ricardo,z

Membro
  • #Conteúdo

    169
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por ricardo,z

  1. boas , devido aos efeitos da crise e a pressao da esposa para colocar mais peixes e mais bonitos , estou a mudar este aquario para um fish only .. (com muita pena minha ) brevemente colocarei a actualizacao do aquario e umas fotos .. cumprimentos ..
  2. boas , aqui fica um link para veres um durso .. http://www.dursostandpipes.com/ cumprimentos ..
  3. boas , na minha opiniao tirava as esponjas da coluna seca .. com o tempo vai se formar uma "goma" no vidro da coluna e o barulho desaparece , ou entao fazes um durso e ha 0 barulho .. essa esponja vai acumular detritos o que nao te vai favorecer .. boa sorte para esse aquario .. cumprimentos ..
  4. boas pedro , a alimentacao é um dos principais cuidados a ter com os cavalos marinhos .. artemia enriquecida , mysis .. estou a pesquisar para criar copedodes e rotiferos para ter comida viva , ainda nao sei se vou criar a parte ou adicionar directamente no refugio e eles criarem no meio da rocha e algas.. os rotiferos e um pouco mais complicado pois tambem tinha de ter phytoplanton para os alimentar , os copepodes e facil .. cumprimentos ..
  5. boa tarde , vou deixar aqui umas fotos do meu novo habitante do refugio ... em breve vou arranjar o companheiro para esta menina , pois o meu objectivo é manter um casal no refugio .. quando a comprei era toda preta , agora ja esta a mudar de cor , vamos ver qual a cor que vai ficar .. cumprimentos ..
  6. boas , uma breve actualizacao com umas fotos do refugio ja com o movel ... no refugio ainda falta algumas coisas que virao com o tempo , mas o objectivo e colocar gorgonias .. no refugio ja tenho caulerpa que esta a crescer muito rapido , e ja me baixou o nitrato para 2 (sempre mantive a 5) e estou a utilizar o fotoperiodo invertido ... cumprimentos ..
  7. boas pedro , nas 2 ultimas fotos da para ver as pinças .. cumprimentos ..
  8. bom dia , ontem a noite , quando ia dar de comer aos peixes , vi um movimento suspeito no aquario e quando fui ver , tinha um habitante que desconhecia e apanhei o .. nao sei se será reef safe ou nao , de qualquer modo tenho o de parte ate ter a certeza do que lhe fazer.. de seguida deixo umas fotos , e se alguem poder ajudar a identificar agradeco .. cumprimentos
  9. boas , venho fazer uma actualizacao , com umas fotos , e ja com o refugio montado .. e agora o refugio , aindamuito vazio ...
  10. boas , aqui vai uma actualizacao do aquario ... neste momento estou a construir um refugio , estou a pensar colocar uns cavalos marinhos , umas algas e talvez mais tarde umas gorgonias , veremos mais tarde como se desenvolvera isto .. para ja o setup do refugio é : aquario - 50x30x60 vidro 8mm circulacao e retorno do aquario principal para o refugio : eheim compact 1000 iluminacao - 2 x 18w pl white/white ( a modificar ou adicionar mais luz se necessario) o proximo passo será colocar um pouco de rocha viva e umas algas para testar a iluminacao, depois virá o resto (aos poucos).. no aquario principal esta tudo ok , boas cores , bons crescimentos e nada de baixas ,nem de peixes nem de corais ... os parametros neste momento sao : salinidade - 1025 temperatura - 26 ph - 8 kh - 6.4 ca - 400 mg - 1230 po4 - 0 no3 - 2 os parametros tenho mantido com tpas semanais de 30 litros e 10ml diarios de kalkmax da warner marine .. por agora é tudo , a ver se este fim de semana tiro umas fotos e posto aqui .. cumprimentos ..
  11. boa noite , acho que se der uma espreitadela nas lojas online e fisicas , publicitadas aqui no forum , e as contactar , tenho a certeza que responderao , e encontrara facilmente o sal e precos relativamente acessiveis .. em lisboa tambem ha algumas lojas onde nao sera dificil encontara sal a venda .. marcas que aconselho : ati coral ocean plus tmc pro reef red sea coral pro elos sal ha bastantes outras e possivelmente igualmente boas mas estas sao as que costumo utilizar ... cumprimentos
  12. bem ... la vem umas fotos "manhosas" mas dá para ver como o aquario esta a evoluir ...
  13. boas , bem , venho actualizar o post , pois ja tem algumas mudancas , mudancas essas que foram : layout um pouco diferente , tive de mudar devido a "praga" de clavularia azul que se instalou no aquario , pois para me ver livre dela tive de tirar algumas rochas que estavam em cima e que estavam completamente cobertas , e noutros sitios onde tinha poucas tive de por uns bocados de cola por cima , pois a clavularia estava a ficar fora de controlo e ja muito junta a corais duros .. a bomba do escumador levou uma alteracao , troquei o mesh por needlewell , para ver qual o melhor , para ja parece me que o needlewell produz bolhas mais pequenas , mas so com o tempo e que poderei notar melhor a diferenca.. os parametros da agua tenho conseguido manter estaveis e aproximados dos "ideais" com o A + B da warner marine .. a nivel de vivos esta tudo excelente , peixes saudaveis , nada de baixas .. de corais , bons crescimentos , boas cores .. tudo ok tambem .. a ver se estes dias tiro umas fotos para postar .. cumprimentos ..
  14. boas andre , se fores ao alex ja la deixei bastantes , e entretanto vai mais .. :D abraco
  15. bom dia , hoje venho pedir a vossa ajuda para resolver aqui um "pequeno" problema , que e o seguinte : logo de inicio na montagem do aquario comprei uma clavularia azul , que entretanto depois vendi a , mas mesmo depois de a ter vendido ja a alguns meses, tenho algumas rochas "minadas" dela .. como é que me posso livrar dela ? é que esta a ficar incontrolavel , e quero tentar resolver ja isto .. aguardo a vossa ajuda .. cumprimentos ..
  16. ricardo,z

