Ricardo Fonseca

Membro
  • #Conteúdo

    765
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por Ricardo Fonseca

  1. Boas,

     

    está a querer dizer-me que não é possível os de cativeiro atingir esse tamanho?

     

    ... isso não sei, os únicos anões neo-tropicais que mantenho de cativeiro são descendência próxima dos selvagens, mas o que te posso dizer é que só em cativeiro eles podem atingir esse tamanho... em estado selvagem raramente ultrapassam o ano de idade!

  2. Boa tarde Ricardo,

    onde encontrou essa informação de que os macmasteri são apistogrammas que chegam a atingir os 12cm?

    por onde pesquiso e por onde me informo, o comprimento médio é de 5/6cm. Mas como não duvido da sua palavra, surgem-me dúvidas.

    Os apistogrammas que vemos nas lojas são selvagens?

    Se não forem selvagens as criações em cativeiro são um factor para que não atinjam os 12cm como os selvagens?

     

    Cumprimentos

     

    Boas... em resposta à pergunta, retirei a informação da régua! Em bom rigor não foi da régua, mas a olho e por aproximação... os machos macmasteri a que me referia eram selvagens e eram meus, estavam comigo há mais de 2 anos e teriam, certamente, perto de 3 anos de idade.

  3. Conveno_Cartaz.jpg

     

     

    O Sábado será o dia de abertura ao público e quando irá decorrer a exposição de peixes e realizar-se-ão as seguintes conferências:

     

     

     

    - Ciclídeos central e norte americanos;

     

    - Veterinária na aquariofilia;

     

    - Manutenção de ciclídeos e outros peixes ornamentais em lagos de exterior.

     

     

     

    Os conferencistas serão, respectivamente:

     

    - Miguel Monteiro (moderador do Ciclídeos.com com ampla experiência na temática que vai abordar)

     

    - Professor Doutor Fernando Afonso, da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa

     

    - Miguel Andrade (aquariofilista experiente, com vastos anos de associativismo activo e estudos muito aprofundados e estruturados sobre a manutenção de exóticos em lagos em Portugal)

     

     

     

    ... e nunca é demais reforçar:

     

     

    ENTRADA LIVRE

     

     

     

     

    ... MAIS INFORMAÇÃO EM WWW.APCICLIDEOS.ORG

  4. Boas, há cerca de ano que tenho um aquario com bastantes plantas, com a maturação do próprio aquario, as plantas estão em velocidade cruzeiro no que toca a crescer, (se bem que são das mais fáceis de manter), aquando da TPA semanal deparo-me com um dilema, o que fazer a tanta planta/rebento que retiro do aqua, a solução que encontrei foi dar a amigos, se bem que como retiro todas as semanas depressa tive que arranjar outra solução, que passou por utilizar um vaso de 40 litros e colocá-lo na varanda, ao principio pensei que não desse nada mas para meu espanto as plantas tem reagido bem, muitas já tem rebentos novos, outras cresceram tanto que sairam para fora do vaso, e até já dão flor quando estão emersas, ou seja a natureza no seu melhor, agora o problema são as larvas de mosquito que abundam no dito vaso, a minha questão é se posso colocar algum peixe que aguente o inverno no vaso de 40 litros, o vaso está numa varanda abrigada, apanha sol e está resguardada dos ventos e orvalheiras, contudo não deixa de estar no exterior, tinha pensado nos neon chineses, acham que aguentavam o inverno em 40 litros, ou é estar a arriscar? existe mais algum peixe que nesta quantidade de litros aguente? dava jeito parta acabar com as larvas...

     

    Os Tanicthys provavelmente aguentam, Algumas espécies de Aphanius também!

  5. Em Sintra, existe uma lagoa (lagoa azul). Com uma antiga piscina queria fazer uma imitação dessa lagoa. Que precauções tomar? (Nessa lagoa, muitas pessoas tomam banho. Eu posso tomar banho na piscina?)

