pimenta

Membro
  • #Conteúdo

    139
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    France

Posts publicado por pimenta

  1. Sim e verdade, mas custa me ver que e mais facil colocar um post com as questoes todas do que pesquisar no forum... Ao pesquisares iras encontrar as respostas que necessitas e ate focares esclarecidos em certos pontos que talvez desconhecas. Claro que devem colocar posts e questionar, mas acerca de info util que ainda nao esteja no forum ou existam poucas respostas.

    A nivel da luz depende se tens plantas verdadeiras ou não. Ja sei que vais falar das luzes azuis lol essas apenas e somente servem para realcar a cor dos peixes nada mais. A nivel de espectro de luz para plantas ha um vasto leque.

     

    abraco


    Sim e verdade, mas custa me ver que e mais facil colocar um post com as questoes todas do que pesquisar no forum... Ao pesquisares iras encontrar as respostas que necessitas e ate focares esclarecidos em certos pontos que talvez desconhecas. Claro que devem colocar posts e questionar, mas acerca de info util que ainda nao esteja no forum ou existam poucas respostas.

    A nivel da luz depende se tens plantas verdadeiras ou não. Ja sei que vais falar das luzes azuis lol essas apenas e somente servem para realcar a cor dos peixes nada mais. A nivel de espectro de luz para plantas ha um vasto leque.

     

    abraco

    PS: sem querer entrei atraves do google e não reparei que isso me criou uma conta goncalo pimenta. tenho de falar com o adm pois esta e a que tenho a outras, a qual te respondi antes e para apagar sorry pela troca lol

  2. Boas Gonçalo,

     

    Também abri um tópico idêntico ao teu à 3 dias ( se temos dúvidas é aqui que as temos de esclarecer. Ve o meu tópico e acho que também te irá ajudar.

     

    Quanto aquilo que já tens montado, creio que terás um problema com as plantas, pois deverias de colocar substrato fértil por baixo do areão. Logo deves adquir o mesmo, retirar o areão e colocas o substrato por baixo (não chegues o substrato muito á frente, nem às laterais do aquário, pois assim vê-se o mesmo por fora) e só depois colocas o areão por cima.

     

    Se não quiseres ter este trabalho, nem gastar dinheiro no substrato fértil, podes optar por fertilizante liquido, pois foi algo que também a mim me sugeriram.

     

    A questão da iluminação tem haver com as plantas que vais colocar. Depois e também de acordo com as tuas possibilidades e conhecimentos (se não tiveres, certamente tens algum amigo que te ajude), compras umas fitas de Led e um transformador de 12v (os amperes vão depender da potência das fitas) e retiras o suporte da lâmpada fluorescente que tens na calha de iluminação e metes lá as fitas. Eu vou agora fazer isso para um aquário de um amigo, depois deixo-te umas fotos. Vais poupar muito dinheiro em electricidade e os ledas duram no mínimo 2 anos.

     

    Quanto aos peixes e parece-me inclusive que já li algures aqui no fórum que os ciclideos tem um fórum próprio fora deste, que é http://www.ciclideos.com/forum/ . dá lá uma vista de olhos. Contudo e pelo que sei, esta espécie tem umas características próprias e uns cuidados mais específicos.

     

    Eu não percebo muito, pois também sou novo nisto, mas espero ter-te ajudado.

     

    Cumps.

    Fertilizante liquido???? E porque não fazer como deve de ser e colocar substrato. As plantas alimentam se pela folha e raiz....

     

    "Além disso, a água que passa por estação de tratamento fica muito mole, o que acarreta uma perda enorme de nutrientes essenciais para as plantas.

     

    Macronutrientes como nitrato e fosfato podem se supridos apenas com a alimentação dos peixes, restos de ração e dejetos. Por isso, em um plantado um leve (eu disse LEVE) excesso de alimentação é bem vindo.

     

    Além disso, esse excesso supre a longo prazo as necessidade de micronutrientes, coisa que realmente não há preocupação.

