João Pedro Palma

Membro
  • #Conteúdo

    1102
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Days Won

    4
  • Country

    Portugal

Posts publicado por João Pedro Palma

  1. Olá amigo Ismael,

    Como sempre 👏👏

    Fugiste ao teu (posso dizer nosso?) estilo e correu bem. Sinto que está bem equilibrado e quando estiver bem povoado de plantas lá atrás, vai lhe dar um ar misterioso, quase como uma dark forest.

    Que também poderá ser o teu maior desafio. Não deixar que as plantas "tomem conta" do aquário e o faça parecer cheio/como que a abarrotar. As Buces que tens à direita e a mais à esquerda, bem como as anubias, enchem um bocadinho a montagem. Mas como não há plantas dessas espécies mais pequenas, não há muito a fazer (reparei agora que já foi falado, portanto concordo e acho que é o teu maior desafio 😅)

    On 12/10/2023 at 16:48, ismael_figueira disse:

    O filtro, bastante bom, silencioso, de fácil manutenção e com bom suporte para matérias filtrantes. Pude observar durante estes dias que parecia ter pouco fluxo, mas não. A questão é que eu gosto de ter os aquários cheios quase ate cima, coisa que com este filtro não é possível pois quanto mais alta a coluna de água menos agitação cria na superfície e por sua vez menos circulação dentro do aquário visto que não cria efetivamente aquele efeito de cascata.

    Quanto a isto que dizes aqui, vi num outro dia um vídeo que te pode ajudar 👉 este aqui, ora atenta a partir do minuto 17.

    Muito entusiasmado para ver a forma que lhe vais dar 😃

    Grande abraço e tudo a correr bem (sem furos nos pneus)

    • Gosto 1
  2. Olá mais uma vez companheiros!

    Vou responder aos simpáticos críticos (e amigos) primeiro. Depois vou actualizar.

    Querido @Pedro Mendanha Dias eu não sei se a montagem é tão simples assim. Não que não goste da ideia, porque gostava de fazer um brilharete com pouco. Ou porque se calhar não arrisquei tanto como outros concorrentes, não saindo tão fora da minha zona de conforto, usando só pedra. Mas espero um dia, talvez numa próxima, fazê-lo. Eu acho que a montagem é algo simples sim mas tem várias camadas. Bem como vários pormenores, eu dou muito valor aos detalhes, mas é algo que só vais reparar a observar de perto ou se eu os fotografar especificamente (coisa que ainda não fiz).

     

    As anubias desenvolvem-se lentamente sim. E é um dos desafios da montagem. Embora estejam a lançar uma folha nova a cada 2 semanas mais ou menos. Eu também arranjei uma maneira de remediar isso mais ou menos mas já vou falar mais à frente. O Eleocharis, eu acho que o segundo vaso, deu conta do recado. Mas "detona" aí à vontade ahah

     

    Quanto aos Badis, vou seguir o conselho. E, como assim tu sabes esse grito de Veterinária?? ahah lindo. Grito que não podia ser mais verdadeiro ahah

     

    Espero chegar perto das expectativas 🤞

     

    Amigo @ismael_figueira! Acho que captaste bem o objectivo do aquário ahah É mesmo esse. Relax e consequentemente não dar ele também muito trabalho. Acho fantástico que o tenhas percebido com as parcas fotos que aqui estão. Espero (e acho) que as novas já sustentam um pouco mais a filosofia 😊😉

    Ora então vamos à actualização. Eu não sei se o Tozé vai repetir o que fizemos no ultimo desafio, de imprimir o tópico para a PetFil mas acho que vou também editar o primeiro post para o mesmo ficar mais integro (feito meio à pressa) e pronto para tal.

    Vou colocar primeiro fotos que ficaram em falta de há um mês e depois mais actuais.

    No primeiro post eu já tinha referido que as pedras já tinham sido retiradas e eu já tinha colocado também mais um pote de Eleocharis para acelerar o tapete. Retirei algumas das anubias, uma da esquerda que eu acho que me estava a desiquilibrar o layout. E outra da direita que substitui por uma heterophylla mais pequena.

    Fiz também uma batota, adicionei isto:

    • 2 pés de Hygrophila pinnatifida que estavam a flutuar da montagem anterior e ainda não decidi se mantenho porque estão a crescer demasiado e a enviar runners para tudo o que é lado;
    • Blyxa japonica na parte de trás. Penso que não influencie em nada ou quase nada o layout mas preciso das mesmas para servirem de esconderijo para os camarões, uma vez que tenciono adicionar 3 ou 4 badis;
    • Bolbitis heudelotii. E aqui, algo que falo no primeiro post, assumo o primeiro fracasso da montagem. Anubias é giro mas deixam a montagem em si algo despida. Não oferecem volume. As anubias continuam a ser o prato principal mas funcionam melhor como completemento ou COM complemento. Anubias e fetos, name a better duo.

