acarloscc

Membro
  • #Conteúdo

    333
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por acarloscc

  1. sem adicionar químicos na coluna de água eu resolvi sempre esse problema com um apagão de 3 a 4 dias. antes e depois do apagão fazer uma TPA generosa. tem em atenção que as "ciano" aparecem normalmente em aquas com fraca circulação de água.
  2. eu já tenho um 2211 da eheim. mas por uma questão estética estava a pensar talvez num Eheim Liberty 2042. dava-me mais jeito do que o 2211. até para poder ter espaço para "esticar" o aqua. achas curto? (se esticar o aqua posso ir até aos 80(l)*30(p)*25(a))
  3. e se optar por esticar o aqua? isto é, se optar por um aqua com 70 a 80 de frente por 35 de fundo? já seria possível a aposta nos smillis com um casal de julis transcryptus?
  4. boas, povo das águas. pois é, depois de muito tempo nos plantados, a falta de tempo ditou o abandono daquele tipo de aquários. um plantado exige dedicação diária e investimento contínuo (CO2, fertilizantes, etc...) e nesta altura não dava. principalmente a questão do tempo. pensei desistir mesmo da aquarofilia, mas não consegui. já são alguns anitos e o bichinho está cá para ficar. virei-me então para os ciclídeos africanos. dentro destes, pelas limitações óbvias de espaço (só consigo ter um aqua de 60cm de frente), para os tanganyikas. entram aqui as muitas questões: que espécies? apenas shell dwellers? fui aconselhado a colocar uma colónia de smillis (6 peixes, no máximo) e um casal de brevis. seria uma boa opção? ou é preferível ficar-me só pelos smillis? definindo bem duas zonas (rochas e conchas) seria possível ter um casal de julis transcryptus com os smillis? o substrato será areia da praia. o layout, o mais simples possível. já agora, os shell dwellers precisam mesmo das conchas? não se adaptam a esconderijos entre as rochas? estava a pensar num layout apenas com rochas e areia. o mais minimalista possível. quanto à iluminação, qual o mínimo suficiente para um 60l? tenho uma calha com uma 55w (pll) mas tenho receio de ser forte demais e de potenciar o aparecimento de algas... quanto à filtragem, um Eheim Liberty 150 será suficiente? e finalmente, que cuidados específicos terei que ter na manutenção? já vi por aí pessoal a acrescentar um sal qualquer nas TPA's... é necessário?
  5. acabei por decidir-me por um cardume de rasbora mosquito (boraras brigittae). além disso reforcei a minha comunidade de celestichthys margaritatus com mais 4 rapazolas. thks.
  6. bem. no meu "private lounge" (60 litros +/-) tenho, neste momento: - 8/10 celestichthys margaritatus (ex-rasbora galaxy) - 2 iriatherina werneri - 2 otocinclus affinis - reds (não sei quantos) a questão é que, como certamente saberão, os "galaxy" são do mais tímido que pode haver... conclusão, tenho o aqua quase sempre "ocupado" pelo casal de iriatherina. ando a pensar então em acrescentar alguns peixes. gostaria que fossem, no máximo, das dimensões das iriatherinas. é aqui que vocês entram... sugestões? desde já, obrigado.
  7. acarloscc

    Bonança

    o que este aqua já foi! numa coisa mantens-te fiel... aos tigres! lool!
  8. acarloscc

    Recomeço ...

    cicla com uns flocos (eu faço-o com dois por dia numa aqua de 60l), mas não metas lá peixes nos primeiros tempos. enquanto andares a experimentar "layouts" usa uns panos por baixo das pedras. é que podes ter o azar de deixar cair uma (basta que aconteça de uns cm de altura) e lá vai o vidro.
  9. acarloscc

    private lounge

    bem, depois de uns meses valentes cá estou novamente. novidades, apenas o desenvolvimento da staurogyne sp. que vai crescendo devagarinho mas já ocupa uma boa parte da frente do aqua. estou a pensar tirar a bolbitis já que não se desenvolveu como eu queria. ando a matutar em soluções para o espaço que irá deixar. uma echinodorus uruguayensis... não sei... tenho mesmo que tirar umas fotos... ainda que as últimas se mantenham bem actualizadas (à excepção dos focos de staurogyne sp).
  10. acarloscc

    orion

    acabei por desmontar este aqua há uns tempos. o tempo cada vez era menos para ele e então preferi dedicar-me apenas ao "private lounge". ficou a experiência.
  11. acarloscc

