JaCk7

Membro
  • #Conteúdo

    116
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por JaCk7

  1. Viva,

    Tenho um aqua com 120x40x55 o que faz 260l brutos de água.

    Tenho um eheim 2028 que teoricamente faz 1000l/h.

     

    Acontece que do lado oposto ao intake acomula sempre muito lixo parado, o que significa que a agua não está a ter a cisculação que devia.

    Alguém me pode ajudar a saber se é possivel ou se fez, colocar um "Y" e colocar 2 intakes com mangueiras mais fininhas e assim consegui "chupar" dos 2 cantos do aquario?

    Será que danifica o filtro? Não me parece, mas queria ter a certeza que não e que será funcional.

     

    Thanks!

  2. O KCL 12 euros = 1 kg dá-te para um ano ou mais.

     

    A fonte da maioria do pessoal são posts antigos e não correspondem inteiramente à realidade. não é nada facil de encontrar KCL nas farmacias, pois os pos já cairam em desuso, vai a uma farmacia em que és conhecido e pede para eles encomendarem aos laboratorios.

     

    Viva,

    Já adquiri o Kcl na farmácia, mas o preço foi bem diferente. Paguei 2.21€ por cada 100gr.

    É da marca "acofarma" e diz riqueza: 99.0%

     

    Agora é diluir 100gr por 0.5l de agua destilada e com 1ml tenho +1ppm para 100l , correcto?

     

    Outra pergunta, na embalagem diz "proteger da luz". A embalagem é opaca, será que depois de diluido tem de estar no escuro?

     

    Cumps e obrigado!

  3. Olá.

     

     

    Claro... Cloreto de Potássio (KCl) ou Sulfato de Potássio (K2SO4). O primeiro é mais barato para a quantidade de potássio que introduzes no aquário, sem contar que consegues obter fertilizantes mais concentrados.

     

    Cumprimentos

    Luís Fortunato

     

    Thanks,

    Pelo que sei consegue-se comprar na farmáca, correcto?

    Alguém pode indicar preços de referência?

     

    Cumps

  4. Viva,

     

    Estou com esta dúvida no meu aquario, que estou a remodelar.

    Tenho um Eheim Professional II 2028 e gostava de saber como acham ser a melhor forma para ter o input/output do filtro de modo a ter a melhor filtragem/circulação de água possivel.

    É para ter discus.

     

    Peço-vos para votar e para argumentarem a vossa opinião, sff.

     

    Cumps e obrigado!

  5. de momento ainda não vou fazer a montagem visto que ainda tenho muito Co2 para gastar, depois colocarei quando montar para o pessoal ver.

    pedia que me ajudassem num pormenor, não sei se coloco a electrovalvula logo á saida do reactor (sem valvula manual antes) se coloco á saida do redutor. O que acham?

     

    Boas,

    Acho que a válvula manual devias deixar estar. pode sempre dar jeito para situações como agora: nao consegues parar o sistema sem perder o co2 la dentro!

    Eu punha depois de válvula manual.

     

    Cumps

  6. Boas.

    Não fiz a experiencia mas o sr. Lavoisier disse que nada se perde nada se ganha tudo se transforma.

    O que acontece é que os bichinhos pegam no carbono que está no açucar eno bicarbonato e o misturam com oxigénio que está dentro do cilindro. A única coisa que sofre alteraçoes em PV= nRT é T de temperatura. Imaginamdo que P(pressão) no inicio da reacção é igual a 1bar(nunca é) e T=20ºC para que P chegasse aos 10 bar T teria de ser multiplicado por 10 ou seja 200ºC e isto mataria as bactérias.

     

    Quer isto dizer...

  7. 1º - tenho um aqua com uns discus. O pH está sempre ácido, por volta de 4,5 - 5 (poderá ser do ADA aquasoil amazonia?), temp +- 38ºC e as plantas definham. O aqua irá beneficiar de um sistema de CO2? Não vai agravar o pH?

    Ph 4.5-5??? Tens a certeza?? Eu não sou nenhum expert mas parece-me excessivamente ácido, diria até com perigo de vida para os peixes. Mas os mais experientes que dêm a opinião. Em todo o caso, CO2, significa baixar ainda mais.

     

    3º - Para que serve a válvula selenóide? É para desligar o sistema de noite? (como vêm, não percebo nada disto)

    Exactamente. É uma valvula electrica que abre ou fecha a saida de CO2, assim seja a tua vontade.

     

    Cumps!

