C Mocho

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Tudo publicado por C Mocho

  1. Acho que pode ser falta de potássio, mas não tenho a certeza. Considero que estares a fertilizar apenas com specialized é um erro, devias procurar um equilíbrio entre o specialized e o premium, para teres o potássio necessário, sem contudo estares a introduzir excesso de Nitratos e Fosfato... Não entendo a explicação do @Flaips, não que não acredite na possibilidade de ele estar certo, mas porque ele não me conseguiu ainda fazer entender o mecanismo que conduz à sua hipótese!
  2. Buracos e apodrecimento de tecidos provocado por excesso de CO2 ou excesso de luz é coisa que eu desconhecia por completo! Folhas com bordos queimados por excesso de luz, já ouvi sim, e vi algumas fotos. Fauna morta por excesso de CO2, também... Surgimento de algas por desequilíbrios vários, também entendo. Também já li umas coisas sobre falta de Potássio e de outros nutrientes. Mas buracos e apodrecimento de tecidos por excesso de CO2 e excesso de luz, confesso que sou completamente ignorante relativamente a esse problema! Não te importas de te explicar melhor e fundamentar um bocadinho a tua ideia?
  3. Muito bem, valeu a pena a noitada!...
  4. Pois, também não era isto que eu queria dizer, peço desculpa. Eu queria dizer (sem exagerar), que ficaríamos apenas com 75% do anunciado (por vezes menos)... Acho que fui pouco claro! Podia editar, mas o melhor é assumir primeiro o erro, depois então editar, pois algumas pessoas só leem pela rama e depois são induzidas em erro. Uma vez mais, desculpem.
  5. Sim, sim, excelente filtro, excelente mesmo em todos os aspetos... mas se eu entendi bem o teu aquário tem 150 litros, certo? Então precisarás de um filtro que tenha uma bomba que assegure pelo menos 5x o volume do aquário, por hora. O que daria cerca de 650 litros/hora. Como normalmente se perde pelo menos cerca de 25% no caudal, (pelo menos, mas frequentemente ainda mais), eu recomendaria no mínimo 850 a 900 litros/hora. Como os kinguios fazem muita "porcaria", eu iria para um filtro ainda mais potente. Os ehein são os "mercedes" dos filtros, normalmente são fiáveis... O Fluval são tipo "todo terreno", não têm as mariquices mais modernas, mas são de confiança. Neste momento os Oase são o "último grito", ainda são relativamente novos, têm longa e comprovada experiência em filtros para lagos. Não sei é se o representante Ibérico tem capacidade de ter um armazém suficientemente grande para assegurar uma boa assistência, mas isso é difícil de entender por enquanto. Quanto ao filtro NCF, desconheço completamente a marca, para para um aquário de 150l, não dá! Nunca te fies na capacidade que os fabricantes dos filtros diizem, eles costumam estar a falar de aquários só com água e filtros vazios (não entendo porquê. mas é assim!)
  6. Na primeira foto, à esquerda não faço ideia do que possa ser. À direita parece-me um caracol muito pequenino (ou qualquer coisa com concha). Não 2ª foto também não entendo. Pois, o Diogo tem razão. Segue o seu concelho!
  7. Uma caixa de plástico, com um tamanho razoável, (daquelas do "chinês"), serve perfeitamente de enfermaria temporária... tens é de controlar a temperatura, colocar algo que faça circular a água e fazer TPA's parciais, de preferência todos os dias. Provavelmente já infetou os outros peixes, mas tens de fazer o tratamento, para ele, recuperativo, para os outros, profilático. Não sei a que tratamento te estás a referir, nem se efetivamente são todos nocivos para os camarões, felizmente nunca tive um caso desses num aquário com camarões, mas tenta saber se esses parasitas atacam os camarões, se sim, tratas tudo e o que tiver de morrer morre! Caso contrário vais ter sempre um problema no teu aquário. Ou então morre tudo e continuarás a ter a água com parasitas durante algum tempo. Caso não os afete, retiras os camarões para uma caixa temporária e fazes o tratamento no aquário. Ficas pois a ter consciência da importância do período de quarentena para as novas aquisições. Não te entristeças, pois todos nós de vez em quando fazemos disparates desses... tiveste azar, mas serve de aprendizagem. Boa sorte!...