    OceanReef

    boas andre , podes sempre colocar o naso .. e conforme ele for crescendo vais trocando de aquario .. tou a brincar .. isso esta a correr bem .. em relacao ao setup , acho que para ja o melhor sera aumentar a iluminacao ..
  17. boas andre , relativamente a utilizacao do carvao , pondo a parte a "publicidade" , qual e o carvao que utilizas ? pontualmente eu tilizo o da deltec , pois tambem tem midia anti fosfatos , mas acho que o da zeovit é aconselhado 24 sobre 24h , trocando uma vez por mes (que tambem ja utilizei) ... mas sei que ha outras marcas igualmente boas ou melhores até .. dai estar te a perguntar .. o assunto da utilizacao do carvao activado por vezes torna se um dilema , pois quanto mais se lê mas opinioes se encontra e diferem muito umas das outras .. e cada caso é um caso .. eu pessoalmente utilizo desde que montei o meu aquario , mas ha muita gente que apenas defende o uso pontual e por curtos tempos de duracao .. ja agora aproveito para te fazer outra pergunta .. em relacao a utilizacao do uv , o que achas ? utilizas ? defendes a sua utilizacao ? desculpa la estas perguntas , mas para mim o teu aquario e uma das minhas preferencias e referencias , os teus conhecimentos e experiencia tambem sao vastos e dai gostar de saber tambem a tua opiniao .. e claro que estas perguntas tambem responderao a outros membros do forum , que provavelmente aproveitarao para eles tambem a tua opiniao .. cumprimentos .. e parabens pelo teu sistema ..
  18. bom dia , ontem tirei umas fotos , de fraca qualidade , mas é o que se pode arranjar mas mesmo assim penso que dá para ter uma ideia de como esta "andar" o aquario .. apesar de que por estas fotos nao da bem para se ter uma nocao da coloracao dos peixes e corais .. peixes e corais aparentemente de saude para dar e vender .. a nivel de peixes penso que nao deverá haver mais entradas , salvo se algum dos que tenho neste momento morrer .. a nivel de corais , ainda me faltam tantos ... mas com o tempo vai se compondo ... a nivel de equipamento , troquei a calha que tinha (hailea 4x54w) por uma ATI sunpower 6x54w , a nivel de luz tem uma diferenca abismal , sem nenhuma comparacao possivel .. mas vamos la as fotos : nesta ultima foto é uma acropora millepora salmao , foi a acropora que teve o azar de um caranguejo (Cymo andreossyi) fazer dela a sua casa ,e por isso o coral esteve quase a morrer , quando me apercebi retirei o caranguejo e de momento o coral ja apresenta melhorias e ja esta a comecar a ganhar cor novamente ..
  19. boas , esse aquario esta a "andar" bem , esta a ficar 5 estrelas .. tenho seguido o teu topico desde o inicio , e tambem montei o meu na mesma altura que tu .. esse aquario daqui a um aninho deve estar brutal é so deixar crescer esses corais e colocar mais alguns ... e penso que agora com o balling deves ir notar melhores cores e crescimentos .. boa sorte e que te continue a correr tudo bem ... cumprimentos ..
  20. ricardo,z