    Assim deixo as fotos, onde considero que o aquário está a 30% do objectivo:

    large.IMG_20221203_180230.jpg

    large.IMG_20221203_180420.jpg

    large.IMG_20221203_180610.jpg

     

    E assim passo a colocar as mais actuais:

    large.IMG-20221203-WA0022.jpg

     

    large.IMG_20221203_174454.jpg

    large.IMG_20221203_174035.jpg

    large.IMG_20221203_173708.jpg

    large.IMG_20221203_173851.jpg

    large.IMG_20221203_173510.jpg

    Mais maturado. Mais perto do objectivo. Considero que o mesmo esteja a 55-60%.

    Sugestões? Eu sempre fui fã de fundos pretos nos aquários. Acho (ou achava) que dão uma maior profundidade e mistério ao layout, mas não ponho de parte a hipótese de, desta vez, se calhar substituir por uma fundo mais claro. Branco.

    Opiniões? 😄

     

     

    • Gosto 4
  3. Boa noite malta,

    Finalmente publico as fotos referentes à montagem de 9 de Outubro, para a 3ª edição do Concurso de Aquascape para a PetFestival 2023.

    E depois de participar no segundo/último, o objectivo deste é não cometer os mesmos erros do anterior. Que foram uma má gestão da fertilização/CO2 e devido a questões profissionais, andar com o aquário atrás entre Lisboa - Algarve - Alentejo.

    Assim, desta vez fiz uma escolha de plantas mais resistentes e low maintenance, bem como o apetrecho de um sistema de CO2 profissional.

    O objectivo é um aquário à imagem das plantas escolhidas, que não dê trabalho a médio/longo prazo e onde a Anubia é rainha. A intenção é a de conseguir fazer uma montagem onde as Anubias sejam o foco principal, criando uma espécie de floresta.

    Desafios da montagem (além do óbvio, conseguir montar um aquário com o hardscape que nos dão):

    • Não cair nos mesmos erros;
    • Contrariar a lentidão do desenvolvimento das plantas escolhidas e conseguir criar o efeito pretendido.

    Assumo desde já que, infelizmente, não tirei muitas fotos e as que vou colocar hoje são as primeiras. O aquário em si já está um pouco mais maturado mas mais à frente já explicarei.

    Então Setup:

    Aquário: ILA 45x30x30cm - 40L brutos

    Iluminação: Twinstar W/RGB Twinstar 450CC II

    Filtragem: Filtro cascata Aquael Versamax FZN-Mini (e posteriormente o anterior Hailea bio filter cascata SL-306)

    Termostato: Resun 50W - 26ºC

    Sistema de CO2: Pressurizado 1 bps 8h/dia

    Fertilização: Por enquanto nada mas mais tarde o 2hr aquarist apt1 

    Substrato: Help Advanced Soil Plants 8L

    Hadscape: Relief Stones da Strideways e Red moor wood

    (Aqua)Flora: Eleocharis sp.'Minima'; Anubias Barteri; Anubia Hastifolia; Anubia barteri glabra; Anubia bartei gold coin; Cryptocoryne petchii 'pink; Cryptocoryne wendtii 'Flamingo; Hydrocotyle verticillata; Vesicularia Dubyana (Christmas Moss)

    Fauna: Futuramente receberá um casal de Badis Badis, casal lésbico de Góbios azuis (Stiphodon sp. Undio Blue) que de azul não têm nada, Amanos, Otocinclus e os Babaulti Tiger.

    Foto frontal:

    large.1685306278_ImagemWhatsApp2022-10-23s19_39_59.jpg

    large.1598866382_ImagemWhatsApp2022-10-23s19_39_57.jpg

    Lateral esquerda:

    large.231489831_ImagemWhatsApp2022-10-23s19_39_59.2.jpg

    Update: Já retirei as pedras por cima dos troncos, o que já deixa percecionar o efeito de copa suposto naquele lado.

    Comprei mais um vazinho de Eleocharis e plantei metade (não tive paciência para encontrar mais espacinhos para o restante), bem como mais uma Anubia Barteri e hastifolia. As Cryptos, depois de meltaram uma ou 2 folhas, já estão a germinar folhas rosa.

    Como não tenho estado em Lisboa, há coisa de uma semana que não vejo o aquário... Esta semana volto e tentarei actualizar! 😄

    Ps- Vocês têm de me ensinar a tirar fotografias aos aquários...

    Bom resto de fim-de-semana!

    • Gosto 3
  4. Boas João,

    Assumo que comecei a seguir o tópico desde que o criaste e fiquei fã. Só agora comento infelizmente mas quero dar-te os parabéns pelo Layout que me é super agradável e o considero de difícil execução.

    Vê as fotos do primeiro post que expiraram e é uma pena. Actualiza por favor e/ou coloca mais.

    O que acho mais interessante na montagem é o efeito contraditório que causa em mim, que sou adepto incontestável de aquários bem apetrechados de plantas, plantas grandes e aquários naturais e neste debato-me com essa falta das tais plantas maiores. Mas que por outro lado, iriam desequilibrar o layout. Por isso, acho tão interessante e entusiasmante este desconcerto que ele me provoca.

    Já tens filtro nisso espero. É uma Dragon Cave e por isso, apenas falta o dragão. Que fauna estás a pensar? Eu tenho a sensação de que um casal de Apistogrammas Inkas ficavam aí a matar. Talvez com a companhia de uns poucos ditter fish.

    Como já disse, mete mais fotos.