  8. se queres aumentar o tempo de fermentação vais ter de reduzir o fermento, quanto maisor a quantidade de fermento menor o tempo de duração, quanto ao tubo não te esqueças do factor muito importante, o alcool produzido durante a fermentação vai abrandar a produção de Co2 daqui a mais um tempo por isso acredito que não terei os 15 Bar, se por ventura isso acontecer já tenho outra valvula em vista :( depois coloco a evolução.

     

    Bom, se calhar expliquei-me mal. Quero aumentar o tempo de fermentação, sem diminuir a quantidade de CO2 produzida e injectada no aqua.

    Estou a injectar sempre constantemente, sem qualquer tipo de fecho.

    O meu medo é a fermentação ser demasiada ao ponto de rebentar a garrafa ou coisa assim... :s

     

    Sim, eu ressalvei que teoricamente os 15bar nunca vão ser atingidos, pois a fermentação vai diminuir, mas se disseste que isso durava 2 meses, ao fim de 15 dias já esta a diminuir?

    Ainda assim tens sempre uma segurança completamente diferente de ter uma garrafa de plástico!

    Continua a postar as evoluções.;)

     

    Cumps!

  9. boas Pessoal

     

    pois, por incrivel que pareça de manha não tinha 2 mas 3 Bar dentro do tubo o que me deixou algo espantado, liguei o C02 as 08:00 e ás 16:00 ainda se encontrava pertos dos 3 Bar com 2.7Bar.

    deixo aqui uma foto da manha.

     

    feito isto digo-vos uma coisa, não subestimem o poder do Co2 caseiro!

     

    JaCk7- sim já usava açucar amarelo e é seguro o unico problema é não o poderes fechar durante a noite, agora a reacção é muito mais activa.

     

    Então assim sendo, vais ter problemas com o passar dos dias não?

    Assumindo que uma noite fechado sobre a pressão 2bar (subiste de 1 para 3) e que um dia desce 1bar, temos 1bar de diferença por dia.

    15 dias de fermentação (assumindo uma fermentação igual nos 15 dias, que não é verdadeira) daria 15 bar dentro do teu tubo. Pelo que dizes a válvula começará a perder CO2, correcto?

     

    offtopic: eu interessava-me aumentar o tempo de fermentação, mais do que a quantidade. Dai as perguntas do acuçar, que penso que seja a variavel da equação onde tenho que mexer, correcto?

     

    Cumps!

  10. pois é um pouco caro, as soldaduras fui eu que as fiz, neste momento o manometro marca 1 Bar julgo que durante a noite e amanha de manha devera chegar perto dos 2.

     

    Nuno,

    Vai dando o feedback, porque agora sim é importante perceber o comportamento, pelo seguinte.

    Se ao final da noite tiveres 2bar dentro do tubo, a próxima questão é saber se durante o dia seguinte, em que vai continuar a haver fermentação, o difusor vai conseguir reduzir a pressão ou se esta se vai manter ou aumentar.

    Nestas 2 últimas hipóteses, isto significa que num gráfico temporal, a pressão dentro do tubo irá sempre aumentando enquanto a fermentação que exista seja suficiente para compensar a perda pelo difusor durante o dia.

    Agora, quanto será essa pressão? Será que compensa durante o dia todo o aumento à noite?

    Veremos :)

     

    offtopic: sei que usas açúcar amarelo, já o usavas ainda com garrafa de coca-cola? É seguro?

     

    Cumps

  11. les-te na diagonal a válvula aguenta até 10 Bar, eu não disse que o cilindro está a 10 Bar. Vejo que desconheces o poder das bactérias, faz a esperiência, coloca uma mistura dentro de uma garrafa fechada e deixa de um dia para o outro, estás sujeito a no outro dia não teres lá garrafa nenhuma.

     

    Pois, a pressao nao é feita pela bacterias, mas sim pelo que elas vão libertando...constantemente, leia-se CO2.

    Ora se fecharmos a valvula 1 noite, 12h, as bactérias continuam a produzir CO2.

    +CO2 no mesmo espaço fisico, equivale a maior pressao!

  12. nop, quando fazia com açucar amarelo ponho perto de 1 Kg, 1 saqueta de fermento e uma colher de sopa de bicarbonato.

     

    Ok!

    Seria interessante um manómetro para saber que pressão fica dentro do cilindro, só por curiosidade!

     

    Mas acho que está uma boa ideia: CO2 caseiro com poucos custos, e com muito mais segurança!(Rebentar inox não é o mesmo que rebentar plastico de garrafa).

     

    :D

  13. Pois, pensei nisso. O problema é que esconder os balastros significa calor fechado, ou seja, mais calor.

    Quanto à cor dos interruptores não pintei pq como sao de plástico liso, tive medo que a tinta não agarrasse e depois ia ficar foleiro.

