fejose

Membro
  • #Conteúdo

    43
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Sweden

Posts publicado por fejose

  1. Olá boa noite, neste momento tenho um aquario 60x40x30 há cerca de 10 anos, com kribensis (Pelvicachromis pulcher) que será para desativar. 

    Novo aquário:

    Data: 20/11/2019 comecei a montagem

    Setup:

    Dimensões: 80x40x50 Scalare c/móvel - 160L bruto.

    Filtro:

    Fluvial 307 1150L/h

    Termostato:

      Sicce 200W.

    Iluminação:

    Calha Led PP-3070B 29/33W.

    Decoração:

    Pedras e troncos.

    Flora: 

    Anubias Nana, Cryptocorne Lucens.

    Substratos:

    Areia do rio, JBL Manado.

    Fauna:

    Ainda não defenida,, mas estava a pensar tipo neons, corrydoras e outros compatíveis.

    TPA Semanais de 20% ou 15 dias 30%

    large.IMG_20191126_221747.jpg

  2. Boa noite  a todos,

    Tenho um aquario de 60 cm da aquatlantis com biobox, com Kribensis ká cerca de 12 anos, povoado com cerca de 12 ou mais kribs(sei que são muitos), mas no meu aquario aplica-se a lei da natureza (tipo faixa de gaza :) , mais uma vez tive uma ninhada com cerca de 30 alevins. Sou um pouco desmazelado e não faço as TPAs como aconselhado, ás vezes com intervalos de 1 mês. No entanto tive a medir os parâmetros do aquário, já o não fazia a alguns anos, e parecem-me razoáveis PH 7,2 e amonia cerca de 0,1 ou 0.

    Estou a pensar adquirir um aquario com cerca de 100cm, com filtro externo, pôr alguma flora e fauna (especialmente peixes que se vissem e de preferência com alguma côr) de preferência ciclídeos e plantas sem grandes exigências.

    Todas as sugestões são benvindas.

    Cump,

    Fejose

  3. Boas,

     

    Os guppys normalmente não uso maternidade, deixo-os livremente que alguns se safam, pois as maternidades stressam os peixes, tudo depende do tamanho do aquario, quanto maior mais se safam, tudo depende tambem do restante habitat se forem só guppys só comem alguns :naughty: , eu utilizo a lei da natureza e podes crer que se safam muitos num aquario de 50L, neste momento tenho-os num aquario de 20 L, e mesmo assim estão sempre a reproduzir..

     

    Abraço

  4. Boa Tarde.

    Também estou com alguma dificuldade em destingir dois kribs que tenho aqui. Adquiri a pouco tempo um suposto casal...mas visto que andam sempre a "guerra" resolvi tentar saber porque. Pelo que tenho visto pelo fórum parecem dois machos mas passo as imagens para comprovar.

    Este e um dos kribs e é o mais pequeno

    http://imageshack.us/photo/my-images/94/kribpequeno.jpg/

     

    Este é o segundo e que anda sempre a atacar o pequeno

    http://imageshack.us/photo/my-images/855/krib.jpg/

     

    Este é o esconderijo que fiz com um coco. será que está bom ou terei de fazer uma abertura menor?

    http://imageshack.us/photo/my-images/801/coct.jpg

     

    Para não abrir novo tópico...alguém me poderia dizer que espécie é esta? é de cardume

    http://imageshack.us/photo/my-images/641/carded.jpg/

     

    Desde já agradeço a disponibilidade por lerem este tópico e também agradeço as respostas;)

    Com os melhores cumprimentos.

    desculpem mas não consegui fazer upload das fotos para o site

     

    Boas,

     

    Parecem-me dois machos, embora nas fotos não dê para ver bem, não estou a ver o aqua todo, mas parece-me sem esconderijos e plantas, os kribensis gostam de se esconder, ocultar..etc..são peixes que andam no fundo..talvez isso seja uma das razões de entrarem em conflito..em relação ao esconderijo a abertura é muito grande, ou seja v~e-se de fora para dentro..eles gostam de privacidade.. tenta meter uma pedra de maneira a abertura ser mais pequena..não te preocupes q eles passam na entrada eles tem corpo elastico..e claro tens q arranjar uma femea para eles criarem..

     

    Cump.

