tua água a uma loja de animais e verificar se te fazem o teste ;)

     

  10. Boas

    Antes de mais bem vindo a este mundo. Parece-me que pretendes começar e já fizeste alguma pesquisa.

    Tenho duvidas se não deverias optar por um aquecedor mais potente, 75W para 60-80L, parece-me curto. Penso que o aquecedor irá estar constantemente ligado, embora dependa também de outros factores como temperatura ambiente e tudo o mais. Quer neste ponto, quer no da calha espera por mais alguma opinião.  

    Para os filtros lê algumas criticas sobre os mesmos, e depois opta pelo que te oferecer mais espaço para materias filtrantes e oferecer menor consumo de potencia.

    O substrato parece-me bem. 

    Aconselhava-te a medir primeiro o pH e restantes caracteristicas da água que iras usar, para decidir qual a fauna a colocar.