Vang

Membro
  • #Conteúdo

    239
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Vang

  1. Não acredito que tenham caído. Alguma coisa provocou isso. Pode ter sido algum elemento afiado, como uma pedra, tal como já foi referido. Ao menos não é doença Sent from my ST23i using Forum Fiend v1.1.5.
  2. No meu post anterior queria dizer barbilhos e não trabalhos é do dicionário... Realmente a amonia não está alta. Mas deveria ser 0. Há quanto tempo está o aquário montado? O ciclo foi concluído antes de colocares os peixes? Sent from my ST23i using Forum Fiend v1.1.5.
  3. Seria aconselhável medires a amonia. Um pico de amonia pode originar pelo menos a danificação das barbatanas. Relativamente aos trabalhos propriamente ditos não tenho a certeza mas pode estar relacionado. Sent from my ST23i using Forum Fiend v1.1.5.
  4. Talvez seja uma infecção bacteriana. Não verificas mais nada estranho no peixe? Quais os parâmetros da água? Sent from my ST23i using Forum Fiend v1.1.5.
  5. Olá, O aquário está montado desde 2009 e foi feito pela antiga Aquavitro (creio que um dos membros da Aquavitro é o proprietário da atual GAD). Cumps, André Basílio
  6. Olá Sabuguense, Até agora, perfeito. O aquário está como novo com a travessa bem colada. Obrigado!
  7. Boas, Já colei a travessa e agora estou à espera que o silicone seque. De início pensei em colar só a extremidade que estava solta mas rapidamente descobri que era missão impossível ... portanto retirei a travessa por completo e colei-a como deve ser. obrigado, abraços, André Basílio
  8. Boas, Uma das minhas travessas francesas descolou-se do vidro frontal do meu aquário de 1,20m. Agora não sei como hei-de voltar a colar com silicone sem desmontar o aquário. Alguém tem ideias? Cumps, André Basílio
  9. Boas, Para alguém te poder ajudar deves colocar o setup do aquário e os parâmetros da água (principalmente pH, NH4 e NO3).
  10. Olá Fábio, Parabéns pelo aqua. O layout foi muito bem conseguido! Relativamente ao comportamento dos escalares, pela minha experiência, esses dois que dizes parecerem dominantes devem ser macho e fêmea a formar casal. Dentro em breve deves ter alguma desova desses dois
  11. Vang

    Rio 240

    Boas, O meu aquário principal tem exatamente as medidas do teu e também utilizo CO2 caseiro com uma garrafa de 1,5 l. A única questão em relação à litragem da garrafa é a duração da mistura. No meu caso dura cerca de duas semanas. Já vi quem faça num garrafão de 5 litros e a mistura dura cerca de um mês e pouco, mas claro, leva mais água, mais açúcar... Regra geral, quanto mais açúcar e menos fermento tiveres, mais a mistura dura. Mas também depende da receita que se utiliza. Dizem que, por exemplo, utilizando gelatina prolonga a atividade da fermentação. Nunca experimentei com gelatina... Os ottos são ótimos para equipa de limpeza. Fica a sugestão.
  12. Vang