  8. http://www.aqadvisor.com/AqAdvisor.php
  9. Mesmo com todo esse desânimo, continua a ser um dos aquários de camarões mais bonitos aqui do fórum... A vida tem altos e baixos, e os aquários também! 😉 Só uma pergunta, não achas que deverias ter um bocatito "mais" de musgo, para um aquário marisco? Se calhar aquele Christmas está mesmo a precisar é de "molho"... Está muito bonito Bruno, não desanimes que um dia destes há-de tudo voltar ao "normal".
  10. C Mocho

    Zambujo

    Muito bem... a seguir! Parabéns pela casa e sobretudo pela menina... 😉
  11. Sim, se for demasiado sobredimensionado, certamente, mas para um aquário de 128 litros eu compraria um termostato com mais de 100w. (seguramente que não compraria o de 200w)!
  12. Eu iria para um termostato de 150w, mas depende do espaço onde vais instalar o aquário, se tiveres ar condicionado sempre ligado, não será necessário. Caso contrário, o de 150w não estará tanto tempo ligado, pois aquece mais depressa.
  13. Ok, está decidido, e bem! Desta forma vais adquirir um equipamento que permite uma melhor versatilidade no tipo de montagens que venhas a pretender. Travamento frontal e traseiro, são umas barras de vidro, coladas longitudalmente nos vidros anterior e posterior. Estão por dentro, e asseguram que após encheres o aquário este não sofrerá empenos, que possam por em risco a sua estabilidade. (a outra opção seria optar por um vidro mais espesso, mas isso ficaria naturalmente mais caro. O filtro deverá ter caudal que faça entre 6 a 10 vezes o volume do aquário/por hora. Eu considero que 6x é pouco para a maioria dos casos, mas não poderei dizer que não é suficiente! Quando fores analisar os filtros, pensa primeiro no caudal, pois ele permite estabelecer uma circulação suficiente em todo o aquário, contudo não fiques apenas por aí... pensa também na capacidade do depósito para as matérias filtrantes (quanto maior, melhor). Já aqui disse anteriormente, "o filtro é o coração de todo o aquário". Poupa em tudo menos no filtro! Quanto à iluminação, supondo que neste momento não pretendes ainda ter plantas complicadas, nem tão pouco investir num equipamento de "topo". Pergunta ao vendedor do teu aquário qual a sua sugestão para este caso, depois contas-nos e nós damos a nossa opinião. Atualmente quase toda a gente opta por iluminação LED, pois a relação consumo/eficácia é normalmente melhor. Corres é o risco de mais tarde quereres começar a colocar plantas mais difíceis e, nesse momento podes ter de reforçar (ou trocar) a tua calha de iluminação, mas existe uma gama tão grande de possibilidades, que é difícil dizer já o que é que podes fazer. Suponho que neste caso, talvez seja precoce apontar para uma calha XPTO. Quanto à tampa, para alguns tipos de peixe é efetivamente conveniente, mas se os escolheres adequadamente não terás nenhum problema. Eu neste momento não tenho nenhum aquário com tampa, tenho as tampas enfiadas atrás de um móvel, mas evidentemente, tens de escolher corretamente a tua fauna. Se vires que está a ter problemas (sobretudo porque tens um puto, e os putos às vezes assustam inadvertidamente os peixes), podes comprar umas pecas metálicas que te permitirão colocar um vidro sobre o aquário, que quase nem se nota e não fica caro Que exagero!... Eu tenho cerca de 1,5 cm até ao bordo do aquário e não tenho tido problemas, (é claro que não ousaria colocar um peixe-borboleta. LOL)
  14. Gosto imenso do conjunto. Parabéns e boa sorte!...
  15. Concordo com o Álvaro, o 1º... se bem que aquela pedrita atrás, á direita ficará melhor em cima de umas argolas. 😝
  16. Achas mesmo Flaips? Tu colocavas escalares dentro de um aquário de 115 litros, com uma biobox? Que plantas é que achas que consegues ter em condições com uma T8 de 25W, para além das anúbias ou de algum feto de java? Para além disso, não entendo bem a dimensão. 100 cm de comprimento e 45 de altura... e a profundidade? Para dar um volume de 115 litros, terá de ser inferior a 30 cm, ou então as contas estão mal feitas. Pois então, o Henrique Carvalho fica com o vidro e com o termostato. Quanto a mim, o resto está abaixo do aceitável... Não, não está caro, mas também não está assim tão barato!