    Um abraço e força nisso

    edit: ah e um fundo preto claro! Para tornar ainda mais profundo e misterioso 👌🐉

  5. On 04/11/2019 at 16:39, Tomás Coimbra disse:

    large.3B62C86D-2F6F-40FF-8419-DC29FE6B9505.jpeg

    Boas fiel amigo dos/das flamingos! (É a terceira vez que escrevo isto, tou cheio de sono e já por 2 vezes que sem querer apaguei todo o texto 😫)

    Quero te dar os parabéns, porque como o Pedro já disse, nota-se uma clara melhoria e evolução a cada post que fazes. Nota-se que estás a aprender, a crescer e a evoluir enquanto AquaScaper. É obvio que o aquário está mais maturado e isso ajuda sempre mas neste caso, acho que és mesmo tu sim que estás mais maturado 👌💪

    Mesmo assim, acredito que há ainda pequenas coisas que consegues facilmente tornar o aquário ainda mais agradável. Por isso, deixo-te 3 sugestões:

    1. É inquestionável que o novo rio de areia é bastante melhor que a antiga praia. No entanto, ainda é bastante artificial, especialmente por causa das pequenas pedras pretas que fazem a divisão de substratos. Assim sugeria-te retirar as mesmas, deixando as plantas fazerem uma separação mais natural ou expandir o rio, nomeadamente a margem direita até ou à volta da rocha maior direita.
    2. O teu layout é substancialmente triangular. Teres uma lateral direita mais ampla e limpa não te prejudica nada (antes pelo contrário) o mesmo. Assim, propunha-te a passares as Ludwigias para o lado esquerdo. Não só tapando o filtro e termo, como ajudando a avolumar o teu lado esquerdo. Do lado direito podias deixar em parte a areia e/ou até colocar as Helferis e/ou Eleocharis, que estão absolutamente escondidas e por isso inutilizáveis/adas.
    3. E último. Aconselhava-te a reforçar o feto. Diria até para colocares um inteiro naquele espaço central e vazio do tronco. Destoa bastante o lado esquerdo do direito do tronco por causa daquele espaçamento e que com um feto bem desenvolvido (ou até a Anubia maior que retiraste) lá colocado, dava um aspecto mais natural.

    São as minhas sugestões. De resto, gosto muito. Sou super fã das nossas flamingos. Estou desejoso que se façam homens (ou mulheres, não vale a pena discutir géneros nos dias de hoje). Camarões incríveis, mete mais fotos dos mesmos. Não consegui ver ninjas nenhuns ahah as fotografias estão demasiado pequenas.

    E tenho aqui uma criaturazinha, que vai agora para a cama comigo, a mandar-te cumprimentos (lambidelas? estranhooo).

    Um grande abraço e força com isso. Tenho a certeza que a próxima actualização, será mais uma vez, one step up.

    • Gosto 1
    • Obrigado(a) 1
  6. Sabes qual foi o teu problema na questão das algas? Tens 2 Ottos a menos. Ottos esses que são campeões nacionais em concursos a comer cachorros de algas. Por isso é que eu não tenho nada disso no meu.

    Mas eu fiz confusão e achava que vivias mais longe. Se estás em Sintra, podes ir buscá-los (a partir de quinta/sexta) quando quiseres!

    Quanto ao aqua, super agradável. Sinto é que lhe falta qualquer coisa lá atrás mas acredito que seja compensado com as moitas de plantas.

    Eu não sei se é pelo tamanho dos aquas (pequenos) ou pelo layout em si, mas fico com a sensação que pedem camarões. Até mesmo uns Amanos acho que ficavam impec´s 👌🦐

    Grande abraço e força nessas podas

    • Gosto 2
  7. On 27/11/2018 at 11:20, ismael_figueira disse:

    large.1358005481_IMG_0990notherm!!!.jpg

    Fiquei com pena de saber que este aquário tão agradável e natural chegou ao fim... Até já me estava a preparar para te oferecer uma das minhas Cryptos Flamingo que acho que ficavam a matar por baixo da sua prima nesse aqua mas ao mesmo tempo fiquei entusiasmado para o próximo projecto.

    Ah e eu não tinha resistido a soltar uns camarões neste aqua (uns red rubbies ficavam 😱)

    Um grande abraço e força para o proximo layout

    • Gosto 1
  8. Olá Bruno!

    A evolução do aquário em tão pouco tempo é algo de fantástico. Não estavas assim tão contente com o resultado final pois eu acho que agora o tal patinho está cada vez mais branco 🦢

    Eu fazia apenas 2 pequenas adições. Acho que uns musgos Weeping ficavam a matar esses troncos, especialmente com (segunda adição) um fundo preto.

    De resto, gostava de ver uma fotografia frontal sem o termostato e o filtro mais escondido, que é facil mas percebo que assim seja a melhor posição.