     

    Mas há um porém nisso tudo, alguns macronutrientes como o cálcio, potássio, magnésio, costumam ser deficientes na maior parte dos aquários que vejo. Por isso se você tem plantas e quer apenas que elas fiquem vistosas e com o crescimento saudável, fertilize de potássio e mantenha o GH do aquário entre 3 e 4. Suas plantas vão agradecer e muito.

     

    Lógico que aquários densamente plantados e plantas mais exigentes para exibir aquela cor de campeonatos, requer técnicas de fertilização e fertilizantes mais específicos. Em aquários densamente plantados o consumo de nutrientes é maior que a reposição via TPA, por isso é fundamental fertilização.

     

    Tem um ótimo livro que discute muito bem praticamente todos os aspectos de fertilização (seja substrato, seja fertilização líquida, seja por alimentação de peixes e dejetos) que é o livro da Diana L. Walstad - The Ecology of Planted Aquarium."

     

    e para terminar porque info nunca e demais

     

    http://www.tsunamiaquarios.com/aula.html

     

    Abraço

  3. Meus caros

     

    Antes de mais benvindos ao maravilhoso mundo da aquariofilia.... Segundo se pesquisarem um pouco terão carradas de posts acerca das vossas duvidas basta ter um pouco de trabalho e procurar... Assim tambem se aplica nos vossos aquarios.

     

    Por ultimo, não existem perguntas parvas ou idiotas... Ninguém nasce ensinado mas há que pesquisar e começar logo a perguntar tudo..,

     

    Ao vosso dispor ;)

    • Votar + 1
  4. Boas

     

    Tens muitos kinguios para esse aquário. Necessitavas de um aqua ai com 200l lol ou melhor usavas o que tens de 180l. Anivel de filtros externos não estou muito dentro disso. Deixo para quem é mais entendido. Posta umas fotos é mais fácil a malta ajudar

     

    Abraço

  5. Boas

     

    Pois é verdade a qualidade das fotos é uma treta... é o que dá ter um tlm da treta lol

     

    Já cresceram mais um pouco e têm características de molly. Entretanto a cena vermelha agarrada ao rabo da molly já desapareceu...

     

    Paulo conceição, é de facto um molly lol como dizes bem as fotos não ajudam

     

    Obrigado pelos comentários a ambos

     

    abraço

  6. Boas

     

    Antes de mais se puderes optar por uma aqua maior optimo. Terás muito mais liberdade de "expressão", mais soluções... Pois com o tempo verás que é não é nada.

     

    Relativamente a tua questão, penso que será melhor optares por adquirir os elementos à parte. Normalmente os elementos (filtro, aquecedor..) que vêm a acompanhar o aqua não são grande coisa e mais tarde, terás noção disso e acabas por ter de comprar tudo.

     

    Abraço

  7. Boas cansado de aquas plantados e da trabalheira que dão, decidi subir o nível de dificuldade. Neste momento entrei para o mundo dos ciclídeos.

     

    Aqua: 60l

     

    Filtro: serafill 120

     

    Aquecedor: Eheim Jager 75w

     

    Fauna: algumas pedras neste caso 2 que já tinha (a mudar a posteriori).

     

    Areia: Tropical marine gravel fine da tropical marine centre 4kgs

     

    http://imageshack.us/photo/my-images/842/izqd.jpg/

     

     

    PH: 8.0 Irei comprear um buffer pra semana

     

    Temperatura: 27 graus

     

    Peixe: aiii agora e que vou levar na cabeça mas atenção foi uma oferta e é o único peixe que tenho frontosa blue zaire. Atenção que para o ano quero mudar para um maior.