  17. Claro que tem vantagens, mas tem também momentos próprios. Possivelmente não estamos a chamar "poda invertida" ao mesmo tipo de operação! Para mim, "poda invertida" é arrancar os caules, ou cortá-los rente ao substrato, e depois replantar as pontas que resultaram dessa poda radical. Aproveitar as pontas cortadas para aumentar a densidade de plantação é coisa que sempre faço, no início da maioria das montagens... depois, quando a densidade já é suficiente deixo de o fazer... mas a isso eu não chamo "poda invertida". Neste momento, ainda não considero a poda invertida necessária ou adequada para este meu aquário. Por enquanto, a parte inferior dos caules apresenta folhas saudáveis, apenas não têm a cor intensa que as pontas apresentavam, mas isso é natural, pois não estavam tão expostas à luz como as zonas superiores. Quanto à densidade, é suficiente para a moita se mover como um todo sempre que eu toco em alguma zona... mais densidade do que esta, suponho que iria impedir totalmente a pouca penetração luminosa que ainda consegue lá entrar (e que já é mínima), envelhecendo assim o conjunto de forma mais prematura. Se a planta tiver luz suficiente, ela se densificará naturalmente, criando não apenas uma, mas duas ou mais brotações. O que eu não gosto mesmo é de ver as moitas podadas com efeito de topiaria, mas sei que é uma fase pela qual tenho de passar. Dentro de uma semana, já os novos rebentos estarão a despontar e a nova cor a aparecer, dentro de 15 dias já se nota muito menos e passadas 3 semanas não se nota absolutamente nada... o pior é que com o ritmo de crescimento que aqui tenho, daqui a 4 semanas está perfeito, mas já a precisar de uma nova poda! Vou tentar agora tentar controlar este crescimento para ver se consigo passar a podar com menos frequência. Mas o passo entre o mínimo necessário e a subnutrição é ténue.
  18. C Mocho

    Aquário G4P

    O que é que aconteceu àquele apontamento de Hydrocotyle no lado esquerdo, entre a pedra e o vidro? Eu achava que ficava bem... Retiraste de propósito?
  19. LOL... leste lá atrás aquela parte em que eu assumo que sou um calão? Sim, fica mais bonito, mas isto dentro de duas semanas já não se nota quase nada, e depois os caules crescerão todos com um ritmo mais uniforme, pois todos apanham mais ou menos a mesma quantidade de luz. Este método, como ele diz, é bastante útil para um aquário num espaço de exposição (ou talvez para tirar uma foto)... Cá em casa, teremos de esperar que cresça! A poda invertida, mais tarde ou mais cedo terá de acontecer, mas por enquanto ainda não é necessária! Há plantas muito mais exigentes, as rotalas até são bastante tolerantes. Obrigado pelo vídeo... 😉
  20. Não Diogo, não queria. Como tenho um elemento central muito forte, pretendo desde o início manter uma assimetria evidente. Isso é algo que está patente desde a montagem do hardscape, mesmo sem plantas, a elevação do solo à direita é bem maior do que à esquerda. O que eu tentei foi criar essa assimetria, mesmo colocando as mesmas variedades de plantas de ambos os lados (não nos mesmos locais evidentemente). Com efeito, recentemente ainda tentei enfatizar mais essa assimetria colocando pela primeira vez uma variedade apenas de um lado (cyperus, à direita), mas não obtive o resultado que queria e acabei por cortá-lo ao mesmo nível da rotala, pelo que agora já não se vê. Ainda lá está, mas possivelmente vai acabar por definhar com falta de luz.
  21. Já não tenho a certeza, mas acho que foi isto. Comprei em loja física, já há alguns anos e ainda aqui tenho película para mais umas montagens... Ainda pensei em também usar isto nas janelas das casas de banho, mas sou demasiado calão e efetivamente não tenho necessidade desse nível de descrição. https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Decoracao/Rolos-adesivos-e-eletrostaticos/WPR_REF_14782845
  22. Eu gosto de ver o fundo fosco... No meu caso utilizei uma película do Leroy, que cola apenas com água... Sim perdes alguns contraste em relação às plantas, mas com o fundo preto perdes o contraste em relação às pedras.