    Um abraço homem, força e se precisares de alguma coisa, já sabes

    edit: ps- Esse CO2 deu-me um rage de inveja que não tens noção

    • Gosto 1
    • Haha 1
  9. Boas Abóbora! Gosto muito da montagem

    Devo dizer em primeiro lugar que é preciso uma boa dose de coragem para fazer uma montagem destas. Eu tenho péssima experiência com estas espumas em aquário. Mas verdade seja dita, também nunca fui grande aluno nas disciplinas artísticas... Nem com a minha mãe professora de ET/EVT (Artes) 😅😂

    Tinha muita curiosidade em ver o que ia sair da montagem na FIL e não só estou surpreendido como mantenho a mesma curiosidade e interesse em ver como irá ficar este aquário daqui a mais um mês ou 2.

    Também gostei muito da versão Paludário! É algo que também gostava de experimentar um dia e acho que podias considerar seriamente depois do fim do desafio.

    Deixo-te apenas uma questão. Referente a essas Echinodorus misteriosas que desde que as escolheste me ficou a pulga atrás da orelha. Não tens medo que ela ocupe demasiado espaço e vista na frente do aqua? Ou vais andar sempre a podá-la? ahah Quando tiveres uns babies disso, era capaz de te pedir um.

    Abraço e força nisso

  10. Boa noite a todos mais uma vez! Tarde, é verdade... E peço desculpa por isso mas mais vale tarde que nunca não é verdade? Isso ou o @Tozé Nunes sempre a chatear (com razão até) para actualizar o tópico.

    Porque demorei tanto? Em primeiro porque mudei de emprego, em segundo porque tive algumas complicações com a montagem: Um dos troncos descolou dos restantes, ficando a flutuar e tinha de mudar o aqua de sítio. Depois porque não gosto de responder aos comentários sem novidades/fotos (acho enfadonho uma página de tópico só com texto) e também porque o meu telemóvel não é grande espingarda para fotografias e tive de esperar que um amigo meu fosse lá a casa.

    Mas prometo fazer um esforço para mudar isto, nem que seja terem de levar com uma fotografia com pior qualidade!

    Assim, quero desde já agradecer a todos os que comentaram, pedir mais uma vez desculpas pela demora e tratar de responder. Novidades, mais abaixo!

    On 15/10/2019 at 22:36, Pedro Mendanha Dias disse:

    Uma estreia bem conseguida. Parabéns!
    Gosto bastante da disposição dos troncos. Acho que todo o layout ficou harmonioso.

    Só tenho uma dúvida quanto ao tapete... Parece-me que tens muito pouca Eleocharis sp. mini, e que vai levar bastante tempo para fechar... E muito tempo, é algo que não temos... Não equacionaste a colocação de areia nessa zona?

    Boa sorte e bem-vindo de novo ao hobby!!!

    Obrigado @Pedro Mendanha Dias! Fico contente que gostes do local de estágio dos teus Ottos ahah
    Eu tenho a mesma preocupação quanto à Eleocharis. Especialmente quando estou a ter alguns problemas com o CO2. Ponderei adquirir mais uma vaso da mesma e reforçar o tapete mas, como já vais ver a seguir, fiz uma pequena redistribuição e estou a tratar de aquecer a garrafa de CO2 para uma adequada produção, que estava a ser mínima. Portanto, basicamente, é ter fé ahah Vamos ver! 🤞

    Quanto à questão da areia, a ideia inicial era essa. A de fazer uma espécie de ilha. Mas como infelizmente tive de voltar mais cedo para casa, não trazendo a areia (até estava a pensar misturar os 2 tipos de areia que estavam disponíveis para parecer mais natural) e também porque até me dá jeito ter um tapete de Eleocharis para conseguir uns quantos (valentes) pés para uma montagem futura (270L...). Portanto optei por tentar o tapete e depois do Desafio acabado, talvez optar pela alteração!

    On 16/10/2019 at 12:12, ismael_figueira disse:

    Grande João,

    Uma estreia bem conseguida é só o que te digo! Rock Bottom, nome interessante e que pode ser interpretado no sentido inverso, mais não fosse tal como conta a lenda, um famoso poço do concelho de Sintra em que o fundo é o topo. Posto isto, acredita e dá o teu melhor porque podes ter agradáveis surpresas.

    Quanto ao olhar técnico do layout, só há duas coisas que me incomodam, o facto de teres optado pelo tapete em vez da areia. O espaço que tens disponível para o tapete é bastante grande e vais precisar de bastante tempo até que isso feche. Com a areia poderias fazer uns apontamentos de eleocharis minima junto das rochas na zona de transição com a areia e terias mais textura e contraste com o restante layout. Aquela anubia mais ao fundo no topo da pedra, ainda vais a tempo de a retirar de lá 😉 um musgo ali dá um toque a mais de profundidade.

    Ponto a favor, gosto do pormenor de teres colocado musgo nos troncos a complementar as anubias, dá um toque mais natural e amadurecido ao layout.👍

     isto é um desafio, e um desafio é isso mesmo, superar obstáculos e chegar ao sucesso! 

    Alguma coisa que seja preciso estamos cá para ajudar!

    Força nisso

    Enorme @ismael_figueira, obrigado mais uma vez. Obrigado por tudo! Gostei muito da interpretação que deste ao nome. Vamos ver o que sai daqui! Mas sou capaz de escolher essa interpretação a partir de agora ahah

    Concordo com o que dizes sobre a questão da areia. Como respondi ao Pedro, a ideia inicial passava por aí. Por criar uma espécie de ilha num dos lado mas devido às razões que enumerei, acabei por optar por esta via. Mas não ponho de parte, muito pelo contrário, em fazer a alteração de layout posteriormente! Quanto à anubia, 😁👇👇(depois dos comentários).