    Fotos

     

     

    Aqua:

     

     

    http://imageshack.us/photo/my-images/593/2u0p.jpg/

     

    http://imageshack.us/photo/my-images/820/mwto.jpg/

     

    http://imageshack.us/photo/my-images/580/xmqx.jpg/

     

    http://imageshack.us/photo/my-images/823/nyvp.jpg/

     

    http://imageshack.us/photo/my-images/109/9g50.jpg/

     

    Frontosa:

     

    http://imageshack.us/photo/my-images/547/per4.jpg/

     

    Esta foi antes de mudar o fundo que agora esta completamente preto feito com cartolina

     

    http://imageshack.us/photo/my-images/9/c2h8.jpg/

     

     

     

    ESpero que gostem e venham de lá as criticas pois só assim aprendemos :D

     

    Pessoal ajudem e comentem obgdo :D

  8. Boas cansado de aquas plantados e da trabalheira que dão, decidi subir o nível de dificuldade. Neste momento entrei para o mundo dos ciclídeos.

     

    Aqua: 60l

     

    Filtro: serafill 120

     

    Aquecedor: Eheim Jager 75w

     

    Fauna: algumas pedras neste caso 2 que já tinha (a mudar a posteriori).

     

    Areia: fina branca mesmo para tanganyka (logo já vos digo qual é)

     

    Temperatura: 27 graus

     

    Peixe: aiii agora e que vou levar na cabeça mas atenção foi uma oferta e é o único peixe que tenho frontosa blue zaire. Atenção que para o ano quero mudar para um maior.

     

    A nível de fotos so quando chegar a casa poderei postar pois estou em casa dos meus sogros. Alias até tenho uma mas há alterações

     

     

    Frontosa

     

    http://imageshack.us/photo/my-images/29/25zp.jpg/

     

    Aqua

     

    http://imageshack.us/photo/my-images/818/e7m3.jpg/

     

    Frontosa

     

    http://imageshack.us/photo/my-images/9/c2h8.jpg/

     

    Peço desculpa pela qualidade das fotos mas foi a pressa ontem quando o montei. Como disse logo já posto fotos com o aqua alterado.

     

    Pessoal ajudem e comentem obgdo :D

  9. boas

     

    uau simplesmente fantástico so agora descobri este post e fiquei fascinado... Coloca fotos pra malta ver :D

    Também estou a montar um mini tanganyka mas amanha ou logo já posto para a malta comentar..

    Muitos parabéns ansiamos por fotos

  10. Boas

     

    Ciclideos anões não recomendados mas frequentes são os Ramirezi - Papiliochromis (alguns livros indicam Microgeophagus ou Apistogramma) ramirezi, Apistogramas - Apistogramma sp. e o Dicrossus filamentosus (referido como Crenicara filamentosa em certos livros). Estes peixes variam na sua dificuldade de manutenção no aquário mas todos devem ser evitados por principiantes.

    Muitos dos pequenos peixes de cardume são ideais como primeiros peixes, incluindo Nuvem Branca (também chamado de falso Neon), várias das espécies de Danios e Rasboras e a maior parte das espécies de Barbos. Para aqueles com aquários um pouco maiores, os peixes arco-íris são ótimos peixes de cardume. Os corydoras também são populares como peixes de cardume.

    Embora muitos aquariofilistas sejam tentados a manter apenas um ou dois peixes de cardume, isso deve ser evitado. Os peixes de cardume preferem vários exemplares da sua própria espécie com os quais interagir. É recomendado um mínimo de seis peixes de cada espécie para peixes de meia água e quatro para corydoras. Um cardume de uma dúzia de peixes mostrando o seu comportamento natural acaba por ser mais agradável que uma mistura caótica de indivíduos, forçados a partilhar o mesmo aquário. ("Mãe, porque é que aquele peixe está escondido atrás do aquecedor e o outro ali ao canto?").

     

    Por fim e não querendo maçar te acho que isto pode ser útil

     

    http://www.bio-peixe.com/compatibilidade-das-especies-de-peixes/

     

    Abraço :)

  11. Boas

     

    Antes de mais Benvindo ao fabuloso mundo da aquariofilia onde nunca ninguém tudo sabe... Apreendemos diariamente uns com os outros e partilhando experiencias.

    Penso que antes de montares o teu aqua te deverias informar das noções básicas, nitratos, nitritos, ph que tipo de espécie para cada tipo de aqua, etc. Existe imensa info no fórum basta pesquisares :).