     

    Jose

  5. Boas, (a minha experiencia)

     

    Dar dá..(embora aconselhem no minimo 80 LTs).o meu tem 60 cm e acabei de ter criação á 3 dias, tinha 5 Kribensis desde á uma ano eram pequenos.quando vieram..alem de 1 botia palhaço e corrydoras anãs..o problema é quando eles formam casal, tornam-se agressivos para todos os outros, mesmo para o botia que tem o dobro do tamanho...acabei de dar os outros 3, porque agora com crias, não brincam em serviço podes ter a certeza q defendem defendem a prol até á á morte,,nunca vi peixes assim..vale mesmo a pena..portanto os outros a que tem que ter cuidado se se aproximam do ninho ou das crias.

     

    Abraços

  6. Boas,

     

    Desde que caiba na boca...marcha quase de certeza...eu tenho-os com alguns guppys e mesmo assim quando são pequenos eles não perdoam..é um petisco..mas tudo depende tb do tamanho do aquario..esconderijos...etc...mas os babys é que nem gingas de certeza..

     

    Abraços

  7. Boas,

     

    Podes, mas opta pelas naturais é muito melhor e não é dificil de mantê-las, á plantas que precisam pouca luz e não são exigentes em subatratos ou não precisam, alem disso criam um aquario muito mais saudavel para a fauna, e para se ver, eu no principio tb tive a mesma duvida mas é mesmo fácil, crescem naturalmente, poda-se de vez em quando, o importante é fazer as TPA, e começao com calma ciclar nbem o aquario..etc..no forum explicam-te isso tudo..

     

    Abraços

  8. Realmente, aqui no frasquinho diz "Neutraliza o cloro nocivo, a cloramina e os metais pesados."

     

    Será que a diferença é assim tão significativa? Isto é, entre água de repouso e água tratada com o líquido.

     

    Boas,

     

    Nao compliques, se agua ficar a repousar cerca de dois dias, o cloro evapora-se e nao precisas de nenhum aditivo, como normalmente muita gente nao esta para isso, adicionam o anti cloro mistura-se bem na agua e alguns minutos depois podes por no aquario, ou seja acelera-se o processo, claro que deixar repousar a agua e

    sempre melhor, mas eu sempre juntei o aditivo e nunca tive problemas.

     

    Abraços

  9. Não tenho gouramis.

    Juntamente com os neons tinha, 1 bótia modesta 2 cory's e 2 bettas.

     

    Boas,

     

    Isso tb ja me aconteceu, nem as espinhas aparecem, possivelmente foram atacados pelos betas, ficam cambalidos ou mesmo mortos, depois o botia trata do resto, os botia embora sejam inofensivos com outros peixes (aparentemente), comem quaze tudo que aparece no fundo.

  10. Bom dia,

     

    Tenho um aquario de 60 cm (54 L), á cerca de dois anos e meio, com uma fluroscente t8 de 15W, que nunca foi mudada, á cerca de 3 meses desliguei o termostato pois a temperatura estava sempre por volta dos 29 graus e nunca mais o liguei para ver se a temperatura baixava um pouco, bem sei que temos tido um verão bastante quente, mas continuo sem conseguir baixar a temperatura da agua, até faço tpa com agua normal da torneira baixa cerca de 1 grau, até já adquiri outro termometro para tirar as duvidas, e volta ao normal, as minhas duvidas:

     

    Será por não trocar a Fluroscente, se for posso trocar por uma lampada normal com as mesmas caracteristicas?

     

    outro motivo? a fauna e plantas encontram-se com saude, pelo menos aparentam, e não me lembro dequalquer baixa nos ultimos meses.

     

    Muito obrigado

     

    Cump.

     

    Jose

  11. Para começares compra um sifão para mudares a agua, custa cerca de 1€ chines no jumbo, limpar vidros cartao multibanco ou similar fora de prazo claro..plantas arranjas aqui no forum..vai as ofertas..etc..um produto para a agua para o cloro no começo e quando mudares (tpa)...depois le o forum e pergunta...

     

    Cump.

     

    Jose

  12. quanto aos materiais e aos aquario foime oferecido de graça, pelos vistos so tenho de comprar um filtro de 100l/h e uma iluminaçao, mas no entanto ainda tenho umas duvidas:

     

    - qual a planta aquatica que necessita de menos w da iluminaçao para agua quente?

    -o substrato é importante para as planta/peixe, se é que tipo comprar?