    Não foi fácil dividir tão pouco musgo, por tanto tronco e pedra e anubia e etc. A ideia era, e continua a ser, essa. A de ter as 2 plantas juntas, para dar uma aspecto mais natural, quase como as simbioses que vemos muitas vezes em florestas terrestres. E também para tentar esconder os apontamentos de cola.

    Começo-me a repetir eu sei, mas obrigado Ismael. Pela ajuda dada e oferta da perpetuação da mesma.

    Ps- Parabéns atrasados ahah Queria-tos dar mais cedo, achei que o tópico saía mais cedo mas pronto. Grande abraço

    On 16/10/2019 at 21:04, Bruno R. Carvalho disse:

    Bem vindo ao mundo do Aquascaping.
    Este layout faz-me lembrar bastante o layout vencedor do ano passado do Ismael.
    Da só por isso para perceber que ele te deu boas ajudas no design.
    Tirando isso só te posso desejar boa sorte para cresceres esse menino.
     

    Obrigado Bruno! Faz sim senhor, tens toda a razão. Não nego de todo a preciosidade da ajuda do Ismael, mas como, e além do que ele já respondeu, eu nem sabia que o aquário do Ismael era aquele. Sabia que ele tinha sido o vencedor mas não o aquário e tenho a certeza que o Ismael consegue criar mais aquários e diferentes do que apenas o seu vencedor. Mas, como já disse, não nego de todo a importância da sua ajuda.

    On 17/10/2019 at 09:30, Tomás Coimbra disse:

    João! Gosto bastante do que fizeste! inicialmente tinha pensado algo assim desse genero. gosto particularmente das buces no tronco, agora uma duvida nao vao apanhar muita luz? pergunto isto porque pus umas pangolino assim tambem mas esqueci me do factor luz , curiosamente ja estao a nascer folhas verdes clarinhas ainda nao sei se as tiro ou se vejo como evolui. Acho que quando "maturar" vai ficar muito fixe.

    mais uma duvida (nunca usei dai a pergunta) o JBL Tormec activ nao te vai baixar o ph e o kh? percebo a cena de reduzir as algas claro...

    PS: a tua cadela é a coisinha mais fofa de sempre pah! chegar ao desafio e ter um canito foi logo um ponto positivo (sou suspeito porque adoro cães hahah ) abraço amigo

    Puto Tommy! Muito obrigado pelas palavras!

    Infelizmente tenho más notícias ahah Eu também gostava muito das Buces mas elas por alguma razão (luz a mais como disseste, será possível?) morreram todas. Nem uma se safou, das 5 ou mais pés que tinha. Não sei se acredito na questão luz porque tive 2 pés que me duraram mais que as primeiras (até estavam a desenvolver folhas novas) e até as mudei de sítio para um local com menos luz e mesmo assim, acabaram por meltar/apodrecer. Fico triste porque adoro a planta e preciso dela para uma futura montagem mas eu também tinha algum receio se as mesmas (dando-se bem lol) não iriam ficar demasiado grande para a finura dos troncos onde estavam. Ficando estranho e pouco estético. Portanto olha, acho que não se tira conclusão nenhuma sobre as Buces.

    O JBL Tormec iria sim, baixar os parâmetros se tivesse sido usado em quantidade. Eu coloquei literalmente, um JBL Tormec active lol Portanto sinceramente, acho que não faz diferença nenhuma. Foi mais para colmatar o espaço entre as cerâmicas e não pôr as esféricas outra vez.

    Pois olha a Mini está aqui comigo. Até te digo mais, está aqui ela e a família dela toda porque estou no Alentejo esta semana. Para mim, não há nada melhor neste mundo do que estes fieis amigos e se gostas tanto deles como eu (ou quase tanto ahah) tenho a certeza que ias gostar do conhecer os restantes. Quem sabe um dia! Grande abraço ma man

    On 17/10/2019 at 19:06, João Abóbora disse:

    Nada a apontar. Está um aquário bastante natural.

    Basicamente é deixar crescer 🙂

    tem atenção ao crescimento do Trident e às podas dele, porque demora um pouco a ficar com folhas de tamanho razoável.

    Obrigado Abóbora!

    É outro dos problemas que estou a ter... O Trident não há meio de se fazer planta. Nem estava à espera que tivesse já grandes folhas novas mas diria até que está mais a decrescer que a crescer. Eu acho que o fraco CO2 não está a ajudar (embora não sejam muito exigentes) ou não tenham tido tempo ou conseguido mesmo ambientar-se mas tenho tido mais folhas a ficarem escuras, acabando a podá-lo, e plantas novas nas extremidades das folhas. Não me faz muito sentido reproduzir quando as condições são más (no Reino animal, a reprodução é preterida à própria sobrevivência) mas também equaciono quase como uma tentativa final de continuação? Largar filhos antes de morrer? Os polvos fêmea morrem aos criar os ovos, por exemplo, mas por outro lado, não vão por ovos inicialmente se as condições próprias e envolventes já não forem as melhores...