    Não quero dizer que estás a agir mal, mas pelo que entendi não tens o mínimo de noção desta arte e estás a fazer à medida que te vão dizendo... Tudo bem mas não sei se será a melhor forma... De qualquer forma irás ver como é u m mundo maravilhoso e vasto. Pensa sempre bem o que fazer para que não façs como muitos de nós que gastámos euros à toa e depois verificámos que não era bem assim ou assado ou o material não era o melhor.

    Ao dispor ara te ajudar.

     

    Abraço

  12. boa noite.

    Caro pimenta lamento mas não posso concordar contigo, se formos como dizes pela regra básica da medição do peixe vs aqua 1 cm de peixe por litro de água refere-se ao tamanho em adulto e não no tamanho actual, se mesmo havendo opiniões em contrário, que eu também concordo pois acho que não temos de contar os tamanhos deles em adultos ao milimetro, mas e deixo aqui um excerto da wikipédia em relação ao peixe em questão.

     

     

    " Os vulgares peixes de aquário, designados por japonês, peixinho-dourado, dourado ou peixe-vermelho, ou mesmo Kinguio no Brasil, cujo nome científico é Carassius auratus, pertence à família dos Ciprinídeos (Cyprinidae), a que pertencem as carpas. Foi uma das primeiras espécies de peixes a ser domesticada e é ainda um dos peixes de aquário mais comuns no mundo inteiro. É uma variedade domesticada de uma carpa cinzenta-escura nativa da Ásia oriental. Foi domesticada, pela primeira vez, na China, e foi introduzida na Europa no final do século XVII. Tem muita variedade de tamanho, forma, configuração de nadadeira e cor (várias combinações de branco, amarelo, alaranjado, vermelho, marrom, e preto). Pode crescer até aos 59 cm e um máximo de 3 kg, ainda que tais valores sejam muito raros: a maior parte dos espécimes não atinge metade destas medidas. É ovíparo."

     

     

    Pedro e mais neste caso especifico que é a manutenção em aquário, mais um pouco de wikipédia.

     

    "

    Embora seja uma espécie muito popular sua manutenção é menosprezada, embora necessite de um aquário de volume de 120 litros, no mínimo, adicionando-se cerca de 30 litros para cada novo kinguio introduzido, as pessoas ainda insistem em mantê-lo em recipientes de tamanho inadequado. O que é um erro grave, pois este peixe pode atingir até 20 anos de vida se bem tratado.

    Um aquário deve ser especial para manter esta espécie, tendo pH moderadamente alcalino, em torno de 7,2 a 7,6.

    O aquário ideal para um kinguio deve possuir filtragem mais eficiente que o normal, cerca de 10 vezes o volume do aquário por hora, nunca utilizando o filtro biológico de fundo, que além de ultrapassado não supre as altas exigências de filtragem desta espécie, que produz muita sujeira. Preferem-se os modelos de filtragem externos, independentemente do tipo, seja "hang-on", "canister", "sump", etc, desde que se observe a eficiência em litros/hora.

    A companhia ideal para este peixe é: nenhuma. Por serem muito lentos, e terem barbatanas delicadas, podem sofrer com o assédio de outros peixes. Além do mais são dos poucos peixes de água fria disponíveis para aquarismo, o que não quer dizer que podemos economizar com aquecedor. O ideal é sempre utilizar um aquecedor com termostato, pois em um aquário podem ocorrer mudanças muito bruscas de temperatura, que são prejudiciais a qualquer peixe, mas evitadas pelo sistema de termostato.

    Enfeites de aquário grandes não são aconselháveis para aquários com kinguios, pois eles geralmente se machucam com eles, e devem ter bastante espaço para poderem nadar. É essencial ter areia (de preferência grossa) como substrato, pois ele mexem no fundo e podem engasgar-se com cascalho.