    -quanto tempo após montar o aquario e meter agua posso meter os primeiros peixes?

     

     

    obrigado.

     

    Boas, :D

     

    Em relação ás plantas á muitas plantas pouco exigentes, le aqui no forum na parte das plantas..o substrato é importante pois á substratos melhores, penso que tipo akadama, mas desde que a planta se agarre penso que não á prob..tb tem a ver com a estetica do aquario..primeiro monta o aquario deixa uns dias a ciclar (5/6 dias) ou mais e mete 1 peixe resistente para o ciclo se fazer + rapido...depois vais pondo os peixes pouco a pouco por ex: de 15 em 15 dias 1 ou 2...mas aconselho-te a ler no forum os 1ºs passos e o ciclo como funciona + uma coisa um aquario de 20 Lts é pequeno se os gupys reproduzirem o que é facil vais ter que arranjar im aquario mt maior :) nunca esqueças 1 cm de peixe pelo menos 1 Lt de agua, mas o ideal é mais..

     

    Cump.

     

    Jose

  13. Boas a todos,

     

    Tenho um pequeno aquario de 54L a funcionar a cerca de 8 meses que tem os seguintes parametros:

     

    Ph - 6,5

    KH - 4

    Gh - 5

    No2 - 0

    No3 -30

     

    Fauna: Gupys (1 Femea e 6 alevins) e 2 corrydoras pigmeu

    Algumas cambobas

    1 tronco

     

    A minha duvida e a seguinte queria aumentar o Kh naturalmente e tb um pouco o ph, equilabradamente, sera que o posso fazer pondo algumas pedras que tenho apanhadas na praia, tenho umas verdes que penso que sejam jade em bruto que apanhei na praia na Nova Zelandia entre outras mas tenho receio que desiquilibre os parametros.

     

    Um obrigado a todos

     

    Cump.

     

    Jose

  14. Olá people!

     

    Muito obrigado pelas ajudas fornecidas até ao momento!

     

    Se alguem tiver mais conhecimentos de lojas, fico a aguardar por sugestões!Existe algum local no foum mais apropiado para peruntar sobre lojas?

     

    1º Questão - Tendo um orçamento de aproximadamente 150euros, gostaria que me informassem que material comprar! Aconselham um kit ou que compre tudo em separado??

     

    2º Questão - Tenho visto que os troncos são, geralmente, muito importantes no visual de um aquario, como também para os peixes se esconderem! A nivel de rochas e areão quais me aconselham?Tendo em atenção que estou a pensar fazer um aquario plantado!

     

    3º Questão - Sei que tenho de lavar o material que compre ou arranje para o aquario mas tenho tambem de o ferver...mas esse procedimento, é colocar o material numa panela com agua, ao fogão, e deixar ferver a agua? Se sim, coloco todo o materal junto?(ou seja, até encher a panela? ou é melhor colocar o areão numa vez, depois de o areão estar bem fervido, coloco o tronco, etc!)

     

    Desculpem as constantes perguntas, mas quero tirar o maximo de duvidas possiveis, espero não estar a ser inconveninente!

     

    Cumprimentos,

    RicardoS

     

    Boas

     

    1º. com esse orcamento ja podes fazer umas coisas, se comprares separado sai-te + caro mas o material e melhor do que em kit..

     

    2º Sim convem ferver tudo numa panela, para matar as bacterias..podes coloca-lo tudo junto desde que caiba na panela..o areao convem estar bem fervido..o tronco ferve-o a parte e depois durante mais ao menos 15 dias deixa-o estar de molho num alguidar ate ele largar toda a sujidade..vais mudando a agua conforme ele fica amarela, vai chegar a uma certa altura e ja nao larga nada..entao podes mete-lo no aquario, que ja nao te suja a agua...o tronco e importante porque vai te baixar o ph da agua com o tempo e claro serve de esconderijo para os peixes..etc..o resto e questao de gosto so nao convem meter pedras calcarias ou apanhadas ao pe do mar..conchas..etc..porque aumenta o ph...

     

    Cump.

     

    Jose

  15. Arrogância?

    Não comento. Diga-me se faz favor onde fui arrogante. Continuando. sim gosto não se discutem.

    Gosto deste areão . Claro que se fosse de outra cor ficava melhor,mas para ja fica assim. Já agora, recomendam o uso do produto Sera aqutan ?

