Ricardo José

Membro
  • #Conteúdo

    396
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Ricardo José

  1. Boas! Aproveita enquanto o aquário cicla, para verificares o pH, dureza, para definires quais os peixes mais adequados a tua água!
  2. Boas. Parabéns pela aventura! Como está a correr? Se ainda não encontras-te casas ai no Porto, julgo que se procurares feedback por lojas cá no forum encontras.
  3. Olá. 

    O meu nome é Ricardo, e venho pedir a vossa colaboração para um trabalho académico que estou a realizar.

    Estou a realizar um inquérito de forma a elaborar o perfil do aquariofilista, agradecia a tua colaboração preenchendo este inquérito

     

    Os resultados vão ser no futuro partilhados neste tópico.

     

    Obrigado desde já pela vossa participação

  4. Obrigado. @Tozé Nunes obrigado pelo feedback. Reconheco que necessito de estudar melhor a parte salgada, num próximo inquérito faço essa alteração e espero aprofundar mais o inquérito.
  5. Olá! Vinha pedir a vossa colaboração, para o preenchimento de um inquérito sobre aquariofilia. O inquérito tem um cariz académico, tendo por objectivo a caracterização do hobbie em Portugal e no Mundo. Se notarem algum erro ou acharem que falta alguma questão, podem enviar email para o que esta disponibilizado no inquérito. Agradeço desde já a vossa disponibilidade. inquérito
  6. Boas. Sei mais informação, pode ser dificil. O que está a superficie está ofegante? O aquário tem quanto tempo? Parece-me que tens o pH elevado para ramirezis, embora dependa de onde é que os peixes vieram e em que condições estavam.
  7. Boas. Uma sugestão seria retirares os peixes colocares os mesmos numa caixa, com água do aquário e manter o filtro a trabalhar. FAzeres a alteração que pretendes no aquário e depois voltar a colocar os peixes no aquário (atenção, que pode correr mal)
  8. Boas. Eu, na minha opinião, ficaria com o minimo de água do filtro possivel. Isto porque os sintomas que descreves (parados e escondidos) parecem-me muito abstratos e na eventualidade de ser algum organismo que se propage na agua, o mesmo pode ainda permanecer na água... Ao transferires os peixes para o novo aquário, verifica se alteram o seu comportamento. Já agora quais os peixes que tens no aquário, não poderá ser um que seja dominante sobre os restantes e cause o comportamento de se esconder?
  9. Estive a reler a post. é estranho que ao aqueceres a água ele varie o pH, experimenta fazer um teste deixa a água repousar por 24h ou assim e mede. É que 8 conchas a partida nao te deveriam alterar o pH.... Vao dizer que esse aquário é pequeno para cometas, por isso faço-te a questão de outra forma: tens capacidade para adquirir um aquário "decente" para esses peixes? Se não tiveres, aconselho-te a tentares trocar os peixes, e adquir peixes mais pequenos para esse aquário. é que o aquário é pequeno, e penso que o teu sistema de filtragem também será pequeno.
  10. Boas. Primeiro deves ter alguma coisa, muito provavelmente as conchas que te esta a afectar o pH do aquário. Qual é o tamanho do aquário? Qual a quantidade de conchas que colocaste no aquário?
  11. Boas! Bem vindo. Aproveita e lê bem sobre o ciclo do azoto. Como estas a planear um plantado, informa-te sobretudo na área das Plantas.
  12. Eu sei que falou em Corydoras vs Betta. Eu apenas referi que os bettas mais depressa arranjam sarilhos com guppies, pelo que as corydoras a partida é tranquilo
  13. Boas. Os Bettas mais depressa vão arranjar "problemas" com guppies.
  14. Excelente trabalho. O horror de ter um aquário vazio...
  15. Excelente trabalho. A dedicação tem compensado. Continuação de bom trabalho.