  23. Obrigado pelo teu apoio José Carlos, mas efetivamente gosto muito mais do “antes” do que do “depois”… Eu sei que de vez em quando é inevitável passar por esta fase e depois recomeça tudo a compor-se outra vez, mas prefiro de longe um aspeto mais despenteado. Assim, como está agora, parece que as plantas são de plástico! LOL
  24. Pois, se não crescem é porque não crescem... Quando crescem é esta tristeza: ⏬ ⏬ ⏬ ⏬ ⏬ ⏬ ⏬ Dá dó, eu sei, mas daqui a um mês já deve estar tudo na mesma (ou talvez não, se eu conseguir refrear mais um pouco o crescimento. 😏
  25. Olá Henrique, Atualmente os aquários que se usam mais são provavelmente o 60P (60x30x36) e o 90P (90x45x45), respetivamente 64 litros e 182 litros. Existem contudo muitas pessoas que preferem um aquário com a forma de um cubo, em vez do tradicional paralelepípedo, nesse caso, perto do volume que referes, tens o Cubo de 45cm, com cerca de 91 litros. Claro que existem outras dimensões que por uma ou outra razão, o pessoal escolhe, tendo todas as suas vantagens e as suas desvantagens... O porquê das atuais preferências irem para estas dimensões, relaciona-se com a maioria das calhas de iluminação existentes no mercado estarem pensadas para estes comprimentos. 45cm, 60 cm e 90 cm. Claro que existem em quase todas as marcas de luminárias, modelos que têm suportes ajustáveis e que se podem adaptar a outras medidas. Porquê alguém que apenas pretende ter uma caixinha de vidro com uns peixinhos para mostrar ao miúdo ir-se preocupar agora com a adequação das calhas de iluminação? Porque já muitos de nós passámos por essa experiência, primeiro vem o aquário, depois os primeiros peixes, logo de seguida umas plantinhas naturais… e não tarda muito queremos colocar mais plantinhas para compor o ramalhete, etc., etc., etc. Possivelmente já sabes onde é que irás instalar o aquário. Será que fica melhor um cubo ou um paralelepípedo? A sugestão do fórum relativamente a um 60P, é porque o tamanho já é razoavelmente permissivo para gerir as coisas calmamente (quanto mais pequeno, menor é a margem para erros). O preço final também é mais facilmente suportável do que as dimensões maiores, e é naturalmente muito mais fácil encontrar um local onde o expor do que um aquário muito grande. Se em vez do 60P preferires uma litragem maior, sem contudo chegar ao volume do 90P, se preferires um cubo, o de 45x45x45 têm cerca de 91 litros e pode ficar muito bonito , ou se preferires um paralelepípedo, podes perfeitamente optar por um 60H-45 (60x45x45), com 121 litros, que te permite pelo seu volume ter mais peixes e brincar mais com a decoração do mesmo. Se estiveres confuso e indeciso, sugiro que antes de decidir, faças uma maquete com cartão (papelão), mas com a frente aberta, pois terás uma leitura “aproximada” do caixote correspondente. A frente aberta é importante, porque observar uma caixa opaca e fechada dá uma sensação muito diferente de uma caixa de vidro (a caixa de papelão irá naturalmente parecer mais volumosa do que a de vidro). Depois de decidires isto, será tempo para pensar no filtro. O filtro é o coração de todo o aquário. Mais vale começar logo desde o início com um bom filtro e adequado ao nosso aquário… Pode ser um investimento um pouco maior no início, mas é determinante para que tenhas mais prazer do que dores de cabeça. Claro que isso já tu sabes, pois não és propriamente um novato, mas eu sei por experiencia própria a sensação de "desatualização" que sentimos quando voltamos a este hobby após uns tempos de inatividade! Lojas on-line existem várias, se fizeres uma breve pesquisa na net verás que existem e poderás logo ter uma ideia dos valores do equipamento, contudo, se puderes optar por uma loja física com boas referências, vais poder beneficiar da experiencia de quem lá trabalha, o que na maior parte das vezes é uma ajuda preciosa. Boa sorte e bem-vindo.