    OceanReef

    boas , parece me que o movel esta 5 estrelas , as medidas do aquario e que podias ter optado por pôr um pouco mais na largura tipo 50 ou 60 cm , pois ia te facilitar bastante no layout e dava mais alguns litros .. mas isso depende de varios factores e como tal teras tido as tuas razoes para optar por essas medidas ... em relacao ao setup ja esta tudo estudado e comprado ? boa sorte para esse projecto! cumprimentos
  21. boas , para mim as medidas sao excelentes , da para fazer um layout bastante interessante com essa largura ,e deixar um espaco consideravel para os peixe nadarem ... em relacao a iluminacao , eu punha uma calha de 8 x 80w t5 , da para pores diversos expectros de luz e conjugares como melhor gostares de ver e entenderes , tem menor aquecimento da agua , entre outras razoes favoraveis e desfavoraveis .. e talvez um pouco mais de rocha , mas isso dependo do layout e etc ... ja nao se anda a utilizar muito a razao litros/quilos de rocha .. de resto tudo ok .. e boa sorte para esse aquario .. cumprimentos ..
  22. boas , vou so postar umas fotos para registo de evolucao .. entretanto tenho de ganhar coragem , pedir uma maquina decente emprestada e tirar umas fotos em macro dos peixes e corais .. por agora e tudo.. cumprimentos
  23. boas , ontem a noite estava a dar uma vista de olhos pelo aquario , e ao olhar bem para a acropora millepora ( o unico coral que esta afanado ) , reparei nuns pontinhos azuis no meio dela , fui ver melhor e era os olhos de um caranguejo .. ao observar melhor o caranguejo pareceu me um blue eyed crab , retirei o do coral com cuidado , e pus na sump ... agora venho aqui perguntar se o caranguejo poderá ser a causa para o estado do coral , pois o coral perdeu cor , polipos , etc ... ja tentei tirar umas fotos , mas nao tenho jeito nenhum para aquilo .. mas mais logo vou tentar umas decentes .. aguardo respostas ... cumprimentos .. PS - penso que o nome do caranguejo é : Cymo andreossyi
  24. ora bem , la vai o setup e a lista de vivos : setup : aquario : 120x50x55 em vidro de 10mm com trave ao meio - 330lts sump : 80x40x50 em vidro de 10mm - 160lts escumador : atb d-150 pan bomba retorno : eheim compact+ 2000 circulacao : 2x tunze 6025 (2500l/h cada)+ 1x tunze 6045(4500l/h) iluminacao : calha hailea 4x54w (brevemente vai ser trocada por ati ou sfiligoi de 6x54w) lampadas : 2 x ati aquablue special + 2 x ati blue plus aquecimento : 1x eheim jager 200w + 1x eheim jager 150w nivel agua : tunze 3155 reactor kalk : tunze 5074 uv : tmc vecton 300 filtragem : schuran multifilter 100 osmose : aquili classic nps (4 estagios) ups : oceanlife zeus ups 400 com 2 baterias de 18 amperes vivos : 6 - turbo 6 - eremitas patas verdes 4 - eremitas patas brancas 1 - eremita patas azuis 1 - eremita patas vermelhas 30 - cerithes 28 - nassarios 1 - tridacna squamosa 1 - fromia sp 2 - lysmata amboinensis 1 - lysmata debelius 1 - Trachyphyllia geoffroyi (verde) 1 - blastomussa wellsi (vermelho com centro verde) 1 - montipora confusa 1 - montipora aequtuberculata (cor laranja) 1 - sarcophyton 1 - zoanthus (castanho com centro verde) 1 - zoanthus (verde com centro laranja) 1 - parazoanthus 1 - briaerum (verde) 1 - Acropora millepora 1 - Montipora undata (roxa) 1 - acropora valida(roxa) 1 - seriatopora hystrix 1 - Zebrasoma flavescens 1 - Paracanthurus hepatus 1 - Pseudocheilinus hexataenia 1 - Elacatinus oceanops 2 - Amphiprion ocellaris var b & w 1 - Centropyge bispinosa 1 - Synchiropus splendidus
  25. boas andre , obrigado pelo teu comentario .. o objectivo de layout foi mesmo esse ainda bem que consegui .. os corais estao todos com bom aspecto a excepcao de uma acropora millepora que quando chegou ja vinha afanada .. nota se crescimentos , apesar de nao usar reactor de calcio , nem balling .. apenas um suplemento de a + b e aminoacidos .. (e trocas de agua de 10% semanais) os peixes tambem estao todos com muito bom aspecto , e aparentemente de excelente saude ... neste momento o problema do aquario e estarem a aparecer umas algazitas na areia e em alguns pontos da rocha onde a circulacao nao se sente tao forte .. mas acho que se deve ao aumento do fotoperiodo , e a troca de lampadas , pois eu antes so tinha umas "velas" (hailea) .. o setup ainda hoje vou ver se o actualizo .. cumprimentos ..