  16. Boas Pedro. Dois conselhos, quando comprares compra o aquário o maior possível, e se entretanto comprares um filtro, compra um adequado já ao aquário que estas a pensar comprar. Pensas comprar o aquário dentro de quanto tempo? 90 Litros pode ser pequeno para um oscar, não é uma espécie que possua, pelo que não te sei dizer ao certo qual a "litragem" minima que podes ter. Verifica cá no forum, se existe algum tópico dedicado aos Oscars (penso que sim), e o que recomendam. Entretanto, vai fazendo o ciclo do azoto, e monitoriza os parametros. é mais adequado teres peixes adequados ao pH da tua água, do que modificares o pH para se ajustar aos peixes. Isto, porque se tiveres problemas e necessitares de introduzir água no aquário, podes nao conseguir colocar as mesmas condições, o que pode ser prejudicial.
  17. Boas. Não encontras no AKi ou Maxmat, ou numa loja desse género?
  18. Boas! Como a Vera disse, faz o que eu digo, não faças o que eu faço. A espécies que aguentam bem o tratamento que lhes deste, como foi o caso. NO caso de lojas, o unico pormenor que podes não ter em conta é o tempo que os peixes estão na loja e a sua origem. Peixes que proveem da Europa de Leste, por exemplo, ao chegarem a loja tem na sua "rodagem" talvez uma semana de viagem desde o produtor até a loja, e se forem vendidos corremos mais riscos ao introduzi-los nos nossos aquários. Quanto a esse aqua, gosto do layout, simples e pratico. Desculpa não conseguir dar muitos mais conselhos, mas a experiência nesta área é 0 :P vamos aprendendo por osmose
  19. O meu conselho seria escolheres espécies adaptadas as características da água que tens. Ou seja, mede o pH, dureza, e depois vê fichas de peixes (existem várias aqui no fórum, ou mesmo pesquisa pelo google), e depois podes seguir a regra de 1L por cm de peixe adulto. Assegura-te que o sistema tem capacidade para os peixes que pretendes colocar, isto a nível de filtragem.
  20. Boas! Pega nas pedras e faz a montagem fora do aquário, para teres uma noção de como as podes dispor. Layout's é uma questão de gosto pessoal, pelo que vais ter sempre pessoal que não gosta do que fazes ou de como dispões, podes tirar fotos e pedir a opinião do pessoal. ;)
  21. Boas! Como o Alvaro já disse provavelmente ao mudares a água, mataste as bactérias. Mas vamos por partes: 1) Quais são as dimensões do aquário? 2) A quanto tempo montaste? e após quanto tempo colocaste os peixes? 3) Quais os parametros da água, pH, Temperatura? Até porque quase que aposto que a água suja deriva do elevado número de peixes, num ambiente tão pequeno.
  22. Boas! Regra geral testes de tiras são mais complicados de ler, mas servem. Se preferes adquire agora uns de tiras e depois adquire de gotas.
  23. Boas Pegando no assunto de comida, penso que a ideia da Vera é teres várias de diferentes marcas e ires alternando no seu fornecimento aos animais. Imagina que eras tu, gostarias de comer todos os dias arroz ou massa ;) ? é ires alternando entre as diferentes marcas (podes ter 2 ou 3, o que conseguires ter) de modo a permitir aos animais terem uma alimentação variada e de qualidade. Comprar Hikari constantemente pode sair caro, por isso podes sempre entrar num esquema de comprar Hikari e fornecer uma a duas vezes por semana, sendo que nas restantes forneces uma outra mais barata ;) Quanto aos testes, podes sempre adquirir o kit da JBL e adquirires o de GH em separado, porque sendo ciclideos tenho a sensação que a dureza da água conta e muito para o que pretendes, mas espera que a Vera já te confirma hoje a noite. Eventualmente podes sempre levar uma amostra da tua água a uma loja de animais e verificar se te fazem o teste ;)
  24. Porque que o peixe tem que ser comestível?