    Rio 240

    Boas, Parabéns pelo projeto. Parece-me muito bem. Gosto muito do hardscape exceto da disposição do tronco da esquerda. Pelo menos na foto parece-me estar numa posição algo "forçada". Mas é tudo uma questão de opinião e gosto pessoal. Convém pensares no CO2 o quanto antes, nem que seja caseiro, para dares um empurrão ao desenvolvimento das plantas, evitando ao mesmo tempo as algas.
  13. Olá Susana e bem-vinda. Parece-me muito peixe para um aquário de 80 cm. Qual é a litragem? Os escalares precisam de muita altura, no mínimo 40 cm. De um modo geral devemos assumir um litro de água por cada centímetro de peixe adulto. Eu não juntaria guppys e mollys com os restantes. São espécies que requerem parâmetros da água diferentes, principalmente o pH. O ideal para estes é um pH entre 7 e 7.5. No caso de escalares e restantes, o ideal é entre 6 e 6.5. Mas mais importante do que o valor, é manter o pH estável. Relativamente à reprodução dos escalares, quando estão prestes a desovar começam a proteger e a limpar uma determinada área, "enxotanto" os restantes peixes. As cores também ficam mais intensas. Se queres ter sucesso com a reprodução de escalares, o ideal é manter o casal separado, sem mais habitantes. Havendo mais habitantes, a melhor hipótese é retirar os ovos e colocá-los noutro aquário, com bomba de ar e azul de metileno para que os ovos não funguem. Os ovos eclodem 2 dias após a postura e os alevins ficam mais 5 dias agarrados aos ovos (alimentando-se do próprio ovo). Após os 5 dias eles soltam-se dos ovos e a partir deste momento devem ser alimentados com artémia recém-eclodida. Há outras comidas que podem ser utilizadas (como JBL Nobil Fluid) mas a qualidade é inferior e consequentemente a taxa de mortalidade dos pequenos aumenta e o crescimento é mais lento.
  14. Olá Bruno e bem-vindo. Devias ler sobre o ciclo do azoto. Quem te disse isso de esperar uma semana para "gerar habitat" devia querer dizer-te isso mas aparentemente não te chegou a explicar tudo. É preciso teres algum peixe ou adicionares comida ao aquário para gerar amónia, que por sua vez arranca o ciclo. Durante espe periodo deves testar amónia, nitritos e nitratos para controlar o ciclo. O ciclo só termina quando a amónia e nitritos estão a zeros e nitratos têm algum valor (preferencialmente não superiores a 20 mg/l, mas vais controlando com TPA's). Os problemas que estás a ter com os peixes devem-se à falta do ciclo. Se o filtro faz realmente 500 l/h, é insuficiente. Devias arranjar um que fizesse pelo menos 1000 l/h. Por agora aconselho-te a medires os parâmetros, principalmente a amónia, para ver se consegues salvar uns peixes.
  15. Obrigado wildweasel! Não me apetecia nada explicar pela terceira vez.
  16. Boas, As cores das plantas e dos peixes variam consoante as cores das lâmpadas que os iluminam. Quem já utilizou várias cores sabe como é. Mas não dessa forma "radical" que o gmmartins refere. Olhando para os gráficos que os fabricantes das lâmpadas facultam pode-se ter uma ideia. Mas os gráficos são para os teóricos. Isso das concentrações de CO2 e nutrientes serem diferentes entre as duas metades do aquário não me parece coerente. Muito menos num aquário com circulação aceitável. Enfim, estão expostas as teorias, experiências e demais afirmações. O autor do tópico aparentemente já decidiu o que fazer.
  17. Boa tarde, As lâmpadas não são todas iguais e conforme disse no meu primeiro post vão influenciar no crescimento das plantas a nível de altura. Por exemplo, tenho um aquário com sagittaria e na parte traseira, em que tenho uma lâmpada de 6500K, esta planta ficou muito mais alta do que na parte frontal do aquário em que tenho uma lâmpada com 8000K. Se eu tivesse colocado as lâmpadas ao contrário iria ter um crescimento exagerado em altura na parte da frente do aqua e isso não é o que se quer. Claro que um fator importante é a altura da coluna de água. Se tivermos 20 cm de coluna de água não iremos notar diferença na altura das plantas mas com 50 ou 60 cm a conversa é outra. Quem criou este tópico pretendia saber como colocar uma 6500K, uma aquagrow e uma 10000K. Em teoria, regra geral as lâmpadas com mais K's ficam à frente e neste caso não vejo porque colocá-las ao contrário. Mas cada teórico com a sua teoria. Esta é a minha.
  18. No site deles tens a morada (secção "Contactos"): Avenida 25 de Abril, 51 - A 1675-185 Pontinha PORTUGAL Eu lembro-me de ter pago cerca de 40 € por 1 kg de Nitrato de posássio e 1 kg de Cloreto de potássio. Mas pede-lhes os preços por email ou telefone.
  19. Mas é em mão. Vais lá e compras. Só tens de encomendar antes por telefone ou email. Eles informam-te quando chegar, vais lá e pagas. Nada mais simples
  20. Olá, Também podes optar pela Vitrilab (http://www.vitrilab.pt). Foi onde comprei da última vez.
  21. Bom, essa ordem invertida é totalmente contra tudo o que li e aprendi até hoje acerca de iluminação de aquários mas cada um pode e deve testar outras técnicas como bem entender. Sempre li em todo o lado que as lâmpadas com mais kelvins são à frente e menos kelvins atrás, pelas razões que referi no post anterior. Neste sentido o único fator que pode variar é a disposição intercalada entre várias cores mas isso só tendo 4 ou mais lâmpadas e seguindo a mesma lógica, por exemplo (da frente para trás): 10000K - 6500K - 8000K - 4500K. Esta teoria provém de várias sumidades diferentes Não concordo que a cor das lâmpadas tenha só a ver com estética num aquário plantado.
  22. Boas, Peço desculpa por discordar mas na minha opinião é ao contrário: 6500K atrás e 10000K à frente. Porque à frente estão as plantas mais baixas logo necessitam de maior fluxo luminoso. Até porque se a lâmpada de menor fluxo luminoso estiver à frente as plantas mais baixas irão crescer mais do que o desejado em altura para tentarem aproveitar o máximo da "pouca" luz existente nesta zona.
  23. Boas, Parabéns pela postura. E os pais são um espetáculo! Nunca tive alevins de ramirezi mas creio que lhes podes dar Nobil Fluid da JBL.
  24. Boas, Parece ter bom aspeto. Mas pelos mesmos valores tens os filtros externos Sunsun com qualidade comprovada entre vários membros do fórum. Eu sou um deles tenho um sunsun de 1000 l/h há quatro anos sempre a trabalhar e sem ruídos.
  25. Vang

    Amazónico 260 litros

    Bom, já devia ter respondido há uns dias valentes mas nunca é tarde demais As diferenças não são assim assim tantas, só saíu a bacopa à esquerda e entrou a HZ. Os escalares continuam os mesmos de sempre e mais um desde ontem, oferecido pelo meu amigo MAPc, que não aparece nesta foto. Este é o aspeto atual (a qualidade da foto é que enfim...): Abraço, André Basílio