    Esta semana fiz uma experiência nova, não se nota nas fotografias, mas nas próximas já tento mostrar e tirar alguma conclusão. Na pior das hipóteses, antes do desafio, substituo o Trident por Feto de Java que tenho noutro aquário...

    On 26/10/2019 at 09:17, Luís Cardoso disse:

    Muito potencial para um layout harmonioso.
    Parabéns

    Obrigado Luís! É sempre enternecedor receber elogios, especialmente de pessoas que têm já um repertório quer Nacional, quer Internacional. Aproveito para desejar a maior das sortes no CLIAC!

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Bem, vamos então à actualização?

    Vou voltar a fazer um Inception 😅 Um desafio dentro do desafio!

    Então é assim, vou colocar as fotografias novas MAS! Não vou especificar as alterações, que são/foram várias.

    Aquele que enumerar todas as alterações, e eu até já dei uma ou 2 de borla, recebe um prémio 🥇

    Eu estou a pensar num Panaque como prémio 🤔🐠 O que acham?

    Então aqui vai:

    large.IMG_20191119_221751.jpg

    large.IMG_20191119_222156.jpg

    large.IMG_20191119_222240.jpg

    Frontal

     

    large.IMG_20191119_222731.jpg

    Lateral direita

     

    large.IMG_20191119_222446.jpg

    Superior

     

    large.IMG_20191119_222617.jpg

    Os Ottos do @Pedro Mendanha Dias

     

    large.IMG_20191119_222909.jpg

    large.IMG_20191119_222949.jpg

    Os Amanos do @Tozé Nunes

     

    Façam as vossas apostas!

    Um abraço e fortes TPA´s

    • Gosto 6
  11. Ora boa tarde a todos, estimados companheiros aquáticos!

    Depois de alguns anos mais afastado dos aquários e por conseguinte do fórum, há pouco mais de um mês e por alguma razão celestial, resolvi fazer uma TPA massiva/extreme makeover do meu aquário biótopo de 270L (sem interesse porque o local das fotografias expirou) que tenho na sala. E eis que, um certo bichinho, ou peixinho, voltou a tremelicar dentro do meu cérebro ou vá, sejamos românticos, coração.

    Voltei a visitar aqui o fórum, voltei a visitar algumas lojas que frequentava antes (não resistindo a comprar 2 troncos Mangroove para uma futura remontagem do tal aquário) e é então que me deparo com o Desafio de AquaScaping 2019. Ao qual, mais uma vez, não consegui resistir.

    E é então que apresento o "Rock Bottom" (gostaram do Inception?). Porquê Rock Bottom? Porque talvez a minha disponibilidade para o Hobby nos últimos anos tenha estado no fundo do poço; talvez porque o meu contributo para o fórum tenha estado ao nível de um fundo de um poço; porque a minha capacidade financeira esteja ao nível de um... fosso das Marianas; porque a montagem em si, ficou pior que o fundo de um poço; ou possivelmente porque eu simplesmente gosto do nome. Acho que é mais isso, o que não impede que as outras opções não tenham um quê de verdade.

    Bem, vamos masé ao que interessa! Setup:

    Aquário: ILA 45x30x30cm - 40L brutos

    Iluminação: Twinstar light 300 C - ligado apenas 6h nas primeiras 2/3 semanas para evitar o desenvolvimento precoce de algas

    Filtragem: Hailea bio filter cascata SL-306

    Termostato: Resun 50W - 26ºC

    Sistema de CO2: Kit Neo CO2

    Substrato: Neo Soil Compact

    Hadscape: Ryuoh stone e Red moor wood

    (Aqua)Flora: Background - Cyperus helferi, Juncus repens, Hygrophila pinnatifida

    Tronco - Microsorum pteropus 'Trident', Bucephalandra 'Wavy Green', Vesicularia ferriei 'Weeping'

    Rochas - Anubias barteri var. nana 'Mini, Lagenandra meeboldii 'Red', Anubias barteri var. nana 'Pangolino

    Substrato médio/frontal - Cryptocoryne wendtii 'Flamingo', Cryptocoryne parva, Eleocharis sp.'Minima'

     

    Acabado de montar às 8h da manhã de ontem/segunda-feira:

    large.IMG_20191014_143204.jpg

    Ainda sem filtro, sem termostato, com riscos de cola, etc. Porque eram 8h da manhã e tinha passado a madrugada a montá-lo (comecei por volta das 24h, hora do sossego cá em casa). Isto porque tive de sair mais cedo do concurso porque infelizmente não permitiam cães no desafio e não me sentia bem em ficar e deixar a minha cadela no carro o dia todo.

    Perdi muito tempo, mais uma vez, a partir as poucas pedras que tinha e até a lixá-las com uma escova de dentes e vinagre para perderam uma cobertura calcária que algumas têm/tinham. Ainda tive de sair a meio da noite para ir comprar SuperCola3 (Cianoacrilato) a alguma bomba de serviço, para não deixar o projecto para o dia a seguir, e consegui encontrar!