     

     

     

     

     

    Cumps

     

    P.S: A piscina tem cerca de 72 litros. (Peço desculpa pelo engano, mas a piscina é de cerca de 9300 litros)

     

    Com 9000 litros já dá para fazer uma coisa engraçada... há lagos bem menores (o meu por exemplo). Os aficionados das Kois é que acham que é pouco porque têm peixes que chegam a dimensões avultadas e fazem muita porcaria. Mas há n soluções de fauna, quanto a mim bem mais interessantes que as inefáveis carpas, que são adequadas a um lago dessas dimensões. Há um tópico do Miguel Figueiredo sobre o tema.

     

    Quanto a filtragem -> plantas são mais do que o suficiente!

  6. De entre os ciclideos sejam eles africanos ou americanos,só o simples facto de alguns sobreviverem ao Inverno português,

    sem aquecedor já é de louvar!Conheço algumas pessoas que têm ciclideos e outros em casa sem aquecedores,mas a temperatura dentro

    da casa é quase constante,entre os 24 e 26 graus!

    Se fosse onde vivo os peixes já tinham ido á vida há muito tempo!!!

    Acho que é melhor repensares que peixes colocar num lago,se fores com em frente com essa ideia!

    Vivo na Madeira ,já tive varios ciclideos,africanos,americanos entre outros tantos, mas nunca em lagos!

     

    Na Madeira, então, se não for nos picos, a quantidade de espécies que podem ser mantidas em lago é significativamente maior que no continente. As amplitudes térmicas das zonas baixas são bastante inferiores às do continente.

  7. Eu agradeço a sugestão, mas ... pura e simplesmente não percebo nada disto e esses nomes todos fazem-me rir da minha ignorancia!!!

    Cá para cima, Viana a Caminha, onde se podem encontrar essas especies?

     

    abrs

     

    Existem alguns importadores nacionais que poderão aceder a essas espécies originárias do Uruguai e Argentina e fazê-las chegar a Caminha. Aconselho que contacte a Fixexotic que, designadamente, tem produção própria de algumas delas e outras poderá conseguir importar. As espécies endémicas podem ser capturadas nos nossos rios desde que respeitada a legislação da pesca e, eventualmente, de protecção da natureza.

     

    Com ambas as soluções, a nacional e a uruguaia/argentina (ou até com mistura de ambas) poderá criar um ambiente aquático mais estimulante e interessante, na minha opinão.

     

    Cumps.

  8. Nenúfares, já me disseram ser melhor esperar pela primavera...

    Koi's ? Bom, está visto que tenho de ir a uma loja informar-me sobre peixes...

    E, acima de tudo, sobre os que aguentam bem um inverno frio... sim, que cá por cima faz mesmo frio!!!

     

    abrs

     

     

    Atendendo à natureza do projecto eu optaria por algo radicalmente diferente... em vez de recorrer às Kois, eu tentaria colocar nesse lago alguma fauna nacional endémica. Mas se se for para o exotismo, então porque não encher esse lago com alguns peixes originários da Argentina e Uruguai?! As dimensões, inclusive, permitem a colcação de uma Crenicichlas de maior porte, alguns Australoherus, Gymnogeophagus e peixes gato da zona... é uma sugestão já que eu, pessoalmente, acho as kois manifestamente enfadonhas!

     

    Cumps

  9. O pessoal anda-me a baralhar xD

    Pondo a hipótese de serem macmasteri,(mais do que viejita), estes bichos podem chegar a 9cm, portanto, se o meu tem 5 pode vir a ser um macho?

     

    Pondo a hipótese de serem fêmeas, é melhor esperar mais uns meses antes de arranjar um macho certo?

