pvega

Membro
  • #Conteúdo

    18
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Germany

Tudo publicado por pvega

  1. pvega

    kulih

    Tens que ter mais para elas se sentirem confiantes... Eu tenho 3 num aqua de 250L com mais umas dezenas de peixes, entre os quais Barbos, SAEs e um RAM, e elas andam sempre cá pela frente. Na hora da comida então!!! misturam-se com todos os outros na luta pelo que cai no fundo,junto ao vidro da frente...
  2. Era uma vez... O Natal de 2007, O nosso filho mais velho, com 4 anos na altura, queria "um animal (vivo,mesmo a sério!)"... Ohhh raios... estou lixado! A minha mulher lembrou-se então da ideia "do aquário"! Estou lixado! opus-me totalmente à ideia!!! Epah... um aquário!!! Estou lixado... que trabalheira! já viste bem onde é que nos vamos meter!!! comida, limpeza, mudanças de água... estou lixado! Mas... bem, vencido, lá fui eu uns quantos dias antes do natal comprar um aquário a uma loja de shopping. - Boa tarde, queria um aquário para o puto... mas que me dê o menor trabalho possível! - Sim senhor... temos aqui este kit de 40L, acrílico, que já tem tudo e o melhor é ir para água fria e decorações artificiais... Ok sim senhor! lá comprei o aquário, montei-o, e uns dias mais tarde lá fui eu comprar 3 cometas. O HORROR... O DRAMA... fiquei imediatamente, completamente apanhado! Uma semana mais tarde, o aquário de 40L tinha começado a "abaular", por ser de acrílico, e lá fui eu, devolvê-lo... trouxe um de 60L... Logo me apercebi também que tinha que "migrar" para água quente, peixitos tropicais e "decoração natural"... Ao fim de...sei lá... um mês, comecei logo a sonhar com um maior 100...120L??? comecei a fazer contas às espécies, cardumes e quantidades que gostava de ter e... bolas...estou lixado! é que queremos sempre ter mais do que os que conseguimos ter! Durante o ano de 2008, a FEBRE...conheci e passei a frequentar TODAS as lojas de grande/médio interesse na região da Grande Lisboa, interessei-me em saber o máximo sobre tudo isto, e não descansei enquanto... Uns tempos antes do Natal de 2008, PIMBA... 250 LITROS!!! Heheh... excelente! 250 Litros... 1,20M, comunitário, cardumes, plantado, 60 peixes repartidos por umas 14 espécies!!! Passo Hooorrrraaasssss a contemplar, deitado num sofá mesmo em frente ao aquário, com o meu mp3 a ouvir música ou Podcasts! Passei a ver menos televisão! Os miúdos (5 e 1) ADORAM! Agora...o problema é que... quero... ...1000 LITROS!!! 4 ou 5 METROS a fazer esquina em L adjacente aos sofás ... cardumes de 100 cardinais, mais 50 T. espei, mais..., espaço...,mais...,.... hhhaaaammmm O que é grave por que a minha actual sala não suporta isto, logo... ...vou ter que trocar de casa!!! UM DIA!!!
  3. pvega