    Enchi o aquário com água já ciclada, água do tal aquário biótopo. O processo de ciclagem é mais rápido, podendo colocar fauna mais cedo (2/3 semanas), mesmo que não seja o pretendido e não tem os mesmos picos de Amónia iniciais tão altos (que até são apreciados pelas plantas) mas que serão compensadas pela introdução mais precoce de criaturas (produção de amónia mais uma vez, produto dos excrementos).

    Dia a seguir, já com filtro, termo e uma bela de uma TPA feita (estou a fazer TPA´s diárias de 30 a 50%, mais uma vez para evitar crescimento ou desenvolvimento de organismos vegetais indesejados):large.IMG_20191015_045506.jpg

    Já perdi um dos tronquinhos colados na rocha da esquerda. Não o colei com um bocadinho da massa de encher entre o tronco e rocha (apenas cola) e não resistiu. O tronco principal também se mexeu ligeiramente com o enchimento do aqua mas vou deixá-lo absorver durante um tempo e logo o coloco no sítio (mais enterrado).

    large.IMG-20191015-WA0003.jpg

    Vista lateral direita:

    large.IMG-20191015-WA0002.jpg

    Vista de cima:

    large.IMG-20191015-WA0001.jpg

    Tem ainda muitas marcas da cola. Tive de cortar o vaso in vitro de Weeping em estilo Amano (5:16) e colocar SuperCola para fixar bem mas tenho esperança que com o crescimento do musgo ou poda, seja facilmente escondido. Coloquei musgo junto a todas as plantas que colei no tronco, exactamente para disfarçar as marcas mais tarde.

    CO2 hoje já a bombar:

    large.IMG_20191015_154505.jpg

    O Kit CO2 da Neo, embora seja bastante bom para estes aquários pequenos, demora mais de 24h a montar (por causa da formação da gelatina), pelo que é um processo que pode ser preparado mais cedo, antes da montagem.

    Filtro:

    large.IMG_20191015_154651.jpg 

    Mais uma manha/truque que fiz para acelerar o processo de ciclagem. Adicionei cerâmicas e um bloquinho de turfa JBL (TorMec activ) que cabia no espaço entre as cerâmicas maiores, na gaveta do filtro onde se costuma adicionar o carvão activado. Coloquei a mesma por cima das esponjas, junto à saída de água e com mais uma camada fina de lã filtrante, também ela já ciclada.

    Não tenho ainda a certeza sobre o local do filtro. Estou ainda a tentar perceber se faz um bom movimento de água superficial e na lateral esquerda que está muito povoada de plantas (também ainda não percebi se usei a mais mas como a grande maior parte das minhas plantas são de low maintenance, tenho algum receio do desenvolvimento de algas, por isso, nesta fase plantas a mais é bom). Gostava de o colocar do lado oposto mas o inflow do filtro não fica junto ao canto e atrapalha-me um pouco ali no meio das plantas.

    Tenho também algumas dúvidas sobre a localização de algumas plantas, Anubias (em especial a que está em cima da rocha mais alta e à direita, porque sinto que corta o sentido) e Bucephalandras (demasiado altas), pormenores porque algumas só as queria deslocar 1cm mas logo vejo quando tiver de voltar a colar o mini tronco.

    Quero deixar por fim, um agradecimento a todos, em especial ao @Tozé Nunes, que além de todo o trabalho na organização, foi impecável e mais que prestável em toda a situação com a minha cadela. Bem como pela simpatia de ter trocado a minha gabardina pelo Kit CO2 😂

    large.IMG-20191013-WA0010.jpg

    E agradecer também ao @ismael_figueira, vencedor do concurso AquaScaping 2018, por toda a ajuda na montagem do Layout. Eu ainda o traí um bocado, porque destruí algumas das pedras que ele tão simpaticamente me ajudou a colocar ainda na FIL mas algo como serrar um tronco, apenas para girá-lo 30º, era algo que eu não tinha esperteza nem coragem para o fazer sozinho.

    Vamos ver como desenvolvem estas plantas! Acho que vai ficar um bocado mato na esquerda mas logo se vê!

    Ainda não sei porque fauna vou optar. Nem sequer se entre peixes ou camarões. Aceito sugestões 😁

    Espero que gostem e assim que tiver novidades, coloco aqui. Agora tenho de ir levar a minha cadela à rua que são 18h da tarde e ela está fula.

    Bem, pior que Rock Bottom não fica!

    Um abraço a todos e força nas TPA´s

    • Gosto 7
  12. Claro. Da mesma maneira que ninguem mete um neon numa garrafa de um 1Litro. É uma "regra" de senso comum, para dar uma ideia, não para levar à letra e como disseste tem muitas excepções. Não se pode comparar as necessidades de Corydoras ou kuhlis com Discus por exemplo. Não interessa a litragem, interessa também a forma do aqua.

    Eu não vou argumentar que o aquário não está sobrelotado, porque está possivelmente, apenas não parece pelas fotografias (se calhar estas enganam).

    Eu já tive 50 Cardinais, 20 Corydoras, 5 Discus, 10 Ottos, Casal de Apistos, de Ancistrus, Thoracatum e mais uns quantos individuais em 270L, que parece imenso peixe e até posturas de Corys, Discus, Apistos e Ancistrus tive...