     

     

    Ou seja Pedro, se queres o peixe de água fria aconselho um aqua de 120L, ou aconselhava a trocares o peixe por areão por exemplo porque já devia ter ao começares o ciclo, pois o sitio onde as bactérias mais se alojam é no substrato.

     

     

    Boas

     

    Caro Paulo em parte concordo com a tua opinião.. Por outro lado a wikipédia tem muita asneira e pode ser slterada a qualquer altura pelo que nem sempre é uma fonte viável. Relativamente ao kinguio é um facto que necessita de uma aqua maior e sim 12 litros é o ideal mas não para estar só. Quando me referi ao landscape do aqua falei em plantes de plástico para que o kinguio não as coma e mais uma vez sim, decorações de plástico magoam os peixes, especialmente se adoecerem a se andarem a nas decorações. A areia sílica não deixa de ser uma opção viável pois e bastante fina, logo o peixe não se engasga e ao ser revirada não deixa a agua turva. Além de ter a maior vantagem, não deixar a porcaria entrar... A nivel da aquariofilia há de facto uma vasta opinião diversificada e até por vezes contraditória mas de uma forma geral não bastante info correcta e útil. Também acho que no texto wiki se estão a referir mais à carpa koi (que deve ser criada e mantida em tanques ou lagos) e deixo te um texo a explicar retirado do site sáude animal..

     

    "Sem sombra de dúvidas, os Kinguios (Carassius auratus) são facilmente os peixes ornamentais mais conhecidos em todo mundo. Sua popularidade espalha-se hoje por todos os continentes. Muitos de nós e de nossos filhos já foram brindados com um destes peixinhos em uma feira ou exposição de animais. São peixes que fazem parte do nosso cotidiano e podem ser vistos em desenhos animados, filmes, roupas, comerciais e em gravuras e artes dos mais diversos tipos.

    Coloridos e brincalhões, estão sempre em movimento, mexendo no fundo do aquário a procura de comida, fazendo sua bagunça característica. São peixes bastante sociáveis, que podem ser mantidos em aquários comunitários com diversas espécies de peixes, como Molinésias, Platys, Espadas, Barbos e Coridoras. Como são peixes relativamente lentos e com grandes nadadeiras, deve-se evitar mantê-los com peixes de tendência mais agressiva.

    Dicas

    Os Kinguios não são peixes muito exigentes, mas recomenda-se que o aquário tenha um bom sistema de filtragem, de preferência combinando filtragem biológica com mecânica. É interessante optar por um cascalho de maior granulometria, para evitar que os peixes revirem com facilidade o fundo do aquário, deixando a água turva. Por serem peixes de água fria, não há necessidade de aquecimento da água do aquário no inverno, porém no verão deve-se ter o cuidado de não deixar a temperatura da água ultrapassar os 28 ºC.

    Condicionar a água do aquário é muito importante, pois o produto reforça as defesas naturais dos peixes, combatendo o estresse e tornado-os mais resistentes às doenças. Trocas parciais de água, com sifonagem de fundo, são recomendadas para garantir a qualidade da água e a saúde dos peixes.

    Os Kinguios atingem em média 15 cm de comprimento e podem viver entre 5 e 10 anos....

     

    Abraço e boa aquariofilia :)

     

    "

  13. Ramirez parece ser docil e até aconselhado ser posto com cardumes de peixe como neon's,

    até porque parece que nao se deve colocar ramirez com peixes agressivos como ciclídeos

     

    Boas

     

    Ramirezi?? desaconselho vivamente misturares com os que queres colocar no aqua. São muito territoriais.Bem com neons só ainda vá la de resto esquece... Mas lá está falo por experiência não quer dizer que a não haja pessoal que não aconselhe..

    Por último se puderes ecolher o filtro aconselho te o SERA PRECISION FIL 120 não o de 60. Pois o de 60 têm pouco caudal para um aqua de 60l dai serem aconselháveis até 60l. O 120 desde 60l parece que não mas faz imensa diferença.

     

    Abraço

  14.  

