luis lourenço

Membro
  • #Conteúdo

    40
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por luis lourenço

  1. Tens o aquario a 9 anos montado e so agora apareceram algas certo? Não ouve nenhuma mudança na casa? Ou algum desiquilibrio no aquario?

    Se tens tudo igual e agora te dispararam as algas podes ter uma acumulação de fosfatos. Tens teste ou conheces alguem que te empreste?

  2. O carvão activado é bom em agua doce para usar depois de um tratamento, ou para retirar alguma substancia da agua. As ceramicas não faço ideia de quantos anos aguentem porque sinceramente nunca troquei nenhuma até hoje. Acho que tive as mesmas ceramicas uns 10 anos a trabalhar em varios filtros. As esponjas trocam-se quando ficam obstruidas e cortam o fluxo do filtro. Normalmente so se troca a primeira que é a mais fina do filtro. As pretas ou azuis tambem acho que nunca troquei até hoje.

  3. Eu no teu caso mudava-o para o mais pequeno para ver se ele se recompunha. Não sei que comida lhe das mas oferece-lhe larvas de mosquito vermelho ou artemia congelada para ver se ele começa a comer melhor. Se a diferença de tamanho for muita ele pode ter ficado intimidado. Juntas-te os outros a quanto tempo?

  4. Podes deixar nos garrafoes sem problema, mas enche so ate o garrafao começar a estreitar em cima. Que é pra deixares maior superficie de contacto entre a agua e o ar. Normalmente o cloro sai num dia ou dois mas isso depende da tua zona. Os gajos aqui nas caldas por exemplo são poupadinhos e metem pouco. De um dia para o outro custuma chegar. Algumas pessoas deixam uma semana. Se precisares vai a um supermercado e compra uns garrafoes da marca deles. Devem te custar uns 30 ou 40 centimos cada um.

    Plantas depende do que arranjares por ai mas uns musgos ou valisnerias devem servir. Tens muita coisa

  5. Então é assim. Fizeste a pior asneira que se podia fazer. Metes-te peixes num aquario que não estava nem ciclado nem estabilizado. Se tiveres sorte não te morre tudo. Se tiveres azar podes ficar sem nada.

    O que tu vais fazer é seguir os conselhos que ja te dizeram aqui.

     

    Fazer muitas trocas de agua.

    Arranjares agua de outro aquario ja maturado para te dar um arranque mais rapido no teu.

    Manteres os escalares sobre olho porque se eles nao te atacam os peixes mais pequenos, quando tiverem tamanha vao faze-lo.

    Não comprar mais peixe nenhum tão cedo.

    Comprares mais plantas.

    Pesquisar na internete sobre ciclo de azoto, compatibilidade de peixes e tipos de agua que cada especie das que tu tens ou queres ter precisa.

    Se tiveres duvidas pergunta a vontade, ok?

  6. Então é assim. Fizeste a pior asneira que se podia fazer. Metes-te peixes num aquario que não estava nem ciclado nem estabilizado. Se tiveres sorte não te morre tudo. Se tiveres azar podes ficar sem nada.

    O que tu vais fazer é seguir os conselhos que ja te dizeram aqui.

     

    Fazer muitas trocas de agua.

    Arranjares agua de outro aquario ja maturado para te dar um arranque mais rapido no teu.

    Manteres os escalares sobre olho porque se eles nao te atacam os peixes mais pequenos, quando tiverem tamanha vao faze-lo.

    Não comprar mais peixe nenhum tão cedo.

    Comprares mais plantas.

    Pesquisar na internete sobre ciclo de azoto, compatibilidade de peixes e tipos de agua que cada especie das que tu tens ou queres ter precisa.

    Se tiveres duvidas pergunta a vontade, ok?