  13. há 27 minutos, João Cardoso (Kadoxu) disse:

    Um aquário de 50L com 21 peixes é um aquário extremamente sobrelotado. Isso mal dá para os 8 neons, quanto mais o resto. O tubarão então nem se fala, é um peixe que cresce demasiado até para estar sozinho num aquário dessas dimensões.

    Eu não diria "extremamente". Pelas fotografias não parece um aquário sobrelotado (pode obviamente enganar) e pela regra do 1cm por 1L, estive a fazer as contas e assumindo que o tubarão ainda não tem tamanho adulto, vai dar ela por ela. Se retirarmos os litros usados pelo substrato e pedras, sim provavelmente vai ultrapassar mas como disse, não diria "extremamente".

    No entanto, mesmo estando a usar um bom filtro, também acho que tens razão e que a fauna devia ser diminuída/aquário aumentado. E dou-te ainda mais razão no último parágrafo.

    há 6 horas, Mr. Pinho disse:

    Eu estive a ver melhor as fotografias e tal Molly pareceu-me um pouco "bloated", inchada ou dilatada. Está?

    Com que frequência e quantidade fazes as TPA´s?

  14. Todos os outros peixes estão bem e com um comportamento normal?

    Se sim, acho que ninguém te vai dar um diagnóstico específico, pode ser muita coisa mas infelizmente penso que seja uma questão de tempo...

    Podes sempre acrescentar uma bomba de Oxigénio ao aqua e/ou tentar isolá-la num aqua de quarentena e experimentar tratamento presuntivo com Esha 2000. É o melhor que te consigo dizer, desculpa.

    Um abraço e não desistas da bicha,

    As melhoras para ela

  15. Não sabia que a Zanclus era/é do Luís! Já tinha ouvido falar na loja mas nunca fui lá, o que vai mudar muito brevemente (tipo esta semana 😂).

    O Luís é impecável, não me esqueço já há mais de 10 anos quando eu me estava a iniciar nos aquários, dele me oferecer plantas dele bem como toda uma explicação sobre o mundo da aquariofilia , que me foi muito útil!

    Tenho de ir retribuir o favor

  16. Montagem interessante.

    Não sou o maior fã de Dragon Stone, apenas para Iwagumis ou aquários para camarões, como os Sulawesi. Porque não acho que se liguem tão bem ao Hardscape de madeira.

    No entanto acho que podias ainda fazer uma coisa engraçada tentado ligar os 2 e criar um setup mais organizado. A partir de um dos cantos, triangular, ou em ilha, central.

    Eu provavelmente optava pelo 2º, respeitando ao máximo a disposição que já tens, e tentava incorporar o tronco no meio das 2 rochas grandes. Se calhar trocando-as para a maior ficar atrás da parte horizontal do tronco e enterrava-as um pouquinho mais para não destoarem tanto. Quem sabe até, acrescentar mais um madeiro.

    Gostava também de ver o outro lado da pedra maior porque tem uma textura e cor muito diferente da mais pequena (que é claramente mais bonita).

    Outra coisa que acho que devias ter feito era alisar o substrato em crescendo para dar um maior sentido de profundidade.  Tendo à frente mais de um dedo/2 e atrás 3/4 dedos.

    Últimos conselhos que dou:

    • Quando conseguires, poda as stem plants (centrais) e replanta-as junto das mesmas para formarem um maior ramalhete.
    • Poda ou replanta a Pinnatifida. Eu gostava mais de a ver a trepar o tronco ou junto/trepar as rochas também. Ali vai ser desvalorizada.

    Pergunta: O que tens como pano de fundo do aqua? É apenas a parede branca?

    Um abraço, força e bons TPA´s!

  17. há 1 hora, Pedro Vilaça disse:

    Disponibilizo três fotos do nosso peixe que morreu (ficaram um pouco big size). As duas primeiras são post-mortem. Coloco-as por duas razões: para que se possa ver o seu tamanho relativamente à escala do meu dedo e observar a mancha verde escura que apresentava no seu lado direito, a qual pode ser indicadora de um problema de saúde ou tão só decorrente do processo de morte.

    É difícil de dar um diagnóstico (Dx), especialmente sem necrópsia, mas ele parece ter uma massa interna de grandes dimensões, provavelmente uma neoplasia (tumor). Ele está bastante magro, também compatível com o Dx anterior.

    Mais uma vez é difícil explicar a mancha verde mas pode ser hemorrágica, com origem na massa.

    Para se saber mais, só mesmo com necrópsia e alguém que perceba de Patologia em peixes..

    Espero ter ajudado,

    Boa sorte e bons TPA´s

  18. Boas

    Tenho este saco de composto "organico universal" e "ecológico" em casa:

    large.71730518_547664192640895_6459510511150039040_n.jpg

    E gostava de perguntar se alguém sabe se este tipo de substrato fértil pode ser usado em aquário. Consequências, se tem benefícios, se é possível de utilizar se estiver bem tapado/afastado da coluna de água, se há um risco grande de criar um problema de algas, se faz diferença pela quantidade, etc.

    Obrigado desde já e boas TPA´s