Licínio Ribeiro

Membro
  • #Conteúdo

    41
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Days Won

    2
  • Country

    Portugal

Licínio Ribeiro last won the day on Junho 1 2020

Licínio Ribeiro had the most liked content!

Formas de Contacto

  • Website URL
    https://youtube.com/@Ribasreef
  • ICQ
    0

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    non portuguese
  • Localização
    Portugal

Quem visitou o meu perfil

2474 visitas ao perfil

Licínio Ribeiro's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

  • Week One Done Rare
  • One Month Later Rare
  • One Year In Rare

Recent Badges

15

Reputação

  1. Areia para dentro cerca de 13kg de aragonita e sugar. Mete-se água e fica nevoeiro... falta colocar os cabos no sitio certo.
  2. Aproveitando os conhecimentos adquiridos no aquascaping de plantados, tentei recriar um layout com duas ilhas... de forma que, nas imediações das rochas houvesse espaço na areia para a colocação de corais soft.
  3. Após 12 anos de aquários de àgua doce os quais ainda mantenho, decidi aventurar-me na água salgada e criar um pedaço de mar em casa, tudo começou em agosto de 2019 com um aquario de àgua doce que desmontei. O qual serviu como escola durante 6 meses até montar um aquário com sump e com as medidas que pretendia. Configuração do aquário: Volume total real 400 litros. Inicio da montagem: 15/02/2020. Aquário: 120x60x50 vidro extra claro 12mm - 360L brutos; SUMP: 80x40x50 vidro 6mm - 160L brutos; Depósito Osmose: 20x40x50 - 40L brutos; Subtrato: areia aragonite + sugar size - 13kg; Rocha: liverock + entre outras - 25kg; Escumador: Tunze 9012; Bomba Circulação: Sicce 6500L/H + Gyre 350 11000L/H; Iluminação: 2 calhas led TMC V2 Iluminair 1200 + 900; Bomba Retorno: Jebao DC 4000; Doseadora: Jebao DP-4 + DP-3 slave - 7 cabeças no total;
  4. Sim elas comem algas. Essas algas, assim como outras fazem parte do processo e vão sempre surgir. Umas com mais expressão que outras...
  5. Aplicação não existe. As lentes das câmaras não suportam muito bem a luz azul dos nossos aquários. O melhor é arranjar daquelas lentes que se colocam nas lentes dos telemóveis. Não seria melhor separar já os zoanthus enquanto a colónia é mais reduzida!!? Esse coral GSP vai se propagar muito, se não estiver apenas numa rocha a limitar o seu crescimento vai ser mais difícil de controlar no futuro.
  6. 1. Procure areia "Aragonite". ou pode optar por areia Bali Sand preço/qualidade bom. 2. LifeRock. Para mim a melhor rocha preço/qualidade. 3. os corais soft não necessitam de uma luz tão exigente, para LPS ja precisa algo um pouco melhor. SPS já precisara uma boa luz. Tudo depende do que quer gastar. Baixo custo AQUAMARS dará para soft e alguns LPS. Daqui para a frente apostaria MAXSPECT, TMC, ATI T5... se optar por comprar barato no futuro se quiser SPS terá de investir numa iluminaria melhor. Se não pretende gastar 2 vezes dinheiro é comprar de inicio uma iluminaria boa, no entanto, não será nada barata.
  7. Também não se devem ter muitos 1 por cada 100 litros pode ser uma referencia. Quando as eliminarem (irá sempre surgir alguma). Mas eles também vão comendo ração que vai sobrando. Os meus sempre se desenrascam. Umas fotos atualizadas para alimentar a vista a quem vê este tópico é que era.
  8. Penso que vale a pena comprar um camarão como forma preventiva, pois essa aiptasia irá reproduzir-se, se já não o fez e dentro em breve terá mais. Nunca vi nenhum camarão das espécies que mencionei comer zoanthus.
  9. Se observar que os zoanthus se fecham e não abrem durante 1 semana, poderá ser sinal de excesso de luz, recolocando-os noutra zona com menos intensidade de luz após 2 a 3 dias deviam de abrir novamente. Dou-lhe um exemplo, uma vez adquiri uma mini colónia com uns 5 pólipos, coloquei-os cerca de outros zoanthus que tinha, assim que inseridos na água estiveram apenas 2 dias abertos começaram a fechar e passado duas semanas já tinham definhado 4 pólipos, reagi, mudei-o para a ponta com menos luz do aquário, sobrou 1 pólipo, passado um mês da mudança já tinha mais 5 pólipos novos. A observarão diária dos corais é essencial, nem que seja 5 minutos, para saber o seu estado e caso exista alterações termos tempo de reagir.
  10. Só no local se poderá observar. Mas se está em risco de a perder, eu apostava na sua mudança de local com mais luz, mas fazendo a operação de forma cautelosa para causar os menores estragos possíveis.
  11. As Aiptasias, não vale a pena tentar remove-las com a ou destruí-las no aquário, pois o que restar dela irá se propagar. Existem alternativas se for possível retirar a rocha do aquário é remover com um bisturi e com um ferro de soldar queimar a zona onde ela se encontrava para não voltar a nascer. Outra alternativa será adquiri um camarão lysmata wurdemanni, lysmata kuekenthali, lysmata seticaudata, deste que as aiptasias não sejam grandes eles controlam. Eu tenho uma experiência positiva com lysmata kuekenthali. Também existe o recurso a peixes, mas isso já seria para um nível mais avançado no hobbie. Não sei se controla os TDS? Convém também verificar sempre quando faz testes, testar salinidade e os TDS da água de osmose depois de passar pelos filtros, com um caneta de TDS. Para poder controlar a qualidade da água e saber quando substituir os filtros, ou mesmo, adicionar mais resina.
  12. As algas também fazem parte do processo de maturação do aquario de agua salgada. A Tubipora esta presa à rocha? atenção que requer luz moderada a forte. Muitas vezes temos de ir observando o comportamento dos corais e se for caso disso ajustar a sua colação no aquário, por exemplo: tenho zoanthus que se dão melhor em zonas de mais luz e outros com menos, sendo que, os zoanthus se tiverem um pescoço comprido digamos assim encontram-se com pouca luz.
  13. Fez bem em adquirir novos testes. os de agua doce não servem para agua salgada (podem dar resultados errados). Uma marca que tem preço /qualidade na água salgada é a Salifert. Os testes se me permite aconselharia semanalmente, KH, CA, MG, NO3, PO4, PH. efectuar um registo sempre dos valores, existem Apps para isso no telemóvel, assim acompanha a variação de forma mais fácil. O facto de não fazer testes à tanto tempo é andar no desconhecido. O aquário de água salgada não é assim tão temível como às vezes se crê. Requer mais equipamentos de apoio e mais acompanhamento do aquariofilista no que concerne à qualidade da agua, da iluminação da escumação e circulação. Alinhando os pilares básicos a sua manutenção é bastante mais fácil do que a manutenção de um aquário plantado. Já controlou a praga de aiptasias?