    Separados por um rio

    viva Filipe. por essa descrição apostaria num cardume de danios margaritatus (galaxy). esse comportamento é típico. os meus, já com mais de um ano continuam assim. são precisas artes de camuflagem avançadíssimas para os conseguir apreciar. abraço.
  12. acarloscc

    private lounge

    grazie canito. o objectivo sempre foi esse. dentro do "simples", encontrar uma harmonia que me agradasse. espero que o resultado confirme essa vontade. bem hugo. acabei por arranjar a staurogyne sp por outro lado. já não conseguia esperar mais. de qualquer forma obrigado pela tua disponibilidade. ficam prometidas novas fotos para breve, já com a configuração final da flora. espero dentro de umas semanas ter o aqua como desejo.
  13. viva filipe. é como dizes... nesta fase talvez seja injusto dizer o que eu disse, pelo simples facto de que o aqua ainda não mostra metade do que vai ser. com estas novas fotos dá para começar a perceber algumas diferenças, principalmente na que foi tirada mais de cima. mas pormenores técnicos à parte (como linhas de tensão, etc), nos primeiros 5 segundos de contacto com esta nova montagem, a minha reacção foi aquela que descrevi... a culpa é tua. as tuas montagens anteriores foram sempre "pedradas no charco" (literalmente!!!) com visões sempre muito inovadoras. ou seja, na minha opinião, tens tido um percurso extremamente coerente nesse aspecto. aqui pareceu-me que, estando perante montagens com diferenças (o tal "v" em contraposição ao "mais centrado" e a diferente "função" das pedras), a visão é sensivelmente a mesma. mas sim, tenho a noção de que, provavelmente em menos de um mês, esta opinião será totalmente arrasada pela evolução do aqua. abraço. para que conste e porque não gosto que me coloquem palavras na boca: okocha, ninguém disse que a montagem está "fraquinha"... em primeiro lugar porque a minha pouca (ou nenhuma) experiência não me permite classificar um aquário do filipe como fraco. em segundo lugar porque a minha referência foi feita ao factor novidade. e se eu elogiei (e muito) a montagem anterior seria totalmente incoerente rotular esta de "fraquinha", já que encontro em ambas muitos pontos em comum.
  14. do melhor espera-se o melhor. mas, neste caso, admito que fiquei um pouco desiludido. não porque o aqua esteja feio (nem pouco mais ou menos), mas porque inovas pouco relativamente ao anterior... habituaste-nos a ver nas tuas montagens novidade e muita originalidade, ou seja a tal inovação. desta vez, pelo menos eu, fiquei com a ideia de que esta montagem é a anterior com uns toques diferentes. obviamente que estou a falar do hardscape pois a flora será quem mais poderá alterar esta minha ideia (e eu já vi aí umas bolbitis bem catitas). e também estou para aqui a mandar bitaites e tu, muito legitimamente, podes ter entendido fazer esta montagem sem grandes alterações de fundo... porque sim. mas porque se esperam aqui opiniões, deixei a minha (a culpa é tua, criaste um monstro). grande abraço.
  15. normalmente não gosto dos layouts com mistura de troncos e pedras... manias. mas, bolas, com essa black wood deitaste abaixo o mais bem fundamentado preconceito. numa palavra. fantástico. está com um ar super natural. parabéns pela montagem. será daquelas a seguir com atenção redobrada.
  16. acarloscc

