André Nóbrega

Membro
  • #Conteúdo

    821
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por André Nóbrega

  1. Epah, nem digo nada. A noite anterior foi a minha festa de aniversário. lol
  2. Yellow! Estive afastado disto de ter aquário em casa h a bastante tempo. Estou o dia todo a montar aquários e a fazer manutenções. Um gajo quer chegar a casa, e NÃO TER UM AQUÁRIO, porque a ultima coisa que apetece, depois de um dia de trabalho com água, peixinhos, plantas, corais, e essa coisada toda que se mete no vidro com água, é ter as mãos molhadas. Depois de ter montado este aquário com o Sérgio, acho que vou montar um pequenito, para me enterter com as plantitas . Obrigado forum ;D
  3. André Nóbrega

    Guppies Em Reef

    Boas! Li ha alguns meses um protocolo de criação de Pterapogon cauderni "cardinal de bangai", no qual estes peixes eram utilizados, e eles só, para alimentação dos casais, e dos peixes jovem adultos. O protocolo relatava alguns casos em que guppies não eram comidos, e ficavam escondidos durante dias, permanecendo vivos. Cumprimentos: André Daniel Nóbrega
  4. 60X30X30 Iluminação: projector de HQI de 70W, actinica de 18W, T-8 Circulação: Retorno de 1000l/h da sump + bomba interna de 500l/h Escumador hand made by me and Redfish Utilização de Chaetomorpha e mangues, para retirar compostos azotados e fosfato, bem como outras substancias. Pinga pinga de kalk, 24h/dia, como reposição +/- automática (lol) A sump é um pequeno aquário de 15l. Aquecedor de 100W "a minha sala é fria". Corais: SPS's : Acropora sp. "staghorn" Montipora sp. "vermelha" LPS's : Euphyllia parancora Turbinaria sp. Caulastrea sp. Moles: Xenia branca Xenia castanha Zoanthus de várias cores Ricordeas Briearium sp. "green star polyps"?? Bixos banana rock Amphyprion perideraion "a reproduzir que nem coelhos" Lysmata seticaudata "realmente eficaz a controlar aiptasias Limpeza: Turbo snail cerithum nassario ermita patas verdes Alimentação: Dainichi, exclusivamente Suplementos para os corais: Estou a utilizar toda a linha da Tropic Marine, com muito bons resultados. Abraços!
  5. Aqui vai uma actualização! Geral Cada vez gosto mais do efeito das xenias brancas Esta turbinária, era uma pedra completamente branca, onde vinham agarradas as ricordeas que o Duarte me ofereceu. Estava mesmo branca, e estava a servir de base das ricordeas, por isso mesmo. Até que um belo dia, começo a reparar nos pólipos amarelos a nascer. Estranho, mas bonito. Chaetomorpha na sump/refugio Abraços!
  6. Ok, aqui vai uma foto frontal. Estou com problemas, porque fiquei sem programa de edição de imagem, então as fotos estão assim todas toscas! bahh pronto, alvejem-me com críticas! lol
  7. Boas! Mesmo não estando o layout concluído, decidi ir colocando aqui umas fotos, para o pessoal ver como está a ser desenvolvida toda a paisagistica deste aquário. Opiniões!
  8. Sim, é uma muda da do Duarte. Nanananana... Foto geral não é para já, quanto ao setup: Aquário de 60l Sump "aquário de 15l" onde tenho um escumador hand made, o aquecedor, o pinga pinga do kalk, e serve de refugio para a Chaetomorpha. O aquário é iluminado por 4 flourescentes de 18W, que amanhã vão ser trocadas por um projector de 70W HQI. A iluminação da sump (ciclo 24/24, é feita por uma flourescente de 15W. Rocha viva, devo ter uns 6Kg A circulação é, no total, uns 1300l/h
  9. Boas pessoal! Aqui está a primeira foto a saír para público da minha nova montagem. Para quem se lembra, eu dizia que nunca ia montar um salgado na vida. Pois bem, enganei-me. Nunca digas nunca :D. GRANDE OBRIGADO ao Duarte! Abraços!
  10. Esse C. rostratus está gooordoooooo!!!!!! Devias ser multado . Estou a brincar. Pah, falta aí um verdinho, mas de resto, está espetacular, o aquário. Quando o meu estabilizar, depois envio-te umas fotos. Abraço!
  11. André Nóbrega

