Steve_O

Membro
  • #Conteúdo

    36
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Steve_O

  1. Eu já comprei várias coisas lá, só tenho a dizer bem deles, o site está bem organizado, qualquer questão respondem rapidamente, as encomendas geralmente se houver o material em stock são feitas em cerca de 48 horas, eu gostei. Um abraço.
  2. Novidades? Neste momento tenho o filtro UV a funcionar, a água está clara neste momento, o camarão madeira que tenho no aqua descobriu a saída do filtro UV e já lá está há 3 ou 4 dias, se não se mexesse de vez em quando pensava que estava morto. O problema é que eu desconfio que se desligar o filtro UV a água volta a ficar verde, depois do blackout a água estava um espectáculo, passados 2 dias estava igual. Isto não está fácil...
  3. Olá Cláudia. Isto da aquariofilia por vezes apresenta-nos problemas que nos faz dar voltas e voltas á cabeça. Mas é assim, o meu aquário está montado desde março, penso que 3 meses seria tempo mais que suficiente para as bactérias se fixarem, além de que o filtro já era usado, trazia as esponjas, eu só lhe juntei as cerâmicas e a lâ de vidro, durante os primeiros tempos não tive qualquer problema com as algas, fazia TPA´s regularmente como é aconselhado no inicio de uma montagem, quanto ao filtro sempre foi limpo com água do aquário. Comida a mais também não me parece que seja, por vezes ficavam 2 dias sem comer, sempre tive cuidado com a quantidade que deitava. Obrigado.
  4. Boas! Desculpem este tempo ser dizer nada. Entao o que se passou foi o seguinte: Depois de fazer a TPA, durante a semana fiz a fertilização e consegui que os valores de nitratos, fosfatos e ferro estivessem nos valores correctos, no final da semana tinha a água novamente verde, fiz um blackout de 5 dias, quando voltei a ligar as luzes a água estava branquinha, passados 2 dias estava outra vez verde, foi quando decidi comprar o filtro UV, neste momento está a começar a ficar mais clara mas ainda não está a 100%, o filtro montei-o sexta-feira. Um abraço.
  5. Podes crer, já me começo a passar com isto. Hoje fiz um TPA de 70% da água, praticamente não se nota a água esverdeada, o CO2 está a funcionar bem e vou fertilizar durante esta semana, se no próximo fim de semana estiver com a água verde outra vez faço um blackout de 5 dias, se mesmo assim não passar... Um abraço.
  6. Limpo o filtro todas as semanas. Mas há um problema que é para resolver assim que posivel, mas devido a alguns problemas financeiros ainda nao foi possivel, o meu filtro é um XP3 da Rena, o caudal se não me engano é 1150L/H, para o meu aquário é capaz de ser pouco, mas eu não tenho grande fauna e tenho bastantes plantas. Amanha vou aspirar o fundo, já há mais de um mês que não faço isso... Obrigado, um abraço.
  7. Boas, montei um aquário de 370 litros á aproximadamente 3 meses, durante os primeiros 2 meses correu tudo bem, nem sequer tive grandes problemas de algas nem nada de anormal, mas nestas últimas 3 semanas a água tem começado a ficar esverdeada e já não sei o que fazer. O aquário não apanha luz solar, tenho 4Xt5 54W, nitratos, amônia, nitritos e ferro estava tudo a 0, só os fosfatos é que estavam por volta dos 2, mas já sai assim da torneira. Durante a primeira semana comecei logo a fazer TPA's todos os dias, ás vezes 30 outras vezes 50% mas nada, continuava verde, deitava 2 vezes comida por dia, apesar de deitar pouco passei a deitar só uma, tinha as luzes ligadas durante 10 horas á 2 dias atrás passei para 8. Há uma semana comprei fertilizantes na Horizonte Aquático, comecei a fertilizar durante uma semana com potássio, nitratos, micros e ferro, fosfato não deito porque já estão altos, ao fim de uma semana a fertilizar os valores eram Nitratos: 5ppm, fosfatos 2ppm, ferro continuava a 0 e potássio não tenho como medir. Parei de fertilizar porque não via resultados e já não sei o que fazer. Tenho CO2 caseiro com difusor de vidro, o aquário tem algumas plantas. O que é que eu faço? Já estou a ficar desanimado...
  8. Eu tenho CO2 caseiro e difusor de vidro há mais de 2 meses e sempre funcionou na perfeição. Penso que a pressão causada nessa situação nunca leva a garrafa a rebentar, o qe pode acontecer é não estar a tubagem bem vedada e haver fugas ou o difusor entupir (coisa que nunca me aconteceu) e fazer algum tubo soltar-se porque de certeza que era isso que acontecia em vez da garrafa rebentar, claro que temos que usar uma garrafa de refrigerante gaseificado, são mais resistentes...
  9. Então e na nossa atmosfera? Da mesma maneira as árvores e restantes plantas consomem CO2 e produzem oxigénio durante o dia e á noite o inverso, consomem oxigénio e libertam CO2 mas de certeza que a quantidade de CO2 que libertam durante a noite é muito inferior á quantidade de oxigénio que libertam durante o dia, caso contrário já se tinha acabado o oxigênio no planeta e já tinhamos morrido todos com falta do mesmo...
  10. Está muito fixe, gosto muito. Um abraço.
  11. Steve_O

