POdesign

Membro
  • #Conteúdo

    30
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por POdesign

  1. Olá pessoal, hoje venho vos mostrar aqui a minha última montagem que é um aquário dedicado aos óscares. Aquário com 120x50x60 com sump. Espero que gostem, fiquem bem.

     

    oscares01.jpg

     

    oscares02.jpg

     

    oscares03.jpg

     

    oscares04.jpg

     

    oscares05.jpg

     

    oscares06.jpg

  2. Olá pessoal. Os meus Tropheus deram-me uma grande alegria. Qual foi o meu espanto quando olho para o aquário e vejo quatro minúsculos Tropheus a vaguearem pelo aquário. Pela 1ª vez desde 2004 quando iniciei este espectacular hobby que não tinha ainda conseguido qualquer reprodução. É com grande alegria :P que partilho aqui algumas fotografias das crias e dos outros Tropheus.

     

    Tropheus_Moliro_crias_01.jpg

     

    Tropheus_Moliro_crias_02.jpg

     

    Tropheus_Moliro_crias_03.jpg

     

    Tropheus_Moliro_crias_04.jpg

     

    Tropheus_Moliro01.jpg

     

    Tropheus_Moliro02.jpg

     

    Tropheus_Moliro03.jpg

     

    Tropheus_Moliro04.jpg

  3. Olá pessoal, já fiz a aquisição dos meus peixinhos, 6 Tropeus moorii Moliro adultos e espectaculares, F1 descendentes de selvagens e já com provas dadas em matéria de reprodução. No 1º dia no meu aquário já demonstram comportamentos de acasalamento. A outra espécie que adquiri foi os conchiculas, 5 Lamprologus multifasciatus. Deixo aqui o testemunho dos primeiros momentos deliciosos que passei a observar este meu novo aquário.

     

    2007tropheus01.jpg

     

    2007tropheus02.jpg

     

    2007tropheus03.jpg

     

    2007tropheus04.jpg

     

    2007tropheus05.jpg

     

    2007tropheus06.jpg

     

    2007tropheus07.jpg

     

    2007tropheus08.jpg

     

    2007tropheus09.jpg

     

    2007tropheus10.jpg

     

    2007tropheus11.jpg

     

    2007tropheus12.jpg

     

    2007tropheus13.jpg

     

    2007tropheus14.jpg

     

    2007tropheus15.jpg

     

    2007tropheus16.jpg

     

    2007tropheus17.jpg

     

    2007tropheus18.jpg

  4. Olá, obrigado pelos comentários. O facto de as pedras contrastarem com o fundo foi de propósito, primeiro porque o areão é claro logo as pedras ficam bem a condizer e segundo porque o contraste cromático entre o escuro e o claro torna o aquário menos cansativo visualmente. Durante algum tempo na minha anterior montagem com discus usei este mesmo fundo com areão escuro e troncos escuros e o resultado foi que com o tempo o aquário se tornou visualmente monótono.

     

    aquario_discus07.jpg

     

    _AF_, este fundo podes encontrar em algumas lojas da Ornimundo e dá pelo nome de Juwel Strutured background STR 600, podes também encontrar neste link. As rochas encontrei-as numa loja de Bricolage e Jardim em Samora Correia, há em tons verde e vermelho, mas os furos fui eu que fiz com uma broca.

  5. Olá, este é o aquário que estou a preparar para albergar uma colónia de similis e uns 10 ou 15 Trofheus moorii Moliro ou sp. Moliro. Tem 120 cm de frente, 50 cm de fundo e 60 cm de altura, equivalente a 360 L brutos mais uma sump de 100 L vai para os 400 L. O areão é 25 Kg de coral esmagado, alguns calhaus escolhidos a dedo e dispostos em U invertido e alguns caracóis gigantes encontrados numa loja de artigos do mar. Gostava de ver as vossas opiniões sobre o hardscape e a fauna escolhida.

     

    Tanganyika_01.jpg

     

    Tanganyika_02.jpg

     

    Tanganyika_03.jpg

  6. Parabéns ao artista. Devo dizer que em todos os aquários que apresentas aquele que eu mais gosto é Syrah - "Planura" e porque é incrivelmente simples e belo ao mesmo tempo, é o aquascamping no seu extremo fazendo-me lembrar uma paisagem alentejana (eu adoro o Alentejo) com os seus montes e a suas arvores aqui e ali e até os peixes parecem que ganharam asas para voar. Deve ser mesmo relaxante e contemplativo olhar para este aquário.