    Nymphae lotus

    Boas! Nenhuma Lotus, muda de cor, de acordo com diferentes temperaturas. Elas aguentam-se numa ampla faixa de temperaturas, podes colocá-la no aquário á vontade. Cumprimentos.
  12. Eu aconselho-te a retirar a maior parte das folhas afectadas, e a introduzir Crossocheilus. Agora tu é que sabes o que fazes. Podes optar pelos camarões, mas não se equipara ao trabalho dos Crossocheilus. Fica bem, e boa sorte!
  13. Boas! Podes tentar introduzir uns Crossocheilus siamensis, e uns camarões. Essa alga, normalmente, cresce em locais onde a corrente de água é mais forte, ou quando há mais oxigénio. Estou certo? É esse o caso? Abraço!
  14. André Nóbrega

    Nova planta

    Boas! Não é uma planta aquática, é uma Spatiphyllum sp. Abraços!
  15. Boas! Se as algas não crescem, as plantas vão pelo mesmo caminho. Não tem fundamento, esse apagão, mas cada um com a tua "técnica". Fiquem bem!
  16. E para que serviria esse apagão? As plantas mostram sinais de clorose, para se estar a adicionar ferro? A mim não me parece, elas simplesmente pararam de crescer, não mostram sinais de carências, é mesmo um problema de choque de condições de iluminação. Cumps.
  17. Não é preciso agradecer . Aumenta a iluminação para 10h/dia, e aumenta a potência também. Vais chegar ao equilibrio . Fica bem,!
  18. Boas! O problema foi mesmo a reducção de iluminação. Em caso de problemas com algas filamentosas, o que se deve fazer, é dar um empurrão ás plantas, colocar mais plantas no aquário, principalmente de crescimento rápido, ou mesmo algumas flutuantes, em caso de emergência. Pode-se também utilizar Crossocheilus siamensis, um peixe que se alimenta desta alga,. para as eliminar. Alguns camarões, tais como o Caridina japonica, alimentam-se deste tipo de algas, o unico se não, é que é necessário uma grande quantidade de espécimes. Pode-se fazer isto tudo, mas nunca limitar o crescimento das nossas plantas, isso é pior para o sistema, pois causa desiquilibrios negativos. Cumprimentos: André Nóbrega
  19. Mas desinfectar para quê? Explicam-me? Não há necessidade nenhuma de submeter as plantas a esse tipo de tratamentos, porque podem prejudicar a sua adaptação ao novo ambiente... Cumps...
  20. hmmmm Nunca desinfectei planta alguma. Passas por água, e memso assim, é só para retirar algum lixo que esteja agarrado. Não há motivo para dsinfectar uma planta. Fica bem!
  21. Boas! Aumentar as TPA's, e arranjar uns camarões, e talvez Crossocheilus siamensis. Quanto a lavar a planta, não tem problema nenhum, mas se a quantidade for grande... Estás lixado . Fica bem!
  22. Força nisso . Sem problema absolutamente nenhum. Fica bem!
  23. Muito bom! Grande feeling de leveza! Fica bem!
  24. Boas! Na maior das probabilidades, isso que tens aí não é baboo. É um mito, quanto a mim. Essas supostas "canas", mais me parecem Dracaenas, que baboo... Bem, fora questões de nomenclatura, desde que as folhas fiquem fora de água, podes colocar lá dentro as "canas". Quanto ao FBF.... Não é completamnete necessário retira-lo, as plantas conseguem-se desenvolver na mesma, mas é uma grande polémica... Fiquem bem! PS: Experimentem mais.
  25. André Nóbrega

    Cultivo emerso

    Too bad! A Eleocharis, sim, cresce na forma emersa, como a MAIORIA das plantas que utilizamos nos nossos aquários. É uma planta que não necessita de muita luz, e o unico problema para o cultivo emerso, é a humidade relativa do ar. Mais de 60%, e estás na boa! . Ficar bem!