    Em todo o caso, fica tudo na parte de tras da calha, pelo que nao se vê nada. :D

     

    Obrigado pelas dicas! ;)

  14. não dá assim tanto trabalho como isso, é o mesmo que as garrafas de refrigerante, a capacidade sinceramente não sei mas de rondar os 3 litros ou um pouco mais.

     

    Ok, esclarecido!

    E para os 2 meses fazes a receita com as mesmas quantidades da garrafa de 1,5l?

  15. Hummm....e o substituir a mistela é prático?

    Isto é o processo de mistura presumo q faças numa garrafa qualquer e depois de misturado o vertas para la, mas o retirar o antigo, colocar o novo nao deve ser muito prático, ou é?

     

    Ainda falta este esclarecimento: Já agora qual é a capacidade de "mistela" deste teu reservatório? Para fazer as contas aos 2 meses de autonomia. :drool3:

  16. Bem porreiro, mas tenho uma questão:

     

    - Como sabes que o cilindro aguenta a pressão a que vai ficar exposto por fechares todas as noites a válvula? Será que não há problema?

    Teoricamente a pressão dentro do cilindro a cada dia que passa aumenta, pois a fermentação não para até que haja açúcar para fermentar...

     

    Se isso não for problema, parece-me muito bom, barato e duradouro, e ainda por assim poderá ser acopulada uma solenoide, fazendo a abertura/fecho automaticamente.

     

    EDIT: Já agora qual é a capacidade de "mistela" deste teu reservatório? Para fazer as contas aos 2 meses de autonomia.

  17. Boas,

     

    Aqui fica o relato da minha calha DIY de 120cm.

    Dado o preço das mesmas, resolvi por mãos à obra, e com uma boa ajuda do meu pai, aqui fica.

    Acho que está apresentável. :bs_quesexclaim:

     

    Material usado:

    - 2 balastros electrónicos 2x54w VOSSLOW-SCHAWABE (20€, usados)

    - 3 lâmpadas 54W (24€)

    - 6 Suportes estanques para as lâmpadas (15€)

    - Chicote de ligação eléctrica (5€)

    - Tinta spray preto (5€)

    - Inox, 2 Interruptores, caixa de derivação, calha técnica, fio condutor unifilar (grátis)

     

    Visto que tinha fácil acesso a inox e à moldagem do mesmo, decidi fazer a calha em inox.

    Foi feita em U e deixado o inox "crú" no interior, fazendo assim o papel de reflector. Foi moldado na calandra (máquina própria para o efeito).

    Depois foi soldado com máquina de pontos, para soldar inox (também tinha livre acesso a ela).

    Tem 2 interruptores, para controlar independentemente a lâmpada do meio e as dos extremos.

     

    calhadiy01.th.jpg

    calhadiy02.th.jpg

    calhadiy03.th.jpg

    calhadiy04.th.jpg

     

     

    Digam o que acham do resultado final.

     

    Cumps

  18. como referi, este reactor trabalha com Co2 por fermentação o carregamento que falas é só com açucar, agua e fermento não se pode carregar como as botijas.

     

    Humm...mas pelo que vejo esse "carregamento" não será tarefa facil, correcto?

    Tens que apertar, desapertar com chafe de bocas etc...

     

    Certo?

  19. Vou aproveitar o topico que fala de ancistrus, para nao abrir mais um.

     

    Num aqua de 260l é compativel ter 1 ou 2 ancistrus junto com 1 pleco albino?

    Ou acham que se vão "zangar"?

     

    Cumps

  20. Detalhadamente, o filtro que usei esteve semana e meia a ciclar no aqua pequeno. Inicialmente usei algumas das massas que já tinha num outro filtro de cascata, esse sim mais que ciclado.

     

    Depois dessa semana e meia foi pegar no filtro e pô-lo em funcionamento no aqua maior. Passadas 24 horas sensivelmente, introduzi os primeiros e únicos peixes, sem problemas.

     

    Como mudaste as massas de um filtro para o outro, podes sempre esperar mais um ou dois dias para a colónia se recompor, mas se tiveres a certeza que não deixaste o filtro já com as massas muito tempo sem trabalhar, podes ter a certeza que a colónia não sofreu grande abalo, logo estando estável.

     

    Vai fazendo alguns testes para teres a certeza de que não ocorreram desiquilíbrios.

     

    Ok, thanks!

    Nesse aspecto estou 100% seguro. O filtro ciclado esteve parado prai 10minutos, foi tirar de 1 por no outro e colocar em funcionamento! :D

    Assim sendo temos colónia! :D

     

    Obrigado pela ajuda!

     

    Cumps