    • Votar + 1
  7. Isso agora é engordar bem os escalares que eles depois tratam do resto. Lol

    O que vale é que muitos lojistas são pessoas conscientes e explicam bem as coisas aos clientes. Ciclo de azoto? Pra que? Peixes querem todos a mesma agua. E a minha preferida porque não por um escalar ou mesmo um oscar com peixes pequenos? Fica giro.

    Epá desculpa la não é nada pessoal. Mas os erros são sempre os mesmos. Antes que faças mais pesquisa primeiros. Vai vendo o forum e vai fazendo tpas no teu aquario frequentes pra isso não dar mais raia.

    • Votar - 1
  8. É assim se fosse meu trocava ja 50% e depois uns 30% ou 20% diarios até isso limpar e sem activador porque se alguma coisa te matou as bacterias do filtro se meteres mais tambem morrem e vão te poluir mais a agua. Eu nunca usei acondicionadores sempre que mudo deixo a agua alguns dias em repouso. Plantas de crecimento rapido tambem te ajudam porque consomem nutrientes.

    E actua o mais rapido que conseguires a ver se ainda consegues safar os peixes. Porque isso deve tar cheio de nitratos ou amonia.

  9. Uma sump pode ser um filtro e é muito usada em agua doce como filtro. Fazem se varias divisorias que levam fibras, biobolas, ceramicas entre outras.

    Nos salgados a semelhança de agua doce usa-se a sump para aumentar o volume e colocar o material que é necessario, termostatos, escumadores, reatores, etc. Tambem se pode colocar um refugio com algas ou para outras coisas. Ha quem meta ceramicas na sump a quem não use. É comforme o dono.

  10. Os peixes é mais por causa do telescopio. Esse é que não devia de la estar na minha opinião. As bacterias morreram ou melhor ainda estão a morrer por alguma razão. Excesso de amonia é uma possibilidade.

    A solução a meu ver é trocas de agua e mais trocas de agua até os niveis serem toleraveis.

    Tens testes em casa ?

  11. Porque estas a meter o activador na agua das tpas ?

    Essa nevoa branca é a causa do teu problema de certeza. Partindo do principio que não metes comida a mais essa nevoa devem ser bacterias mortas em suspensão. Que filtro tens e quando o limpaste a ultima vez?

    Mas ca pra mim o problema deve ser de tares a usar esse activador. Isso so se usa no inicio para ciclar mais depressa.

  12. E mesmo que arranjes um escumador ainda tens de la meter o aquecedor e talvez mais alguma coisa. Pode ficar feio mas safavas te melhor com um hang on. Vais ocupar muito espaço dentro do aquario. A sump ajuda e facilita muito. Mas não é isso que te impede a conversão.

    Estuda com calma a hipotese de fazer uma. Se tiverex de fazer uma estrutura para pores o aquario não é nenhuma fortuna.

  13. A sump é benefica e na minha experiencia o maior problema que vais ter é aquela pelicula que se forma na superficie. Se a tua ideia é ter so uns corais e palhaços o teu aquario serve na boa. O que te vai doer na carteira vai ser a rocha viva, que podes arranjar mais barato aqui no forum ou se nao te importares de ter o aquario a ciclar uns bons meses podes por uma boa parte de rocha morta ou mesmo da artificial e alguma viva. O escumador é outra despesa grande que tambem arranjas usado facilmente e a calha de iluminaçao igualmente. Como tens a biobox colada enches de ceramicas mas metes as ceramicas dentro daqueles sacos de rede de forma a que as possas lavar regularmente e disfarças a biobox com rocha e ta feito. Não te esqueças é que vais manter um nano por isso metes so corais moles e alguns lps porque são mais tolerantes as diferenças na qualidade da agua e poucos peixes. Por exemplo um casal de palhaços e um gobby.

  14. Boas, bem antes de mais tens o aquario ha 2 meses, deixas-te ciclar antes de meter os peixes?

    Desde que tenhas lavado bem a areia não ha problema de ser do maxmat.

    Quanto é o ph da agua que tens usado? e decoração? não tens nada calcario dentro do aquario?