     

     

    Os macmasteri e os viejita são duas espécies muito próximas. No mercado não se conhece a existência de viejitas verdadeiros, aquilo a que vulgarmente se chama viejitas (os fabform) são apuramentos de macmasteri. Os macmasteri são apistogrammas com bastante envergadura e com 5 cm são ainda jovens. Há uns meses ofereci o maior adulto selvagem que cá tinha em casa e o bicho já devia andar à volta dos 12cm. São também uma espécie bastante enganadora quanto à definição de sexos... machos adultos poderão simular que são fêmeas para poderem frequentar o território de machos dominantes sem serem muito molestados e só assumem a sua condição de macho quando isolados desse ambiente de competição. No teu caso eu esperaria a completa ambientação dos animais antes de tirar conclusões.

  10. O pessoal tem razão, tenho andado a ver fotos de juvenis, e são como estes. Uma coisa já tenho a certeza, são Viejitas.

     

    Alguém me sabe dizer quanto tempo +/- é que eles levam para se tornarem adultos?

     

    É que tenho que começar a pensar em dar um deles, porque se são dois machos a coisa mais tarde ou mais cedo vai dar para o torto :S

     

     

    viejitas é que eles não são quase de certeza. São macmasteri, o quão apurados estão é que resta saber e se têm 5cm eu diria que não são muito apurados e, para serem machos, pelo menos um deles já deveria apresentar manchas alaranjadas/avermelhadas na barbatana anal.

     

    Cumps.

  11. Boas... tens aí um belíssimo casal, com excelente aspecto... creio tratar-se dos A228, também conhecidos por Ap. cf. pulchra "marimari", embora as fotos não sejam conclusivas. Com efeito as informações são de que se trata de exemplares F0, eu é que me baralhei.

     

    O setup parece-me adequado, mas ou me escapou ou não indicaste o seguinte:

     

    - dimensões do aqua

    - pH

    - dureza/condutividade

     

    Boa sorte!

  12. Boas... vais receber uma espécie muito pouco habitual no mercado e se a proveniência é a que eu penso, são F1 e não F0.

     

    De qualquer forma um grande reparo a esse aquário... está destapado o que é prenúncio de desgraça. Das duas uma, ou o tapas, ou baixas bastante o nível de água.

     

    Cumps e boa sorte.

  13. Eu não vou entrar em criticas particularizadas acerca da escolha de fauna, quer quanto às suas características, que quanto à quantidade, até porque críticas, como referes, são "flood" o que quer que isso queira dizer. Perante a atitude que fizeste a ti não tenho mais nada a dizer.

     

    Aos restantes leitores deste tópico digo o seguinte:

     

    - já vi algumas misturas de ciclídeos de diferentes biótopos com sucesso, não muitas mas já vi, mas não são exemplo a seguir. Primeiro porque é algo extremamente difícil de fazer e exige uma experiência e uma capacidade de percepção de que "algo não está a correr bem" muito grande, algo que a maioria dos frequentadores deste forum não tem.

     

    - na aquariofilia é importante ter a mente aberta para aprender, ora o autor do tópico e do aquário não tem, nasceu com a ciência toda e não aceita reparos que, no caso presente, não há como evitar tal o tamanho da asneira que foi feita;

     

    Portanto e na minha modesta opinião, ESTE não é um exemplo a seguir.

  14. Olá Ricardo! antes de mais parabéns pelo lindo A. pebas morado! tem uma coloração excelente! consegues-me dizer o set up do aquário que aparece no filme?

     

    Aquário 60x30x35

    Filtragem: esponja

    Substrato: areia de sílica bege + folhas de carvalho secas

    Estrutura: tronco e casca de coco

    Temp: 25ºC

    Condutividade: +/- 120 mS

    pH: +/- 6

  15. Isso não é um steel blue, disso tenho a certeza.

     

    A dupla marca no pedúnculo caudal indica pertencer ao complexo eunotus e a forma da barbatana dorsal confirma a tese.

     

    A única hipótese de chegar a aluma conclusão a propósito da espécie, seria obter informação sobre que outras espécies constavam da lista de importação (espécies peruanas) já que ajudaria a identificar a proveniência do peixe. Parece-me tratar-se de um Apistogramma cf. eunotus, mas, pelo menos para já, não me é possível identificar a população.