    1 betta? Bom são opiniões. Reproduzo bettas, 1 macho e 2 femeas num de 8litros ;) e estão confortáveis. Óbvio que quanto maior, melhor. Mas atendendo ás necessidades do tipo de peixe que escolhes, há diferenças. E esquece lá a regra de 1 litro por 1cm de peixe.... bem como 1W/1Litro água... são patetices antiquadas que faziam sentido há uns 15-20 anos atrás com os filtros (de fundo...) que existiam e com as T8. Há uma década era o material de topo que podias ter. Filtros internos eram bem caros, externos eram miragens, ouviam-se falar em revistas...

     

    Investiga os neons S que referi. São na maioria mais pequenos que os rasboras. Em termos de resistência , na verdade é relativo. Se há amónia ou água desequilibrada, há acidentes. Sim posso te dizer que por experiência há peixes mais dificéis de perder mas ainda assim é um tiro no escuro. Já tive 12 neons, sou um piquinhas com a água, actualmente tenho 2. Acontece... Dai ter sugerido guppies. Viviparos são por norma "praga" num aquário bem controlado, porque tendem a nascer mais do que os que morrem. São os melhores para iniciar em termos de espectro de ph, não são tão sensiveis a alterações de água, proliferam onde outros não resistem, são cheios de cor e animam o aquário com um pequeno cardume.

     

    Quanto aos testes, para iniciado recomendo as tiras de testes gerais, normalmente da sera, etc. São económicas (não tão precisas em décimas ou centésimas mas servem perfeitamente para um aquário desse tamanho) e acessiveis. E convenhamos, se tiveres valores desregulados tiras uns 4litros em 30 segundos e renovas em outros 30 ;)Não é dificil "afinar". Já a malta como eu com 500litros, quando temos que fazer uma TPA levantamos o sobrolho e viramos a cara, ou choramos das costas uns minutos.

     

    Boa aquariofilia e boa sorte!

     

     

    bem não é bem assim (digo eu) no fundo a regra 1cm para cada litro de agua é uma fórmula (fraca claro e dúbia) para não haver sobrepopulação no aqua. Até porque os que iniciam esta arte podem e devem seguir a regra pois a tendência no inicio é colocar montes de peixes.

  15. Boas

     

    Antes de mais sim deves colocar areão (esse fica a tua consideração) embora eu prefira areia sílica, pois não deixa a porcaria entranhar-se, fica ao de cima o que facilita a limpeza do aqua. Depois poderás colocar umas plantas de plástico pois esse peixe (kinguio) destrói as plantas verdadeiras. relativamente a temperatura da agua, poderás colocar um termos estato pois de inverno e sempre mais frio. Ele adapta se bem, basta colocares ai a 15 graus. Os kinguios dão se bem em agua fria, no entanto, aumentam o crescimento mas perdem anos de vida.

    Convém ires fazendo umas tpa´s pois os kinguios sujam muito mas como so tens 1, basta ai uma vez por mês. De resto é só manteres os parâmetros do aqua correctos. Não te aconselho a pores muitos peixes, no máximo mais um igual pois deves ter em conta a regra básica da medição de peixes vs aqua 1cm de peixe para cada litro de água (medido da cabeça a cauda). Mas atenção não é uma regra obrigatória pois existem várias opiniões contrárias, no entanto serve para teres uma noção.

    Espero ter ajudado

     

    Abraço

  16. Boas

     

    Cheguei a casa dos meus sogros e deparei me com 2 alevins. O aqua de 60cm e constituído por 5 nariz de bêbado e 6 mollys (2 machos e 4 fêmeas). No entanto 3 fêmeas somente chegaram há 3 dias. Serão os alevins dos mollys?? Ou dos nariz de bêbado.

     

    Abraço

     

    http://imageshack.us/a/img820/1091/hll7.jpg

     

    http://imageshack.us/a/img196/5148/hg0s.jpg

     

    Já agora não entendo o que é a cena vermelha pegada ao rabo

     

    http://imageshack.us/a/img593/2098/1oed.jpg