    Igapó

    umas crypto brown para quebrar o verde da coisa... dá uma olhadela no meu "private lounge" para veres o efeito.
  17. fetos de java. anúbias.
  18. parece-me bem que tenhas mantido a estrutura central do feto. é realmente fantástico. boa sorte e que tudo corra como desejas.
  19. acarloscc

    private lounge

    eu espero já a ter encontrado... :-D
  20. acarloscc

    private lounge

    folgo em saber que tanto os red's como as pogostemon e as rotalas estão em grande. bestial! pois é, a parvula não resultou e para já não tentarei novamente com ela (mas obrigado na mesma). continuo na busca da staurogyne sp e será essa a planta com a qual tentarei fechar a frente do aqua. assim a consiga arranjar... as parviflorus estão lá, só que ainda não se vêem porque estão ainda muito pequenotas. as que se vêm são as crypto lutea. deve ter sido esta a tua dúvida. tens razão. mas é assim em todos os aquários. ao vivo tem-se toda uma outra "noção" que nunca poderá ser transmitida por uma fotografia. por muito boa que seja. obrigado pelo teu comentário/elogio. e também eu espero que a staurogyne sp faça o papel que lhe destinei e que realmente resulte como espero. abraço.
  21. acarloscc

    orion

    viva. não tenho actualizado porque as novidades são poucas. a acicularis acabou por se esticar um bocadito mais para a frente mas de resto está na mesma. os cardinais continuam a sua vidinha tranquila e tímida. fazer o amor que é bonito é que nada... esta semana tiro uma foto para verem como está.
  22. acarloscc

    private lounge

    devagar a coisa vai para onde quero. acrescentei uma crypto lutea atrás da sua "irmã" brown. seguem umas fotos, que é o que o povo quer... aspecto geral (com as irietherinas a ocupar o seu território habitual... por falar nelas consegui arranjar duas "gajas"): um pormenor do tal feto que continua a recuperar e que espero que ganhe mais espaço: as crypto brown... bronze (curiosamente esta foto ficou com luz a mais e a cor nem é a mais real como podem comprovar pelas outras): vista lateral: um aparte... é impressão minha ou o povo mais antigo (experiente... ) anda a desligar disto? tenho pena porque este fórum já foi, além de ponto de encontro, ponto de discussão e de muita aprendizagem para quem chega a este mundo das águas. estranho este "esvaziar"...
  23. acarloscc

    Kinky Reggaeॐ

    gosto do lado esquerdo. o direito... preferia que só tivesse tapete. e essa camada de areão mais claro e grosso que colocaste por cima do substrato negro... mas deixemos as plantas tomarem conta do aqua e logo se vê como fica.
  24. estou em Gaia há muitos anos, mas ainda assim vou a Viseu com imensa frequência. já agora, se alguém daí tiver uns pés de staurogyne sp para vender ou trocar por pogostemon e/ou red cherries...
  25. acarloscc

    private lounge

    tens alguma razão. é que ainda não está como o idealizei e esta fase agora é meia manhosa. estou a tentar arranjá-lo por partes: - a zona intermédia está concluída. o destaque é todo para as crypto brown e para o feto que está no centro (as fotos não mostram o fantástico que é). - a parte da frente teve o contratempo da parvula não resultar. como não tenho conseguido a staurogyne sp, está em standby... mas é essa a planta que quero porque "joga" bem com a pogostemon. - a parte do fundo é que está a ser o problema de maior... as rotalas não chegaram a ser o que eu queria e a hygrophyla polisperma teve uns stresses e deu o "caput". a substituição pela bolbitis teve também a ver com a tentativa de criação de um maior contraste de verdes, já que tem um verde escuro inigualável. falta agora ficar entalada entre duas plantas mais claras para não dar este ar tão "espalhado" e desorganizado. as duas echinodorus parviflorus estão lá, só que ainda não se vêem... como o objectivo deste aqua... não existe (isto é, funciona apenas para mim mesmo...), a "coisa" tem tempo e está também a servir para experimentar e crescer neste mundo das águas. mas lá está, dou-te razão quando dizes que no início estava visualmente mais agradável.