    Rotala Macrandra

    Obrigado zogli. Eu já fiz os testes e tanto os nitratos como os fosfatos estavam a 0. Pois, é capaz de ser pouco, é uma questão de deitar mais um pouco por dia e ir fazendo os testes. Quanto ao cálcio, eu já coloquei esta pergunta nos invertebrados mas ninguém me soube responder, fui á farmácia para comprar o tal decalcit, lá não havia, a Sra Dra perguntou-me para que era e eu expliquei-lhe, era esteve a ver e aconselhou-me sandocal, que eu acabei por trazer. Segundo a embalagem este é constituido por gluconolactato de cálcio, carbonato de cálcio, ácido cítrico e aspartame. Não faço ideia se isto vai dar ao mesmo que o decalcit. Alguém sabe a composição do decalcit? Um abraço.
  12. Eu tambem não desligo o CO2, nem coloco nenhuma bomba de ar. Penso que se houver uma boa agitação da água na superficie é o suficiente para oxigenar a água, a água quando vem do filtro sai por aquela espécie de flauta, tenho-a mais ou menos a uns 5cm abaixo do nivel de água mas viro os buracos mais ou menos num angulo de 45 graus virados para cima de modo que há sempre uma boa agitação de água na superficie. Um abraço.
  13. Steve_O