    kulih

    Também vi hoje bastantes no Ruimar e a Via Animal do cc telheiras também costuma ter,foi lá que comprei 3 que tenho.
  4. Alguém sabe que raio de "bichos" são estes... São minúsculos, detectei-os hoje... e a vermelho é uma espécie de túnel/tubo/casulo onde estas "minhocas?" se movimentam e a azul é o "bicho" propriamente dito
  5. Desculpem "desenterrar" este tópico :D , (mas a alternativa era criar outro...) Até agora tenho tido um aquário de 60L. Com um aspirador a pilhas e uma mangueirita despejo entre 10 a 15L (dependendo das circunstâncias) para o balde, e balde na sanita. Depois encho 2 a 3 garrafões de 5L na torneira, no inicio ainda temperava, agora já não, junto o anti-cloro ou o aquatan e 5 ou 10 minutos depois entra no aquário Agora :D , estou a montar o novo SUNSUN de 250L! Os TPAs serão por norma de 40L, não me vou preocupar com a temperatura da água de entrada e, O Balde e o Garrafão já não são opções. Estou, e já comprei algumas peças deste puzzle, a preparar um sistema mais "user-friendly"para os TPAs: Tenho este novo aquário num parede da sala que dá para um terraço onde tenho: - 1 torneira - 1 ralo Portanto... Saída: Bomba power head emergida > mangueira > ralo Entrada: Torneira > mangueira > aquário ou Entrada: Torneira > mangueira > (recipiente 40L elevado > mangueira) > aquário E é aqui nestas duas opções de Entrada que está a minha dúvida,relacionada com o acondicionador/anti-cloro... Pela leitura deste (e outros tópicos) percebi 3 tipos de filosofias: - Os que pura-e-simplesmente não usam acondicionador, e lá-vai-disto directamente da torneira, aparentemente sem consequências negativas! - Os que, também não usam acondicionador, mas deixam a agua da torneira "repousar" durante 24/48 horas num recipiente antes de colocá-la no aquário. - Os que usam acondicionador/anti-cloro no recipiente ou directamente no aquário. E a questão é a seguinte: Se usamos um recipiente: A quantidade de acondicionador/anti-cloro adicionado no recipiente é ditada pelo volume desse recipiente (a quantidade de acondicionador num TPA de 40L é uma proporção para 40L). Se NÃO usamos um recipiente,e injectarmos agua directamente da mangueira no aquário: A quantidade proporcional de acondicionador/anti-cloro, que colocamos directamente no aquário tem que ser: - proporcional aos 40L correspondentes á agua nova que entra? ou, - proporcional aos 250L correspondentes á totalidade do volume do aquário? Quais são as vossa ideias / experiências nesta particular questão? ( Desculpem lá também a extensão do post )
  6. Obrigado a todos pelas vossa respostas, Já temos uma série de técnicas diferentes e inofensivas para os nossos aquários para unir troncos (ou outras peças). É também mais um tópico útil aqui no fórum porque antes de o ter aberto, pesquisei, e não encontrei nada para a finalidade em questão...
  7. A tua ideia do varão de acrílico, mas usando BICs com varões... hummm... tenho que estudar o assunto!
  8. Isto o ideal era parafusos em acrílico :D... não haverá?
  9. Obrigado pelas vossas respostas, sou capaz de optar pelos parafusos INOX porque são 3 as peças que quero unir e assim tenho maior liberdade de escolher os pontos exactos de união, para além de me parecer que, para o resultado final ficar bem "sólido" devo ter que colocar 2 pontos de união (parafusos) entre cada tronco.
  10. Se o problema for só a ferrugem... E se forem de inox?
  11. Caros, Posso aparafusar 2 ou 3 troncos "Red Moor Wood" para os colocar no aqua? Tenho 2 motivos para isso: >Estética e, >Sozinhos não se aguentam em pé na posição que eu os quero!
  12. Caros companheiros, Também já cá canta um SunSun hrx-1200! À primeira vista o que nele me faz mais confusão é o Sistema do Filtro! Já li este tópico todo do principio ao fim e reparei nas diversas modificações que foram fazendo... ...para já parece-me que, apesar de ainda não o ter montado na totalidade, o sistema tal como está e sem modificações, em caso de falta de energia, se a bomba deixar de "bombar" as caixas, que estão por cima do nível da água, com as cerâmicas, ficam "a seco"! certo? Sendo que para as colónias que lá habitam é calamitoso ficarem esse tempo "a seco"... o que me parece que será de todo desaconselhado montar o aqua e começar utilizar este filtro "como está" sob pena de na próxima falha de energia o problema ser grave! Estou certo? ou estou a ver mal e em caso de paragem na circulação da água essas caixas continuam inundadas?