    Como o meu ph ainda está a 7,5 , mais coisa menos coisa, estou a pensar em usar o phminus. Só que tem um problema, vou ficar dependente de químicos. Porque estar a usar co2 iria estimular o crescimento das plantas e não queria,que elas crescecem muito. E já agora que plantas posso pôr mais mas que não seja preciso grandes cuidados. Assim como aquelas que tenho. Tenho uma lâmpada de 15w.

     

    Já agora o que acham da minha possivel fauna?

     

    2 corydoras albinas

    6guppys

    6neons cardinali

    um casal de ramirezi

     

    Boas,

     

    Penso que deves evitar por quimicos, depois ficas dependente deles, com tempo o ph baixa, ainda para + com esse tronco, o meu aquario tem um identico e tb comecou com esses valores, agora com agua da torneira anda a volta dos 6,5/6,8, e so adiciono anti cloro nas tpa, e natural que nas lojas os tentem vender..pouco a pouco ele vai la..da-lhe tempo..mete 1 ou 2 peixes :( no maximo para ajudar o ciclo..

     

    Cump.

     

    Jose

  16. ola a todos.

    tenho um aqua com 54 litros, e inicialmente comprei um termostato de 50 W pensando que era suficiente.cheguei á conclusão que não o era, e adquiri um de 100W. só que este, mesmo estando regulado para o máximo, só aquece a água a 26 graus.

    alguem sabe o que se passa?

    soluções?dicas?

    ajudem sff

    obrigado, cumps 29André

     

     

    Boas Andre,

     

    Realmente e estranho, o meu tb e de 54L e o termostato e de 50W de origem, e funciona bem, embora nao seja de fiar a escala do mesmo, mas isso acho que e normal, normalmente varia sempre um pouco, sera que o teu termometro esta bom..? mais uma coisa a temperatura de 26º chega, embora nao saiba qualo teu habitat, o meu tb esta a 26º e tenho varias especies de peixes, comprei umtermometro de fita penso que sao + certos, de qualquer maneira espera pelos entendidos..cump.

     

    Jose

  17. Olá

     

    Não me parece que tenha a ver com a luz, até porque não é muita iluminação.

    Pela experiência que tenho com os Barbos com um aquário que montei para um colega meu, são peixes que não param quietos, quer de dia quer de noite.

    Não referes que barbos são. Existem várias espécies, mas são todas de cardume e 2 peixes não é um cardume, arranja pelo menos mais 2 ou 3 que o comportamento deles muda.

     

    Tens noção do tamanho que esse Botia atinge? Esse aquário é muito pequeno para ele e também não gosta de estar sozinho. Para além de serem exterminadores de caracois natos. Pode ainda não os atacar por ser pequeno, mas quando crescer vai extermina-los a todos. o botia palhaço tem um dentículo muito duro especialmente concebido para quebrar carapaças, etc...

    Em minha opinião devias devolver o botia e arranjar mais uns barbos.

     

    Acho os barbos, especialmente os Tetrazona aka Tigre ou Sumatra uns peixes fascinantes especialmente em adultos, no aquário que montei para o meu colega, estão 6 com Botias e Tetras Serpae e digo-te que é algo de fantástico olhar para o seu comportamento e a sua personalidade, especialmente do macho dominante que foi baptizado de Capone. :D :D Estou a falar de um aquário com 140L.

     

    1 Abraço

     

    Boas Mario, muito obrigado pela ajuda

     

    Pois talvez seja isso, um é um barbo tigre e um negro as suas companhia já faleceram á algum tempo, mas fico é intrigado á noite como eles voltam ao normal, em relação ao botia palhaço comprei-o para exterminar os caracois mas não tem feito o seu trabalho, tanta fama mas este não dá cabo deles, limpou-me foi o fundo todo e parce-com muita saude, já cresceu bastante jatem cerca de 5/6 cm qualquer tenho que da-lo ou troca-lo, e fico só com as anãs, mas não queria mais barbos, ainda por cima nasceu-me alevins de uma guppy, que pensave que estava morta pois não a encontrava a 1 semana mas escondeu-se no filtro da biobox e não consigo tira-la de lá, e agora apreceram 6 alevins devem ser os sobreviventes, tenho que comparar um aqua maior..60 cm..é pouco..brigada na mesma-...

     

    jose