    Rotala Macrandra

    Então, tal como vocês me aconselharam, decidi meter mãos á obra e dedicar-me á pesquisa sobre como fertilizar. Primeiro: Comecei por comprar os testes de nitratos, fosfatos e ferro. Assim que cheguei a casa fiz logo os testes, resultado: ph-7.4 gh-3.35ºk kh-2.23ºk No3-0ppm No2-0ppm Po4-0ppm Nh4-0ppm Fe-0ppm Segundo: Mandei vir os fertilizantes da HA, mandei vir já em liquido, estive a ver quantos ppm aumentava cada ml no volume do meu aquário e cheguei á seguinte conclusão: Cloreto de potássio: 1L (1ml aumenta 0,31ppm de potássio) Nitrato de potássio: 500ml (1ml aumenta 0,78ppm de Nitrato e 0,49ppm de potássio) Fosfato monopotássico: 500ml (1ml aumenta 0,16ppm de fosfato e 0,06ppm de potássio) Ferro: 500ml (Utilização normal: 1ml por cada 100L de água de 3 em 3 dias) Micros: 500ml (1ml/100L de água diário) Terceio: Valores ideais em que deverão estar os nutrientes: K: 10-30ppm NO3: 5-30ppm PO4: 1.0-2.0ppm Fe: 0.2-0.5ppm Quarto: Como os valores estão todos a 0 vou começar por tentar coloca-los dentro dos valores ideais, ou seja: Nitratos: Para obter os 5ppm necessito (5/0,78=6.41) 6.41ml, dividindo-os pelos 7 dias da semana vai dar 1ml por dia. Ao adicinar esta dose de nitratos vou adicionar também 3,43ml de potássio. Fosfatos: Para obter 1.0ppm necessito (1/0.16=6.25) 6.25ml, o que dá mais uma vez cerca de 1ml por dia. Ao adiconar esta dose adiciono também 0.42ml de potássio. Potássio: Para obter os 10ppm necessito (10/0.31=32.25) 32.25ml, retirando o que já adicionamos com os nitratos e fosfatos dá 28.4 a dividir pelos 7 dias dá 4ml por dia. Ferro: Como o meu aquário tem pouco mais de 300L vou adicionar 1ml por dia. Micros: 3ml por dia. Isto são apenas valores teóricos, depois de começar a fertilizar ir fazendo os testes para ver se os valores estão dentro dos ideais e ir corrigindo as porporções de acordo com as necessidades. Então? O que me dizem disto? Eu não sei, mas deve estar uma grande bacorada...
  14. Boas. Pois, a fertilização é algo que me tem tirado algumas horas de sono, já tenho os testes quase todos, de nitratos, fosfatos, amónia, ferro, nitritos, ph, gh e kh. Já mandei vir da HA os fertilizantes, mandei vir os nitratos, fosfatos, potássio, ferro e micros. No outro dia quando comprei os testes dos nitratos, fosfatos e ferro fui medir e estava tudo a 0. Será normal? Agora, descobrir quais as quantidades de cada fertilizante a colocar é que vai ser muito complicado... Ainda não tirei novas fotos, mas logo coloco mais. Um abraço.
  15. Bem, Zogli, tenho que te dar os parabéns pelo excelente tópico. Andava aqui completamente á toa com isto das fertilizações e tiraste-me muitas dúvidas. Fazem falta mais tipos como tu aqui no fórum. Esclarece-me mais uma dúvida que eu tenho. Depois de começares a fertilizar com micros, continas a fertilizar com o ferro á parte também? É que como os micros já têm ferro... Um grande abraço.
  16. Olá. Eu também tenho os testes da Nutrafin. O que tu queres saber é a quantos graus corresponde esses mg/l. Tens que fazer a conta, 1 dKh = 17,9 mg/l logo, os 60 mg/l que te deu corresponde a 60/17,9=3.35ºdKh. A primeira gota que deitas também conta. Cumprimentos.
  17. Steve_O

    Sandocal=decalcit?

    Olá a todos. Hoje fui á farmácia para comprar o tal decalcit para as minhas ampulárias, mas não havia decalcit, perguntei á Sra Dra se tinham algum sal solúvel de cálcio, ela quis saber para quê e eu expliquei-lhe, ela trouxe-me um produto chamado Sandocal. Na caixa diz isto: Uso oral Dissolver o conteúdo de 1 carteira num copo de água mexendo com uma colher até completa dissolução. 1 carteira=500mg de cálcio ionizável gluconolactato de cálcio 3,405 g carbonato de cálcio 0,150 g ácido citrico 0,625 g aspartame 0,020 g Contém aspartame, não deve ser usado em doente com fenilcetonúria. O produto custou 3 euros. Então pessoal? O que acham disto? Terá o mesmo efeito que o decalcit ou algum dos ingredientes é nocivo para os peixes? Um abraço a todos.
  18. Steve_O

    Rotala Macrandra

    Pois, deves ter razão Nuno. O problema deve ser mesmo da Fertilização, eu ainda ando um bocado á toa mas estou com muita vontade de aprender. Estive a pesquisar sobre isso da fertilzação e deduzi o seguinte: Como não tenho assim tantas plantas e já tenho alguns peixes, não deve ser falta de azoto o qual é aproveitado pela planta sob a forma de Amónia ou nitratos. Em principio devo precisar de fertilizar com potássio, ferro e os micros. O cálcio não sei se será necessário. Eu também tenho um bocado de medo de fazer as fertilizações por causa das algas, tenho medo de não meter as quantidades certas e deitar tudo a perder. Além de que não encontrei nada bem explicito, o melhor post que encontrei sobre fertilizações foi o do Zogli... Um abraço, obrigado.
  19. Steve_O