  7. Oi FAAO, Fico expectante quando vejo alguém amante de aquários plantados e que os faz de forma magnífica se vira para o lado dos discus. Porque para mim é o Santo Graal da aquariofilia juntar um magnifico plantado com um lindo cardume de discus grandes e saudáveis. Não é impossível mas quanto a mim é muito difícil e trabalhoso. Quando se gosta mesmo de discus tenta-se criar o melhor ambiente possível para eles de forma a poderem crescer grandes, saudáveis e bonitos e é aqui que muitas vezes se entra em rota de colisão com um plantado. É certo que os discus podem viver e sentem-se bem em água a 28º mas num espaço confinado como um aquário de discus com água a 30º ou mais vai te evitar muitos problemas no futuro com doenças de nível externo (pele, barbatanas, guelras) e acredita que as marotas acabam sempre por aparecer e quando aparecem lá tem que se medicar e certos medicamentos para as doenças dos discus só fazem efeito a temperaturas superiores a 30º. Outra questão é que todos os discus têm parasitas intestinais que o discu consegue controlar de forma a manter-se saudável mas por uma razão ou outra por vezes entra em desequilíbrio levando o discu a adoecer e o problema do discu quando adoece é que deixa de comer até definhar tendo que se medicar com metrodinazol na comida (a sua comida preferida). Portanto a comida é muito importante quando se trata de discus, tem que ser variada e equilibrada e por vezes medicada e não se pode pensar que se vai pôr uns poucos granulados e que ele vai comer tudo antes de chegar ao tapete verde para não sujar tudo. O discu em si é um peixe muito especial e que tem também cuidados especiais, não tem nada haver com tetras e barbos e outros peixes comunitários. Se quiseres manter os peixes a longo prazo de forma séria e sustentável tens que ter isto em consideração. Outra questão é que devido à sua alimentação específica, gera grandes quantidades de poluentes na água que se vão traduzir forçosamente em grandes quantidades de nitritos e nitratos (muito tóxico para os discus), isto num aquário maturado, logo grandes mudanças de água são obrigatórias com boa limpeza do fundo e dos filtros o que não é muito lógico num aquário densamente plantado que devia ser quase auto sustentável. Se quiseres mesmo fazer um plantado como aqueles que nos tens presenteado tens que abdicar de muitas espécies de plantas que costumas usar, escolher muito bem a fauna que vais juntar aos discus e ter em mente que cuidar dos discus por si só já é uma arte tão exigente como criar e manter um belo plantado. Se conseguires juntar tudo isto num grande caldeirão que é o aquário então dar-te-ei os meus mais sinceros parabéns. Lembra-te que não é por acaso que são raríssimos os aquários plantados com discus ao estilo de Takashi Amano ou Oliver Knott. Boa sorte, que a força esteja contigo.

  8. Olá Tomás Mendes, venho-te dar os parabéns pela iniciativa, pelo esforço e dedicação para a realizares e pelo produto final conseguido. Espero que este projecto se mantenha por muito tempo e vá evoluindo naturalmente para a excelência. Para isso é fundamental a colaboração de todos os que gostam e promovem a aquariofilia em Portugal. Desde já podes contar com a minha ajuda e se algum dia for preciso dentro da minha área de actuação, que é o design gráfico.

  9. Sam LopeZ, os bambus que eu coloquei ficam com as folhas de fora, penso que só resulta assim já que não são plantas completamente aquáticas e até agora têm se dado bem e os peixes (discus) também.

  10. Oi, parece que não sou o único maluco, porque na minha pesquisa pela Internet na busca de resposta à minha questão sobre o uso de bambus encontrei esta imagem:

     

    post-2401-1142224218.jpg

     

    Este é o mesmo tipo de bambu que estou a usar no meio aquário, conhecido como bambu da sorte e ao que parece o dono deste aquário usa-o pela mesma razão que eu, que é a diminuição das algas, parece que libertam uma substância que inibe ou reduz o aparecimento das algas além de competir com elas como todas as plantas.

     

    No estrangeiro parece que é comum usar o bambu da sorte em pequenos aquários de betas, como se fossem jarros.

     

    Há quem os use também em uma espécie de aquário refúgio ou tabuleiro de pouca profundidade para remoção de nitratos e fosfatos.

     

    86096022_1cf9aab468.jpg

  11. Olá, gostaria de saber se alguém tem ou teve algum tipo de experiência com bambus vivos dentro do aquário e se estes são ou não prejudiciais aos peixes como por exemplo toxicidade.

     

    Pergunto porque recentemente coloquei alguns no meu aquário como medida extrema de combate as algas, esperando fazer baixar os níveis de nitratos e fosfatos além de que dão um aspecto muito fixe.

  12. Olá aderito. Tenho um aquário do tamanho do teu que queria transformar num NanoReef, mas de salgados pouco ou nada percebo e o teu aquário é um bom exemplo daquilo que gostaria de fazer. Podes especificar melhor com imagens se possível o equipamento que tens e a sua localização (bombas e escumador). Qual as funções e o que é o Osmorregulador Tunze e Calcium Dispenser Tunze? A água natural é água de osmose com adição de Kalk certo? Desculpa lá a ignorância mas um gajo tem que começar de algum lado.

  13. Olá. Estou indeciso entre dois filtros externos:

     

    Technical data EHEIM ecco 2236:

    - for aquariua up to 300 litres

    - Power consumption: 230 V/ 50 Hz 5 W

    - Pump output: 600 l/h

    - Pump head: 1,0 m

    - Filter volume 5,0 l

    - Canister volume: 3,2 l

    - Dimesnions: 200x416 mm ( diameter x height)

     

    ou

     

    Technical data JBL CristalProfi 250:

    Power connection: 230 V/50 Hz 13 W

    Pump output: 700 l/h

    max. pump height: 1,7 m/WS

    Filter volume: 7,0 Liter

    Filter insets: 3 filter baskets

    Dimensions: 190x190x420 mm (length x width x height)

    (height incl. Hose connections)

    4 Years warranty

     

    Qual deles me aconselham?

  14. Aos entendidos de ciclídeos africanos,

     

    Vou montar um aquário de 120C*40L*50A com Mbunas do Malawi.

    Gostaria que me ajudassem a escolher as espécies de forma a tornar o aquário mais atractivo e pacífico possível tendo em vista também a reprodução tendo em conta os seus comportamentos, formas e cores.

  15. Oi, tenho um aquário de 100 litros, que comprei à cerca de dois meses em kit com um filtro externo Fluval 104 e que trazia um saco de carvão activo.

     

    A minha pergunta é se deve manter o carvão activo eternamente..., ou devo substituir por outro e de quanto em quanto tempo ou se simplesmente não faz falta nenhuma.

     

    Que outras matérias filtrantes poderei usar no filtro, além da cerâmica?

     

    Abraços