    Rotala Macrandra

    Olá amigos. Venho pedir-vos ajuda, montei um aquário á mais ou menos 2 meses, adquiri algumas plantas, a maioria está a dar-se bem mas a rotala macrandra nem por isso. Ela vai crescendo mas as folhas parece que vão morrendo... Tenho substrato fértil, penso que foi o da trópica que meti e depois tenho akadama por cima, tenho CO2 caseiro com difusor de vidro, não fertilizo (nem sei bem como isso se faz) só tenho sera florena mas neste aqua nunca meti. Tenho 4x54w T5 durante 10 horas ligadas. Medidas: 120x60x60 PH: 7.2 Temp.:25º KH:6ºd GH:<3ºd NO3:0 NO2:0 Deixo algumas fotos: Tenho também uma anúbia nana que veio de outro aquário que eu tinha antes e que deixei abandalhar, e ficou cheio de algas. Mudei a anubia para este, ao principio parecia estar bem mas agora estão outra vez a aparecer estas algas, mas só nas folhas da anúbia, as outras plantas não têm, e também está a aparecer uns pontos verdes no vidro. Fica a foto da anúbia: Um abraço.
  20. Obrigado pela dica. Vou tentar ver melhor isso. O problema maior agora é deslocar o aquário para retirar o autocolante que tem agora e depois colar o outro. Tenho que tirar pelo menos uns 75% da água...
  21. Numa loja de peças de carros vi lá uma pelicula daquelas que se metem nos vidros dos carros mas não era totalmente opaca, era só para escurecer.
  22. Pois, esqueci-me de meter o setup. Então é assim: Medidas: 120x60x60 PH: 7.2 Temp.:25º KH:6ºd GH:<3ºd NO3:0 NO2:0 Fauna: 4 corys bronze 4corys pimenta 5 gupys juvenis 2 platys 2 molys negras 2 molys balão 3 CAE cinzentos 1 CAE amarelo 1 flying fox 8 camarões white pearl Flora: -Utricularia graminifolia -Anubias nana -Limnophila sessiliflora -Vesicularia dubyana / "Musgo de Java" -Hemigraphis colorata -Micranthemum micranthemoides -Alternanthera sessilis var. rubra -Heteranthera zosterifolia -Rotala macrandra Não sei se me estou a esquecer de alguma coisa... Em relação á areia misturar-se com a akadama és capaz de ter razão, na altura nem me lembrei disso. Se isso acontecer o que faço? Mais umas fotos. Quando o acabei de montar estava assim: A utricularia a crescer: Alguns habitantes: Eu na altura da montagem andei á procura de alguma película em preto para por na parte de trás mas não encontrei nada. Onde é que se compra isso? Um abraço.
  23. Olá pessoal. Venho mostrar-vos o meu aquário recentemente montado e tudo feito por mim, desde o móvel, o aquário e a iluminação. Um dia destes tenho que meter as fotos que tenho da construção do móvel e do aquário num tópico DIY. Podem comentar á vontade, dar as vossas opiniões, fazer as criticas, tudo na boa. Um abraço.
  24. Ora viva pessoal. Apresenta-se mais um membro de Guarda, Um abraço.
  25. Boas, O que se passa é o seguinte: Preciso de uma planta alta e de côr verde claro de preferência de caule para o meu aquário de água doce que em principio vai ser um plantado. Já tenho algumas plantas altas como Alternanthera sessilis var. 'rubra', Limnophila sessiliflora, Rotala macrandra e mais uma que eu não sei o nome mas também tem uns tons meios avermelhados, como podem ver tirando a Limnophila não tenho mais nenhuma planta com as caracteristicas que eu queria. Há duas que me agradam, não sei é se se desenvolvem rápido e são resistentes, estava a pensar em Pinheirinho D'Oeste (Myriophyllum hippuroides) ou Cabomba caroliniana. O que é que vocês acham? Um abraço.